>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 12 de dezembro de 2015

13/12/2015 - DOMINGO - DIA NACIONAL DO FORRÓ ...e+

13/12/2015 - DOMINGO
Dia Nacional do Forró - em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, em 13/12/1912, o Rei do Baião.
A origem da palavra "forró" surgiu como corruptela da expressão inglesa "for-all" (para todos). Segundo o professor e folclorista pernambucano, Valdemar de Oliveira, nas décadas de 1920/30, os ingleses dirigentes da Pernambuco Tramways Power Company Limited, juntamente com seus patrícios da Great Western Railway Company, realizavam grandes festas, para as quais eram convidadas figuras importantes da sociedade. Porém, em determinados eventos, os convites eram mais amplos e extensivos aos funcionários das duas empresas. Nessas ocasiões, traziam, no rodapé, a expressão "for all" - promovendo a alegria geral. (http://www.andrademahn.com.br/forro.htm)


Luiz Gonzaga
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO
Nascimento: 13/12/1912, Fazenda Caiçara, Exu, Pernambuco, Brasil
Filiação: Januário e Santana
Casamento: Helena das Neves (1948); tem o filho Luis Gonzaga Jr com Odaléia (1945)
Falecimento: 02/08/1989, Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Parada cardíaca (após 6 meses doente, agravado por uma infecção generalizada e pneumonia)

Músico (sanfoneiro), cantor e compositor sertanejo; começa nos bares do Mangue e cabarés da Lapa, Rio de Janeiro; primeiras gravações são instrumentais (1941); o apelido "Lua" é dado por Paulo Gracindo (1943, Rádio Nacional); primeira gravação cantando: "Dança, Mariquinha" (1945); autor de sucessos como "Penerô Xerém", "No Meu Pé de Serra", "Juazeiro", etc; tido como "Rei do Baião", decai com a ascensão da Bossa Nova, passando em cidades do interior nordestino. 
Dia Estadual do Sanfoneiro - comemorado no Estado de Pernambuco, para marcar a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
...............................................................................................


Dia de Santa Luzia– protetora dos deficientes visuais
Santa Luzia, Virgem e Mártir – protetora contra as doenças dos olhos
Vivia em Siracusa, na Sicília, e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Por amor a Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna, que não era pequena. Chamada pelo prefeito de Siracusa, confessou a crença em Jesus Cristo e foi por isso decapitada. A devoção a Santa Luzia é muito antiga e se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos vinte igrejas consagradas a ela. É invocada como protetora especial contra as doenças dos olhos. http://www.santododia.com.br/index.asp?dia=13&mes=12&link=s

HISTÓRIA DE SANTA LUZIA COLOCADA NO FACEBOOK PELO PAPA FRANCISCO : 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres. O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: "O corpo se contamina se a alma consente". Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida - ou morte - o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".


................................................................................................ 
Dia Nacional do Ótico - comemorado no Brasil, em tributo à Santa Luzia, padroeira da Visão

Dia do Cego  - Em homenagem ao Dia de Santa Luzia, protetora da visão.
O Dia Nacional do Cego foi criado por Decreto Presidencial em 1961, em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e soledariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível.
Santa Lúcia de Siracusa / Santa Luzia
Santa Luzia por Lorenzo Lotto
Virgem e Mártir
Nascimento 283 em Sicília
Morte 13 de dezembro de 304 em Siracusa
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 13 de dezembro
Padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão

...............................................................................................

Dia do Pedreiro - O pedreiro é um dos operários mais antigos da história do mundo. A profissão surgiu quando o homem saiu das cavernas e passou a construir sua própria casa. Esse operário rudimentar evoluiu, se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de pedras e tijolos uma arte para construções físicas das cidades. O próprio Jesus era conhecido como um carpinteiro ou operário da construção civil.


.............................................................................................. 
Dia do engenheiro avaliador e perito de engenharia - A data foi oficializada em 2003,  por deliberação do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.


.............................................................................................

Dia da Marinha e dos Marinheiros -  para marcar a data do nascimento do marinheiro brasileiro conhecido como Almirante Tamandaré , que veio ao mundo em 13 de dezembro de 1807 e que é tido como Patrono da Marinha do Brasil.
O Almirante Joaquim Marques Lisboa e Marques de Tamandaré – O Nelson Brasileiro, é por tradição cultuado patrono da Marinha do Brasil, em razão, segundo o espírito do Aviso 3322 de 4 dez 1925 que instituiu o seu aniversário como o Dia do Marinheiro e Dia de Tamandaré, "representar na História Naval Brasileira a figura de maior destaque dentre os ilustres oficiais de Marinha que honraram e elevaram a sua classe". E mais que, "neste dia deveria a Marinha render-lhe as homenagens reclamadas por seus inomináveis serviços à liberdade e união dos brasileiros, demonstrando que o seu nome e exemplos, continuam bem vivos no coração de quantos sabem honrar a impoluta e gloriosa farda da Marinha Brasileira".
Por seus quase 67 anos de heróicos, legendários e excepcionais serviços prestados à Marinha, é por ela hoje considerado o seu marinheiro símbolo e padrão. http://www.ahimtb.org.br/patmb.htm

Almirante Tamandaré
ALMIRANTE TAMANDARÉ
Nascimento: 13/12/1807, Vila São José do Norte, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Francisco Marques Lisboa e Eufrásia de Azevedo Lima
Casamento: Eufrásia de Lima Lisboa (19/02/1838): 6 filhos
Falecimento: 20/03/1897, em sua casa na Rua Marquês de São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Militar (ingressa na Marinha como voluntário em 1823), integra a esquadra de Lord Cochrane; Segundo Tenente (1825), Capitão de Fragata (1840), Capitão de Mar e Guerra (1847), Vice-Almirante (1856), Barão (1860); conquista a cidade de Paissandú (1865); participa das batalhas navais do Riachuelo, Humaitá, Uruguaiana, Curuçu e Curupaiti, na Guerra do PAR; Almirante (1867); Conde (1887) e Marquës (1888).  

................................................................................................
Dia Nacional da Vaquejada - A vaquejada é uma festa genuinamente brasileira, com uma tradição de mais de 100 anos. Nos últimos 10 anos veio se modernizando e profissionalizando tornando-se reconhecida como esporte através da Lei Pelé e regulamentada por Lei Federal. Apesar de concentrarem-se nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, atualmente são realizadas mais de 1.000 vaquejadas por ano em todo Brasil.
O objetivo da competição é  o de alinhar o boi no local demarcado na arena por duas faixas, que estão a 10 metros uma da outra.
A festa geralmente dura três dias, sendo o primeiro reservado para treino e reconhecimento da pista. A competição acontece nos dois dias seguintes. Cada dupla corre três bois por dia. Mas também é possível fazer duas inscrições, neste caso a dupla corre o dobro, podendo alcançar duas classificações.
A boiada tem que ser uniforme, ou seja, os animais têm equivalência em peso e tamanho, para que a disputa não seja injusta e desigual.
Numa disputa de vaquejada são premiados desde o primeiro até o vigésimo colocado. Este estímulo nada mais é do que a própria valorização dos vaqueiros. http://emiliaeiko.wordpress.com/2011/12/10/13-de-dezembro-dia-nacional-da-vaquejada/
..........................................................................................

NA HISTÓRIA:


13 de dezembro de 1968: Tempo negro. Temperatura sufocante. É decretado o AI-5

Primeira página do Jornal do Brasil: Sábado, 14 de dezembro de 1968.
Na noite da sexta-feira, 13, com o objetivo de administrar a crise política, o Governo do General Arthur da Costa e Silva baixou o Ato Institucional nº 5, e com base nele, o Ato Institucional Complementar nº 38, que decretou o recesso do Congresso Nacional, por prazo indefinido.(jblog.com.br). 
Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:
- Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
- Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
- Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
Fim do AI-5 
No ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 foi extinto e o habeas corpus restaurado. 
(fonte: http://www.suapesquisa.com/ditadura/ai-5.htm)
------------------------------------------------------------------------
13/12/2007 - 
O Senado Federal do Brasil rejeita a prorrogação da CPMF até 2011.
-------------------------------------------------------------------------------------------------- 


FEZ HISTÓRIA E MORREU NESTA DATA

Prudente de Morais
3º Presidente do Brasil Brasil
Período 15 de novembro de 1894
a 15 de novembro de 1898
Vice-presidente Manuel Vitorino
Antecessor(a) Floriano Peixoto
Sucessor(a) Campos Sales
Presidente do Senado Federal Brasil
Período 23 de novembro de 1891
a 14 de novembro de 1894
Antecessor(a) Floriano Peixoto
Sucessor(a) Manuel Vitorino
Senador por São Paulo São Paulo
Período 15 de novembro de 1890
a 14 de novembro de 1894
Governador de São Paulo São Paulo
Período 14 de dezembro de 1889
a 18 de outubro de 1890
Antecessor(a) Junta Governativa
Sucessor(a) Jorge Tibiriçá Piratininga
Deputado Geral do Império
por São Paulo
Período 3 de maio de 1885
a 3 de maio de 1887
Vida
Nome completo Prudente José de Morais Barros
Nascimento 4 de outubro de 1841
Itu, São Paulo,  Brasil
Morte 3 de dezembro de 1902 (61 anos)
Piracicaba, São Paulo,
 Brasil
Dados pessoais
Alma mater Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Cônjuge Adelaide da Silva Gordo (1866–1902)
Partido Liberal (até 1873)
Republicano Paulista (1873–1893)
Republicano Federal (1893–1902)
Profissão Advogado
Assinatura Assinatura de Prudente de Morais
 
Prudente de Morais (no centro) preside a Constituinte republicana, óleo de Aurélio de Figueiredo (Museu da República, Rio de Janeiro).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------



PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 13/12/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas 

 

 

DOMINGO, 13 DE DEZEMBRO

Fazendo 49 anos

Fazendo 42 anos

Fazendo 48 anos

----------------------------------------------------------

 

ANIVERSARIANTES FAMOSOS DE 13/12 www.projetovip.net
  ANA NÉRI

Ana Néri

ANA JUSTINA FERREIRA
Nascimento: 13/12/1814, Vila Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, Brasil
Filiação: José Ferreira de Jesus e Luísa Maria das Virgens; tem um irmão: Maurício, Major
Casamento: Isidoro Antonio Néri, Capitão-de-Fragata (1837 a 1843, viúva): filhos Antonio Pedro, Justiniano de Castro Rebelo e Isidoro Antonio Nery Filho (os 2 últimos oficiais de saúde)
Falecimento: 20/05/1880, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca (após 6 meses doente), agravado por uma infecção generalizada e pneumonia
Pioneira da enfermagem no país, oferece-se como voluntária para a Guerra do Paraguai (1864), ao ter seus 2 filhos convocados (é autorizada pelo Conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, Presidente da Província da Bahia); parte de Salvador para o Rio Grande do Sul com o 10* Batalhão de Voluntários (08/1865); presta serviços nos hospitais de Corrientes (onde cuida de mais de 6.000 soldados, com a ajuda das freiras vicentinas), Salto, Humaitá e Curupaiti; vê morrer um de seus filhos e, em Asunción, sitiada pelo exército brasileiro, monta uma enfermaria-modelo com recursos próprios; ao voltar, é condecorada pelo Imperador D. Pedro II com as medalhas Geral de Campanha e a Humanitária de prata (1870); recebe uma pensão vitalícia com a qual educa 4 órfãos recolhidos no Paraguai.

..................................................................................



  TIÃO CARREIRO

Tião Carreiro

JOSÉ DIAS NUNES
Nascimento: 13/12/1934, Monte Azul, Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Orcissio Dias Nunes e Júlia Alves das Neves
Casamento: Nair Avanço (1953); filha: Alex Marli Dias
Falecimento: 15/10/1993, São Paulo, Brasil
Causa: Diabetes
Músico, cantor e compositor sertanejo, grava 27 discos 78 rpm e 41 LPs; primeira gravação: 11/1956 em 78 rpm; faz dupla com Carreirinha e com Pardinho (com quem o ritmo Pagode de Viola).  




.................................................................................. 

ADÉLIA PRADO FAZ 80 ANOS

Adélia Prado

ADÉLIA LUZIA PRADO DE FREITAS
Nascimento: 13/12/1935, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Filiação: João do prado Filho e Ana Clotilde Corrêa
Casamento: José Assunção de Freitas (1958); filhos: Eugênio (1959), Rubem (1961), Sarah (1962), Jordano (1963) e Ana Beatriz (1966)
Escritora e poeta; primeiro livro: "Bagagem, Imago" (1976), com uma linguagem despojada, direta e, frequentemente, lírica, conta o cotidiano dos personagens do interior mineiro.  




..................................................................................  Nando Cordel
Informação geral Nome completo Fernando Manoel Correia Nascimento 13 de dezembro de 1953 (62 anos) Local de nascimento Ipojuca, Pernambuco
 Brasil
  ----------------------------------------------------------------------------------- 

RICARDO GOMES FAZ 51 ANOS

Ricardo Gomes

RICARDO GOMES RAYMUNDO
Nascimento: 13/12/1964, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Cláudia (1985): filhos Diego (1987) e Ana Carolina (1982)
Jogador de Futebol (zagueiro); começa no FLUMINENSE/RJ (1982 a 1988, 201 jogos, 11 gols) e joga no BENFICA/POR (1988 a 1991, 83 jogos, 19 gols e 1995 a 1996, 17 jogos, 4 gols) e PARIS SAINT-GERMAIN/FRA (1991 a 1995, 115 jogos, 11 gols); pela Seleção (1984 a 1994) faz 45 jogos e 4 gols; encerra a carreira precocemente, devido a contusão(1995), passando a ser técnico do PARIS SAINT-GERMAIN/FRA (1996 a 1998); treina o VITÓRIA/BA (1999 e 2000), SPORT/PE (1999), GUARANI/SP (2001), CORITIBA/PR (2001), JUVENTUDE/RS (2002), Seleção Olímpica (2002 a 2004), FLUMINENSE/RJ (2004), FLAMENGO/RJ (2004), BORDEAUX/FRA (2005 a 2007), MONACO/MON (2007 a 2009), SÃO PAULO/SP (2009 a 2010, 73 jogos, 38 vitórias, 15 empates e 20 derrotas) e VASCO/RJ (2011); como jogador, é tri-campeão carioca (1983 a 1985), Brasileiro (1984), ouro no Pan-Americano de Indianapolis (1987), prata olímpica em Seul (1988), Copa América (1989), campeão português (1989 e 1990), francês (1993), Copa da França (1993 e 1995) e Taça de Portugal (1995); como treinador, ganha a Copa da Liga Francesa (1998 e 2007), Copa da França (1998), campeão baiano (1999), Copa do Nordeste (1999) e Copa do Brasil (2011); sofre um AVC (acidente vascular cerebral) sem sequelas (21/02/2010) e deixa os campos devido a um segundo AVC (desta vez hemorrágico, 28/08/2011).




.................................................................................. 

FABIANA SABA FAZ 38 ANOS

Fabiana Saba

FABIANA FERREIRA SABA

Nascimento: 13/12/1977, São Paulo, São Paulo, Brasil

Modelo e apresentadora de TV; destaca-se em programas como "Superpop" (com Otávio Mesquita) e "Interligado" - ambos na REDETV!; contratada pela RGP.





.................................................................................. 

EDUARDO COSTA FAZ 36 ANOS

Eduardo Costa

EDUARDO COSTA
Nascimento: 13/12/1979, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Família modesta
Músico (viola e violão), cantor e compositor sertanejo; sai de casa aos 8 anos (1987) e mora em diversos lugares do interior de Minas Gerais, Goiás e São Paulo; primeiro álbum: "Eduardo e Cristiano" (1997); sucesso com músicas como "Me Apaixonei", "Quem É?", "Cada Dia Eu te Quero Mais", etc; sofre um acidente sem gravidade (quebra a mão e o nariz) com seu avião ao falhar o reverso (sistema de freios) em Manhuaçu, Zona da Mata, Minas Gerais (07/10/2011).
-----------------------------------------------------------------------------------



Que o Senhor do Universo a todos Ilumine!
         DOMÊNICO.
Salmo 100:4 - Deus tem visto suas lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma bênção está vindo em sua direção. Acredite!
“Coragem para as coisas que podem ser mudadas, serenidade para as que não podem e sabedoria para distinguir uma coisa da outra" 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE

  DOMÊNICO DE MONGAGUÁ, em memória






 



 online: www.radiomongaguafm.com.br,

NOSSO GRUPO: MONGAGUÁ NOTÍCIAS E EVENTOS.
NOSSA PÁGINA: MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO


                                                                  postado por: 
                                                         Vanisa Razuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário