>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

*08/11/2012 -quinta-feira* - DIA MUNDIAL DO URBANISMO, DO RAIO-X e muito mais...

*08/11/2012 -quinta-feira*
Praça Dudu Samba, em Mongaguá
,Dia Mundial do Urbanismo - Estabelecido em comum acordo entre os países membros da ONU -  O período de transição que as  cidades estão passando, com cada vez mais gente e menos emprego, saúde e qualidade de vida, é uma preocupação do urbanismo atual. O campo de atuação do profissional dessa área compreende uma grande diversidade de ações, entre as quais, a urbanização de favelas, a reciclagem de espaços, o gerenciamento de obras públicas e a participação em equipes multidisciplinares para elaboração de relatórios de impacto ambiental. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br).

Dia dos Profissionais das Técnicas Radiológicas -(Técnicos e Tecnólogos em Radiologia) - O profissional desta área, o Radiologista, é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios. A comemoração homenageia o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que em 8 de novembro descobriu acidentalmente, o Raio X.
CURIOSIDADES:
. A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen.
. O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga.
. O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br). 

Dia de Gwynn ap Nudd - (Mitologia Galesa)
Hoje é o dia de Gwynn Ap Nud, na tradição do País de Gales. Ele é chamado também de Lord das Fadas.Vive numa montanha chamada “Glastonbury Tor”, no que seria o antigo reino de Avalon, na Inglaterra. Essa montanha tem cerca de 500 metros de altura e no seu topo ainda pode-se ver as ruínas da torre de Saint Michel, do século XII.
Atualmente, é um lugar de peregrinação. Acredita-se que nessa montanha exista uma porta de entrada para o mundo de Avalon pois o nome Tor significa portal, passagem. É também chamada de “Montanha Mágica” e é guardada por seres elementais.
Segundo a lenda, nesse período, início de novembro, Gwynn abre as portas do mundo mágico permitindo que suas fadas saiam e transitem no mundo dos mortais. Elas ficam tão felizes que realizam nossos desejos. É só pedir.
Na cultura celta, ele é o Deus da Caça, o guardião da vida selvagem. É também uma divindade protetora dos limites pois está ligado ao mundo dos seres elementais. Tanto que em rituais mágicos é invocado para proteção.Gwynn Ap Nud, quer dizer Gwyn, filho de Nudd. E Gwin, significa belo, branco, brilhante, luminoso.Procure prestar atenção na natureza hoje. Pois uma fada pode lhe aparecer pronta para realizar um desejo seu. Mas é preciso merecê-lo, claro. (http://agendaesoterica.blogspot.com)
MAGIA: Coloque três flores azuis em um vaso durante este dia e um prato de mel na janela durante a noite. Escreva seu desejo num papel azul e deixe embaixo do vaso e do pires.  (imagem:  http://tuathalunar.blogspot.com)


Eventos históricos:
08/11/1793 - Primeira abertura do Louvre ao público como museu - O Museu do Louvre, localizado em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napoleão, no centro de Paris, situa-se entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro do Louvre, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées. O Louvre era a sede do governo monárquico francês desde a era medieval, tendo sido abandonado por Luís XVI em favor do Palácio de Versalhes.  
Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa. É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir, numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas. No Museu do Louvre encontra-se entre outras obras de artistas brasileiros, peças do Mestre Vitalino de Caruaru-PE.

08/11/1895 - Descoberta dos Raio X por Rontgen -  Poucas descobertas influenciaram a medicina, tecnologia e ciência tanto quanto os raios-X. Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen acidentalmente descobriu este raio quando fazia experiências com raios catódios. Ele os chamou de Raios-X por causa de suas propriedades físicas desconhecidas.
Em novembro de 1895, Rötgen apresentou as primeiras fotografias de raios-X: elas mostravam os ossos de uma mão, e causaram uma sensação mundial. A receptividade foi tão grande que foram instalados, por exemplo, equipamentos de Raios-X em sapatarias para que os clientes pudessem examinar os seus pés dentro dos sapatos.(saiba mais: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-nuclear/descoberta-dos-raios-x-5.php)

08/11/1920 - Legalização do aborto na união Soviética. - foi o primeiro País do mundo a legalizar o aborto.

Jornal do Brasil: Sexta-feira, 9 de outubro de 1934
Carlos Chagas nasceu na cidade Oliveira, Minas Gerais em 1879. Concluído o curso de Humanidades, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1903, já formado, o jovem facultativo defendeu sua tese obtendo o grau de doutor, o que o colocou pela primeira vez em contato com Oswaldo Cruz.
Realizou sua primeira campanha contra a malária em 1905 e, no ano seguinte, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz, onde trabalharia o resto de sua vida.

Foi no exercício de chefe dos serviços de saúde no interior do país, que Carlos Chagas fez as suas preciosas observações sobre o barbeiro, inseto que prefere as casas mais humildes, com paredes de adobe.

O professor Carlos Chagas conseguiu renome universal com a descoberta da "Moléstia de Chagas", cujo micróbio , o Tripanosoma cruzi, nome dado em homenagem ao grande Osvaldo Cruz, foi ele o primeiro a isolar e classificar.

Em 1912, recebeu o prêmio Schaudim, destinado ao melhor trabalho de protozoologia e de microbiologia.
Ficheiro:Carlos chagas 2.jpg
Carlos Chagas foi um eminente sanitarista, respeitado não só no Brasil como no estrangeiro. Aí estão as eficientes campanhas contra a peste, o impaludismo, gripe, tuberculose e hanseníase. Foi o primeiro a descrever as lesões da medula óssea provocadas pela malária.

Foi membro permanente do Comitê de Higiene da Sociedade das Nações e diretor técnico do Instituto Internacional da Lepra; Sucedeu Osvaldo Cruz na direção científica do Instituto de Manguinhos. Foi igualmente professor dedicado e brilhante da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Morreu nesta data, com a penas 55 anos. Mas a glória lhe sorrira desde a mocidade. Até hoje nenhum cientista brasileiro, de qualquer área, o ultrapassou em números de citações bibliográficas.(http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5710) 


Aniversariantes 08/11 - (Amigos do Orkut e Facebook):
Everaldo Batista
Nádia e César Caixeta
Vannya
Luz e Caridade Sem Preconceito (grupo de ajuda)


Aniversariantes 08/11 - (menos famosos):  
www.projetovip.net
DOM EUGÊNIO SALES FARIA HOJE 92 ANOS
Dom Eugenio Sales
EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES
Nascimento: 08/11/1920, Fazenda Catuana, Acari, Rio Grande do Norte, Brasil
Filiação: Celso Dantas Sales e Josefa de Araujo - família católica; tem um irmão: Dom Heitor de Araujo Sales (Arcebispo de Natal, Rio Grande do Norte)
Falecimento: 09/07/2012, à noite, na residência oficial do Sumaré, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto
Religioso católico; estuda no Colégio Marista de Natal e no Seminário Menor (1931); cursa Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha (Fortaleza, Ceará, 1931 a 1943) e é ordenado sacerdote (21/11/1943); Bispo (02/02/1954) e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal (1962 a 1965), passa para o mesmo cargo em Salvador (1964 a 1968); nomeado Arcebispo de Salvador (29/10/1968) e Primax do Brasil (pelo Papa Paulo VI); Cardeal (28/04/1969) e Arcebispo do Rio de Janeiro (13/03/1971 pelo Papa Paulo VI a 25/07/2001, renuncia); combate a esquerda católica, a Teologia da Libertação e o engajamento político das CEB (Comunidades Eclesiais de Base) e defende os refugiados políticos (1976 a 1982), escondendo-os na Sede Episcopal (Palácio São Joaquim) e em apartamentos alugados para esse fim.  

ALDEMIR MARTINS FARIA HOJE 90 ANOS
Aldemir Martins
ALDEMIR MARTINS
Nascimento: 08/11/1922, Ingazeiras, Aurora, Vale do Cariri, Ceará, Brasil
Filiação: Miguel de Souza Martins e Raimunda Costa
Casamento: Amélia Bauerfeld (1950 a 1952, desquite): filho Pedro (28/07/1950); Cora Pabst (14/10/1952 a 05/02/2006, sua mote): filha Mariana (24/11/1958)
Falecimento: 05/02/2006, Hospital São Luiz, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco (após infarto em sua casa)
Artista plástico, ilustrador, pintor e escultor; participa do Grupo Artys e da SCAP (Sociedade Cearense de Artistas Plásticos), voltados para a renovação modernista do Estado; radicado em SP (1946), divulga os temas nordestinos em todas as suas formas, dentro e fora do país; expõe no Salão de Arte Moderna (1957 e 1959) e na Bienal de São Paulo (1951, 1955 e 1975).

CHRISTIAN BARNARD FARIA 90 ANOS
Christian Barnard
CHRISTIAAN NEETHLING BARNARD
Nascimento: 08/11/1922, Beaufort West, África do Sul
Filiação: Adam Barnard (pastor) e Maria (organista); tem mais 4 irmãos
Falecimento: 02/09/2001, Coral Bay, Paphos, Chipre, Grécia
Causa: Ataque cardíaco
Cirurgião; formado na Escola de Medicina da Universidade da Cidade do Cabo (1940 a 1946), é assistente do cardiologista norte-americano Walton Lilliehi; primeiro a realizar um transplante de coração (03/12/1967, morreria 18 dias depois de pneumonia); interrompe a carreira devido a artrite reumatóide.

FRANCISCO PETRÔNIO FARIA HOJE 89 ANOS
Francisco Petrônio
FRANCISCO PETRONE
Nascimento: 08/11/1923, Bexiga, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: José Petrone e Filomena César Petrone
Casamento: Rosa Petrone (3 filhos)
Falecimento: 19/01/2007, madrugada, Hospital Santa Paula (internado desde 14/01/2007), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infecção abdominal
Cantor romântico, (estréia na TV TUPI, 1961); grava mais de 50 discos; tido como "a voz de Veludo do Brasil" (definição dada por Aírton Rodrigues), tem sucessos como "O Baile da Saudade" (1964), etc; apresentador, destaca-se com o programa "Cantando com Petrônio".

ANTONIO MARCOS FARIA 67 ANOS
Antonio Marcos
ANTONIO MARCOS PENSAMENTO DA SILVA
Nascimento: 08/11/1945, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Vanusa (filhas Amanda, 1997 e Areta, 15/05/1974) e Débora Duarte (filha Paloma)
Falecimento: 06/04/1992, São Paulo, Brasil
Causa: Problemas decorrentes do alcoolismo
Cantor, músico (violonista), compositor e ator (estréia na rádio,1960), alcança sucesso com músicas como "Tenho um Amor Melhor que o Seu", "Oração de um Jovem Triste","Como Vai Você?", etc; estréia no cinema em "Pais Quadrados, Filhos Avançados" (1970).



SERGUEI FAZ 79 ANOS
Serguei
SÉRGIO AUGUSTO BUSTAMANTE
Nascimento: 08/11/1933, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Domingos Bustamante e Heloisa
Músico (guitarrista) e cantor de "rock", o apelido é-lhe dado por um amigo russo de infância; primeira gravação: "O Burro Cor-de-Rosa" e "Ouriço" (1970, compacto); pansexual (desejo sexual por qualquer pessoa) e pré-psicodélico, faz sucesso nos anos 1960 com canções como "Eu Não Volto Mais", "As Alucinações de Serguei", "Alfa Centauro", etc; atravessa a Tropicália, mas só lança o primeiro LP em 1990, com covers dos ROLLING STONES e BEATLES; mantém um museu - "Templo do Rock" em sua casa de Saquarema (1982).

ALAIN DELON FAZ 77 ANOS
Alain Delon
ALAIN DELON
Nascimento: 08/11/1935, Sceaux, Seine (atual Hauts-de-Seine), França
Filiação: Fabien e Edith
Casamento: Nathalie (13/08/1964 a 25/08/1968, divórcio): filho Christian Aaron Boulogne; Rosalie van Breemen (1987 a 2001, divórcio): filhos Anouchka (1990) e Alain Fabien (1994); antes de casar vive com a atriz austríaca Romy Schneider (1959 a 1964)
Roteirista, produtor, ator e "sex-symbol" cinematográfico (estréia atuando em "Quand la Femme s'en Mêle", 1957), de TV "Le Chien" (1962); destaca-se em filmes como "Plein Soleil" (1960), "Rocco e i suoi Fratelli" (1960), "Il Gattopardo" (1963), etc; como produtor estréia em "L' Insoumis" (1964) e como roteirista em "Comme un Boomerang" (1976); cESAR de Ator por "Notre Histoire" (1984); indicado para o de Ator por "Mr. Klein" (1976) e "Mort d'un Pourri" (1977); indicado para o GOLDEN GLOBE de Revelação por "Il Gattopardo" (1963); submete-se a uma cirurgia para correção de arritmia cardíaca (04/04/2012).


HERSON CAPRI FAZ 60 ANOS
Herson Capri
HERSON CAPRI FREIRE
Nascimento: 08/11/1952, Curitiba, Paraná, Brasil
Filiação: Jair Capri e Iole
Casamento: Susana Garcia (filhos Lucas, 1998 e Luiza, 2001); ainda tem uma filha - Laura - com Márcia e um filho - Pedro - com Malu Rocha
Ator de TV (estréia em "Via do Arco", 1975), cinema (estréia em "O Caçador de Esmeraldas", 1979) e teatro; destaca-se em filmes como "A Noite dos Imorais" (1979), "O Escorpião Escarlate" (1990), "O Guarani" (1996), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Olho por Olho" (1988), "Como uma Onda" (2004), "Duas Caras" (2007), etc.  


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO





Nenhum comentário:

Postar um comentário