>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

*15/01/2014 - quarta-feira* - DIA DOS ADULTOS...

*15/01/2014 - quarta-feira* 
Dia dos Adultos Cada um tem seu momento de se descobrir adulto, e nunca é igual pra todo mundo, é tão particular...às vezes é tão bonito, às vezes é tão árduo...Sejamos estes adultos, porque não há escapatória, mas sem perder o frescor da infância. (trabalhonota10.com.br).



Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao 

Doping nos Esportes

Comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.638 de 14 de maio de 2012, para marcar a data do nascimento da nadadora brasileira, Maria Lenk, que nasceu em 15 de janeiro de 1915.
Em 1932 foi a 1ª sul-americana a competir numa Olimpíada, tendo sido recordista mundial e fundadora da Escola Nacional de Educação Física, cuja celebração tem por fim incentivar a prática do jogo limpo ou "fair play", que consiste em um modo de se praticar esportes baseado nos ideais de solidariedade, lealdade e respeito mútuo. Fonte: http://diasde.com/
HÁ 99 ANOS NASCIA MARIA LENK
Maria Lenk
MARIA EMMA HULGA LENK
Nascimento: 15/01/1915, São Paulo, Brasil
Filiação: Descendência alemã
Falecimento: 16/04/2007, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto, após um treino
Nadadora; radicada no Rio de Janeiro, é a primeira expoente das piscinas brasileiras; especialista em 200 e 400 m Peito, campeã sul-americana, primeira sul-americana a particiar de uma Olimpíada (Los Angeles, 1932) e primeira mulher a nadar Borboleta, quando o estilo foi admitido no nado de Peito (1936); recordista mundial dos 200 m Peito: 2'56" e 400 m Peito: 6'15"8 (1939); realiza a primeira mostra de nado sincronizado no país (1943, Rio de Janeiro) e organiza a primeira competição (1948, ACM - Associação Cristã de Moços - Rio de Janeiro); após 12 anos de competições, deixa as piscina, passando a treinadora; co-fundadora da Escola de Educação Física e Desportos da atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), retorna com 69 anos, ganhando mais títulos e batendo recordes para a faixa dos 80 anos.




 Dia da Imprensa Filatélica - Imprensa filatélica no Brasil nasceu modestamente em São Paulo, em 1882. Criou-a o jovem colecionador Luís Levy, comerciante,compositor e exímio pianista, estabelecido à rua da Imperatriz, n. 4.
 Luís Levy (São Paulo, 1861 - Rio de Janeiro, 1935) falava e escrevia corretamente em cinco idiomas o que lhe facilitava a comunicação com filatelistas do mundo inteiro e a troca de peças com outras pessoas que tinham o mesmo hobby.
A princípio foi apenas um amador, mas logo percebeu que poderia vender selos e com os ganhos ampliar sua coleção. Assim, como se tornasse um comerciante, teve a idéia de propagar o gosto pela filatelia através de uma publicação especializada. Em 15 de janeirode 1882, circulava na cidade de São Paulo um modesto jornalzinho intitulado Brazil Philatelico.
A reduzida quantidade de colecionadores na então pequena cidade paulistana fez com que a publicação não tivesse vida longa. Apenas alguns números saíram à luz e o jornalzinho deixou de circular. Mas o caminho da imprensa filatélica estava aberto e outras publicações especializadas viriam a aparecer em diversas cidades brasileiras com o progressivo aumento do colecionismo postal.
Hoje centenas de profissionais trabalham nos vários órgãos existentes, reunidos na Associação Brasileira dos Jornalistas Filatélicos - Abrajof.
E, em homenagem à iniciativa pioneira de Luís Levy, no dia 15 de janeiro se comemora o Dia da Imprensa Filatélica.
Por ocasião do centenário do lançamento do primeiro órgão impresso dedicado aos filatelistas, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em comemoração à data.
Hoje, a principal publicação brasileira sobre filatelia, por ser oficial, é a Revista COFI editada pela própria Empresa de Correios, contendo todos os lançamentos nacionais com as características de cada peça filatélica, além de um vasto e bem elaborado noticiário sobre o que emitem outras nações em matéria de selos postais, principalmente aquelas que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. (fonte: Wikipedia) 

Dia da Wikipedia -  para marcar a data do lançamento da nossa enciclopédia livre, em 15/01/2001.



Dia Mundial do CompositorHeitor Villa-Lobos foi o maior compositor das Américas. Compôs cerca de 1.000 obras. Foi através dele  que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. Outros nomes como: Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc. são talentos que enriqueceram a linguagem musical do país. (portoweb)
NOTA: O DIA NACIONAL DO COMPOSITOR BRASILEIRO É COMEMORADO EM 07 DE OUTUBRO... 


A secular imagem de Santo Amaro está na Igreja Matriz
Foto: José Moraes, publicada com a matéria
Dia de SANTO AMARO, padroeiro do GUARUJÁ
HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ
Padroeiro caminhou sobre as águas
Santo Amaro, que viveu no século VI na Europa, e andou sobre as águas para salvar seu irmão, foi o protagonista de um milagre em Guarujá, com outro elemento básico: o fogo: quando sua capela se incendiou, a imagem continuou intacta. Essas histórias foram lembradas pelos jornalistas Joaquim Ordonez e Nilson Regalado, no suplemento Guarujá do jornal santista A Tribuna, em 15 de janeiro de 2005 - dia em que o município festejava seu padroeiro. Saiba mais sobre a história em nosso blog>>>
GUARUJÁ - Dia do Padroeiro será celebrado com miss...


Dia principal do Festival de Carmentalia  - comemorado no Império Romano, em honra a  Carmenta,  tida como a deusa do parto e da profecia, com o poder de olhar para o passado e para o futuro, ligada à inovação tecnológica, bem como a proteção das mães e das crianças, e patrona das parteiras, além de ser atribuída a ela também, a criação do Alfabeto Latino. Tem início em 11 de janeiro.  É realizado tradicionalmente no dia 15 de janeiro que é um dia excelente para consultar qualquer tipo de oráculo, pois dizem que neste dia eles não podem mentir. O festival era presenciado apenas por mulheres. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmenta)



COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia nacional de suco Fresco Espremido na hora  ou "National Fresh Squeezed Juice Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.



NA HISTÓRIA:
15/01/1985 – No Brasil, é eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta, Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.



15/01/2009 – Um Airbus A320 da US Airways falha após a decolagem do aeroporto de La Guardia, em Nova York, devido à aves que foram sugadas pelas turbinas. O piloto Chesley Sullenberger, num ato heróico, é obrigado a pousar nas águas do rio Hudson. Todos os 155 passageiros e tripulação do Voo US Airways 1549 sobreviveram sem ferimentos graves.


ANIVERSARIANTES 15/01 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Quarta, 15 de janeiro





ANIVERSARIANTES 15/01 - (menos famosos):   
www.projetovip.net
HÁ 392 ANOS NASCIA MOLIÈRE
Molière

JEAN-BAPTISTE POQUELIN
Nascimento: 15/01/1622, Paris, França
Falecimento: 17/02/1673, Paris, França
Causa: Hemorragia pulmonar
Dramaturgo, o maior comediógrafo do teatro francês; protegido do rei Louis XIV (24/10/1658); escreve sobre a hipocrisia, as convenções sociais repressoras, crendices, natureza humana; 28 peças.
"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato".





HÁ 85 ANOS NASCIA MARTIN LUTHER KING

Martin Luther King
MARTIN LUTHER KING JR
Nascimento: 15/01/1929, Atlanta, Estados Unidos
Filiação: Martin Luther King e Alberta Williams
Casamento: Coretta Scott (18/06/1953): filhos Yolanda Denise, Martin Luther III, Dexter Scott e Bernice Albertine
Falecimento: 04/04/1968, 6:01 h, Memphis, Tennessee, EUA
Causa: Assassinado com um tiro no rosto quando se encontrava na sacada de um hotel, pelo racista James Earl Ray
Religioso e ativista político; graduado em Sociologia no Morthouse College (1948) é formado no Seminário Teológico Crazer, em Chester, Pennsylvania (1951); torna-se pregador batista em Montgomery, Alabama (1954) e luta pacificamente pelo fim da discriminação racial e igualdade de direitos dos negros; organiza o boicote aos transportes públicos (1956) em protesto à prisão da negra Rosa Parks por ter se recusado a ceder seu lugar num ônibus a um branco (1955) e funda a SCLC (1957, Conferência de Cidadãos Livres do Sul); lidera manifestações como a Marcha Sobre Washington, reunindo 200.000 pessoas e onde faz seu discurso "I Have a Dream" (Eu Tenho um Sonho), diante do Monumento de Lincoln (1963); Nobel da Paz (10;1964 - o mais novo, até então).
"Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos".



HÁ 108 ANOS NASCIA ONASSIS
Aristóteles Onassis
ARISTÓTELES SOKRATIS ONASSIS
Nascimento: 15/01/1906, Esmirna, Turquia
Casamento: Athina Livranos (1946 a 1960, divórcio); filhos: Alexander e Christina; romance com Maria Callas (1959); Jacqueline Kennedy (1968)
Falecimento: 15/03/1975
Causa: Complicações após cirurgia
Torna-se empresário na ARG, vindo a ser o milionário armador pioneiro na construção de petroleiros e o mais poderoso no setor mercante da GRE; fortuna estimada em US$ 3.000.000.000.  




HÁ 96 ANOS NASCIA NASSER
Nasser
GAMAL ABDEL NASSER
Nascimento: 15/01/1918, Ben Mor, Alexandria, Egito
Falecimento: 28/09/1970, à tarde
Causa: Ataque cardíaco (durante as conversações sobre a paz na Jordânia
Militar e político; funda a Sociedade dos Oficiais Livres (com o objetivo de reerguer o Exército e o país); derruba o rei Faruk (07/1952); Presidente (04/1954 à sua morte), governa entre Capitalismo e o Socialismo (de 1954 a 1970) e tenta unir o mundo árabe - o pan-arabismo; nacionaliza o Canal de Suez (26/07/1956); faz 3 guerras catastróficas contra Israel (com e sem aliados) e organiza a associação com a Síria (República Árabe Unida).  

HÁ 96 ANOS NASCIA JOÃO FIGUEIREDO
João Figueiredo
JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
Nascimento: 15/01/1918, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filição: Euclides de Oliveira Figueiredo (Militar) e Valentina Silva; tem os irmãos Euclides e Guilherme
Casamento: Dulce Maria de Guimarães Castro (filhos Johnny e Paulo Renato); tem um relacionamento extraconjugal com Edine de Souza Correa, funcionária do SNI (Serviço Nacional de Informações), com quem tem o filho David
Falecimento: 24/12/1999, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência renal e cardíaca
Militar e político; Ministro-Chefe do SNI do Rio de Janeriro (09/1964 a 06/1968), assume a chefia geral (1974); último General a ocupar a presidência (15/03/1979 a 15/03/1985), cria o Estado de Rondônia e inaugura a Hidrelétrica de Itaipú (25/10/1984); promulga a Lei da Anistia e restaura o pluripartidarismo; durante seu governo dá-se o episódio do Riocentro (onde explodem 2 bombas num automóvel), os escândalos do grupo COROA-BRASTEL (1981) e DELFIM (1982), os casos CAPEMI e Baumgarten, as primeiras eleições para Governador (1982) e a Campanha das Diretas Já; portador de insuficiência coronariana, mesmo sabendo do entupimento de várias artérias, fuma 2 maços de cigarros/dia; sofre infarto do miocárdio durante visita ao Rio de Janeiro (1981) e submete-se a uma cirurgia da aorta.
"Quero que me esqueçam!".


HÁ 91 ANOS NASCIA FLAVIO CAVALCANTI
Flávio
Cavalcanti
FLÁVIO ANTONIO BARBOSA NOGUEIRA BEZERRA CAVALCANTI
Nascimento: 15/01/1923, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: "Belinha"; tem 3 filhos (incluindo Flávio Cavalcanti Júnior, executivo de comunicações)
Falecimento: 26/05/1986, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Problemas cardíacos (depois de uma isquemia miocárdica aguda durante seu programa, um dia antes)
Jornalista, compositor popular e apresentador de rádio (estréia com o programa "Discos Impossíveis", 1951, TUPI) e TV (estréia com o programa "Noite de Gala", 1955 a 1966, TV RIO); inicia a carreira como repórter do jornal carioca "A Manhã" (1945); trabalha na rádio MAYRINK VEIGA (1952); polêmico, faz sucesso apresentando os programas "Nós, os Gatos" (1955, com Jacinto de Thornes), "Um Instante Maestro!" (1957, TV TUPI), "A Grande Chance" (1966), "Sua Majestade é a Lei" (1966), "Programa Flávio Cavalcanti" (1968, em Portugal e depois na TV TUPI, em 1970); entre seus entrevistados, figuras como o político Tenório Cavalcanti e o presidente John Fitzgerald Kennedy (1963); cria o primeiro júri de televisão na TV EXCELSIOR (1965); é suspenso pela Ditadura, acusado de proteger a atriz Leila Diniz (1970); estréia no cinema em "O Homem de Papel" (1976) e faz o programa "Boa Noite, Brasil!" (1982, BANDEIRANTES); volta a fazer o programa "Flávio Cavalcanti" (1983 a 1986, SBT).


HÁ 79 ANOS NASCIA CAZARRÉ
Older Cazarré
OLDER BERARD CAZARRÉ
Nascimento: 15/01/1935, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Darcy Cazarré e Dea Selva - atores; tem um irmão também ator: Olney Cazarré
Casamento: Tem um filho: Cazarré Filho
Falecimento: 26/02/1992, madrugada, a caminho do Hospital Rocha Maia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Alvejado por uma bala perdida enquanto dormia em seu apartamento em Copacabana, durante tiroteio no vizinho Morro do Pavãozinho
Dublador, comediante e ator cinematográfico (estréia em "O Bobo do Rei", 1937) e de TV (estréia em "Sétimo Céu", 1958); destaca-se em filmes como "Sai de Baixo" (1956), "A Super Fêmea" (1973), "Pintando o Sexo" (1977), etc. e em seriados como "Na Idade do Lobo" (1972, TV TUPI), "O Sheik de Ipanema" (1975, TV TUPI), "Feijão Maravilha" (1979), etc; dubla diversos personagens de desenhos-animados (DOM PIXOTE, ZÉ COLMÉIA CHUMBINHO, HOMEM-GARRA, etc.), bem como o personagem JAIMINHO do seriado CHAVES (Rede SBT); último trabalho: a novela "Fera Radical" (1988, Rede GLOBO).

ARNALDO CESAR COELHO FAZ 71 ANOS
Arnaldo César
Coelho
ARNALDO CÉSAR COELHO
Nascimento: 15/01/1943, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Árbitro de Futebol, começa a carreira no início dos anos 1960, no futebol de praia; profissionaliza-se (1965) e entra para a FIFA (1968); apita nas Copas da Argentina(1978) e Espanha (1982), tornando-se o primeiro árbitro não-europeu a dirigir uma final (1982, Itália 3 X 1 Alemanha); é o árbitro brasileiro mais atuante em Copas (7 - 4 como árbitro); comentarista e analista de arbitragem (Rede Globo).


EMÍLIO ORCIOLLO FAZ 40 ANOS
Emílio Orciollo
EMÍLIO ORCIOLLO NETTO
Nascimento: 15/01/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Apresentador e ator de TV (estréia em "Angel Malo", 1986), teatro (estréia em "Viva a Palhoça", 1992) e cinema (estréia em "Acquaria", 2003); destaca-se em telenovelas como "Kubanacan" (2004), "Alma Gêmea" (2005), "Desejo Proibido" (2007), etc; apresenta o programa "Globo Ciência"; sucesso com peças como "Luzes da Boemia" (1996), "O Guarani" (1998), "Beijo no Asfalto" (2006), etc.




Eduardo Sterblitch
Nome completoLuiz Eduardo Sterblitch Páschoa
Nascimento15 de janeiro de 1987 (27 anos)
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidade Brasil
Estatura1,82 m
OcupaçãoComediantehumorista e ator
É um comediantehumorista e ator brasileiro de teatrocinema e televisão. Ficou conhecido nacionalmente como integrante do programa de humor Pânico na TV atualmente como: Pânico na Band.






Um comentário:

  1. RADAMÉS MACUCO MOSCA15 de janeiro de 2014 às 22:57

    """"""" MONGAGUÁ FM 92,5MHZ - BLOGSPOT"""""" TEMA :*** DIA DO ADULTO *** VOU CONFESSAR O MOMENTO EXATO, DIA NÃO ME LEMBRO, EM QUE ME TORNEI E ME SENTI UM ADULTO, COM MUITA EMOÇÃO E ORGULHO! 'MAMÃE' (SEMPRE ME REFIRO A ELA COMO SE FOSSE EU UMA CRIANÇA AINDA) PEDIRA AO VIZINHO QUE TRABALHAVA NA 'REAL AEROVIAS' QUE ME COLOCASSE QUANDO POSSÍVEL! MORÁVAMOS NO AEROPORTO QUASE EM FRENTE AO ANGAR DA 'VASP'. O TEMPO FOI AMIGO E DIAS DEPOIS ME DEU TODO O MATERIAL DIDÁTICO SOBRE AVIAÇÃO, METEOROLOGIA, E, EU DEVOREI AS APOSTILAS! AMAVA A AVIAÇÃOI EU FÔRA CHEFE ESCOTEIRO DO AR, DA AERONÁUTICA! FIZ, BRILHANTEMENTE, O TEXTE, MODÉSTIA À PARTE, E LÁ FUI EU SONHANDO ACORDADO! O NOSSO VIZINHO ERA UM PAI PRA MIM! TRABALHEI NO 'CONTROLE DE VOO' . LIDAS AS MENSAGENS ENVIADAS PELOS 'ROVS'' OU 'RÁDIO OPERADORES DE VOO', EU DEVERIA POSICIONAR NO QUADRO DE FELTRO OS AVIÕEZINHOS PEQUENINOS DE PLÁSTICO SOBRE O LUGAR, SÍTIO, OU MUNICÍPIO CITADO NA MENSAGEM FORNECIDA PELO TELETIPO! CONTENDO QUANTOS PAX, OU PASSAGEIROS, TRIP OU TRIPULASÇÃO, NOME DO COMANDANTE AVIADOR,, COPILOTO, E, 4 COMISSÁRIOS(AS) DE VOO, AEROMOÇAS OU COMISSÁRIAS DE BORDO! CODIGOS ' Q ' E DECORAR O CÓDIGO DAS CIDADES OU LOCAIS DE POUSO, COM 3 OU 2 LETRAS! QUANMDO RECEBI AQUELE ENVELOPE COR DE TERRA COM MEU PRIMEIRO ORDENADO, APÓS UM MÊS E DIAS DE TRABALHO, CHEGUEI EM CASA E O ENTREGUEI SEM ABRIR E NEM CONFERIR NAS MÃOS DE MINHA 'MAMÃE' COM O CORAÇÃO BATENDO FORTE! ... DISSE BAIXINHO,PARA MIM MESMO!... HOJE SOU UM HOMEM! Apenas um tocador de gaita,radamés da gaitas

    ResponderExcluir