>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

*19/12/2013 - quinta-feira* - MARCELLO MASTROIANNI, DR. ALZHEIMER e DR. EMÍLIO RIBAS são os homenageados...

*19/12/2013 - quinta-feira*

HÁ 17 ANOS - 19 de dezembro de 1996 - CIAO!!! MORRE O ATOR MARCELLO MASTROIANNI
A morte não foi gentil com os amigos que Marcello Mastroianni conquistou nos 160 filmes em que atuou, ao longo de 72 anos de vida. O dia 19 de dezembro de 1996 foi um dia de grande tristeza para todos eles. Mastroianni, um dos maiores nomes do cinema mundial do século XX, morreu de câncer, numa época do ano que considerava mágica.

Marcello Mastroianni
“Eu gostaria de morrer no Natal, com uma grande árvore iluminada no meio da praça”, dizia ele com a voz rouca de um homem que chegou a fumar 70 cigarros por dia, no monólogo de uma das últimas peças que interpretou, e que traduzia também seu desejo profundo de morrer numa noite tranqüila e natalina.

Uma morte digna para o menino que nunca deixou de brincar com a vida, que fez de tudo para não se levar a sério, irônico e rigoroso com ele mesmo, que se ofendia com quem o definia como o último dos latin lovers, embora tenha sido parceiro, companheiro ou amante de muitas das mulheres mais belas do seu tempo. Como Silvana Magano, Shirley McLane, Catherine Deneuve, Brigitte Bardot e Sophia Loren.

Marcello Mastroianni e Sophia Loren
Marcello vivia na boemia, cercado por mulheres. Nunca deu importância para o dinheiro, apesar de viver cercado por luxo. Filho de um marceneiro e nascido numa pequena cidade italiana, fez de tudo para viver como um homem normal depois da fama. O Marcello que nos último meses de vida foi se apagando lentamente, andando apoiado sobre uma bengala, emagrecendo e fazendo de tudo para não aparecer na mídia, foi um dia a estrela mais brilhante do cinema, um dos mais belos e talentosos personagens da sétima arte.

Marcello Mastroianni
Trabalhador compulsivo, passou a maior parte da vida em sets de filmagem, sendo instruído por dezenas de diretores, de todos os cantos do mundo. Foi ao lado de Frederico Fellini – o grande mago do cinema italiano -, no entanto, que esta parceria deu mais certo. “Fellini é o artista, eu sou o executor”, costumava dizer Mastroianni. Juntos, filmaram Noites de Cabiria, Na Estrada da Vida, Ginger e Fred, A Doce Vida, Oito e Meio. Neste último, pode-se perceber o ápice desta parceria e amizade, que durou até a morte do diretor, em 1993: neste filme, Fellini confiou a Mastroianni um personagem mais complexo, seu próprio alterego, um diretor em crise.

“Representar é a única coisa que me interessa, a razão do meu trabalho. As pessoas não acreditam quando digo que o que está em volta do ato de representar não me interessa. Quando o trabalho termina, é hora de voltar para casa e encontrar os amigos”, disse ele certa vez. 
(fonte: jblog.com.br) 


Alois Alzheimer
Nascimento: Marktbreit, 16/junho/1864
Falecimento: Breslau, 19/dezembro/1915
Neurologista alemão conhecido sobretudo por ter sido o primeiro autor a reconhecer com entidade patognômica distinta a doença neurodegenerativa que hoje tem o seu nome (doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer).
Aloysius Alzheimer nasceu em 1864, na cidade alemã de Markbreit, Baviera. Estudou nas universidades de Tübingen e Würzburg.
Era filho de Eduard Alzheimer e Theresia Alzheimer, sua segunda esposa. Casou- se em 1894, com Nathalie Geisenheimer.
Em 1901 descobriu o que era a doença e como ela agia em nosso córtex. Foi uma grande descoberta.
Em 1906 apresentou, durante um congresso científico na Alemanha, a doença do cótex cerebral ( mal de alzheimer ). Junto com o Dr. Emil Kraepelim, também cientista, escreveu em 1910 o livro "manual de psiquiatria".
Alois morreu em 1915 por conta de uma grave infecção cardíaca.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alois_Alzheimer)  


Emílio Marcondes Ribas

Nasceu em Pindamonhangaba, Vale do Paraíba, em 11 de abril de 1862. Estudou na escola pública de sua cidade e foi para o Rio de Janeiro cursar a Faculdade de Medicina. Conclui o curso com mérito em 1887, defendendo tese sobre a morte aparente dos recém-nascidos. Como clínico geral, casa-se e vai morar em Santa Rita do Passa Quatro e depois muda-se para Tatuí. Em 1895 é nomeado inspetor sanitário e trabalha em São Paulo começando o combate às epidemias, principalmente a febre amarela nas cidades de Araraquara, Jaú, Rio Claro, Pirassununga e São Caetano. No ano seguinte é encarregado de combater e consegue, deter um surto de febre amarela na cidade de Campinas. Como diretor do Serviço Sanitário, sua atuação foi arrojada e fundamental para o controle da doença.
Acompanhou, de perto as experiências dos médicos norte-americanos Walter Reed e Carlos Finlay sobre a febre amarela em Cuba. Defendeu e comprovou a tese de transmissão da doença pela picada do mosquito “aedes aegypti”, enfrentando os protestos da sociedade médica da época.
Em 1903 repete-se em São Paulo as experiências de Cuba deixando-se picar, juntamente com o seu contemporâneo Adolfo Lutz e outros voluntários, por mosquitos infectados pelo sangue de um portador da doença. O objetivo era provar que a febre amarela era transmitida pelo “Stegomiya Fasciata”. Naquele mesmo ano faz experiência de contato com detritos de doentes, deitando-se com eles para comprovar sua tese, o qual verificou a ausência do contágio no Hospital de Isolamento, atual Instituto de Infectologia Emílio Ribas. No quinto Congresso Brasileiro de Medicina e Higiene declara que a tese dos "contagionistas" não tem valor.
Oswaldo Cruz assume a direção da Saúde Pública do Rio de Janeiro e a febre amarela é declarada extinta em todo o estado de São Paulo. Designado para realizar conferências na Europa e Estados Unidos, visita várias Organizações Sanitárias em 1908 e 1909. Já em Londres na “Society of Tropical Medicine and Hygiene” faz conferência sobre a extinção da febre amarela em São Paulo e Rio de Janeiro, onde é convidado, pelo Governo francês para fazer parte da Comissão de combate à febre amarela na Martinica, recusando-se por excesso de compromissos. Foi companheiro de trabalho, de Adolfo Lutz, Vital Brasil, Diogo Faria, Vitor Godinho e outras personalidades, hoje nomes de ruas de São Paulo.
Sua produção científica, aliada à atuação em campo e a capacidade de administração, foram extraordinárias. Em 1922 pronuncia sua última conferência sobre febre amarela no “Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina de São Paulo”.
Emílio Ribas morreu a 19 de dezembro de 1925. Pouco depois de profetizar para estudantes de medicina que não considerava a febre amarela coisa do passado: “Não é fora de propósito supor que amanhã seus filhos ainda tenham de combater esse terrível pernilongo.”
Através da Lei 4.903 de 19/12/1985, oriunda de um projeto do Deputado Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, foi instituída pelo Governo Franco Montoro a Semana Estadual da Higiene e Saúde Pública e Ocupacional que deverá ser comemorada anualmente dia 18 de Outubro, Dia do Médico, a qual tem como patrono o "Dr. Emílio Ribas" precursor do sanitarismo, no Brasil.
(fonte: http://www.fiocruz.br)
SINOPSE:
Emílio Ribas
 EMÍLIO MARCONDES RIBAS
Nascimento: 11/04/1862, Pindamonhangaba, Vale do Paraíba, São Paulo, Brasil
Falecimento: 19/12/1925, São Paulo, Brasil
Médico higienista, combate a febre amarela e comprova sua transmissão pelo mosquito "aedes aegypti"; precursor do sanitarismo brasileiro.
"Há um universo de mistérios à nossa volta e me anima a possibilidade da surpresa".





COISAS DE NORTE-AMERICANOS:

19/12 - Dia do Pãozinho de Farinha de Aveia ou "Oatmeal Muffin Day"  


ANIVERSARIANTES 19/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site

Cristiane BrandelikCristiane Brandelik

 Carina FillolCarina Fillol

Jorge Marino SouzaJorge Marino Souza

Neide Salete PirovicNeide Salete

Arlete Guarani Kaiowá PasqualiniArlete Guarani Kaiowá Pasqualini


Roberto MarcioRoberto Marcio

Alice BuenoAlice Bueno



Ulisses JuniorUlisses Júnior


Emili RevertEmili Revert


Luciano TommasiLuciano Thommasi

Gisele CostaGisele Costa


ANIVERSARIANTES 19/12 - (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 98 ANOS NASCIA EDITH PIAF
Edith Piaf
 EDITH PIAF - (EDITH GIOVANNA GASSION)
Nascimento: 19/12/1915, Hospital Tenon (dizem que nos degraus, sob um poste da Rue de Belleville 72), Paris, França
Filiação: Louis Alphonse Gassion (acrobata de circo) e Anetta Giovanna Maillard (cantora ambulante)
Casamento: Relacionamentos com Louis Dupont (1932; filha Marcelle, 02/1933-1935); Paul Meurisse (1940 a 1941), Henri Contet, Norbert Glanzberg, Yves Montand, Charles Aznavour, Eddie Constantine; casa-se com Jacques Pills (07/1952); relacionamento com Douglas Davies, Georges Moustaki, Charles Dumont; casa-se com Theophanis Lamboukas (09/10/1962)
Falecimento: 10/10/1963, 13:30 h, em sua casa do Boulevard Lannes, Enclos de la Rorrée, Plascassier, planalto de Grasse, Alpes Marítimos, França
Causa: Hemorragia interna (motivada por câncer)
Cantora popular; começa cantando nas ruas da área de Pigalle, onde é descoberta por Louis Leplée (1935); primeira gravação: "Les Mômes de la Cloche" (1936, 78 rpm); faz sucesso com canções como "La Vie en Rose" (1946), "Milord" (1959), "Non, Je ne Regrette Rien" (1960), etc; torna-se dependente de álcool e morfina. 

HÁ 97 ANOS NASCIA MANOEL DE BARROS
Manoel de Barros

MANOEL WENCESLAU LEITE DE BARROS
Nascimento: 19/12/1916, à beira do rio Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Advogado e poeta modernista; radicado no Rio de Janeiro, entra para a Juventude Comunista (1934) e escreve o primeiro poema (1935); primeiro livro: "Poemas Concebidos sem Pecado" (1937); forma-se em Direito (1941); de estilo próximo ao das vanguardas européias, da poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade, rompe com o Partido Comunista e vai vier na Bolívia, Peru e New York (onde faz curso de cinema e pintura no Museu de Arte Moderna); volta para Campo Grande (1960), passando a criar gado; autor de obras como "A Face Imóvel" (1942), "Compêndio para Uso dos Pássaros" (1960), "Livro Sobre Nada" (1996); JABUTI de Literatura por "O Guardador de Águas" (1989) e "O Fazedor de Amanhecer" (2002).
"Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as rãs com as águas - é de poesia que estão falando"


MAURICE WHITE FAZ 72 ANOS
Maurice White
MAURICE WHITE
Nascimento: 19/12/1941, Tennessee, Estados Unidos
Filiação: Verdine
Casamento: um filho
Músico (baterista), compositor e cantor; começa artisticamente no trio de Ramsay Lewis (1966); funda a banda EARTH, WIND & FIRE (em Chicago, com seu irmão Verdine White), chegando ao apogeu nos anos 1970 e 1980; autor de sucessos como "Reasons", "Let Your Feelings Show", "Turn On"; diagnosticado com o Mal de Parkinson (1990), passa a atuar como produtor (1996).
THAISA STORCHI FAZ 58 ANOS
Thaisa Storchi
THAISA STORCHI BERGMANN
Nascimento: 19/12/1955, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Astrônoma; bacharel em Física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1977), com mestrado pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1980) e doutorado na UFGRS (1987); faz pesquisas na Universidade de Maryland (1991) e no Space Telescope Science Institute da Universidade John Hopkins (1991 a 1994); descobre um disco de poeira cósmica girando a 10.000 km/s numa galáxia a 60.000.000 de anos-luz da Terra (matéria de uma estrela que ainda não fora sugada pelo buraco negro, numa época em que não havia evidências de sua existência no centro das galáxias, 1991); professora do Rochester Institute of Technology (2005, Rochester, New York) e do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFGRS; participa do projeto do telescópio GEMINI e presta assessoria científica ao Laboratório Nacional de Astrofísica, à FAPESP, CAPES, CNPq e a diversas publicações científicas internacionais; membro da Academia Brasileira de Ciências (2009).  
DIG DUTRA FAZ 38 ANOS
Dig Dutra
SÍLVIA CAMARGO DUTRA
Nascimento: 19/12/1975, Curitiba, Paraná, Brasil
Filiação: José Evane Dutra e Marilena Carvalho
Atriz e comediante de teatro (estréia em 1991), TV (estréia no programa humorístico "Zorra Total", 2003, TV Globo); participa de novelas como "Belíssima" (2005), "Sete Pecados" (2007), "Paraíso Tropical" (2007), etc; sucesso com a personagem MARIA DA ABADIA no programa humorístico "Zorra Total" (2008, Rede Globo).
FERNANDA BRUM FAZ 37 ANOS
Fernanda Brum
FERNANDA BRUM COSTA DA CRUZ PINHEIRO
Nascimento: 19/12/1976, Brasil
Filiação: Nélio Brum e Maria Fernanda
Casamento: Emerson Pinheiro (1995, cantor e produtor musical e pastor): filhos Isaac (2004) e Laura (08/01/2010)
Cantora "gospel" e pastora batista; cantando desde os 5 anos, chega a ser modelo; com uma voz grave (timbre pouco explorado no mercado "gospel"), é descoberta pela cantora evangélica Shirley Carvalhaes que a fez abrir um show com mais de 150.000 pessoas; primeira gravação: "Feliz de Vez" (1993); indicada ao GRAMMY LATINO de Álbum Cristão por "Cura-me" (2008).




Um comentário:

  1. Como uma mulher cega pôde compor músicas tão lindas, inclusive "La Vie en Rose"! - A vida cor-de-rosa! Magnífica! EDITH PIAF! hel mac mos

    ResponderExcluir