*17/07/2012 – terça-feira*
O nome Curupira, de origem aborígine, significa: menino (kuru) e travesso ou diabo (pira). Também conhecido como Curumim ou Caipora, é considerado o protetor das florestas.
Na verdade, o menino não é malvado, mas faz travessuras para proteger a natureza, plantas e animais dos homens brancos e maus, que tentam destruí-la. Por isso ganhou o dia 17 de julho como uma homenagem à proteção que faz. Um de seus feitos é ressuscitar animais que foram mortos pelo homem. Sua forma de agir é assuntando os mesmos, pregando-lhes boas peças.
A lenda já existia no tempo da colonização do Brasil onde, muito assustado, o padre José de Anchieta escreveu que os índios brasileiros eram atacados pelos demônios Curupira, em uma de suas cartas ao rei de Portugal.
Dizem que o Curupira vive na floresta amazônica, região habitada por tribos tupis-guaranis, mas acredita-se que ele se proliferou, espalhando-se por todas as matas e florestas.
A imagem do Curupira não é nada bonita: o menino que tem os pés voltados para trás, persegue os caçadores e derrubadores de árvores, fazendo sons que os assustam. Quando estes se voltam para trás, encontram as pegadas no sentido contrário. Ao segui-las, acabam se perdendo nas florestas.
Outra forma de se vingar dos caçadores é fazendo com que suas mulheres e filhos tornem-se presas, mudando suas feições para sejam sacrificados pelos próprios caçadores.
Também costuma quebrar os machados dos que tentam derrubar árvores. Com seus uivos, gritos, sussurros e assobios, o Curupira assusta a todos os que tentam destruir a natureza.
O homem precisa criar a consciência de que não pode destruir os recursos da natureza, poluindo rios, caçando e matando animais ou destruindo áreas e reservas ecológicas.
A natureza é perfeita e uns elementos necessitam de outros para se manter em equilíbrio. A sua destruição prejudica a conservação das espécies e, consequentemente, leva o homem a sofrer grandes prejuízos. Por Jussara Barros (http://www.mundoeducacao.com.br/datas-comemorativas/dia-protetor-florestas.htm)
Dia Em Memória das Vítimas de Acidentes Aéreos - para marcar a data do Acidente com o Airbus-A320 no vôo 3054 da TAM , que vitimou 199 pessoas no pior acidente aéreo da história brasileira e da América Latina até essa data, ocorrido em 17 de julho de 2007 no aeroporto de Congonhas da cidade de São Paulo-SP.
Dia do Automobilismo Desportivo ou "Día del Automobilismo Deportivo" - comemorado na Argentina para marcar a data da morte do piloto argentino de corridas de automóveis, Juan Manuel Fangio, que faleceu em 17 de julho de 1995 e que é tido como um dos melhores pilotos da história em todo o mundo.
Juan Manuel Fangio |
Nascimento: 24/06/1911, Balcarce, 407 km de Buenso Aires, Argentina
Falecimento: 17/07/1995
Causa: Complicações renais
Para se tornar um vencedor é preciso ser o melhor, mas nunca se sentir o melhor."
Dia do Sorvete de Pêssego ou "Peach Ice Cream Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
17/7 - Eventos históricos
17/07/1918 – FORAM ASSASSINADOS: Czar Nicolau II da Rússia, sua mulher Imperatriz Alexandra, suas filhas Olga, Tatiana, Maria e Anastácia Nikolaevna Romanova e seu filho Alexei Nikolaevich Romanov. (É conhecido que esse evento foi ordenado de Moscou por LÊNIN e pelo também líder bolchevique YAKOV SVERDLOV.)
Mais tarde Nicolau II; sua mulher, a Imperatriz e seus filhos foram canonizados como mártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa no exílio.
Tetracampeonato Mundial
ACONTECEU HÁ 18 ANOS
17/07/1994 - a Seleção brasileira conquistou o quarto título mundial na Copa realizada nos Estados Unidos. Os destaques foram a dupla Bebeto-Romário, o capitão Dunga e o goleiro Taffarel. O Brasil empatou em 0 a 0 com a Itália na final, mas venceu nos pênaltis, quando Roberto Baggio chutou para fora.
ACONTECEU HÁ 05 ANOS

Aniversariantes 17/07 (amigos do Orkut e Facebook)
OUÇA na 92.5 FM, as 10 e 12 HS, NOSSA HOMENAGEM
. Mauricio Eirós
. Adriano
. Pedro Escudero
. Rafaell Moraes
. Kátia Germana Montenegro
. Carla Pimenta
Aniversariantes 17/07 (menos famosos)
www.projetovip.net
IVETE VARGAS
Ivete Vargas |
Nascimento: 17/07/1927, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil
Falecimento: 03/01/1984, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer
WILMA BENTIVEGNA FAZ 83 ANOS

Wilma Bentivegna |
Nascimento: 17/07/1929, São Paulo, São Paulo, Brasil
CARLOS ALBERTO FAZ 68 ANOS
Carlos Alberto |
Nascimento: 17/07/1944, Vila da Penha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Sueli (por 6 anos, reatando por 3 vezes): filhos: André e Alexandre; Teresinha Sodré (16 anos até divórcio): Graça: enteados Daniel e André
CAMILA FAZ 65 ANOS
Antes do casamento deles, ocorrido em 09 de abril de 2005, Camila tinha sido sua parceira de longa-data. Como consorte do Príncipe de Gales, Camila tinha direito ao título de Princesa de Gales; contudo não se encantou nesse título, usando apenas o título de Duquesa da Cornualha. Assim o título de Camila é oficialmente S. A. R. a Duquesa da Cornualha (Duquesa de Rothesay, na Escócia. (wikipedia).
RONNIE VON FAZ 68 ANOS
Ronnie Von |
Nascimento: 17/07/1944, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Maria Nogueira e Noly
Casamento: Aretusa (divórcio): filhos Alessandra (01/02/1970) e Ronaldo (02/12/1970); Bia Seidl (1984 a 1986, divórcio); Cristina (1986): filho Leonardo (06/06/1987)
ANGELA MERKEL FAZ 58 ANOS
Angela Merkel |
Nascimento: 17/07/1954, Hamburgo, Alemanha
Filiação: Pai pastor luterano
Casamento: Ulrich Merkel, físico (1977 a 1982, divórcio); Joachim Sauer (12/1998); não tem filhos
DERICO FAZ 46 ANOS
Derico |
Nascimento: 17/07/1966, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Mercedes Mattar Sciutti
Casamento: Regina (filho Felipe, 1990)
IN MEMORIAM:
ACONTECEU HÁ 45 ANOS
PEÇO LICENÇA A VOCÊS, MEUS AMIGOS, PARA HOMENAGEAR MEU PAI, AZIZ RAZUK, QUE FALECEU EM 17/07/1967
AZIZ RAZUK, UM GRANDE HOMEM
30/05/1923
17/07/1967
Um brasileiro comum, desconhecido pela mídia, mas de idéias brilhantes!
Era filho de Camilo Razuk e Adiba Razuk (imigrantes libaneses).
Em 1950 casou-se com IVANA RAZUK, com quem teve 2 filhos, VANISA RAZUK e CAMILO RAZUK NETO.
Era fazendeiro no interior de São Paulo. Vendeu a fazenda de café na cidade de Tibiriça, perto de Baurú – SP e investiu o dinheiro na montagem da metalúrgica DINABRÁS, devido ter pedido certo de fabricação de platinados para a FORD dos Estados Unidos.
Aziz e o sócio dinamarquês, Charles Testrup, que foi o idealizador de tudo, engenheiro de motores, etc, felizes, montaram tudo com muito carinho e alegria, até que a FORD cancelou o pedido...
Então resolveram fabricar outros produtos como tornos para indústrias, máquinas seladoras para remédios, balanças de precisão, pegadores de diversas coisas, buzina “dim-dom” para lambretas e tantos outros materiais.
Tudo ia bem até que Aziz Razuk resolveu fabricar MOTOR DIESEL. Todos o aconselharam a não fazer isso, mas ele teimou, gastou tudo o que tinha e o que não tinha, vendeu terras, etc... e fabricou...
O motor ficou pronto, foi testado em São José dos Campos e recebeu nota 100. Foi amplamente noticiado, em todos os jornais da época, rádio e televisão.
O motor ficou perfeito, mas a DINABRÁS acabou, foi a falência, por conta de espionagem industrial. Havia um tal de Sr. Fernando infiltrado na metalúrgica com o intuito de roubar a fórmula. Esse fulano entrou na fábrica a pedido de “GENTE GRANDE” e conseguiu...
Com muitas dívidas, sem nem um tostão no bolso para nada, Charles, o sócio, não agüentou a derrota e acabou se suicidando.

Após a morte de seu pai, voltaram para São Paulo, onde montou uma boutique na Rua Pamplona e uma Pizzaria chamada Ximango, na Rua Cubatão.
Em 1964, Aziz arriscou novamente em uma de suas idéias, vendeu terras e montou a empresa CEVISA (Companhia de Empreendimentos de Valores Imobiliários S/A), que era estabelecida no Conjunto Nacional em São Paulo, cujo objetivo era a o consórcio de carro e casas, além da montagem de shopping center, mas, novamente, não teve o apoio necessário, foi tapeado por um advogado, que se tornou seu sócio e o negócio não deu certo.
Novamente, os ventos não sopraram ao seu favor e êle, já com seus 40 anos, foi trabalhar na construtora Nagib Trabulsi, começando como Corretor de Imóveis e tornando-se Diretor da Empresa.
Em 1966, foi acometido por um câncer no mediastino, e morreu em 17 de julho de 1967, aos 44 anos.
Deixou esposa (35 anos), filha (16 anos) e filho (12 anos).
E A VIDA CONTINUOU ...
Domênico, Ivana, Vanisa e Camilo Razuk Neto
Camilo Razuk Neto e Ivana Razuk
Camilo Razuk Neto, Daniela Sodré Razuk e Vanisa Razuk
E A VIDA CONTINUA...
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO
Vereador
40.789 - PSB
Olá Vaniza,quero comentar sobre familia,que a gente tem que ter memoria,os pais é elo mais importante da vida, por isto aqui estamos, somos honestos e trabalhadores,meus sentimentos,e aonde ele está, encontrá-se te guiando pelos caminhos de luz, um beijo..
ResponderExcluirCLÁUDIO, VOCÊ SEMPRE TÃO GENTIL, MERECE SEU NOME DE GENTILE .... QUIS FAZER UMA HOMENAGEM AO MEU PAI, PARA QUE SUA HISTÓRIA FIQUE REGISTRADA PRA SEMPRE NA INTERNET, PLANETA TERRA!!! MUITO OBRIGADA!!!
Excluirvanisa mais uma vez me emociono lindo seu blog.saudade do aziz.nosos encontros no ximango!lindo ele esta sempre perto de vcs. com certeza!amor total a todos principalmene a ivana .minha linda companheira de confidencias bjs.
ResponderExcluirQUERIDA PRIMA ANA MARIA, QUE BOM QUE VOCÊ GOSTOU DA HOMENAGEM QUE FIZ AO MEU PAI AZIZ RAZUK.... MUITAS SAUDADES! MUITOS BEIJOS
Excluir