>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

*31/01/2014 - sexta-feira* - ANO NOVO CHINÊS, ANO DO CAVALO...

*31/01/2014 - sexta-feira* 

Nossos melhores votos de um Ano do Cavalo feliz e auspicioso! (Betty Peng/Epoch Times)Ano Novo Chinês de 2014: Ano do Cavalo

O Ano Novo Chinês em 2014 é comemorado na sexta-feira 31 de janeiro, marcando o início do Ano do Cavalo no zodíaco chinês.
De acordo com o tradicional calendário lunar chinês, o primeiro dia do ano lunar chinês pode cair entre o final de janeiro e meados de fevereiro. Este é também o festival mais importante para o povo chinês.
O calendário lunar chinês incorpora tanto o ciclo lunar como a posição do Sol. Segundo a lenda, o calendário remonta a 2.600 a.C., quando o mítico Imperador Amarelo começou o primeiro ciclo do zodíaco chinês e nomeou um animal para representar cada ano no ciclo de 12 anos.
Os 12 signos animais são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
Características do Ano do Cavalo
Se você nasceu em 1918, 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002 ou 2014, você nasceu sob o signo do cavalo.
O cavalo é um dos animais favoritos do povo chinês e se tornou intimamente ligado à vida das pessoas. Ele forneceu um modo rápido e útil de transporte antes da invenção dos veículos motorizados.
Uma das maneiras que o cavalo serve os seres humanos é ajudando às pessoas a alcançar seu destino. Portanto, o cavalo não é apenas um símbolo da viagem, mas também um sinal de sucesso mais rápido.
O cavalo é o sétimo entre os 12 animais do zodíaco chinês. Pessoas nascidas no ano do cavalo são muito animadas, ativas e enérgicas. Elas são normalmente elegantes, independentes, gentis e trabalhadoras.
Sua característica mais marcante é a sua forte autoconfiança. Assim, o Ano do Cavalo é um tempo para todas as pessoas avançarem com confiança em direção a seus objetivos e sonhos, assim como o cavalo que galopa em velocidade para seu destino.
O Nian é uma fera que costuma aparecer nesta época para assustar as crianças, mas ele é espantado por sons altos e pela cor vermelhaO Nian é uma fera que costuma aparecer nesta época para assustar as crianças, mas ele é espantado por sons altos e pela cor vermelha
Tradições de Ano Novo
O Ano Novo Chinês, também chamado de Festival da Primavera, é a mais importante das festas tradicionais chinesas. A celebração dura geralmente 15 dias, a partir do Dia de Ano Novo até o Festival das Lanternas, que é no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar chinês.
Há muitas tradições e costumes associados ao Ano Novo Chinês. Famílias limpam completamente suas casas, põem as coisas em ordem, e assim repelem qualquer má sorte, para abrir caminho para a boa fortuna. Janelas e portas são decorados com recortes de papel vermelho delicados e dísticos poéticos – pares de linhas de poesia que expressam a alegria das pessoas e a esperança pelo novo ano que se inicia.
Fogos de artifício, bombinhas, envelopes vermelhos, dança do leão, dança do dragão e lanternas com enigmas são outros costumes e tradições comumente observados no período do Ano Novo Chinês.
Primordial nesse período, as famílias se reúnem para um grande jantar e reunião familiar na véspera de Ano Novo, e os chineses também visitam parentes, vizinhos e amigos como parte da celebração do Ano Novo.
Os desejos de Ano Novo
A chegada do Ano do Cavalo é um momento para reconciliar as diferenças, abandonar e superar os rancores, e desejar sinceramente saúde, paz e felicidade a todos. Aqui estão alguns dos votos mais populares de Ano Novo:
Boa sorte/Auspicioso Ano do Cavalo! (馬年吉祥, mǎ nián jí xiáng)
Sucesso imediato quando o cavalo chegar! (馬到成功, mǎ dào chéng gōng)
Assuma a liderança no Ano do Cavalo! (一馬當先, yī mǎ dāng xiān)
Paz e boa saúde no Ano do Cavalo! (馬年安康, mǎ nián ān kāng)
fonte: http://www.epochtimes.com.br/ano-novo-chines-2014-ano-cavalo/#.UugIW9JTssY

*31/01/2014 - sexta-feira*   

Dia de SÃO JOÃO BOSCO  (16/08/1815 – Turim, 31/01/1888) - Foi um sacerdote católico italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e canonizado em 1934. É popularmente conhecido como Dom Bosco. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF. 
NOTA: Agora entendi porque alguns chamam Brasília de "A ilha da Fantasia" .... Vanisa Razuk
 



Dia Mundial do Mágico -  comemorado em louvor a Dom Bosco ou São João Bosco, tido como padroeiro dos aprendizes e dos mágicos, porque, a partir das impressões que lhe ficaram na mente depois de "O sonho dos 9 anos"; quando, no sonho, ele se lançara contra garotos blasfemos, sendo contido por um personagem que lhe apareceu então e proferiu a seguinte sentença: "“Deverás ganhar estes teus amigos não com pancadas, mas com a bondade e o amor", começou a aprender mágica, equilibrismo, e ilusionismo, cujas artes ele viria a usar também com o fim de evangelizar e atrair fiéis para os seus sermões. (fonte:www.olocutor.com)
NOTA: O pai da mágica no Brasil é João Peixoto dos Santos, um mineiro da cidade de Formiga. Ele aprendeu a técnica com mágicos árabes que viajavam pelo país e aos dezenove anos foi estudar para se aperfeiçoar em Paris. Escreveu livros sobre essa arte, que foram traduzidos em diversas línguas. 



Dia Nacional das RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL - RPPN – tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da conservação e preservação ambiental em áreas de propriedade particular, destinadas para este fim por iniciativa de seu proprietário. (fonte: http://www.repams.org.br)


Dia mundial para a abolição da carne ou "World Day for the Abolition of Meat" - comemoração destinada a promover junto ao grande público a reivindicação política da abolição da morte de animais por sua carne, levando em conta que o consumo de carne causa mais sofrimentos e mortes do que qualquer outra atividade humana.  Seis milhões de seres sensíveis são mortos no mundo a cada hora, com o fim de serem transformados em carne, isso sem contar o massacre de peixes, que também são levados em conta na reivindicação da abolição da carne. Os ativistas dessa celebração defendem a tese de que a carne não é necessária e de que o consumo de carne não é justificado do ponto de vista ético e deve então por esta razão ser abolido – do mesmo modo que a escravidão humana foi extinta em seu tempo.


Dia do Engenheiro Ambiental -Está instituído o dia 31 de janeiro como dia do Engenheiro Ambiental. A escolha de 31 de janeiro se deve ao fato de, nessa data, ter-se graduado no Brasil a primeira turma de engenheiros ambientais. (http://www.engambiental.org.br/noticias.


NA HISTÓRIA:
31/01/1951 - Posse do presidente GETÚLIO VARGAS, em 2º mandato, no Brasil.

31/01/1956 - Posse do presidente JUCELINO KUBITSCHEK no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de novembro. 

31/01/1961 – Posse do presidente JÂNIO QUADROS no Brasil.

31/01/1971 – Astronautas da Apollo 14 decolam para uma missão na lua.


ANIVERSARIANTES 31/01 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Sexta, 31 de janeiro





 Milton Turiba


 Rosana Alves


 Rosana Melo



Aniversariantes 31 de janeiro - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 103 ANOS NASCIA GREGORIO BARRIOS
Gregório Barrios
 GREGÓRIO BARRIOS
Nascimento: 31/01/1911, Bilbao, Espanha
Falecimento: 17/12/1978, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto do miocárdio (após apresentação em Curitiba, Paraná)
Cantor popular especializado em boleros; radicado na Argentina, grava 125 discos em 78 rotações e 43 LPs; casando-se com uma brasileira, passa a morar no Brasil (1962).  



HÁ 93 ANOS NASCIA JOHN AGAR
John Agar
 JOHN G. AGAR
Nascimento: 31/01/1921, Chicago, Illinois, Estados Unidos
Casamento: Shirley Temple (19/09/1945 a 05/12/1949, divórcio): um filho; Loretta Combs (1951 a 2000, sua morte): 2 filhos
Falecimento: 07/04/2002, Burbank, California, Estados Unidos
Causa: Enfisema
Ator cinematográfico (estréia em "Fort Apache", 1948) e TV (estréia em "Hollywood Opening Night", 1952); destaca-se em filmes como "Sands of Iwo Jima" (1949), "The Rockete Man" (1954), "Tarantula" (1955), etc. e em teleséries como "Letter to Loretta" (1953),"Bat Masterson" (1961), "Combat!" (1966), etc.


MILTINHO FAZ 86 ANOS

Miltinho
 MILTINHO - (MILTON SANTOS DE ALMEIDA)
Nascimento: 31/01/1928, São Lourenço, Minas Gerais, Brasil
Cantor seresteiro e de sambas-canções, participa de grupos vocais como "Cancioneiros do Luar", "Namorados da Lua", "Anjos do Inferno" (acompanham Carmen Miranda nos EUA) e "Quatro Ases e Um Coringa" (todos nos anos de 1940); "crooner" da Orquestra Tabajara e do grupo "Milionários do Ritmo" (1950 a 1957); primeiro disco solo: "Um Novo Astro" (1957); faz sucesso com "Mulher de 30", "Menina Moça", "Meu Nome é Ninguém", etc; grava 10 discos em espanhol.

MAURÍCIO SHERMAN FAZ 83 ANOS

Maurício Sherman
 MAURÍCIO SHERMAN NIZENBAUM
Nascimento: 31/01/1931, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Hershek Garshen e Nesha Sherman
Radialista e ator e humorista (estréia na Rádio Guanabara, 1947) de teatro (estréia na Companhia de Graça Mello), TV e cinema; destaca-se na Rede Globo dirigindo diversos programas de sucesso: "Faça Humor Não Faça Guerra", "Chico Anysio Show", "Fantástico", "Domingão do Faustão", "Os Trapalhões", "Zorra Total", etc; faz quase 5.000 programas. 



ALICE MARIA FAZ 69 ANOS

Alice Maria
 ALICE MARIA TAVARES REINIGER
Nascimento: 31/01/1945, Brasil
Jornalista; começa a carreira como estagiária na Rede GLOBO (1966); primeira mulher Diretora Executiva de uma central de informação; participa da criação do "Jornal Nacional", "Hoje", "Jornal da Globo", "Fantástico", "Globo Repórter", "Globo Rural", "Bom Dia Brasil", etc; muda-se para a Rede MANCHETE no mesmo cargo (1990, junto com Armando Nogueira); funda a produtora independente NO AR COMUNICAÇÃO (1992); implanta a GLOBO NEWS (1996 a 2009 - primeiro canal brasileiro de notícias 24 horas no ar); torna-se Diretora de Desenvolvimento e Programas Especiais (2009).


JOYCE FAZ 66 ANOS

Joyce
 JOYCE SILVEIRA PALHANO DE JESUS
Nascimento: 31/01/1948, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Zemir Silveira Palhano de Jesus e Helge Arvid Johnston
Casamento: filhas Clara Moreno e Ana Martins com Nelson Ângelo
Musicista (violonista), cantora e compositora popular; primeiro disco: "Joyce" (1968, PHILIPS); sucesso de fins dos anos 1970 ao início dos 1980, destaca-se com canções como "Clareana", "Da Cor Brasileira", "Feminina", etc.


MALVINO SALVADOR FAZ 38 ANOS

Malvino Salvador
 MALVINO RAMOS SALVADOR
Nascimento: 31/01/1976, Manaus, Amazonas, Brasil
Casamento: Tem uma filha - Sofia (20/06/2009) - com a amiga Ana Ceolin Silva, que queria ser mãe sozinha
Modelo e ator de TV (estréia em "Cabocla", 2004) e cinema (estréia em "The Sign of the City", 2007); radicado em São Paulo, destaca-se em telenovelas como "Alma Gêmea" (2005), "O Profeta" (2006), "Caras & Bocas" (2009), etc...etc....etc....



JUSTIN TIMBERLAKE FAZ 33 ANOS

Justin Timberlake
 JUSTIN RANDALL TIMBERLAKE
Nascimento: 31/01/1981, Memphis, Tennessee, Estados Unidos
Filiação: Randy Timberlake e Lynn Harless
Cantor e ator de TV (estréia no seriado "Touched by an Angel", 1999) e cinema (estréia em "Longshot", 2000); destaca-se em filmes como "Edison" (2005), "Alpha Dog" (2006), "Black Snake Moan" (2006), etc; sucesso na banda N SYNC com canções como "Like I Love You", "Signs", "4 Minutes", etc; primeiro álbum solo: "Justified" (2002); 6 GRAMMY e 1 EMMY.


OBINA FAZ 31 ANOS

Obina
 OBINA - (MANUEL DE BRITO FILHO)
Nascimento: 31/01/1983, Vera Cruz, Bahia, Brasil
Jogador de Futebol (atacante); começa no VITÓRIA/BA (2001 a 2004); joga no CRB/AL (2003), FLUMINENSE/BA (2003), AL-ITTIHAD/ARAB (2004 a 2005), FLAMENGO/RJ (2005 a 2010, 114 jogos e 28 gols), PALMEIRAS/SP (2009, 27 jogos e 12 gols), ATLÉTICO/MG (2010, 24 jogos e 12 gols) e SHANDONG LUNENG/CHI (2011); Campeão baiano (2004), carioca (2007 a 2009), mineiro (2010) e Copa do Brasil (2006).