>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 20 de janeiro de 2013

*20/01/2013 - domingo* - COMEMORANDO SÃO SEBASTIÃO, OXOSSI, SOL EM AQUÁRIO e muito mais...

*20/01/2013 - domingo*
São Sebastião do Riode JaneiroDia de São Sebastião – Glorioso Mártir Romano – Feriado em várias cidades brasileiras, que tem como padroeiro São Sebastião - São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.
Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.


Dia de Oxossi e caboclos (Umbanda)  - Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi - Oxóssi é o Orixá masculino Iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ox%C3%B3ssi )
DEFINIÇÃO DE ORIXÁ
Ori = Coroa; Xá = Luz.
 A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. O princípio mais evoluído existente em nosso sistema, manifestado através das forças da natureza.
Orixá da saúde, prosperidade, força, energia (ligada a saúde), farmacopéia (farmácia), nutrição É o “caçador” do Axé. Representado pelos Caboclos e Caboclas. 
Reino: mata.
Cor: verde (todos os tons e branco). Os tons de verde variam de acordo com a origem do Caboclo.
Sincretizado no Rio de Janeiro com São Sebastião, tem o seu dia comemorado em 20 de janeiro.
Elemento: terra.
Dia na semana de vibração maior: quinta-feira.
Planeta: Júpiter
Características básicas de seus filhos: meio fechados, gostam de viver no seu próprio meio. Gostam de contemplar a natureza. Geralmente são pessoas desconfiadas, mas que quando confiam são amigos fiés. Trabalhadores incansáveis. 
Outras formas de grafia encontradas: Oxossi e Oxosse.
 http://www.caboclopery.com.br/interest.htm

PRECE À OXOSSI
Oh caçador!
Guerreiro de uma única flecha.
Rei das Matas, Rei da Umbanda.
Pai da Inspiração e da Esperança, dai-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.

Dia Nacional do Fusca - comemorado desde 1988 no Brasil, instituído por membros do Sedan Clube do Brasil (mais tarde Fusca Clube).  Para alguns, marca a data do aniversário de quando a Volkswagen reconheceu oficialmente o apelido "Fusca" ao seu automóvel que era inicialmente chamado de "Volkswagen Sedan", para outros, marca a data de 20 de janeiro de 1972, em que o Fusca bateu o recorde do Ford T, ao converter-se no carro mais produzido da história até então e, para outros ainda, com o fim de marcar a data do início oficial da produção do fusca pela Volkswagen do Brasil, ocorrido em 20 de janeiro de 1959, muito embora parte de suas peças ainda fossem importadas da Alemanha. (datasdodia.net).
No Brasil o primeiro Volkswagen foi fabricado em janeiro de 1959, mas desde 1950 os “besouros” já passeavam pelas ruas do país. Por uma corruptela do nome, acabou sendo chamado de Fusca e assim ficou conhecido. Desde então foram vendidos no Brasil mais de 3.350.000 “fucas”, outra versão do apelido.
A última montadora Volkswagen a produzir o Fusca encerrou a fabricação do modelo em 30 de junho de 2003, no México, totalizando 21.529.464 de unidades no mundo.

Dia da Consciência Indígena dos filhos da
Nação Tupi que habitavam as terras de Pindorama -  comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do cacique Aymbere, que tombou em 20 de janeiro de 1557 enquanto resistia à invasão de suas terras pelos portugueses, e em tributo de pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras", tida como uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil e, por extensão de significado, nome indígena por excelência das Terras Brasilis. (datasdodia.net).
Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural  (fonte: suapesquisa.com/indios)
DIA DE BABA YAGA comemorado pelos Búlgaros em 20 de janeiro - Esta deusa búlgara é a deusa da morte e renovação. Muitas vezes precisamos deixar algo partir para um novo renascer. Acenda uma vela escura e invoque Baba Yaga. Peça que limpe as energias negativas e abra caminhos para as coisas novas e boas em sua vida.


Dia do Farmacêutico -  Em 3 de Novembro de 2010 o Senado aprovou o projeto de Lei PLC 145/08 instituindo dessa forma oficialmente o Dia Nacional do Farmacêutico no Brasil.  A data foi escolhida por um fato histórico, no dia 20 de janeiro de 1916, foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro.

INÍCIO DO SIGNO DE AQUÁRIO
Décimo primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Capricórnio e Peixes e associado à constelação de Aquarius.
Forma com Gêmeos e Libra a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os aquarianos são as pessoas nascidas entre 20/21 de janeiro e 19/20 de fevereiro.
Palavras chaves que definem o Aquariano: Humanitário , Intuitivo, Reformulador , Impulsivo , Excêntrico, Extravagante.
Elementos:
Seu Signo é do Elemento Ar: é o Elemento da comunicação, da ligação. É ele que conceitualiza, relaciona, idealiza e explica o Universo. Utilizado corretamente ele dá a capacidade da palavra, o poder criador, leve e fluído do pensamento. Utilizado em excesso origina dispersão, nervosismo mental e uma comunicação errada, vaga e descontrolada.
Em signos do elemento Ar, o auto-conhecimento é atingido através da visão conceitual do mundo, da comunicação e dos relacionamentos.
Sol em Aquário: "Sou a minha diferença, sou o meu grupo".
O processo de consciência passa por uma conceitualização do mundo com base em grandes ideais e ideologias sociais. Tem uma expressão original, diferente, que pode ser muito criativa ou tornar-se excêntrica e rebelde.
Interpretação:
Independência, amor pela liberdade. Cooperação e idéias progressistas. Excêntrica. Como regra geral, quando se decide jamais desistirá até que sua meta seja atingida.(fonte: www.esoterikha.com)  


NA HISTÓRIA:

20/01/1951 - É inaugurada a TV Tupi no Rio de Janeiro – Brasil.

20/01/1961 John Fitzgerald Kennedy toma posse como o 35º presidente dos Estados Unidos da América.

20/01/1969 Richard Nixon  toma posse como 37º presidente dos Estados Unidos da América.

20/01/1972A TV Difusora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.

20/01/1981Ronald Reagan jura seu cargo como 40º presidente dos Estados Unidos.

20/01/1985 – É inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos.


20/01/1983 - Morre Mané Garrincha - Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, morreu em 20 de janeiro de 1983. Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu.


20/01/1985 Ronald Reagan  toma posse de seu segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos.

20/01/1966 Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais,  tendo sido morto e capturado seres extraterrestres, no caso do ET de Varginha.

20/01/2002 O corpo do prefeito Celso Daniel, da cidade de Santo André, SP, é encontrado com 11 tiros.

20/01/2009Barack Hussein Obama II toma posse como 44º presidente dos Estados Unidos.


ANIVERSARIANTES 20 de janeiro (amigos do orkut e facebook)


 Ariane Gomes

Maria Paula Gallo



ANIVERSARIANTES 20 de janeiro - (menos famosos):
 www.projetovip.net
HÁ 147 ANOS NASCIA EUCLIDES DA CUNHA

Euclides da Cunha
EUCLIDES RODRIGUES PIMENTA DA CUNHA
Nascimento: 20/01/1866, Santa Rita do Rio Negro, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Ana
Falecimento: 15/08/1909, Estação da Piedade, Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Duelo de revólver com o Cadete Dilermando de Assis (absolvido 2 anos depois), amante de sua mulher)
Engenheiro, jornalista (faz a cobertura da Guerra dos Canudos, 1897), professor e escritor (autor de "Os Sertões", 1902); membro da ABL (Associação Brasileira de Letras, 1909).


HÁ 97 ANOS NASCIA CHACRINHA

Chacrinha
JOSÉ ABELARDO BARBOSA DE MEDEIROS
Nascimento: 20/01/1916, Surubim, Pernambuco, Brasil
Casamento: Florinda Barbosa; 3 filhos: José Amélio, Jorge Abelardo e Zé Renato
Falecimento: 30/06/1988, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer no pulmão
Radialista (anos 1940 e 1950) e apresentador de TV (1956, programa "Rancho Alegre", TV TUPI); radicado no RJ (1940), começa a carreira como locutor da Rádoi TUPI, onde ganha o apelido (1943); cria os programas de auditório "Cassino do Chacrinha", "Discoteca do Chacrinha" (1957, TV TUPI, EXCELSIOR e GLOBO) e "A Hora da Buzina" (1968, rebatizado de "Buzina do Chacrinha" em 1970, TV GLOBO); volta à TV TUPI (1972) e vai para BANDEIRANTES (1978), retornando à GLOBO em 03/1982, com o "Cassino do Chacrinha"; conhecido como "Velho Guerreiro", cria bordões como "Quem não se comunica se trumbica", "Eu vim para confundir, não para explicar", "Alô, Terezinha!", "Na TV nada se cria, tudo se copia", etc; 47 anos de carreira.

HÁ 93 ANOS NASCIA FEDERICO FELLINI

Federico Fellini
FEDERICO FELLINI
Nascimento: 20/01/1920, Rimini, Emilia-Romagna, Itália
Filiação: Urbano Fellini (1894-1956, vendedor imobiliário) e Barbiani (1896-1984); tem 2 irmãos: Riccardo (1921-1991) e Maria Maddalena (1929-2002)
Casamento: Giulietta Masina (30/10/1943 a 31/10/1993, sua morte): filho Pier (22/03/1945 - morre com um mês)
Falecimento: 31/10/1993, Roma, Itália
Causa: Ataque cardíaco
Roteirista (estréia em "I Cavalieri del Deserto", 1942) e diretor cinematográfico (estréia em "Luci del Varietà", 1950) e de TV (estréia em "NBC Experiment in Television", 1969); destaca-se escrevendo e dirigindo filmes como "Lo Sceicco Bianco" (1952), "Boccaccio'70" (1962), "Giulietta degli Spirit" (1965), etc; último trabalho: La Voce della Luna" (1990, escreve e dirige); indicado ao OSCAR de Roteiro por "Roma, Città Aperta" (1945), Paisà" (1950), "I Vitelloni" (1953), "La Strada" (1954), "La Dolce Vita" (1960), "8 1/2" (1963), "Amarcord" (1973) e "Il Casanova di Federico Fellini" (1976) e de Direção por "La Dolce Vita" (1960), "8 1/2" (1963), "Fellini - Satyricon" (1969) e "Amarcord" (1973); "tido como o cineasta do onírico, é ateu confesso.

EDWIN ALDRIN FAZ 83 ANOS

Edwin Aldrin
EDWIN EUGENE ALDRIN JR.
Nascimento: 20/01/1930, Montclair, New Jersey, Estados Unidos
Casamento: filhos J. Michael (1955), Janice R. (1957) e Andrew Jr (1958)
Militar (Coronel) formado em West Point, piloto da USAF (United States Air Force) e astronauta da NASA (10/1963 a 07/1971); participa das missões GEMINI XII e APOLLO 11; segundo homem a pisar na Lua (20/07/1969), no módulo lunar EAGLE (APOLLO 11), lá ficando 2:15 h (no Espaço, totaliza 12 dias 1:52 h); oficializa o apelido "Buzz" (anos 1980); aposenta-se em 1972, voltando à Força Aérea em cargo gerencial e promovendo a exploração espacial em palestras; presbiteriano, tem crises de depressão e alcoolismo; tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.


LORENZO LAMAS FAZ 55 ANOS

Lorenzo Lamas
LORENZO Y DE SANTOS LAMAS
Nascimento: 20/01/1958, Santa Monica, California, Estados Unidos
Filiação: Fernando Lamas e Arlene Dahl
Casamento: Victoria Hilbert (1981 a 1982, divórcio); Michelle Smith (22/05/1983 a 1985, divórcio): filhos A. J. Lamas (12/1983) e Shayne (11/1985); Kathleen Kinmont (20/01/1989 a 1993, divórcio); Shauna Sand (27/04/1996 a 2002, divórcio): filhos Alexandra Lynne (22/11/1997), Victoria (24/04/1999) e Isabella Lorenza (02/02/2001); tem ainda uma filha, Paton Ashbrook (1988), com Daphne Ashbrook
Ator cinematográfico (estréia em "100 Rifles", 1969) e TV (estréia em "Switch", 1977); destaca-se em filmes como "Grease" (1978), "Night of the Warriors" (1991), "The Rage" (1997), etc


JORGE KAJURU FAZ 52 ANOS

Jorge Kajuru
 JORGE KAJURU - (JORGE REIS DA COSTA)
Nascimento: 20/01/1961, Cajuru, perto de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Filiação: José da Costa e Maria José Nasser da Costa
Jornalista esportivo polêmico, inicia carreira em SP ajudado por Osmar Santos (Rádio Globo, 1977); estréia na TV (SBT, 1984), onde torna-se amigo de Juca Kfouri; passa a assinar Kajuru (1986); inaugura a Rádio K (01/12/1997) em Goiás.  





MONICA TORRES FAZ 52 ANOS                 

Mônica Torres
MÒNICA DA ROCHA TORRES
Nascimento: 20/01/1961, Brasil
Casamento: José Wilker (divórcio): filha Isabel; Marcello Antony (11/05/2002): filhos Francisco e Stephanie (adotados); Contardo Calligaris (06/05/2011)
Atriz cinematográfica (estréia em "Lerfá Mú", 1979) e de TV (estréia no seriado "Marina", 1980); destaca-se em filmes como "Gabriela, Cravo e Canela" (1983), "Pequeno Dicionário Amoroso" (1997), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Rainha da Sucata" (1990), "Da Cor do Pecado" (2004), "Belíssima" (2005 a 2006), etc.   


GIAN FAZ 46 ANOS      

Gian
 GIAN - (APARECIDO DOS REIS MORAES)
Nascimento: 20/01/1967, São Paulo, Brasil
Filiação: Francisco
Músico (violonista) e cantor sertanejo; membro da dupla GIAN & GIOVANI (seu irmão); primeiro LP: "Gian & Giovani" (11/11/1988, CONTINENTAL); destaca-se com músicas como "Amante Anônimo", "Codinome Beija-Flor", "Eu Busco uma Estrela", etc.  





FÁBIO VILLA VERDE FAZ 42 ANOS   

Fábio Villa Verde
FÁBIO VILLA VERDE
Nascimento: 20/01/1971, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José Villa Verde e Thereza
Casamento: Regiane Cesnique (filho Rafael, 09/02/2009); tem ainda outro filho - João Pedro (2000) - do primeiro casamento
Ator de teatro, TV (estréia na novela "Brilhante", 1981) e cinema (estréia em "Os Vagabundos Trapalhões", 1982); destaca-se em filmes como "Atrapalhando a Suate" (1983), "Soluços e Soluções" (2000), "Didi quer ser Criança" (2004), etc. e em seriados de TV como "Vale Tudo" (1988), "Gente Fina" (1990), "A Padroeira" (2001), etc.

LUCIANO FAZ 40 ANOS

Luciano
 LUCIANO - (WELSON DAVID CAMARGO)
Nascimento: 20/01/1973, Pirinópolis, Goiás, Brasil
Filiação: Francisco e Helena
Casamento: Cléo (filho Wesley); tem ainda as gêmeas Isabella e Helena
Músico (violonista), cantor e compositor sertanejo, da dupla ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO (1990); primeiro LP: "Zezé Di Camargo & Luciano" (1991) com o primeiro sucesso: "É o Amor"; destaca-se com músicas como "A Minha História", "Vem Cuidar de Mim", "Pra Mudar Minha Vida", etc; batem os 20.000.000 de cópias vendidas na carreira, comemorados com uma edição comemorativa de seus 100 maiores sucessos.



IN MEMORIAM:

 MESTRE VITALINO
Vitalino Pereira dos Santos
(10/07/1909 – 20/01/1963)
Foi um CERAMISTA popular brasileiro.
Filho de lavradores, Mestre Vitaliano foi um artesão por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore  do povo nordestino.
As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Masp. Em 1955, integrou na Suiça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.
O reconhecimento do artista foi ampliado após a sua morte. A biografia do artista inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos carnavais de 1977 e 2009. A Festa de São João de aruaru o adotou como a personalidade homenageada de 2009.
Suas obras mais famosas são Violeiro, O enterro na rede, Cavalo-marinho, Casal no boi, Noivos a cavalo, Caçador de onça e Família lavrando a terra.
A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino. O entorno é ocupado por oficinas de artesãos.
Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, França. No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, RJ, no Acervo Museológico da UFPE, em Recife; e em Alto do Moura.(fonte: Wikipedia)


Dê um sorriso para quem
esqueceu como se faz isso.
Acelere seus pensamentos, mas
não permita que eles te consumam
Olhe para o lado, alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé,não a perca nunca.
Caso sinta-se só, olhe para as estrelas,
Não estão ao seu alcance mas estarão
eternamente brilhando para você! 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                   DOMÊNICO

2 comentários:

  1. Dia do Farmacêutico. O Boticário que manipulava poções de acordo com os males do paciente - alopatia ou homeopatia... Suturava com perfeição em caso de acidentes tanto crianças quanto adultos... Prescrição de drogas com consciência profissional e tratamentos específicos... Hoje procuram decifrar as caligrafias ilegíveis com muito zelo... helena macuco mosca

    ResponderExcluir
  2. RADAMES MACUCO MOSCA21 de janeiro de 2013 21:02

    "DIA DA CONSCIÊNCIA INDÍGENA DOS FILHOS DA NAÇÃO "TUPI" EM PINDORAMA" QUANDO MORREU NAS MÃOS DOS INVASORES PORTUGUESES O CACIQUE AYMBERÊ, 20.01.1557. QUEM APRECIAR AS LETRAS DA MÚSICAS DO "PROJETO: SÃO PAULO LITORAL BLUES" VERÁ O RESPEITO AOS ÍNDIOS DO BRASIL, DE NOSSA PARTE! OS ÍNDIOS CONTRIBUÍRAM COM SEU CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADOS PELOS FARMACÊUTICOS TAMBÉM ! MUITOS DE NOSSOS CHAZINHOS FORAM ENSINADOS PELOS BUGRES AOS HOMENS DA SAÚDE . DIA DO FARMACÊUTICO TEVE NA NOSSA FAMÍLIA TIA NESA ! IRONIA DO DESTINO! OS ÍNDIOS FORAM DIZIMADOS EM GRANDE PARTE E NOS LEGARAM ENSINAMENTOS QUE SALVARIAM MUITOS BRANCOS.

    ResponderExcluir