>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

*28/02/2014 - sexta-feira* - E COMEÇA O CARNAVAL 2014, VEJA A PROGRAMAÇÃO EM MONGAGUÁ...

*28/02/2014 - sexta-feira*

===Carnaval em Mongaguá
Confira a programação da Folia de Momo===

A Prefeitura de Mongaguá definiu a programação do carnaval. A Folia de Momo será realizada de 1º a 04 de março, na Avenida Dudu Samba, Centro. O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo.

No dia 1º, a partir das 21h, os foliões vão curtir a Banda Imagem & Cia e o desfile do Bloco Conviver na Alegria. Às 22 horas, a alegria fica por conta dos Bonecos Foliões d…o Catarino. A partir das 23 horas, será a vez do Bloco Império de Agenor.

No domingo, Carnaval Infantil, às 15 horas. À noite, muita folia com o Trio Elétrico da Chupeta (22h) e Bloco do Carrinho (23h). A diversão para a criançada continua na segunda-feira (3), às 15 horas.

A partir das 22 horas, o tradicional Bloco do Bilau esquenta a Dudu Samba, com muita irreverência e alegria. A programação será encerrada na terça-feira (4), com o “Carnaval Eletrônico”, a partir das 21 horas.
(fonte: Prefeitura de Mongaguá)

Dia Mundial das Doenças Raras ou "Worldwide Rare Disease Day" 

O último dia de fevereiro comemora-se o Dia Mundial de Doenças Raras em diversos países. A data marca a luta de associações de pacientes do mundo todo para acesso a diagnóstico e tratamento digno de enfermidades que atingem mais de 30 milhões de pessoas na Europa e outros 13 milhões só no Brasil. Por aqui, o dia é lembrado para discutir as políticas públicas dos governos federal e estaduais no atendimento das demandas multidisciplinares, que ainda estão caminhando lentamente. A data oficial é dia 29, por ser um dia raro. Nos anos não bissextos, a data é comemorada um dia antes.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de doenças raras pode alcançar o total de 8 mil, cerca de 5% da população global. Para a maior parte das enfermidades ainda não há tratamento específico, uma vez que as pesquisas e o desenvolvimento de terapias são recentes – começaram há cerca de 30 anos – e poucas indústrias farmacêuticas se interessam em atuar nesse mercado.

 Este ano é ainda mais especial a comemoração, pois, em 30 de janeiro, foi publicada a Portaria nº 199, que institui a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, assim como as diretrizes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e os incentivos financeiros de custeio. A regra estabelece a responsabilidade comum do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais na garantia de que todos os serviços aos pacientes de doenças raras sejam prestados e os cuidados necessários prontamente atendidos.

 “A portaria foi um trabalho feito por mais de 50 associações espalhadas pelo Brasil e também pelos gestores do governo federal. Nela, conseguimos incluir diversas reivindicações dos pacientes, mas ainda temos muito trabalho a ser feito a partir de agora”, comenta Marcos Teixeira, coordenador do Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR).

 A Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (Afag) e o GEDR organizam em todo o País eventos para debater a situação dos pacientes brasileiros e levar informação para profissionais de saúde interessados no tema. Entre eles, estão a 5ª Caminhada na Avenida Paulista, em São Paulo, e palestras com especialistas e depoimentos de pacientes e familiares, que vão debater as novidades no atendimento e suas principais reivindicações. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de diversas cidades do interior, têm eventos agendados até 28 de fevereiro. (http://www.folhadointerior.com.br)



Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT ou Lesões por Esforços Repetitivos - comemoração móvel desde 2000, que está relacionada com esforços repetitivos no Trabalho: último dia de fevereiro, comemorado no dia 28 nos anos não-bissextos. (diasde.com)


Dia de Missões
Comemorado na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, para marcar a data do nascimento do reverendo presbiteriano, Caetano Luiz Gomes Nogueira Júnior, que veio ao mundo em 28 ou 29 de fevereiro de 1856 e que foi um dos fundadores da IPB, além de destacado evangelizador do interior brasileiro. (diasde.com)


 Curiosidade Pernambucana - Dia Estadual da Cultura de Bois
Para marcar a data tida como a do início oficial dos folguedos populares no Estado Pernambucano, que se deu em 28 de fevereiro de 1644 na atual cidade de Recife-PE, durante a inauguração da Ponte do Recife [hoje conhecida como Ponte Maurício de Nassau], quando o Conde holandês, Maurício de Nassau, que então estava de partida do lugar, desejoso de reunir grande público para o evento, havia espalhado a notícia de que faria "UM BOI VOAR" sobre a ponte, com o fim de mobilizar a população pernambucana, o que realmente aconteceu graças a um couro de boi moldado em forma de balão inflável, depois amarrado em cordas finas acopladas a roldanas, que eram controladas por marinheiros, e que faziam o tal boi dar cambalhotas no ar, maravilhando o grande público presente, que terminou por aplaudir de boca aberta tamanha peripécia, fazendo da festa de inauguração da ponte (com boi voador e tudo), um estrondoso sucesso, tanto para a história dos holandeses em Pernambuco, quanto para os cofres da Coroa holandesa, que arrecadou nesse episódio cerca de 20.800 florins. (diasde.com)



28 de fevereiro - Dia Nacional da Fada dos Dentes ou "National Tooth Fairy Day" - comemorado nos Estados Unidos, em tributo àquela que deixa um presente (geralmente dinheiro) debaixo do travesseiro das crianças no lugar do dentinho que havia sido deixado ali pelo pequeno, como um paliativo para ultrapassar a fase da queda dos dentes-de-leite sem grandes traumas (comemorado por alguns também em 22 de agosto).   (fonte: datascomemorativas.net)
28 de fevereiro - Dia da Proteção à Pesca - para marcar a data do Decreto-Lei 221 de 28 de fevereiro de 1967, que, entre outras providências, dispôs então sobre a proteção e estímulos à pesca no Brasil. (fonte: datascomemorativas.net)



COISAS DE NORTE-AMERICANOS...
Dia de Dormir em Público ou "Public Sleeping Day" -comemorado nos Estados Unidos da América.



NA HISTÓRIA:
Dia do aniversário de morte do último imperador asteca - comemorado no México, para marcar a data da morte do último imperador asteca, Cuauhtemoc, que foi torturado e executado pelo conquistador espanhol, Hernan Cortes, em 28/02/1525.



ANIVERSARIANTES 28/02 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site










Aniversariantes 28 de fevereiro (menos famosos)
www.projetovip.net
28/02/1880 – Maria Olívia da Silva, mulher mais velha do Brasil morreu em 10 de julho de 2010, com 130 anos. 
Obs: Em um vídeo ela diz o seu segredo: comia muita banana e coca-cola...(estranha combinação que deu certo) 


HÁ 119 ANOS NASCIA GUIOMAR NOVAES
Guiomar Novaes
GUIOMAR NOVAES
Nascimento: 28/02/1894, São João da Boa Vista, São Paulo, Brasil
Filiação: Manoel José da Cruz Novaes e Anna de Carvalho Menezes (17º de 19 filhos)
Casamento: Octávio Pinto (1922 a 1950): filhos Anna Maria e Luiz Octávio
Falecimento: 07/03/1979, 20:00 h, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto do miocárdio (sofrera um derrame cerebral em 01/1979)
Musicista (pianista) erudita; começa a tocar de ouvido (1898); vizinha de Monteiro Lobato, inspira-o a criar a personagem NARIZINHO do Sítio do Pica-Pau Amarelo; estréia publicamente em 1902; estuda na Europa (10/1909, apoiada pelo governo de São Paulo); retorna em 1913, apresentando-se nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro; sucesso no exterior, particularmente Estados UNidos (toca para o Presidente Roosevelt, 1938), intepreta os grandes mestres como Chopin, Schumann, Villa-Lobos, etc.



HÁ 110 ANOS NASCIA VICENTE MINNELLI
Vincente Minnelli
LESTER ANTHONY MINNELLI
Nascimento: 28/02/1903, Chicago, Illinois, Estados Unidos
Casamento: Judy Garland (15/06/1945 a 1951, divórcio; filha Liza Minnelli); Georgette Magnani (02/1954 a 1957, 1 filho, divórcio); Denise (1962 a 08/1971, divórcio); Lee Anderson (04/1980 até sua morte)
Falecimento: 25/07/1986, Beverly Hills, California, Estados Unidos
Causa: Mal de Alzheimer
Diretor cinematográfico (estréia em "Panama Hattie", 1942).




HÁ 89 ANOS NASCIA LUCÉLIA JUNQUEIRA
Lucília Junqueira
de Almeida Prado
LUCÍLIA JUNQUEIRA DE ALMEIDA PRADO
Nascimento: 28/02/1924, São Paulo, Brasil
Filiação: Aguinaldo de Mello Junqueira e Mathilde de Souza Queiros
Casamento: Arnaldo de Almeida Prado, fazendeiro (1943): filhos Aloisio, Ricardo, Arnaldo, Sebastião e Aguinaldo
Escritora; passa a infância numa fazenda de café perto de Conquista, no triângulo mineiro (1928); retorna a São Paulo, estudando no "Des Oiseaux" (Colégio das Cônegas de Santo Agostinho) e faz Secretariado na Aliança Francesa; depois de casar, volta a morar numa fazenda, entre as cidades de Orlândia e Morro Agudo, onde tem todo o tempo que deseja para escrever; autora de 65 livros infantis e juvenis; primeiro livro para adultos: "Sob as Asas da Aurora"; Prêmio JABUTI por "Uma Rua como Aquela" (1971); Presidente da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil (1980 a 1981) e Personalidade do Ano (1980); PEN CLUB INTERNATIONAL pelo conjunto da obra.


 VIRGÍNIA LANE FARIA 94 ANOS
Virgínia Lane
 VIRGINIA GIACCONE
Nascimento: 28/02/1920, Estácio, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Orestes Giaccone (italiano) e Arminda Rute (brasileira)
Casamento: Sérgio Kröeff (1954 até viúva); Ganio Ganeff (1968): filha Marta Santana (adotada); tem relacionamentos com Getúlio Vargas (1939 a 24/08/1954) e 2 outros 2 Presidentes
Falecimento: 10/02/2014, CTI do Hospital São Camilo, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil

Causa: Falência múltipla dos órgãos (internada desde 06/02/2014 com infecção urinária)
Vedete (estréia no Cassino da Urca), atriz de Teatro de Revista e cinema (estréia em "Alô, Alô, Brasil", 1935) e cantora; começa a carreira cantando no programa de César Ladeira "Garota Bibelô" (1935, rádio MAYRINK VEIGA); estréia no Cassino da Urca cantando e dançando com as orquestras de Carlos Machado, Tommy Dorsey e Benny Goodman (1943); primeiro disco: "Maria Rosa" (de Oscar Bellandi e Dias da Cruz) e "Amei Demais" (de Cyro de Souza e J. M. da Silva), pela CONTINENTAL (1946); torna-se a vedete mais famosa da Praça Tiradentes, depois de atuar na revista musical "Um Milhão de Mulheres" (1948, Teatro Carlos Gomes); recebe o título de "A Vedete do Brasil" do Presidente Getúlio Vargas e é eleita "Rainha das Atrizes" (1952); leva o teatro de variedades para a TV com o programa "Espetáculos Tonelux" (TV TUPI); participa de 37 filmes entre eles "Laranja da China" (1940), "Carnaval em Marte" (1955), "Bom Mesmo é Carnaval" (1962), etc; monta sua própria companhia de teatro de revista para apresentar-se em todo o país.


JAGUAR FAZ 82 ANOS EM 29 DE FEVEREIRO
Jaguar
 SÉRGIO DE MAGALHÃES GOMES JAGUARIBE
Nascimento: 29/02/1932, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Cartunista e humorista; estréia na revista "Manchete" (1952); um dos fundadores do semanário "O Pasquim" (anos 1970); colabora em vários publicações; autor de obras como "Átila, Você é Bárbaro", "Confesso que Bebi", "Ipanema, se não me Falha a Memória", etc.










 MÁRIO ANDRETTI FAZ 74 ANOS
Mário Andretti
MÁRIO GABRIELE ANDRETTI

Nascimento: 28/02/1940, Montona, Itália

Piloto automobilístico de F-1 (1968 a 1982): 128 GPs (12 vitórias); campeão (1978); naturalizado norte-americano.







ABEL SILVA FAZ 69 ANOS
Abel Silva
ABEL FERREIRA DA SILVA
Nascimento: 28/02/1945, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil
Compositor, poeta e escritor; primeira parceria: "Bodas de Sangue" (com Raimundo Fagner); primeira gravação: "Jura Secreta"; autor de obras como "O Afogado" (1971, romance em plena repressão militar), "Açougue das Almas" (1974, contos), "Asas" (poesias, 1979), etc; autor de sucessos como "Raios de Luz" (com Cristóvão Bastos), "Brisa do Mar" (com João Donato), "Festa do Interior" (com Moraes Moreira), etc.




INGO HOFFMANN FAZ 61 ANOS
Ingo Hoffmann
INGO OTTO HOFFMANN

Nascimento: 28/02/1953, São Paulo, São Paulo, Brasil

Piloto automobilístico de F-1 (1976 a 1977): 3 GPs; estréia no automobilismo (1972) com um VW 1.600cc; Bi-campeão da DIVISÃO 3 (1973 e 1974); estréia internacional (1975, na F-3 inglesa); 12 vezes campeão da STOCK CAR brasileira (1979 a 2002).





DIEGO FAZ 29 ANOS
Diego
DIEGO RIBAS DA CUNHA
Nascimento: 28/02/1985, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Filiação: Djair Cunha
Jogador de Futebol (meio-campo); revelado no SANTOS/SP (2002 a 2004), atua no PORTO/POR (2004 a 2005) e WERDER BREMEN/ALE (2006); convocado para a Seleção (2003).







IN MEMORIAM - ACONTECEU HÁ 2 ANOS
- SÉRGIO CAPUZZO JÚNIOR
QUEREMOS DEIXAR REGISTRADO EM NOSSO BLOG, O FALECIMENTO DE NOSSO AMIGO DO ORKUT, SÉRGIO CAPUZZO JÚNIOR
ELE NASCEU EM 18/11/1957 E FALECEU EM 28/02/2012, HÁ 2 ANOS.
À FAMILIA, NOSSOS SENTIMENTOS.
                          VANISA E DOMÊNICO




LEMBRANDO DA GRANDE BRASILEIRA, CHIQUINHA GONZAGA
CHIQUINHA GONZAGA (FRANCISCA EDWIGES NEVES GONZAGA)
Nascimento: 17/10/1847, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Basileu e Maria Rosa
Casamento: Jacinto Ribeiro do Amaral (1863 a 1869); filhos: João Gualberto (1864) e Maria (1865-1934); vive com João Batista de Carvalho (filha: Alice, 1876)
Falecimento: 28/02/1935, Rio de Janeiro, Brasil
Pianista, cantora popular e a primeira grande compositora brasileira; primeira música editada: "Atraente" (1877); estréia como maestrina (1885); pioneira no reconhecimento dos direitos autorais e na afirmação das lutas das mulheres; alegria, simplicidade e beleza são as marcas de seu ritmo e de suas construções harmônicas; participa da fundação da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (1917). 
(fonte:http://www.projetovip.net/)
OBS: Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. 

Chiquinha Gonzaga já foi retratada como personagem no cinema e na televisão, dirigida por Jayme Monjardim  e interpretada por Regina Duarte e Gabriela Duarte, na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), na TV Globo. (fonte: wikipedia)
Chiquinha Gonzaga
A jovem Francisca aos 18 anos de idade (1865).
Informação geral
Nome completoFrancisca Edwiges Neves Gonzaga
Nascimento17 de outubro de 1847
OrigemRio de JaneiroRJ
PaísFlag of Empire of Brazil (1870-1889).svg Brasil
Data de morte28 de fevereiro de1935 (87 anos)
Gênero(s)ChoroPolkaSambaTango brasileiroMarchaValsa
Instrumento(s)piano