>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 8 de novembro de 2015

08/11/2015 - domingo - CARLOS CHAGAS, UMA HOMENAGEM...e+

08/11/2015 - domingo



Há 81 anos, em 08/11/1934 Morria Carlos Chagas, o grande cientista
Ficheiro:Carlos chagas e albert einstein.jpgCarlos Chagas e equipe do Instituto Oswaldo Cruz, em recepção a Albert Einstein.

Carlos Chagas nasceu na cidade Oliveira, Minas Gerais em 1879. Concluído o curso de Humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1903, já formado, o jovem facultativo defendeu sua tese obtendo o grau de doutor, o que o colocou pela primeira vez em contato com Oswaldo Cruz.
Realizou sua primeira campanha contra a malária em 1905 e, no ano seguinte, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz, onde trabalharia o resto de sua vida.

Foi no exercício de chefe dos serviços de saúde no interior do país, que Carlos Chagas fez as suas preciosas observações sobre o barbeiro, inseto que prefere as casas mais humildes, com paredes de adobe.

O professor Carlos Chagas conseguiu renome universal com a descoberta da "Moléstia de Chagas", cujo micróbio , o Tripanosoma cruzi, nome dado em homenagem ao grande Osvaldo Cruz, foi ele o primeiro a isolar e classificar.

Em 1912, recebeu o prêmio Schaudim, destinado ao melhor trabalho de protozoologia e de microbiologia. 
Ficheiro:Carlos chagas 2.jpg
Carlos Chagas foi um eminente sanitarista, respeitado não só no Brasil como no estrangeiro. Aí estão as eficientes campanhas contra a peste, o impaludismo, gripe, tuberculose e hanseníase. Foi o primeiro a descrever as lesões da medula óssea provocadas pela malária.

Foi membro permanente do Comitê de Higiene da Sociedade das Nações e diretor técnico do Instituto Internacional da Lepra; Sucedeu Osvaldo Cruz na direção científica do Instituto de Manguinhos. Foi igualmente professor dedicado e brilhante da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Morreu nesta data, com a penas 55 anos. Mas a glória lhe sorrira desde a mocidade. Até hoje nenhum cientista brasileiro, de qualquer área, o ultrapassou em números de citações bibliográficas.(http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5710) 
Estátua de Carlos Chagas no Rio de Janeiro
SINOPSE:.
CARLOS CHAGAS
Carlos Chagas
 CARLOS RIBEIRO JUSTINIANO CHAGAS
Nascimento: 09/07/1878, Fazenda do Bom Retiro, a cerca de 20 km de Oliveira, Minas Gerais, Brasil
Filiação: José Justiniano Chagas e Mariana Cândida Ribeiro de Castro
Casamento: Iris Lobo (1904); filhos: Evandro Serafim Lobo Chagas (1905) e Carlos Chagas Filho (1910)
Falecimento: 08/11/1934, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto
Médico e sanitarista; atua na erradicação da malária em Santos, Baixada Fluminense e Lassance (MG); descobre o protozoário causador da Doença de Chagas (Trypanosoma cruzi - "Barbeiro") e descreve a doença e o transmissor (mosquito barbeiro); edita o primeiro Código Sanitário do Brasil (anos 1920) e cria progrmas específicos para maternidade, infância, sífilis, lepra e tuberculose; estende os Postos de Saúde às áreas rurais e cria cursos pioneiros de enfermagem, higiene e saúde pública.
"O passado é o nosso maior tesouro. Não nos dirá o que fazer, mas mostrará o que evitar".

............................................................................................

Praça Dudu Samba, em Mongaguá
,Dia Mundial do Urbanismo - Estabelecido em comum acordo entre os países membros da ONU -  O período de transição que as  cidades estão passando, com cada vez mais gente e menos emprego, saúde e qualidade de vida, é uma preocupação do urbanismo atual. O campo de atuação do profissional dessa área compreende uma grande diversidade de ações, entre as quais, a urbanização de favelas, a reciclagem de espaços, o gerenciamento de obras públicas e a participação em equipes multidisciplinares para elaboração de relatórios de impacto ambiental. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).


............................................................................................

 


Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas -(Técnicos e Tecnólogos em Radiologia) - O profissional desta área, o Radiologista, é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios. A comemoração homenageia o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que em 8 de novembro descobriu acidentalmente, o Raio X.
CURIOSIDADES:
. A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen.
. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga.
. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br). 


............................................................................................
Dia de Gwynn ap Nudd - (Mitologia Galesa)
Hoje é o dia de Gwynn Ap Nud, na tradição do País de Gales. Ele é chamado também de Lord das Fadas.Vive numa montanha chamada “Glastonbury Tor”, no que seria o antigo reino de Avalon, na Inglaterra. Essa montanha tem cerca de 500 metros de altura e no seu topo ainda pode-se ver as ruínas da torre de Saint Michel, do século XII.
Atualmente, é um lugar de peregrinação. Acredita-se que nessa montanha exista uma porta de entrada para o mundo de Avalon pois o nome Tor significa portal, passagem. É também chamada de “Montanha Mágica” e é guardada por seres elementais.
Segundo a lenda, nesse período, início de novembro, Gwynn abre as portas do mundo mágico permitindo que suas fadas saiam e transitem no mundo dos mortais. Elas ficam tão felizes que realizam nossos desejos. É só pedir.
Na cultura celta, ele é o Deus da Caça, o guardião da vida selvagem. É também uma divindade protetora dos limites pois está ligado ao mundo dos seres elementais. Tanto que em rituais mágicos é invocado para proteção.Gwynn Ap Nud, quer dizer Gwyn, filho de Nudd. E Gwin, significa belo, branco, brilhante, luminoso.Procure prestar atenção na natureza hoje. Pois uma fada pode lhe aparecer pronta para realizar um desejo seu. Mas é preciso merecê-lo, claro. (http://agendaesoterica.blogspot.com)
MAGIA: Coloque três flores azuis em um vaso durante este dia e um prato de mel na janela durante a noite. Escreva seu desejo num papel azul e deixe embaixo do vaso e do pires.  (imagem:  http://tuathalunar.blogspot.com)


............................................................................................


Eventos históricos:
08/11/1793 - Primeira abertura do Louvre ao público como museu - O Museu do Louvre, localizado em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napoleão, no centro de Paris, situa-se entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées. O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a era medieval, tendo sido abandonado por Luís XVI em favor do Palácio de Versalhes.  
Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas. No Museu do Louvre encontra-se entre outras obras de artistas brasileiros, peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE.

............................................................................................
08/11/1895 - Descoberta dos Raio X por Rontgen -  Poucas descobertas influenciaram a medicina, tecnologia e ciência tanto quanto os raios-X. Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen acidentalmente descobriu este raio quando fazia experiências com raios catódios. Ele os chamou de Raios-X por causa de suas propriedades físicas desconhecidas.
Em novembro de 1895, Rötgen apresentou as primeiras fotografias de raios-X: elas mostravam os ossos de uma mão, e causaram uma sensação mundial. A receptividade foi tão grande que foram instalados, por exemplo, equipamentos de Raios-X em sapatarias para que os clientes pudessem examinar os seus pés dentro dos sapatos.(saiba mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-nuclear/descoberta-dos-raios-x-5.php)
............................................................................................
08/11/1920 - Legalização do aborto na união Soviética. - foi o primeiro País do mundo a legalizar o aborto.

............................................................................................


PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 08/11/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas 

 

 

 DOMINGO, 8 DE NOVEMBRO


Fazendo 68 anos

Fazendo 32 anos

Fazendo 52 anos

Fazendo 56 anos

----------------------------------------------------------------------------



Aniversariantes famosos de 08/11 
www.projetovip.net
DOM EUGÊNIO SALES FARIA HOJE 95 ANOS
Dom Eugenio Sales
EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES
Nascimento: 08/11/1920, Fazenda Catuana, Acari, Rio Grande do Norte, Brasil
Filiação: Celso Dantas Sales e Josefa de Araujo - família católica; tem um irmão: Dom Heitor de Araujo Sales (Arcebispo de Natal, Rio Grande do Norte)
Falecimento: 09/07/2012, à noite, na residência oficial do Sumaré, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto
Religioso católico; estuda no Colégio Marista de Natal e no Seminário Menor (1931); cursa Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha (Fortaleza, Ceará, 1931 a 1943) e é ordenado sacerdote (21/11/1943); Bispo (02/02/1954) e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal (1962 a 1965), passa para o mesmo cargo em Salvador (1964 a 1968); nomeado Arcebispo de Salvador (29/10/1968) e Primax do Brasil (pelo Papa Paulo VI); Cardeal (28/04/1969) e Arcebispo do Rio de Janeiro (13/03/1971 pelo Papa Paulo VI a 25/07/2001, renuncia); combate a esquerda católica, a Teologia da Libertação e o engajamento político das CEB (Comunidades Eclesiais de Base) e defende os refugiados políticos (1976 a 1982), escondendo-os na Sede Episcopal (Palácio São Joaquim) e em apartamentos alugados para esse fim.  
............................................................................

ALDEMIR MARTINS FARIA HOJE 93 ANOS
Aldemir Martins
ALDEMIR MARTINS
Nascimento: 08/11/1922, Ingazeiras, Aurora, Vale do Cariri, Ceará, Brasil
Filiação: Miguel de Souza Martins e Raimunda Costa
Casamento: Amélia Bauerfeld (1950 a 1952, desquite): filho Pedro (28/07/1950); Cora Pabst (14/10/1952 a 05/02/2006, sua mote): filha Mariana (24/11/1958)
Falecimento: 05/02/2006, Hospital São Luiz, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco (após infarto em sua casa)
Artista plástico, ilustrador, pintor e escultor; participa do Grupo Artys e da SCAP (Sociedade Cearense de Artistas Plásticos), voltados para a renovação modernista do Estado; radicado em SP (1946), divulga os temas nordestinos em todas as suas formas, dentro e fora do país; expõe no Salão de Arte Moderna (1957 e 1959) e na Bienal de São Paulo (1951, 1955 e 1975).
Aldemir Martins
Nome completo Aldemir Martins
Nascimento 8 de novembro de 1922
Aurora,  Ceará
Morte 5 de fevereiro de 2006 (83 anos)
São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade  brasileiro
Ocupação Artista plástico, ilustrador, pintor, escultor e autor
Prémios Prémio Jabuti 1959

............................................................................

CHRISTIAN BARNARD FARIA 93 ANOS
Christian Barnard
CHRISTIAAN NEETHLING BARNARD
Nascimento: 08/11/1922, Beaufort West, África do Sul
Filiação: Adam Barnard (pastor) e Maria (organista); tem mais 4 irmãos
Falecimento: 02/09/2001, Coral Bay, Paphos, Chipre, Grécia
Causa: Ataque cardíaco
Cirurgião; formado na Escola de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo (1940 a 1946), é assistente do cardiologista norte-americano Walton Lilliehi; primeiro a realizar um transplante de coração (03/12/1967, morreria 18 dias depois de pneumonia); interrompe a carreira devido a artrite reumatóide.


............................................................................
FRANCISCO PETRÔNIO FARIA HOJE 92 ANOS
Francisco Petrônio
FRANCISCO PETRONE
Nascimento: 08/11/1923, Bexiga, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: José Petrone e Filomena César Petrone
Casamento: Rosa Petrone (3 filhos)
Falecimento: 19/01/2007, madrugada, Hospital Santa Paula (internado desde 14/01/2007), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infecção abdominal
Cantor romântico, (estréia na TV TUPI, 1961); grava mais de 50 discos; tido como "a voz de Veludo do Brasil" (definição dada por Aírton Rodrigues), tem sucessos como "O Baile da Saudade" (1964), etc; apresentador, destaca-se com o programa "Cantando com Petrônio".


............................................................................
ANTONIO MARCOS FARIA 70 ANOS
Antonio Marcos
ANTONIO MARCOS PENSAMENTO DA SILVA
Nascimento: 08/11/1945, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Vanusa (filhas Amanda, 1997 e Areta, 15/05/1974) e Débora Duarte (filha Paloma)
Falecimento: 06/04/1992, São Paulo, Brasil
Causa: Problemas decorrentes do alcoolismo
Cantor, músico (violonista), compositor e ator (estréia na rádio,1960), alcança sucesso com músicas como "Tenho um Amor Melhor que o Seu", "Oração de um Jovem Triste","Como Vai Você?", etc; estréia no cinema em "Pais Quadrados, Filhos Avançados" (1970).



............................................................................
SERGUEI FAZ 82 ANOS
Serguei
SÉRGIO AUGUSTO BUSTAMANTE
Nascimento: 08/11/1933, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Domingos Bustamante e Heloisa
Músico (guitarrista) e cantor de "rock", o apelido é-lhe dado por um amigo russo de infância; primeira gravação: "O Burro Cor-de-Rosa" e "Ouriço" (1970, compacto); pansexual (desejo sexual por qualquer pessoa) e pré-psicodélico, faz sucesso nos anos 1960 com canções como "Eu Não Volto Mais", "As Alucinações de Serguei", "Alfa Centauro", etc; atravessa a Tropicália, mas só lança o primeiro LP em 1990, com covers dos ROLLING STONES e BEATLES; mantém um museu - "Templo do Rock" em sua casa de Saquarema (1982).


............................................................................
ALAIN DELON FAZ 80 ANOS

Alain Delon
ALAIN DELON
Nascimento: 08/11/1935, Sceaux, Seine (atual Hauts-de-Seine), França
Filiação: Fabien e Edith
Casamento: Nathalie (13/08/1964 a 25/08/1968, divórcio): filho Christian Aaron Boulogne; Rosalie van Breemen (1987 a 2001, divórcio): filhos Anouchka (1990) e Alain Fabien (1994); antes de casar vive com a atriz austríaca Romy Schneider (1959 a 1964)
Roteirista, produtor, ator e "sex-symbol" cinematográfico (estréia atuando em "Quand la Femme s'en Mêle", 1957), de TV "Le Chien" (1962); destaca-se em filmes como "Plein Soleil" (1960), "Rocco e i suoi Fratelli" (1960), "Il Gattopardo" (1963), etc; como produtor estréia em "L' Insoumis" (1964) e como roteirista em "Comme un Boomerang" (1976); cESAR de Ator por "Notre Histoire" (1984); indicado para o de Ator por "Mr. Klein" (1976) e "Mort d'un Pourri" (1977); indicado para o GOLDEN GLOBE de Revelação por "Il Gattopardo" (1963); submete-se a uma cirurgia para correção de arritmia cardíaca (04/04/2012).

............................................................................

HERSON CAPRI FAZ 63 ANOS
Herson Capri
HERSON CAPRI FREIRE
Nascimento: 08/11/1952, Curitiba, Paraná, Brasil
Filiação: Jair Capri e Iole
Casamento: Susana Garcia (filhos Lucas, 1998 e Luiza, 2001); ainda tem uma filha - Laura - com Márcia e um filho - Pedro - com Malu Rocha
Ator de TV (estréia em "Via do Arco", 1975), cinema (estréia em "O Caçador de Esmeraldas", 1979) e teatro; destaca-se em filmes como "A Noite dos Imorais" (1979), "O Escorpião Escarlate" (1990), "O Guarani" (1996), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Olho por Olho" (1988), "Como uma Onda" (2004), "Duas Caras" (2007), etc.  

 ............................................................................



Que o Senhor do Universo a todos Ilumine!
         DOMÊNICO.
Salmo 100:4 - Deus tem visto suas lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma bênção está vindo em sua direção. Acredite!
“Coragem para as coisas que podem ser mudadas, serenidade para as que não podem e sabedoria para distinguir uma coisa da outra" 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
  DOMÊNICO DE MONGAGUÁ, em memória





 



 online: www.radiomongaguafm.com.br,


NOSSA PÁGINA: MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO



                        postado por: 
                                                         Vanisa Razuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário