>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

*17/12/2012 - segunda-feira* - DIA DO PASTOR PRESBITERIANO, DE SÃO LÁZARO...e muito mais...

*17/12/2012 - segunda-feira*
Dia do Início do "Festival de Saturnalia" -  realizado durante 7 dias em honra de Saturno - deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo" na Roma Antiga
As saturnálias eram uma antiga festividade romana dedicada ao templo de Saturno. Era celebrada todos os 17 de dezembro. Ao longo dos tempos, foi alargada à semana completa, terminando a 23 de dezembro. As Saturnálias tinham início com grandes banquetes, sacrifícios, às vezes orgias.
Tratava-se, em suma, de uma espécie de longo "desfile de carnaval".  http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturnalia
NOTA: No Natal, a troca de presentes pode ser explicada de duas formas. A primeira, de fundo religioso, diz que o menino Jesus, quando nasceu, foi presenteado pelos Reis Magos. Ao trocar presentes no Natal, as pessoas estariam repetindo esse ato. Alguns historiadores têm outra versão. A troca teria surgido na Roma antiga. Durante uma semana de dezembro, os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália. Música, comilança e sexo - tudo era permitido. Além disso, as pessoas trocavam presentes como forma de confraternização. Quando a Igreja Católica escolheu o dia 25 de dezembro como a data oficial do nascimento de Jesus, a Saturnália foi proibida, mas alguns dos costumes pagãos, como a troca de presentes, acabaram sendo adotados pelo cristianismo. (saiba mais: http://epoca.globo.com/sp/2004/natal/simb.htm)


Dia do Pastor Presbiteriano - comemorado pela IPC - Igreja Presbiteriana do Brasil. Refere-se  à ordenação do reverendo José Manuel da Conceição, em 17 de dezembro de  1865, tornando-se assim o primeiro pastor protestante nascido no Brasil.

Dia do Bioma Pampa - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 12/12/2007, para marcar a data do nascimento do agrônomo e ecologista brasileiro, José Antônio Lutzemberger, que veio ao mundo em 17/12/1926 e participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental, sendo nomeado secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República brasileira, no Governo de Fernando Collor de Mello. (fonte: datasdodia.net)
José Antônio Lutzenberger
Porto Alegre, 17/12/1926 – 14/05/2002.
Foi um agrônomo e ecologista brasileiro que participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental. Na obra "Fim do Futuro: Manifesto Ecológico Brasileiro", que lançou em 1980, já previa o problema do aquecimento global (hoje um consenso científico, mas na época um assunto desconhecido da população), alertando por exemplo que "a Amazônia não é o pulmão do planeta, é o ar condicionado do planeta". Por sua representatividade como liderança social, foi convidado e tomou posse como secretário especial do meio ambiente da Presidência da República de 1990 a 1992, quando se demitiu do cargo, desiludido com a burocracia e os jogos de poder e disputa de interesses em Brasília. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lutzenberger



DIA DE SÃO LÁZARO -  Vivia em BETÂNIA e era irmão de MARTA e MARIA. Morto e sepultado, JESUS o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas. O episódio é narrado pelo evangelista JOÃO, mostrando que JESUS é a ressurreição e a vida.
De acordo com tradição católica, o Lázaro ressuscitado teria se dirigido a Provença depois da morte de Jesus em companhia de suas irmãs e de outras pessoas. Ele também teria sido o primeiro bispo de Marselha.

  
ANIVERSARIANTES 17/12 - (amigos do Orkut e Facebook) 
Patricia Marques
Patrícia Marques

Brunu's Massas
Brunu´s Massas









Adão de Santana
Adão de Santana

Diney Silva

ANIVERSARIANTES 17/12 - (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 107 ANOS NASCIA ÉRICO VERÍSSIMO


Érico Veríssimo
ÉRICO LOPES VERÍSSIMO
Nascimento: 17/12/1905, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Sebastião Veríssimo da Fonseca e Abegahy Lopes
Casamento: Mafalda Halfen Volpe (1931 a 28/11/1975, sua morte); filhos Clarissa (1935) e Luís Fernando (1936)
Falecimento: 28/11/1975, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Causa: Infarto
Tradutor (estréia em "O Sineiro", de Edgar Wallace, 1931), contista e romancista; primeira obra: "Fantoches" (1932, contos); mora nos Estados Unidos de 1943 a 1945; autor de "best-sellers" como "Caminhos Cruzados" (1935), "Olhai os Lírios do Campo" (1938), "O Senhor Embaixador" (1965), etc; primeiro livro infantil: "As Aventuras do Avião Vermelho" (1936); a trilogia "O Tempo e o Vento" (1949 a 1961) é sua obra-prima; último romance: "O Senhor Embaixador" (1965).
"Quem está com fome fica surdo até mesmo à voz de Deus."



Paul Rodgers
PAUL RODGERS
Nascimento: 17/12/1949, Middlesbrought, Yorkshire, Inglaterra
Casamento: Cynthia Kereluk (24/09/2007)
Músico (guitarrista, tecladista, baixista, baterista e gaitista), compositor e vocalista da banda de "hard rock" FREE (fim dos anos 1960, futura BAD COMPANY); toca em bandas como QUEEN, THE LAW e THE FIRM; autor de sucessos como "Feel Like Makin' Love", "All Right Now", "Seagull", etc.




GILLIARD FAZ 56 ANOS

Gilliard
GILLIARD CORDEIRO MARINHO
Nascimento: 17/12/1956, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Casamento: filhos Bianca e Sílvio
Cantor e compositor romântico de sucesso nos anos 1980; primeiro LP: "Pensamento" (1980, RGE); destaca-se com canções como "Aquela Nuvem", "Pouco a Pouco", "Não Diga Nada", etc; desaparece da mídia, embora tenha lançado discos até 1998, quando passa a ser comerciante.



IN MEMORIAM
HÁ 57 ANOS MORRIA VICTOR BRECHERET 

Victor Brecheret

VITTORIO BRECHERET
Nascimento: 22/02/1894, Farnese, Província de Viterbo, Itália
Filiação: Augusto Brecheret e Paolina Nanni
Falecimento: 17/12/1955, São Paulo, São Paulo, Brasil
Escultor; após a morte da mãe (1900), é criado pelo tio materno Enrico, que migra para São Paulol; estuda no Liceu de Artes e Ofícios (1912 a 1913); aperfeiçoa-se em Roma (com Arturo Dazzi) e monta seu primeiro ateliê; primeiro prêmio: escultura "Despertar" (1916); retorna ao Brasil após a I Guerra Mundial e vence o concurso para o projeto do Monumento às Bandeiras (1920); participa da Semana de Arte Moderna (com Mário e Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Di Cavalcanti, etc.); mora em Paris até voltar definitivamente (1936), introduzindo o modernismo; conhecido pela boina que usa sempre, ganha o prêmio de Escultura da I Bienal de São Paulo com "O Índio e a Suassuapara" (1951); já com a saúde debilitada, participa de exposições em Veneza, Paris, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário