>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

25/12/2015 - SEXTA - É NATAL, NASCEU JESUS...COMEMOREMOS COM ALEGRIA NO CORAÇÃO...e+

25/12/2015 - SEXTA


Dia do Natal -  comemorado por cristãos em vários países do mundo e, também no Brasil, para marcar a data do nascimento de Jesus Cristo, mandado à Terra para salvar o mundo.

................................................................................................................................................



Dia do Festival do Sol Invicto ou "Festival de Natalis Solis Invictus" - celebrado em honra do deus sol invencível, que teria sido um título religioso aplicado a pelo menos 3 divindades distintas (Gabal, Mitra e Sol), no império romano, para celebrar o sol, no solstício de inverno, marcado por dias bem frios e curtos em vários países, a partir dessa época do ano.


................................................................................................................................................

Dia do Nascimento de Dionísio - comemoração relacionada com o deus do êxtase e do vinho na Grécia Antiga.
 .......................................................



Dia do Nascimento de Horus -  comemoração relacionada com o deus do sol no Egito Antigo.


.............................................................................
 

Dia do Nascimento de Krishna -  comemoração relacionada com o 8º Avatar (manifestação corporal de um ser imortal)  de Vishnu (deus integrante da trimúrti (Trindade), juntamente com Shiva e Brahma),  responsável pela manutenção do universo na mitologia indu.

 ................................................................................................................................................

Dia do Nascimento de Mithras - comemoração relacionada com a divindade da luz e da verdade na Pérsia Antiga.

................................................................................................................................................

Dia em que a "Mãe Terra" dá à luz a "criança Sol" - vinda ao mundo para anunciar um "novo tempo", segundo a mitologia celta. 

..............................................................

10 curiosidades sobre o Natal

1. Alguns pesquisadores dizem que a tradição de comemorar o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro foi estabelecida pelo Papa Libério em 354 d.C. De fato, não há documentos que certifiquem que o Messias veio mesmo ao mundo nessa data - sequer nesse mês.

2. A Igreja Católica escolheu o período para celebrar o nascimento de Cristo, porque nessa época, na Roma antiga, eram realizadas as Saturnais (festa muito popular, que reverenciava o deus Saturno) e outras festas pagãs. A ideia foi diminuir a importância das comemorações e, ao mesmo, "adaptá-las" a passagens e princípios relacionados à vida e obra de Jesus. Também se sabe que muitos líderes, mestres e figuras mitológicas de outras crenças vieram ao mundo no dia 25 de dezembro ou em data próxima.


3. A criação da Missa do Galo, ato religioso do Dia de Natal, é atribuída a São Francisco de Assis. Há uma lenda que diz que foi um galo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo. O animal teria cantado exatamente à meia-noite da virada do dia 24 para 25 de dezembro, no momento em que o rebento teria nascido.

4. Segundo a história, São Francisco construiu o primeiro presépio para lembrar fiéis do ambiente em que Jesus vivia. Foi na cidade de Greccio, na Itália, em 1224. Ele exibia o presépio à meia-noite, exatamente na hora simbólica do nascimento. O ato era seguido de uma missa. Como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada e isso acontecia durante a solenidade, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.

5. Em Portugal, Espanha e Brasil, havia o costume de levar um galo ao ato religioso. Se ele cantasse, era sinal de bom agouro para o próximo ano.

6. Canção mais popular da noite de Natal, "Noite Feliz" nasceu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia.

7. A versão brasileira da canção também foi feita por um religioso: o Frei Pedro Sinzig. Nascido na Áustria em 1876, veio morar na cidade de Salvador, na Bahia, em 1893. O frei naturalizou-se brasileiro em 1898 e se destacou como um grande incentivador da música religiosa no país. Atuou como consultor e conselheiro de muitos compositores, inclusive de Villa-Lobos, que a ele dedicou a canção "Missa S. Sebastião". Frei Pedro morreu na Alemanha em 1952.

8. As cores tradicionais do Natal são o verde, o vermelho e o dourado. O verde é um símbolo da vida e do renascimento; o vermelho simboliza o sangue de Jesus Cristo; o dourado representa a luz, a riqueza e a realeza.

9. De acordo com estatísticas da rede social Facebook, a maior taxa de fins de relacionamentos acontece nas duas semanas que antecedem o Natal. Por outro lado, o dia de Natal é a data do ano em que menos se rompem namoros. A taxa de suicídios nos dias próximos ao Natal também é a mais baixa do ano.

10. A maior meia de Natal do mundo tinha 32,5 m de altura por 14,9 m de largura. O trambolho pesava o mesmo que cinco renas e comportava quase mil presentes. Foi construída pela Sociedade das Crianças de Londres (Inglaterra) em dezembro de 2007. (fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1276/1/natal.html)


................................................................................................................................................


FIZERAM HISTÓRIA E MORRERAM NESTA DATA

Joan Miró
Joan Miró, fotografia de Carl van Vechten, junho de 1936
Nome completoJoan Miró i Ferrà
Nascimento20 de abril de 1893
Barcelona
Morte25 de dezembro de 1983 (90 anos)
Palma de Maiorca
Ocupaçãopintor, escultor, gravador e ceramista
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dean Martin
Dean Martin em 1960
Nome completoDino Paul Crocetti
Nascimento7 de junho de 1917
Steubenville, Ohio
 Estados Unidos
Morte25 de dezembro de 1995 (78 anos)
Beverly Hills, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupaçãoator e cantor
Atividade1949 - 1995

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dona Canô
Dona Canô em janeiro de 2010
Nome completoClaudionor Viana Teles Velloso
Nascimento16 de setembro de 1907,
Santo Amaro da Purificação, Bahia Bahia
Morte25 de dezembro de 2012 (105 anos),
Santo Amaro da Purificação, Bahia Bahia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 25/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, 

SEXTA, 25 DE DEZEMBRO


Fazendo 60 anos







Fazendo 32 anos





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ANIVERSARIANTES FAMOSOS DE 25/12  www.projetovip.net

 HUMPHREY BOGART

Humphrey Bogart
HUMPHREY BOGART
Nascimento: 25/12/1899, New York, New York, Estados Unidos
Filiação: Belmont DeForest Bogart e Maud
Casamento: Helen Menkey (20/05/1926 a 18/11/1927, divórcio); Mary Philips (03/04/1928 a 1937, divórcio); Mayo Method (21/08/1938 a 10/05/1945, divórcio); Lauren Bacall (21/05/1945 a 14/01/1957, sua morte): 2 filhos
Falecimento: 14/01/1957, em sua casa de Holmby Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Câncer na garganta
Ator e "sex-symbol" cinematográfico (estréia em "Life", 1920, não creditado); destaca-se em filmes como "San Quentin" (1937), "Casablanca" (1942), "Key Largo" (1948), etc; OSCAR de Ator por "The African Queen" (1951); indicado ao de Ator por "Casablanca" (1942) e "The Caine Mutiny" (1954); jamais disse a frase famosa no filme "Casablanca", na cena do Rick's Cafe: "Play it again, Sam" ("Toque outra vez, Sam"); tem uma estrela na Calçada da Fama (6322 Hollywood Boulevard).
Últimas palavras: "Eu nunca deveria ter trocado de Scotch para Martini."

..........................................................................................

 ALZIRO ZARUR

Alziro Zarur

ALZIRO ABRAÃO ELIAS DAVID ZARUR
Nascimento: 25/12/1914, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Elias Zarur e Ássima
Casamento: 1958
Falecimento: 21/10/1979, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista (trabalha no matutino "A Pátria", de João do Rio), dedica-se ao Evangelho, escrevendo dezenas de livros; inova com seu programa religioso na Rádio Globo (1949); funda a LBV (Legião da Boa Vontade) - entidade de assistência social (1950); reune padres, pastores e líderes espíritas na Cruzada de Religiões Irmanadas (1950 a 1958); edita a "Revista Boa Vontade"; cria programas radiofônicos como "Enciclopédia Literária", "Gatinhos e Sinucas", "Policial Zarur", etc; recordista mundial de permanência no ar (33.000 audições); tem como marca o jargão "O Bem nunca será vencido pelo Mal".

......................................................................................


WILSINHO FITTIPALDI FAZ 72 ANOS
Wilsinho Fittipaldi
WILSON FITTIPALDI JR

Nascimento: 25/12/1943, São Paulo, São Paulo, Brasil

Piloto automobilístico de F-1 (1972 a 1975): 35 GPs.






......................................................................................


 JAIRZINHO FAZ 71 ANOS 
Jairzinho
JAIR VENTURA FILHO
Nascimento: 25/12/1944, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
Jogador de Futebol (ponta-direita); começa no BOTAFOGO/RJ, onde se profissionaliza (1963 a 1974 e 1981 a 1982), onde encerra a carreira; joga no OLYMPIQUE/FRA (1974 a 1975, é suspenso por 6 meses por agredir um bandeirinha), CRUZEIRO/MG (1975 a 1976), PORTUGUESA/VEN (1977), NOROESTE/SP (1978), FAST CLUBE/AM (1979) e JORGE WISSTERMANN/BOL; 107 jogos pela seleção (44 gols), marcando 9 gols nas Copas do Mundo de 1966 (ponta-esquerda), 1970 (direita) e 1974 (centro-avante); tido como "Furacão da Copa"; Campeão Rio-São Paulo (1964 e 1966), carioca (1967), Brasileiro (1968), mineiro (1975), Libertadores (1976); tem seus pés na Calçada da Fama do Maracanã (15/06/2000) e uma estátua no Engenhão (Estádio João Havelange) em 2009, numa homenagem do BOTAFOGO/RJ.

......................................................................................


JOEL SANTANA FAZ 67 ANOS
Joel Santana
JOEL NATALINO SANTANA
Nascimento: 25/12/1948, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Jogador de Futebol (zagueiro); atua no VASCO/RJ (1971 a 1973, 19 jogos e 1974 a 1975, 32 jogos), OLARIA/RJ (1973, 11 jogos) e AMÉRICA/RN (1976 a 1980, 44 jogos); ao "pendurar as chuteiras", torna-se técnico do AL WASL CLUB (1981 a 1986) nos Emirados Árabes; de volta ao BRA, treina o VASCO/RJ (1986 a 1987, 1992 a 1993, 2000 a 2001, 2004 a 2005), AL HILAL (1987 a 1990, Arábia Saudita), AMÉRICA/RJ (1990), AL-NASR (1990 a 1992, Arábia Saudita), BAHIA/BA (1994 a 1995), FLUMINENSE/RJ (1995 a 1996, 2003 a 2004 e 2007), FLAMENGO/RJ (1996 a 1997, 1998 a 1999 e 2005 a 2008), CORINTHIANS/SP (1997), BOTAFOGO/RJ (1997 a 1998, 2000 e 2010), CORITIBA/PR (2001 a 2002), VITÓRIA/BA (2002 a 2003), GUARANI/SP (2004), INTERNACIONAL/RS (2004), BRASILIENSE/BR (2005), VEGALTA SENDAI/JAP (2006 a 2007) e a Seleção da AFR (2008 a 2009); é o único campeão estadual pelos 4 grandes clubes cariocas: VASCO, FLUMINENSE, FLAMENGO e BOTAFOGO; Campeão da Copa Ouro (1987), Carioca (1992, 1993, 1995, 1996 e 1997), baiano (1994, 1999 e 2003), Copa João Havelange (2000), Copa Mercosul (2000) e Supercampeonato Bahiano (2002).
"Não se é campeão na base da chibatada, mas no carinho e no respeito".


......................................................................................


SISSI SPACEK FAZ 66 ANOS
Sissy Spacek
MARY ELIZABETH SPACEK
Nascimento: 25/12/1949, Quitman, Texas, Estados Unidos
Casamento: Jack Fisk (1974): filhas Schuyler Elizabeth Fisk (1982) e Madison Fisk
Atriz cinematográfica (estréia em "Trash", 1970, não creditada) e de TV (estréia em "Love American Style", 1973); destaca-se em filmes como "Badlands" (1973), "Carrie" (1976), "JFK" (1991), etc.




......................................................................................


SIMONE  FAZ 66 ANOS
Simone
SIMONE BITTENCOURT DE OLIVEIRA
Nascimento: 25/12/1949, 00:07 h, Brotas, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Otto Gentil de Oliveira e Letícia Bittencourt
Jogadora de Basquete e cantora popular (estréia com o LP "Simone", 1973, ODEON); radicada em SP (1965), alcança o sucesso com o disco "Amar" (1981, Disco de Platina), passando a fazer shows no Brasil e exterior (Bélgica e Estados Unidos); destaca-se com canções como "O Que Será", "Começar de Novo", "Tô Voltando", etc; entre suas idiossincrasias, ao sair para um compromisso de trabalho (shows ou reniões) leva uma garrafinha com 7 essências diluídas em álcool, borrifando o líquido por onde passa: hall do prédio, elevador, garagem, carro, camarim e palco.
......................................................................................


 
COMO NASCEU JESUS?


           Certo dia, o anjo Gabriel foi enviado a uma jovem, chamada Maria, da cidade de Nazaré, para dar-lhe uma boa nova. Ela seria a mãe do filho de Deus. Logo após o anúncio, Maria foi à casa de Isabel, sua prima. Ao chegar, Isabel percebeu que havia algo especial em Maria. Era a presença de Jesus em seu ventre. Maria, por estar tão feliz, desejou que por estar tão feliz, desejou que muitas pessoas conhecessem seu filho Jesus, que mudou a sua vida e a da humanidade. Ela canta, então, no seu Magnificat a esperança de uma vida nova, com Jesus, para os que sofrem, os abandonados, aqueles que são esquecidos e para todos os que acreditam em Jesus. Mesmo sem ainda ter nascido, ele era sinal de vida por onde sua mãe passava (cf. Lc 1,47-55).

          No tempo do nascimento de Jesus, o imperador Augusto convocou as pessoas para um recenseamento. Maria e José foram a Belém. Quando chegaram na cidade, não encontraram lugar nas hospedarias e foram parar num estábulo. Jesus nasce ali no meio do feno, entre os animais. O nascimento dele contagiou muitas pessoas, até uma estrela foi testemunha, quando Jesus nasceu. Os anjos, cheios de alegria, anunciaram aos pastores o seu nascimento e eles foram depressa até a estrebaria e encontraram o menino, tão pequeno, mas que mudou a vida deles, e ganharam um novo motivo para trabalhar, cuidar dos rebanhos, viver...
          A vida de Jesus transformou também a vida de três Reis Magos. Eles deixaram seus palácios e foram descobrir onde se encontrava o menino. Ao encontrá-lo, encheram-se de alegria e ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
          Jesus, ao longo da sua vida, ajudou as pessoas a valorizar a vida. No seu caminho, encontrou muita gente que era deixada de lado pelas pessoas da cidade, porque tinham algum tipo de doença. É o caso do cego que gritava para que Jesus o curasse (cf. Lc 18, 35-43). Ele não só cura, mas ajuda as pessoas a perdoar. Perdoar e pedir perdão quando erramos é um jeito especial de ser como Jesus e fazer a vida brotar ao nosso redor como flores plantadas num jardim que traz muita alegria para todos os que as vêem e, assim, o Natal acontece todo dia, porque ele é VIDA NOVA.(http://www.igrejaparati.com.br/contos_-_como_nasceu_jesus.htm) 



FELIZ NATAL





                     Domênico (em memória) e Vanisa


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário