>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 31 de maio de 2014

31/05/2014 - sábado - BENEDITO CALIXTO E DJANIRA SÃO OS HOMENAGEADOS...

31/05/2014 - sábado
IN MEMORIAM:
BENEDITO CALIXTO
(fundação de São Vicente, por Benedito Calixto)
Benedito Calixto

BENEDITO CALIXTO DE JESUS
Nascimento: 14/10/1853, Itanhaém, litoral sul de São Paulo, Brasil
Casamento: Antonia Leopoldina de Araujo, sua prima de segundo grau (1877): filhos Fantina (1881), Sizenando (1886) e Pedrina (1887)
Falecimento: 31/05/1927, casa do filho Sinzenando (para onde tinha ido para comprar material para terminar 2 telas para a Catedral de Santos), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto
Desenhista, historiador, astrônomo amador e pintor; autodidata, começa seus estudos de desenho ainda criança (1861); muda-se para Santos, passando a pintar muros e placas de propaganda (1869); primeira exposição: no jornal "Correio Paulistano" (1881); decora o Teatro Guarany (1882, Santos) e ganha uma bolsa para estudar em Paris, onde faz várias exposições; retorna em 1884 e produz trabalhos para as igrejas de Santa Cecília e N. Sra. da Consolação (São Paulo); autor de obras como "Anchieta Escrevendo na Praia", "Bartolomeu Gusmão", "Praia de São Vicente", etc; produz cerca de 700 obras, entre marinhas, temas religiosos, cenas históricas e de gênero.

(Anchieta excrevendo na areia - Benedito Calixto)

(Praia com Pedras - Benedito Calixto)


Domingos Jorge Velho, o bandeirante (DETALHE)
Benedito Calixto (Brasil 1853 — 1927)

HÁ 35 ANOS MORRIA DJANIRA
Djanira

DJANIRA DA MOTTA E SILVA
Nascimento: 20/06/1914, Avaré, São Paulo, Brasil
Filiação: Oscar Paiva e Pia Job Paiva
Casamento: Bartolomeu Gomes Pereira (1932 a 1942, sua morte)
Falecimento: 31/05/1979, Hospital Silvestre, Santa Teresa, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: debilitada pela tuberculose
Desenhista, ilustradora e pintora, começa na arte quando estava com tuberculose em grau avançado (1937); curada milagrosamente, continua sua carreira, até voltar a debilidade (1979), internando-se no convento da Ordem Terceira do Carmo.

Título: Vaso de Flores e Menina na Varanda
Artista: Djanira da Motta e Silva
Técnica: Pintura óleo s/ tela
Medida: 73x60 cm
Ano: 1944
Comentários:   ESTA OBRA FOI VENDIDA EM UM LEILÃO EM JULHO DE 2004 PELO VALOR DE R$ 150.000,00 - DOLAR DA ÉPOCA - (U$ 50.000) (fonte site Pitoresco).


Dia Mundial sem Tabaco ou "World No Tobacco Day" - Instituído pela ONU, para lembrar aos fumantes que após 20 minutos sem fumar a pressão sangüínea e a pulsação do ex-fumante volta ao normal, e que depois de 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza, sendo possível com apenas 2 dias sem o fumo e suas toxinas, perceber melhor os cheiros e degustar melhor a comida no paladar, e depois de 3 semanas ter uma melhor respiração e circulação, sem falar que, após 5 a 10 anos o sem fumo, risco de sofrer infarto para ex-fumantes passa a ser igual ao de quem nunca tenha fumado na vida. (datasdodia.net). 
 Dia do Comissário de Bordo e da Aeromoça - A profissão de comissário de bordo, regulamentada pela portaria 3.018, surgiu em 15 de Maio de 1930, num vôo entre as cidades americanas de San Francisco e Cheyenne, quando a enfermeira Ellen Church foi colocada a bordo para atender passageiros com enjôo. Ela foi a primeira comissária de bordo da história. Anteriormente, essa era uma profissão feminina e as profissionais eram chamadas de aeromoças. Só depois, com a especialização de homens nessa profissão, os profissionais ganharam um novo nome: Comissário(a) de Bordo. (fonte: http://www.trabalhonota10.com.br)


Dia da Visitação de Nossa Senhora a sua Prima, Santa Isabel, levando consigo a notícia do milagre da concepção que possibilitou o nascimento de São João Batista. 
"Bendita és tu entre as mulheres ... (Lc 1, 42)De onde me vem (a honra de) que a mãe de meu Senhor me visite?" (Lc 1, 43)
A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho em sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta genitora do precursor do Messias Salvador. O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador.
Oração Inicial
Oh! Maria Santíssima, medianeira de todas as graças, Vós que neste mistério do Rosário, ao visitar Vossa prima Santa Isabel, demonstrastes uma solicitude extraordinária, uma caridade, um desejo de fazer o bem ao próximo, fora do comum. Fostes sem tardança ao encontro de quem precisava de Vossa ajuda.
Pedimos que durante esta meditação, estejais ao nosso lado inspirando-nos, ajudando-nos, orientando-nos e incutindo-nos muita piedade, muito fervor e muita devoção a Vós. Rogamos que nos ensineis a cada passo, todas as lições que este mistério do Rosário dará a cada um de nós. Minha Mãe, assisti-nos como filhos, como filhas, inteiramente postos em Vossas mãos.


Dia da Juventude Luterana do Brasil - comemorado por brasileiros, para marcar a data da fundação da Juventude Evangélica Luterana do Brasil, ocorrida em 31/05/1925 (olocutor.com)  

DIA DO FESTIVAL DE PROSÉRPINA - (correspondente na Grécia a Perséfone) – Deusa da agricultura na mitologia romana, era filha de Júpiter com Ceres, uma das mais belas deusas de Roma. Enquanto colhia flores, foi raptada por Plutão (deus do mundo dos mortos), que a fez sua esposa.
Sua mãe, desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. Somente a pedido de Júpiter, acedeu a devolver a vida às plantas, exigindo, no entanto, que Plutão lhe devolvesse a filha. Como, por um ardil deste último, Prosérpina havia comido um bago de romã, não poderia abandonar o submundo de forma definitiva.
Acabou por se encontrar uma solução do agrado de todos: Prosérpina passaria metade do ano debaixo da terra, no submundo, na companhia do marido – corresponde essa época, ao Inverno, quando Ceres, desolada, descuida a Natureza, deixando morrer as plantas – e a outra metade do ano à superfície, na companhia da mãe – corresponde ao Verão, quando a Natureza renasce, fruto da alegria de Ceres.
Àquela deusa os romanos dedicavam um festival realizado no dia 31 de maio.(fonte:
http://jornale.com.br/wicca/?p=2166)
MAGIA: Este Festival Romano homenageia a Rainha do Submundo. Esta Deusa ajuda a despertar um tesouro oculto nas profundezas do espírito. Acenda uma vela e cerque-a com pedras negras, fazendo um círculo. Peça a Prosérpina para trazer à tona essa parte luminosa e adormecida da sua Alma. Enquanto faz o pedido, vá retirando as pedras uma a uma.












HISTÓRIA:

31/05/1966 - monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista. 

31/05/2009 – Airbus A330 do vôo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo entre elas 59 brasileiros (Pedro Luís de Orleans e Bragança, 4º na linha de sucessão ao trono brasileiro, morreu nesse vôo).
Dom Pedro Luís Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 1983 e morreu no oceano Atlântico em 31 de maio de 2099.
Príncipe herdeiro do Brasil e príncipe de Orléans e Bragança, era o filho mais velho de D. Antonio João de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil e de D. Christine de Ligne, princesa de Ligne e descendente direto de Dona Isabel de Bragança, a última princesa imperial do Brasil e do príncipe Gastão de Orleans, o Conde D´Eu. Era o quarto na linha de sucessão ao extinto trono imperial brasileiro. Faleceu no acidente aéreo do vôo Air France 447.
Acidente aéreo
O príncipe estava retornando para Luxemburgo, onde morava, após visitar a família no Rio de Janeiro, quando desapareceu no acidente aéreo.  Dias mais tarde, seu corpo foi recolhido do mar pela Marinha do Brasil e sua identidade confirmada pelo IML de Recife. Foi sepultado em 6 de julho de 2009, no jazigo da família, no município de Vassouras, onde também está sepultado seu avô, D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, ex-chefe da casa imperial do Brasil.
Devido a sua morte, seu irmão Rafael Antonio Maria de Orleans e Bragança o sucede na linhagem dinástica brasileira, visto este ser o quinto membro da linhagem imperial.(fonte: Wikipedia)


ANIVERSARIANTES 31/05 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO as 10, 12, 18 e 20 horas NO PROGRAMA Paixão Sertaneja ou pelo site...Parabéns ... Vanisa e Domênico Vicente Domênico
 
 
 
 ANIVERSARIANTES (MENOS FAMOSOS)
 www.projetovip.net
 97 ANOS NASCIA ZILKA SALABERRY
Zilka Salaberry

ZILKA SALABERRY
Nascimento: 31/05/1917, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Mário Salaberry; um filho
Falecimento: 11/03/2005, 4:25 h, Hospital Samaritano, Rua Bambina, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência respiratório devido a infecção pulmonar agravada por arritmia cardíaca (internada desde 15/02/2005, com insuficiência renal, infecção urinária e desidratação aguda)
Atriz de cinema, teatro e TV, destaca-se como D. Benta na versão do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1976 a 1986, na Rede Globo.  


HÁ 91 ANOS NASCIA O PRÍNCIPE RAINIER III, DE MÔNACO
Rainier III
RAINIER LOUIS HENRI MAXENCE BERTRAND GRIMALDI
Nascimento: 31/05/1923, Montecarlo, Mônaco
Filiação: Pierre de Polignac e Charlotte Grimaldi
Casamento: Grace Patricia Kelly (1956); 3 filhos: Caroline (1957), Albert (1958) e Stéphanie (1965)
Falecimento: 06/04/2005, Montecarlo, Mônaco
Causa: Falência geral dos órgãos (internado desde 07/03/2005)
Monarca há mais tempo no trono (05/1949-2005), transforma o pequeno principado em lugar da moda e num paraíso fiscal; abole impostos (1949), luta pelo desenvolvimento econômico, revitaliza o cassino e incentiva o setor empresarial; coloca o país na ONU (1993).  


CLINT EASTWOOD FAZ 84 ANOS
Clint Eastwood
CLINT EASTWOOD JR
Nascimento: 31/05/1930, San Francisco, California, Estados Unidos
Filiação: Clinton Eastwood e Ruth
Casamento: Maggie Johnson (1953 a 1978, divórcio): filhos Kyle (1968) e Alison (1972); Dina Ruiz (1996): filha Morgan (1996); tem ainda a filha Kimber (1964) com Roxanne Tunis, os filhos Scott (1986) e Kathryn (1988) com Barrett Stone, a filha Heather (1988) com Jacelyn Reeves e a filha Francesca (1993) com Frances Fisher
Ator cinematográfico (estréia em "Francis in the Navy", 1955); destaca-se por seu personagem DURTY HARRY; Oscar de Ator e Diretor por "Unforgiven" (1992).


MIÉLE FAZ 76 ANOS
Mièle
LUÍS CARLOS MIÉLE
Nascimento: 31/05/1938, São Paulo, Brasil
Filiação: Irma Mièle
Ator, apresentador, cantor, locutor, produtor, diretor e comediante; começa profissionalmente como locutor na Rádio EXCELSIOR e depois TUPI e NACIONAL; radicado no RJ (1959), forma a dupla "Miéle & Bôscoli", produzindo diversos espetáculos para TV, shows, etc.






MARÍLIA GABRIELA FAZ 66 ANOS
Marília Gabriela

MARÍLIA GABRIELA BASTON DE TOLEDO
Nascimento: 31/05/1948, Campinas, São Paulo, Brasil
Casamento: Reinaldo Haddad (1970, viúva); Zaca Cochrane (1976 a 1986, divórcio): filhos Christiano e Theodoro; Reynaldo Gianecchini (1999 a 2006, separação)
Jornalista, escritora (estréia com o livro "Eu que te Amo Tanto"), apresentadora de TV (estréia no programa "TV Mulher", 1990, Rede Globo) e atriz cinematográfica (estréia em "Ed Mort", 1997) e TV (estréia na novela "Senhora do Destino", 2004); correspondente da TV GLOBO na ING (anos 1980); estréia na TV apresentando o debate entre os candidatos à presidência Lula e Collor (anos 1990); destaca-se apresentando programas como "Aquela Mulher" (1996), "Marília Gabriela Entrevista" (1998), "Gabi" (2000), etc.
"Ele transa bem? Leva você para comer bons queijos e vinhos? É seu amigo? Então fica com ele. É o máximo que vai conseguir de um homem"
 


MARCO NANINI FAZ 66 ANOS
Marco Nanini

MARCO ANTONIO BARROSO NANINI
Nascimento: 31/05/1948, Recife, Pernambuco, Brasil
Ator de TV (estréia em "A Ponte dos Suspiros", 1969), cinema (estréia em "As Moças Daquela Hora, 1973) e de teatro (atua na peça "O Mistério de Irma Vap - 11 anos em cartaz com o mesmo elenco); destaca-se em novelas da Rede Globo como ""O Cafona" (1971), "A Moreninha" (1975), "Pecado Capital" (1975), etc; Melhor Ator no Festival de Cinema Brasileiro de Miami por "Amor & Cia." (1998).
  




TOM BERENGER FAZ 65 ANOS
Tom Berenger

THOMAS MICHAEL BERENGER
Nascimento: 31/05/1949, Chicago, Illinois, Estados Unidos
Casamento: Barbara (1976 a 02/1984, divórcio): filhos Allison (1977) e Patrick (1979); Lisa (07/1986 a 1997, divórcio): filhas Chelsea (1986), Chloe (1988) e Shiloh (1993); Patricia Alvaran (23/01/1998): filha Scout (1998)
Ator cinematográfico (estréia em "Rusch It", 1976); destaca-se em filmes como "Platoon" (1986), "Born on fourth of July" (1989), "D-Tox" (2002), etc; ganha o GLOBO DE OURO de Coadjuvante e é indicado ao OSCAR por "Platoon" (1986).



BETO HORA FAZ 51 ANOS
Beto Hora
WILSON ROBERTO DA HORA SANTOS
Nascimento: 31/05/1963, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Pais nordestinos; irmãs Tânia e Kátia
Radialista e humorista; trabalha com material de construção em Itanhaém (1981), forma-se em Comunicação em Santos e retorna à capital, entrando para a rádio JOVEM PAN; atua na METROPOLITANA, cria o programa "Na Geral" (1999, na BRASIL 2000 FM, com Lélio Teixeira e José Paulo da Glória) e leva o programa para a rádio BANDEIRANTES (2002); faz imitações de Pelé, Muricy Ramalho, Vanderley Luxemburgo, Cid Moreira, Francisco Cuoco, José Wilker, Silvio Santos, Maria Bethânia, etc; apresenta o programa "Esporte Total na Geral”, na Rede BANDEIRANTES (2005, de curta duração).

BROOKE SHIELDS FAZ 49 ANOS
Brooke Shields
BROOKE CHRISTA CAMILLE SHIELDS
Nascimento: 31/05/1965, New York, Estados Unidos
Filiação: Francis Alexander Shields e Marie Theresa Schmonn
Casamento: Andre Agassi (19/04/1997 a 09/04/1999, divórcio); Christopher Thomas Henchy (04/04/2001): filhas Rowan Francis (15/05/2003) e Grier Hammond (18/04/2006)
Modelo, atriz e "sex-symbol" de TV (estréia em "After the Fall", 1974) e cinema (estréia em "Communion", 1976); destaca-se em filmes como "Pretty Baby" (1978), "The Blue Lagoon" (1980), "Freaked" (1993), etc. e em seriados de TV como "Quantum Leap" (1992), "Suddenly Susan" (1996), "Lipstick Jungle" (2008), etc; sofre de depressão pós-parto (2005); indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz de Seriados por "Suddenly Susan" (1997 e 1998).


 DOMÊNICO
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE