>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 21 de dezembro de 2013

*21/12/2013 - sábado* - NELSON RODRIGUES, uma homenagem...

*21/12/2013 - sábado*
33 ANOS SEM NELSON RODRIGUES
Nome completoNelson Falcão Rodrigues
Nascimento23 de agosto de 1912
Recife, Pernambuco
Morte21 de dezembro de 1980 (68 anos)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil
Ocupaçãodramaturgo, jornalista e escritor
AssinaturaNelson Rodrigues signature.gif
Nelson Rodrigues
 NELSON RODRIGUES
Nascimento: 23/08/1912, Recife, Pernambuco, Brasil
Filiação: Mário Rodrigues e Maria Esther Falcão; tem os irmãos Milton, Roberto (assassinado na redação do jornal "Crítica", 1929), Mário Filho, Stella, Joffre, Maria Clara, Augustinho, Irene, Paulo, Helena, Dora, Elisa e Dulce
Casamento: Elza Bretanha, secretária de "O Globo" (17/05/1940 a 1962, separação): filhos Jofre (11/08/1941-04/08/2010) e Nelson (23/06/1945, preso pelo regime miltiar de 1972 a 1979); vive com Yolanda (1953 a 1958, separação): filhos Maria Lúcia, Sonia e Paulo César; vive com Lúcia Cruz Lima (1962 a 1970, separação: filha Daniela); retorna com Elza (1977 a 21/12/1980, sua morte)
Falecimento: 21/12/1980, de manhã, Hospital Pró-Cardíaco, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência vascular cerebral provocada por complicações cardíacas e pulmonares
Jornalista, dramaturgo (estréia em 1941 com "A Mulher Sem Pecado"), escritor e comentarista de futebol; radicado no Rio de Janeiro (1916), torna-se torcedor do FLUMINENSE e começa como repórter policial no jornal do pai "A Manhã" (1927); primeiro artigo: 1928, publicado no "A Manhã"); vai para o jornal "Crítica" (1929); transfere-se para o jornal "O Globo" (1931); primeira peça: "A Mulher sem Pecado" (1941); escreve folhetins para "O Jornal" (1944, sob o pseudôbnimo de Suzana Flag); autor de obras como "Toda Nudez Será Castigada", "Beijo no Asfalto", "Os 7 Gatinhos", etc. todas polêmicas pelos temas "avançados" para a época; no Teatro Municipal (Rio de Janeiro) ganha uma ovação ensurdecedora na estréia de sua peça "Vestido de Noiva" (1943); paradoxalmente, no mesmo teatro, sofre uma vaia enorme quando da estréia de "Perdoa-me por Me Traíres" (1957), onde atua pela primeira e última vez.
"Aos 18 anos, um homem não sabe nem mesmo dizer bom dia a uma mulher; todos os homens deveriam nascer com 35 anos feitos." (projetovip.net)

Frases de Nelson Rodrigues

Ruy Castro organizou, para a Editora Companhia das Letras, um volume que reúne, sob o título de Flor de Obsessão, as “mil melhores frases” de Nelson Rodrigues. Se quisesse, reuniria três mil, como estas vinte:6
  • “O Marx é uma besta”.
  • “O brasileiro é um feriado”.
  • “O Brasil é um elefante geográfico. Falta-lhe, porém, um rajá, isto é, um líder que o monte”.
  • “Sou a maior velhice da América Latina. Já me confessei uma múmia, com todos os achaques das múmias”.
  • “Toda oração é linda. Duas mãos postas são sempre tocantes, ainda que rezem pelo vampiro de Dusseldorf”.
  • “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”
  • “Na vida, o importante é fracassar”
  • “A Europa é uma burrice aparelhada de museus”.
  • “Hoje, a reportagem de polícia está mais árida do que uma paisagem lunar. O repórter mente pouco, mente cada vez menos”.
  • “Daqui a duzentos anos, os historiadores vão chamar este final de século de ”a mais cínica das épocas”. O cinismo escorre por toda parte, como a água das paredes infiltradas”.
  • “Sexo é para operário”.
  • “O socialismo ficará como um pesadelo humorístico da História”.
  • “Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos”.
  • “As grandes convivências estão a um milímetro do tédio”.
  • “Todo tímido é candidato a um crime sexual”.
  • “Todas as vaias são boas, inclusive as más”.
  • “O presidente que deixa o poder passa a ser, automaticamente, um chato”
  • “Não gosto de minha voz. Eu a tenho sob protesto. Há, entre mim e minha voz, uma incompatibilidade irreversível”.
  • “Sou um suburbano. Acho que a vida é mais profunda depois da praça Saenz Peña. O único lugar onde ainda há o suicídio por amor, onde ainda se morre e se mata por amor, é na Zona Norte”.
  • “O adulto não existe. O homem é um menino perene”.
  • "Não vou para o inferno, mas não tenho asas"
  • "O óbvio também é filho de Deus." 7
  • "O dinheiro compra até amor sincero." 8
São frases simples, mas que tomadas por uma análise profunda podem gerar boas obras filosóficas e históricas. (Wikipedia) 

CURIOSIDADE

Solstício de verão no Hemisfério Sul é lembrado em doodle do Google

Doodle faz referência ao calor, típico do verão Foto: Reprodução
CHEGOU O VERÃO: O Google homenageou a chegada do verão no Hemisfério Sul, marcada para ocorrer às 14h11min deste sábado (21/12) com um doodle animado. O momento é chamado de solstício ("sol parado", em latim) de verão. É quando os raios solares incidem com maior intensidade no Hemisfério Sul do planeta. 
Segundo define a astronomia, o solstício de verão é o momento em que o Sol, visto a partir da Terra, atinge a maior inclinação, em latitude, a partir da linha do Equador, fato que provoca maior intensidade de radiação solar no hemisfério sul.

1º dia de PANCHA GANAPATI -  celebrado até 25 de dezembro na Índia, em honra ao deus indu, Senhor Ganesha, que é tido na conta de Patrono das Artes e Guarda da Cultura. Durante cada um desses 5 dias, um especial de disciplina espiritual ou "sadhana" é focado sobre toda a família, quando um santuário é criado na sala principal da casa e decorado segundo o espírito da ocasião festiva, com a colocação de uma grande estátua do Senhor Ganapati Pancha,  com suas 5 faces em madeira ou bronze. O festival é considerado como um novo começo e reparação de todos os erros do passado e cada manhã, as crianças vestem ou decoram novamente Ganesha numa cor diferente: amarelo dourado no 1º dia, depois azul royal, vermelho rubi, verde esmeralda e finalmente, laranja brilhante, que são as cores de suas 5 potências ou "shaktis", além de que cada manhã, uma bandeja de doces, frutas e incensos é oferecida ao Senhor Ganapati, muitas vezes preparados e apresentados pelas crianças, além de cantos, músicas e bhajanas que são entoados em seu louvor e para finalizar, muitos doces são comidos por todos e presentes (muitas vezes simples conforme as posses de cada família) são colocados a cada manhã, para serem abertos pelas crianças apenas no último dia. (datasdodia.net).


CURIOSIDADE:
Dia Global do Orgasmo pela Paz ou "Global Orgasm for Peace Day" - comemoração que também é conhecida como GORG, prevista para coincidir com o fim do solstício de verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte, partindo da idéia pela qual os participantes em todo o mundo tivessem um orgasmo durante o dia, ao mesmo tempo em que pensassem sobre a paz, a fim de emitir energia positiva para a Terra, seguindo os passos da meditação em massa e outros eventos de oração, que também afirmam ser capazes de mudar o campo de energia da Terra. (datasdodia.net)


COISAS DE NORTE-AMERICANOS
Dia da Farsa ou "HUMBUG DAY" - comemoração de norte-americanos, que se festeja na preparação para o Natal com a permissão de até 12 farsas para se descarregar as frustrações dos estadunidenses. (datasdodia.net)


ANIVERSARIANTES 21/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site

 Júnior Spinelli 


ANIVERSARIANTES 21/12 - (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 134 ANOS NASCIA STALIN
Stálin

IOSIF VISSARIONOVITCH DJUGASHIVILI (JOSEPH STALIN)
Nascimento: 21/12/1879, Gori, Georgia (então anexada à Rússia Imperial)
Casamento: Alliluyeva (segunda esposa): filha Svetlana (1926; foge da União Soviética, pedindo asilo na embaixada norte-americana em Nova Delhi, 1967)
Falecimento: 05/03/1953, 21:30 h, Moscou, Rússia
Causa: Envenenado por médicos (divulgado derrame cerebral)
Militar e político; "Stálin" significa "de aço"; revolucionário e Ditador (1922 a 1953); impõe uma reorganização social (1928), que provoca a morte de cerca de 4.5 milhões de pessoas nos anos seguintes, de fome (principalmente na Ucrânia); decreta o "Grande Terror" (1936), fuzilando a maior parte de seus ex-camaradas bolcheviques; deporta perto de 3.3 milhões de pessoas para a Sibéria (anos 1940); hipertenso, prende os médicos que o atendem sob a acusação de conspirarem para matá-lo (início de 1953); transforma o país numa potência industrial e nuclear e inicia a Guerra Fria contra os Estados Unidos.



HÁ 89 ANOS NASCIA ALTAMIRO CARRILHO

Altamiro Carrilho
ALTAMIRO AQUINO CARRILHO
Nascimento: 21/12/1924, Santo Antonio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Mãe Lira
Falecimento: 15/08/2012, de manhã (internado desde segunda-feira), Clínica Ênio Serra, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer de pulmão
Músico (flautista) e compositor popular e erudito; começa a tocar com 5 anos, numa flauta de lata dada por "Papai Noel" e vence todos os programas de calouros que participa; especialista em flauta transversal, tem mais de 200 músicas compostas e 111 discos gravados, sendo um dos maiores representantes do chorinho; primeiro disco: "Altamiro Carrilho e sua Bandinha na TV" (1957); sucesso com músicas como "Rio Antigo", "Acorda, Luiz", "Canarinho Teimoso", etc; Prêmio SHARP de Disco Instrumental (1997); apresenta-se em mais de 40 países, difundido a música popular brasileira.

HÁ 77 ANOS NASCIA JOELMIR BETTING
Joelmir Betting
JOELMIR JOSÉ BETTING
Nascimento: 21/12/1936, Tambaú, São Paulo, Brasil
Casamento: Lucila (14/04/1963): filhos Giafranco (publicitário) e Mauro (jornalista)
Falecimento: 29/11/2012, 0:55 h, Hospital Israelita Albert Einstein, zona sul de São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: AVC (acidente vascular cerebral); internado desde 22/11/2012 devido a doença autoimune nos rins, tivera o primeira em 25/11/2012
Socólogo e jornalista; criança bóia-fria, forma-se em Sociologia na USP (Universidade de São Paulo, 1955) e começa no jornalismo na área esportiva (1957); trabalha nos jornais "O Esporte", "Diário Popular" e na rádio PANAMERICANA (atual JOVEM PAN); torcedor do PALMEIRAS/SP, passa para a área política-econômica (1966) e lança uma editoria de automóveis no caderno de Classificados da "Folha de São Paulo" (1968); assina sua própria coluna (07/01/1970 a 08/1991) e introduz o jornalismo econômico no rádio (anos 1970) e na TV (anos 1980); transfere-se para o "Estadão" (nova coluna diária até 30/01/2004) e atua nas redes GLOBO e BANDEIRANTES, apresentando o programa de TV "Canal Livre"; autor de livros como "Na Prática a Teoria é Outra" e "Os Juros Subversivos", é autor da expressão "Gol de placa" e escreve artigos para diversos semanários, além de dar palestras em convenções, congressos e seminários.


HÁ 73 ANOS NASCIA FRANK ZAPPA
Frank Zappa
FRANK VINCENT ZAPPA
Nascimento: 21/12/1940, Baltimore, Maryland, Estados Unidos
Casamento: Kay Sherman (28/12/1960 a 1964, divórcio); Gail (21/09/1967 a 04/12/1993, sua morte): filhos Diva, Moon Unit, Dweezil e Ahmet
Falecimento: 04/12/1993, Laurel Canyon, Hollywood Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Câncer na próstata
Músico (guitarrista, bateria, etc.), cantor e compositor de "rock"; funda a banda MOTHERS OF INVENTION (1964); destaca-se com sua música experimental em interpretações como "You Are What You Is", "Mom and Dad", "Watermelon in Easter Hay", etc; autor de sucessos como "Dirty Love", "The Uncle Meat Variations", "Memories of El Monte", etc.

JANE FONDA FAZ 76 ANOS
Jane Fonda
JAYNE SEYMOUR FONDA
Nascimento: 21/12/1937, New York, Estados Unidos
Filiação: Henry Fonda e Frances Seymour Brokawx
Casamento: Roger Vadim (14/08/1965 a 16/01/1973, divórcio): filha Vanessa Vadim (28/09/1968); Tom Hayden (21/01/1973 a 1990, divórcio): filho Troy Hayden (07/07/1973); Ted Turner (21/12/1991 a 22/05/2001, divórcio)
Atriz cinematográfica (estréia em "Tall Story", 1960) e TV (estréia em "A String of Beads", 1961); destaca-se em filmes como "Barbarella" (1968), "Julia" (1977), "On Golden Pond" (1981), etc; OSCAR de Atriz por "Klute" (1971), "Coming Home" 1978); indicada aos de Atriz por "They Shoot Horses, Don't They?" (1969), "Julia" (1977), "The China Syndrome" (1979) e "The Morning After" (1986) e de Coadjuvante por "On Golden Pond" (1981); ativista de esquerda, visita o Vietnam (1972).

PACO DE LUCIA FAZ 66 ANOS
Paco de Lucía
FRANCISCO SÁNCHEZ GÓMEZ
Nascimento: 21/12/1947, Algaciras, Espanha
Filiação: Antonio Sánchez (guitarrista flamenco) e Luzia; menor de 5 irmãos (incluíndo Pepe e Ramón, também músicos)
Músico (guitarrista), cantor e compositor flamenco; aprende a tocar com o pai e o irmão Ramón; primeira apresentação na Rádio Algaciras (1958); entra para a trupe de José Greco (1961); primeira gravação: "Dos Guitarras Flamencas" (1965, com Ricardo Modrego); de 1965 a 2004 grava 24 álbuns como solista; um de seus maiores sucessos é "Concierto de Aranjuez" (gravado com a Orquestra de Cadaques, 1991); compõe trilhas sonoras para filmes; Prêmio PRÍNCIPE DAS ASTÚRIAS; cria o grupo PACO DE LUCÍA SEXTET: primeiro álbum "Sólo Quiero Caminar" (1981).

SAMUEL L. JACKSON FAZ 65 ANOS
Samuel L. Jackson
SAMUEL LEROY JACKSON
Nascimento: 21/12/1948, Washington, District of Columbia, Estados Unidos
Casamento: LaTanya Richardson (1980): filha Zoè (1982))
Ator cinematográfico (estréia em "Together for Days", 1972) e TV (estréia em "Movin' On", 1976); destaca-se em filmes como "The Exterminator" (1980), "Goodfellas" (1990, "Os Bons Companheiros"), "Shaft" (2000), etc. e em seriados de TV como "Ghostwriter" (1992, "O Fantasma Escritor"), "I'll Fly Away" (1992), "The Boondocks" (2005), etc; torna-se um astro e ícone cultural, sendo requisitado para inúmeros filmes e dublagens; indicado ao OSCAR de Coadjuvante por "Pulp Fiction" (1994, "Pulp Fiction - Tempo de Violência"); indicado ao BLACK MOVIE AWARD por "Coach Carter" (2005, "Coach Carter - Treino para a Vida"); esportista, dedica-se ao golfe; tem uma estrela na Calçada da Fama (7020 Hollywood Boulevard).

Nenhum comentário:

Postar um comentário