>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 3 de novembro de 2012

*03/11/2012 - sábado* - DIA DO CABELEIREIRO, DO GUARDA FLORESTAL e muito mais ...



*03/11/2012 - sábado*

Martindeporresstatue.jpg

03 de novembro - Dia do Cabeleireiro, do Barbeiro e Afins - Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres, declarado padroeiro dos cabeleireiros, dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI. Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru, Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava, e nunca foi reconhecido por seu pai ou pêlos familiares. Aos 15 anos, descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião. Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados, Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639. Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978. Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte 

Dia da Instituição do Direito de Voto para Mulheres - No Brasil, a luta  pelo sufrágio universal teve início em 1910, com a fundação do Partido Republicano Feminino, por Deolinda Daltro, na Cidade do Rio de Janeiro, e com a criação da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, por Bertha Lutz, em 1919. Em 1928, o direito de voto das  mulheres é conquistado no Rio Grande do Norte e depois estendido a nove estados brasileiros, até que, em 1932, é incorporado ao Código Eleitoral e, em 1934, à Constituição Brasileira.
Foi o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, quem instituiu o Código Eleitoral Provisório, o qual em seu artigo 2º disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do Código. É de ressaltar que as disposições transitórias, no artigo 121, dispunham que os homens com mais de 60 anos e as mulheres em qualquer idade podiam se isentar de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Logo, não havia obrigatoriedade do voto feminino. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório  o voto feminino. Apenas o masculino.
O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946. Em termos mundiais, o primeiro país a permitir o sufrágio feminino foi  a Nova Zelândia em 1893.  http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/32/1293


Dia do Guarda Florestal Apesar de ser um grande fã da caça, Santo Huberto acabou escolhido como o patrono dos guardas florestais, e é homenageado no dia 3 de novembro. Nascido na Holanda por volta do ano de 656, Huberto descobriu sua missão religiosa ao ver um crucifixo entre os chifres de um cervo que tentava caçar. Ele foi bispo de Maestricht e também de Liège. Morreu na Bélgica, de causas naturais, no dia 30 de maio de 727.
Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte 
Outra versão:
No dia 3 de novembro se comemora o Dia do Guarda Florestal: Perfeito pra homenagear o Guarda Chico, do desenho do Zé Colméia
Hoje é um dia de festa para turma da ecologia, que batalha constantemente pela defesa da natureza, e para a turma da nostalgia, que assistia aos desenhos antigos da Hanna-Barbera, em especial, do Zé Colméia e Catatau. Essas duas tribos se unem perfeitamente na figura do Guarda Chico (Ranger Smith, no original, e “Seu Gualda” como dizia o Catatau).
Embora ele fosse um espinho para o Zé Colméia, ele cuidava da fauna e flora do parque Jellistone sozinho, ou seja, deveria ter (falta de) recursos no mesmo nível que o nosso Ibama.
Além de manter os turistas na linha, ele enfrentava toda sorte de perigos, desarmado e trabalhando 24 horas por dia, sete dias pro semana! Isso tudo sem o reconhecimento das autoridades, do Zé Colméia ou mesmo do público! Tentei montar uma galeria de visões artísticas do personagem, mas não existe nada nesse sentido (pelo menos nada que não seja restrito “18+”!) (fonte: http://newserrado.com/2010/11/03/3-de-novembro-dia-do-guarda-florestal/


NO ESTADO DE SÃO PAULO:
Dia da Solidariedade - para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa (conhecido como Betinho), que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida".

Betinho
HERBERT JOSÉ DE SOUZA
Nascimento: 03/11/1935, Bocaiúva, norte de Minas Gerais, Brasil
Filiação: Tem 2 irmãos: Henfil (cartunista) e Chico Mário (violonista) - ambos morrem de AIDS (1988)
Casamento: Irlês Carvalho (filho Daniel); Maria Nakano (filho Henrique)
Falecimento: 09/08/1997, em sua casa, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência hepática, decorrente de hepatite C (depois de 26 dias internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, com uma infecção oral; hemofílico como seus irmãos (herança da mãe), contraíra AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome" - em 1986, numa transfusão de sangue)
 
Sociólogo; influenciado pela formação dos padres dominicanos (anos 1950), integra a JEC (Juventude Estudantil Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica); funda a AP (Ação Popular, 1962); ativista dos direitos humanos, é um dos principais nomes na luta pela justiça social no país; defende as Reformas de Base e Agrária (governo de João Goulart); luta contra a Ditadura militar (1964), sendo obrigado a exilar-se no Chile (1971), assessorando Salvador Alende até à sua deposição por Pinochet (1973); refugia-se no Panamá, Canadá e México; lidera diversas campanhas comunitárias e é autor de diversos livros; ateu confesso, funda o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e cria o projeto "Ação da Cidadania Contra Fome, a Miséria e pela Vida"; nos anos 1990, sua popularidade é tanta que costuma ser aplaudido de pé ao entrar em teatros ou bares.

COISA DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional do Sanduíche ou "National Sandwich Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do estadista inglês e 4º conde do Sanduíche, John Montagu, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1718 e é tido como o inventor do conceito do sanduíche moderno, ao pedir a seu servo que lhe trouxesse um pedaço de carne entre dois pedaços de pão, para que ele pudesse comer usando uma mão, enquanto jogava com a outra. (datascomemorativas.com).
John Montagu, 4º Conde de Sandwich (1718 - 1792), herdou o título de seu pai, Edward Montagu, 3º Conde de Sandwich, em 1729, quando tinha a idade de apenas dez anos. Viajou pelo mundo inteiro, e ostentou diversos títulos importantes, como o de Primeiro Lord do Almirantado da Marinha Real Britânica e o de Secretário de Estado.
A Montagu é atribuída a invenção do sanduiche, porém essa afirmação nunca foi comprovada.
As ilhas Sandwich (agora Havaí) e as ilhas Sandwich do Sul foram nomeadas pelo capitão James Cook, em homenagem ao Conde. (wikipedia)

1957 - Laika viaja a bordo do Sputinik 2

Primeira página do Jornal do Brasil: 5 de novembro de 1957
A cadela Laika, o primeiro ser vivo enviado ao espaço, viajou a bordo do segundo satélite artificial lançado pela União Soviética, o Sputinik 2. Os cientistas já sabiam que a pequena vira-lata morreria em órbita porque a nave não foi projetada para retornar à Terra. A experiência provocou protestos de grupos de proteção aos animais em todo o mundo. A passagem do Sputinik pelos céus do Rio de Janeiro, três dias depois do lançamento, foi marcada por manifestações da Sociedade Protetora dos Animais contra a atitude dos pesquisadores soviéticos. (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria) 

ANIVERSARIANTES 03/11 - (AMIGOS DO ORKUT E FACEBOOK):
Danielli Santos
Isa Ferreira
Fatima Almeida
Buffetedecorações JoséeCicera

Karen Betiol 

Juvenal Santos Filho 

Marcelo J. Rocha

Binho Sensação - Os Evolution


ANIVERSARIANTES 03/11 (menos famosos)
www.projetovip.net
HÁ 100 ANOS NASCIA ALFREDO STROESSNER
Alfredo
Stroessner

ALFREDO STROESSNER MATIAUDA
Nascimento: 03/11/1912, Encarnación, Paraguai
Casamento: Filhos Gustavo e Graciela
Falecimento: 16/08/2006, 11:20 h, Hospital Santa Luzia, Brasília, Brasil
Causa: Parada cardíaca, em conseqüência de choque séptico de origem pulmonar (após cirurgia de hérnia ingual em 29/07/2006)
Político e militar (General); Presidente e ditador (1954 a 1989), dá refúgio a autoridades nazistas após a II Guerra Mundial; deposto por golpe liderado pelo General Andrés Rodríguez, exila-se em Brasília (desde 05/02/1989), no Lago Sul, onde fica pelos 17 anos seguintes.

HÁ 91 ANOS NASCIA CHARLES BRONSON
Charles Bronson
CHARLES DENNIS BUNCHINSKY
Nascimento: 03/11/1921, Ehrenfeld, Pennsylvania, Estados Unidos
Filiação: Um de 14 filhos de família de imigrantes lituanos
Casamento: Harriet Tendler (1949 a 1967, divórcio): filhosTony e Suzanne; Jill Ireland (05/10/1968 a 18/05/1990, viúvo): filha Zuleika; Kim Weeks (22/12/1998 a 30/08/2003, sua morte)
Falecimento: 30/08/2003, Cedars-Sinai Hospital, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Insuficiência respiratória devida a câncer pulmonar metastático; sofre do Mal de Alzheimer
Ator de TV (estréia em "Fireside Theatre", 1949) e cinema (estréia em "You're in the Navy Now", 1951); durante a II Guerra Mundial é artilheiro da Aviação do Exército num B-29 da 20ª Força Aérea, em Guam, Tinian e Saipan; destaca-se em filmes como "Diplomatic Courier" (1952, "Missão Perigosa em Trieste", não creditado), "Drum Beat" (1954, "Rajadas de Ódio"), "Never So Few" (1959, "Quando Explodem as Paixões"), etc. e em seriados de TV como "Have Gun - Will Travel" (1957), "Man with a Camera" (1958), "Empire" (1962), etc; sucesso com o personagem PAUL KERSEY na série de longas-metragens "Death Wish" (1974, "Desejo de Matar"); último filme: "Death Wish V" (1994, "Desejo de Matar V"); tem uma estrela na Calçada da Fama (6901 Hollywood Boulevard).

HÁ 65 ANOS NASCIA JOÃO SÓ
João Só

JOÃO EVANGELISTA MELO FORTES
Nascimento: 03/11/1943, Teresina, Piauí, Brasil
Casamento: Filho Richard Evangelista Fortes
Falecimento: 20/06/1992, na casa da família, Salvador, Bahia, Brasil
Causa: Infarto
Músico (violão e cavaquinho), compositor e cantor popular; inicia-se na vida artística tocando nas noites do norte e nordeste; destaca-se com sucessos como "Menina da Ladeira" (1971, ODEON), "Canção pra Janaína", "Copacabana", etc.; primeiro LP: 1972; em 20 anos de carreira grava 15 discos e compõe mais de 40 músicas gravadas.

CHRYSTIAN FAZ 56 ANOS
Chrystian
JOSÉ PEREIRA SILVA NETO
Nascimento: 03/11/1956, Goiânia, Goiás, Brasil
Filiação: Mário Pereira da Silva e Eunice Jesus Silva; tem um irmão: Ralf (cantor)
Casamento: Key: filhos Flávio, Chrystian, Yan, Yuri, Jimmy e João Pedro
Músico, compositor e cantor da dupla sertaneja CHRYSTIAN & RALPH (seu irmão); radicado em São Paulo, estréia no programa radiofônico de Vicente Leporace; gravam sob diversos nomes: OS PÁSSAROS, CHARLES & RALF, etc; sucesso com canções como "A Melhor Mentira", "Amar Não é Paixão", "Cama Fria", etc.

EIKE BATISTA FAZ 55 ANOS
Eike Batista
EIKE FUHRKEN BATISTA
Nascimento: 03/11/1957, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Eliezer Batista da Silva (empresário) e Jutta Fuhrken (descendência alemã); tem 6 irmãos
Casamento: Luma de Oliveira (1991 a 2004, divórcio): filhos Thor (01/08/1991) e Olin; vive com Flávia Sampaio
Empresário; com curso incompleto de Engenharia Metalúrgica na Universidade de Aachen (Alemanha), é conhecido pela ousadia nos negócios; dono de um conglomerado de empresas sempre com 3 letras: EBX ("holding"), LLX, MMX, OGX TVX, etc. é o homem mais rico do Brasil e 8° do mundo, com uma fortuna de US$ 30.000.000.000 (2011, revista "Forbes"); autor do livro "O X da Questão" (2011), entre suas filantropias, doa R$ 253.000.000 a causas de todo o tipo (desde 2006); obcecado pela letra X (símbolo da multiplicação), vive cercado de badulaques: um enfeite indiano com um elefante em seu escritório, 2 estatuetas de guerreiros incas em sua mesa, além de encomendar o mapa astral dos principais contatos.

JOSÉ ROBERTO BURNIER FAZ 52 ANOS
José Roberto Burnier
JOSÉ ROBERTO BURNIER SARTORI PESSOA DE MELLO
Nascimento: 03/11/1960, Campinas, São Paulo, Brasil
Filiação: Rogério Drummond Burnier Pessoa de Mello e Thais Maria Sartori
Casamento: Rúbia (filhas Olívia e Júlia)
Jornalista e escritor; começa como repórter na EPTV (Campinas, afiliada da Rede GLOBO, 1983) e trabalha no programa "Globo Rural" (1986); cobre a Assembléia Nacional Constituinte (1988), a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva e o Massacre do Carandiru (1992, São Paulo); torna-se âncora do jornal "Bom Dia São Paulo" (1993) e é correspondente na Argentina (2004 a 2006); repórter especial do "Jornal Nacional" (2006, São Paulo), é autor do livro "Os Últimos Passos de um Vencedor" (sobre a luta contra o câncer do Vice-Presidente José Alencar).

SONIA BRIDI FAZ 49 ANOS
Sonia Bridi
SÔNIA MATILDE BRIDI

Nascimento: 03/11/1963, Caçador, Santa Catarina, Brasil

Casamento: Paulo Bormann Zero

Jornalista e repórter de TV; correspondente da GLOBO em Pequim, Paris, etc; autora do livro "Laowai" ("Estrangeiro", 07/2008, sobre suas aventuras na China, entre 2005 e 2006).



LUCIANA GIMENEZ FAZ 43 ANOS
Luciana Gimenez
LUCIANA GIMENEZ MORAD
Nascimento: 03/11/1969, 16:45 h, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: João Alberto Morad (empresário) e Vera Gimenez (atriz); tem o meio-irmão Marco Antônio (06/07/1981)
Casamento: Marcelo de Carvalho (19/08/2006): filho Lorenzo Gabriel (24/02/2011); tem um filho - Lucas Maurice (18/05/1999) - com Mick Jagger (vocalista da banda THE ROLLING STONES)
Modelo, atriz cinematográfica (estréia em "Xuxa e os Duendes", 2001) e apresentadora de TV (estréia com o programa "Superpop", 15/01/2001, Rede TV); radicada no Rio de Janeiro, começa a carreira como modelo da ELITE (1982); na Europa, desfila para grifes como KATHERINE HANETT, CHANEL, LISA HO, MYERS, etc; mora em Milão, Paris, Hamburgo, Londres e New York; sucesso com o programa "Mega Senha" (2010, Rede TV). 


3 de novembro de 1954: Morre Henri Matisse

Morre Henri Matisse.jpg

Há flores por todo canto.
Para quem quiser enxergá-las
”.
Henri Matisse

Henri Matisse, 84 anos, um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo, morreu em Nice, no Sul da França.

Henri-Émile-Benoit Matisse nasceu na francesa Le Cateau, no último dia do ano de 1869. Mudou-se para Paris em 1891 e estudou arte na École des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. Entre 1900 e 1905, participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono. Logo depois, com o sucesso das exposições, seus quadros já eram conhecidos em toda a Europa. Em 1909, fundou uma academia de artes e recebeu alunos do mundo inteiro. No mesmo ano, abriu uma exposição individual em Moscou e, em 1910, uma retrospectiva em Paris. Entre 1910 e 1912, viajou pelo Marrocos e por Tânger. A experiência das viagens foi a tônica da exposição no Armory Show de Nova York, em 1913.

A obra de Matisse pode ser dividida em fases. Na primeira, nota-se a influência dos pós-impressionistas Cézanne, Gauguin e Van Gogh como em Luxo, Calma e Volúpia (1907).
Luxo, Calma e Volúpia, de Henri Matisse

A partir de 1908, passou a demonstrar estilo próprio, como no quadro A Música (1909).
A Música, de Henri Matisse

Em sua fase final, voltou-se para a esquematização das figuras, estilo retratado no mural A Dança (1933).
A Dança, de Henri Matisse
A partir de 1948 se dedicou à decoração da capela do Rosário de Saint-Paul, perto de Vence, Sul da França.
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2011-11
03/11/2011 - 00:00 | Enviado por: Lucyanne Mano


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário