>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

*06/12/2013 - sexta-feira* - JOÃO GOULART, O JANGO, UMA HOMENAGEM...

*06/12/2013 - sexta-feira*Ficheiro:Jango.jpg6 de dezembro de 1976 – No exílio, morre João Goulart
Doze anos depois de ter deixado o Brasil para se asilar no Uruguai, o ex-Presidente João Goulart regressou, conduzido pela família e amigos que, chorando, seguiram em automóveis a caminhonete que levava os restos mortais para São Borja, sua terra natal. Jango morreu de infarto, aos 47 anos de idade, no quarto de sua fazenda, na fronteira entre Uruguai e Argentina, após ter comido churrasco e tomado chimarrão, na hora do jantar. Na hora em que sentiu a dor no peito, estava em companhia da esposa, que gritou pedindo ajuda do capataz Júlio Vieira, o qual nada pode fazer para ajudar o patrão.

Tudo aconteceu de forma rápida e vertiginosa na vida do fazendeiro e político gaúcho João Goulart, um homem de temperamento afeito à calmaria do campo, longe do qual sempre pareceu desambientado. Aos 13 anos já ajudava seu pai a transportar gado na fazenda da família. Vinte anos depois, começou a se envolver com política e rapidamente chegou à Presidência da República, assumindo o governo após a renúncia de Jânio Quadros.

Seu governo foi marcado por uma crise política e social sem precedentes, a qual resultou em sua trágica deposição, em abril de 1964. Por ser identificado como um político de tendência comunista, Jango sofreu grande oposição das altas camadas do Exército que tramaram um golpe de Estado que enterrou a democracia no Brasil, restabelecida apenas vinte anos depois.

João Goulart
Fazendeiro de terras em três países viveu os últimos anos amargando o exílio, com a certeza de ter sido personagem central nos momentos mais dramáticos da história do Brasil na segunda metade do século. Segundo a família, Jango recusava-se a retornar ao Brasil “pelos fundos”, ou seja, pela fronteira gaúcha, com a condição de viver internado em São Borja. Pretendia descer no Rio de Janeiro e, só então, ir para o Sul. Inicialmente, descartava a hipótese de um retorno enquanto a maioria dos outros exilados não pudesse voltar. Nos últimos meses de vida, Goulart procurava saber se poderia retornar ao Brasil. Morreu com a garantia de que não poderia.(jblog.com.br) 

Monumento a João Goulart em Porto Alegre.
SINOPSE:
João Goulart
 JOÃO BELCHIOR MARQUES GOULART
Nascimento: 01/03/1918, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Vicente Rodrigues Goulart e Vicentina Marques
Casamento: Maria Teresa Fontella (1955 a 06/12/1976, sua morte): 2 filhos , João Vicente e Denise.
Falecimento: 06/12/1976, em sua fazenda em Mercedes, Província de Corrientes, Argentina
Causa: Ataque cardíaco (há versões de assassinato com uma cápsula de venano em seu frasco de remédios por agentes da Operação Condor)
Político conhecido como "Jango", entra para a vida pública levado por Getúlio Vargas; Deputado Estadual pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em 1947, Federal (1950) e Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio do segundo mandato de Vargas (18/06/1953 a 23/02/1954); Vice na chapa PTB-PSD (1955) e na Oposição (1960), assume a presidência (07/09/1961 a 01/04/1964) com a renúncia de Jânio (1961); instaura o Parlamentarismo no país (07/09/1961 a 24/01/1963), é recebido na Casa Branca pelo Presidente Kennedy e desfila em carro aberto por New York (1962); discursa para 150.000 pessoas na Central do Brasil, prometendo a nacionalização do petróleo, desapropriação de terras e reforma agrária (1303/1964); é derrubado pelo Golpe Militar (31/03/1964) e tem os direitos políticos cassados por 10 anos, exilando-se em suas fazendas no Uruguai e, depois, Argentina.
Maria Thereza Fontella Goulart em 2004. 

Exumação do corpo para exames

Em maio de 2013 a Comissão Nacional da Verdade decide que poderá exumar o corpo de Jango para realizar exames no intuito verificar a verdade sobre a morte do ex-presidente. A exumação foi marcada para o dia 13 de novembro de 2013. Para conduzi-la, a ministra Maria da Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, formou um Grupo de Trabalho, cujos integrantes foram nomeados em portaria publicada pelo Diário Oficial da União no dia 7 de novembro de 2013.
O trabalho de exumação do corpo de Jango durou cerca de 18 horas. A urna com os restos mortais do ex-presidente foi coberta com a bandeira do Brasil e de São Borja quando deixou o cemitério Jardim da Paz, antes de ser levada para Brasília. (Wikipedia) 

Representações na cultura

  • Dossiê Jango, documentário escrito e dirigido por Paulo Henrique Fontenelle lançado nos cinemas brasileiros em 5 de julho de 2013; traz alguns fatos obscuros da história do Brasil e sobre o golpe de Estado de 1964, tratando também das causas suspeitas de sua morte. (Wikipedia). 



 DIA DE SÃO NICOLAU (O PAPAI NOEL DO OCIDENTE)


  São Nicolau      
  6 de Dezembro

São Nicolau O santo deste dia é São Nicolau, muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos com profunda vida de oração, nasceu Nicolau no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.
Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.
São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.
São Nicolau, rogai por nós!   (fonte: www.cancaonova.com)  


Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra Mulher - O dia 6 de dezembro lembra o Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá). Em 1989, nessa data, um estudante entrou armado numa escola politécnica da cidade. Gritando que queria acertar apenas as feministas, o atirador matou 14 alunas. A tragédia inspirou a Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. (http://noticias.cancaonova.com)


Dia Nacional do Extensionista Rural – para marcar a data do surgimento da Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais, que foi criada em 6 de dezembro de 1948 e que é tida como a 1ª instituição de extensão rural do Brasil, agrupando profissionais que trabalham diretamente em contato com os agricultores familiares, em prol da orientação, capacitação e do acesso às políticas públicas para esses trabalhadores, que tem sido responsáveis pela produção de cerca de 70% do alimento destinado à mesa dos brasileiros. (datascomemorativas.info).


NA HISTÓRIA:
06/12/1877 - O cientista Thomas Edison faz a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo - inventou o fonógrafo. O aparelho consistia em um cilindro coberto com papel de alumínio. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma (um disco fino em um receptor onde as vibrações eram convertidas de sinais eletrônicos para sinais acústicos e vice-versa) e um grande bocal. O cilindro era girado manualmente conforme o operador ia falando no bocal (ou chifre). A voz fazia o diafragma vibrar. Conforme isso acontecia, a ponta aguda cortava uma linha no papel de alumínio. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina desta vez produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez. Thomas Edison trabalhou nesse projeto em seu laboratório enquanto recitava a conhecida canção infantil "Maria tinha um carneirinho" (Mary had a little lamb), e reproduzia-a. 



ANIVERSARIANTES 06/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site



ANIVERSARIANTES 06/12 - (MENOS FAMOSOS)
www.projetovip.net
SAUDADES DE EMÍLIO SANTIAGO
Emílio Santiago
 EMÍLIO VITALINO SANTIAGO
Nascimento: 06/12/1946, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 20/03/2013, madrugada, Hospital Samaritano, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Consequências de um AVC (Acidente Vascular Cerebral - internado desde 07/03/2013)
Cantor popular romântico; criado por pais adotivos, estuda na Faculdade Nacional de Direito (anos 1970), começa a cantar em festivais universitários e projeta-se no programa de calouros de Flávio Cavalcanti (TV TUPI); crooner da orquestra de Ed Lincoln, lança o primeiro single: "Transa de Amor" e "Saravá Nego" (1973); primeiro LP: "Emílio Santiago" (1975, CID); faz sucesso com a coletânea "Aquarela Brasileira" (1988, SOM LIVRE - 7 volumes com mais de 4.000 cópias) e destaca-se com músicas como "Perdido de Amor" (1985), "Dias de Luna", "Kizomba, Festa da Raça", etc.


HÁ 71 ANOS NASCIA ARNAUD RODRIGUES
Arnaud Rodrigues
ANTONIO ARNAUD RODRIGUES
Nascimento: 06/12/1942, Serra Talhada, Pernambuco, Brasil
Falecimento: 16/02/2010, Lago da Usina de Lajeado (a 26 km de Palmas), Tocantins, Brasil
Causa: Naufrágio de barco
Ator, cantor, compositor e humorista; destaca-se em programas com Chico Anísio (anos 1970, Rede Globo); sucesso com o personagem SORÓ (anos 1970); estréia no cinema em "O Doce Esporte do Sexo" (1971) e na TV em "Azambuja & Cia." (1975); destaca-se em seriados de TV como "Lampião e Maria Bonita" (1982), "Pão Pão, Beijo Beijo" (1983), "Roque Santeiro" (1985), etc; participa da equipe de roteiristas de humor da Rede SBT.


DON KING FAZ 81 ANOS
Don King
DONALD KING
Nascimento: 06/12/1932, Cleveland, Ohio, Estados Unidos
Casamento: Henrietta (1965): filhos Deborah, Carl e Eric
Empresário musical e de Box; produtor do grupo JACKSON 5; chefe de "numbers racket" (forma ilegal de jogo de azar); preso pela morte de um de seus comparsas (1967), é solto e entra para o mundo do pugilismo, persuadido por Muhammad Ali; promotor de Mike Tyson, controla o título mundial dos Pesos-Pesados (décadas de 1980 e 1990).




CHICO CARUSO FAZ 64 ANOS
Chico Caruso
FRANCISCO HESPANHA CARUSO

Nascimento: 06/12/1949, São Paulo, São Paulo, Brasil

Cartunista, chargista, músico e humorista; começa a publicar em "Folha da Tarde" (fim anos 1960); colabora em periódicos como "Opinião", "Movimento", "Gazeta Mercantil", "Isto É", "Veja", "JB" e "Globo" (a partir de 1984).





PAULO CARUSO FAZ 64 ANOS
Paulo Caruso
PAULO HESPANHA CARUSO

Nascimento: 06/12/1949, São Paulo, São Paulo, Brasil

Cartunista, chargista e quadrinista; colabora na revista "Isto É".







ANTONIO CALLONI FAZ 51 ANOS
Antonio Calloni

EGIZIO ANTONIO CALLONI
Nascimento: 06/12/1962, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Ennio e Laura
Casamento: Ilse Rodrigues (um filho)
Ator de teatro (estréia em "A Barra do Jovem", 1980), cinema (estréia em "Os Anos 20", 1992) e TV (estréia em "Anos Dourados", 1986); destaca-se em filmes com "Sambolico" (1996), "A Paixão de Jacobina" (2002), "Dias e Noites" (2008), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Terra Nostra" (1999), "Começar de Novo" (2004), "Páginas da Vida" (2006), etc; MOLIÈRE de Ator por "A Secreta Obscenidade de Cada Dia" (1990).


CECÍLIA DASSI FAZ 24 ANOS
Cecilia Dassi
CECÍLIA DASSI
Nascimento: 06/12/1989, Esteio, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Higídio e Eleanara
Modelo (47 comerciais em 1997) e atriz de TV (estréia em "A Comédia da Vida Privada", 1996), cinema (estréia em "A Guerra dos Rocha" (2008) e teatro (estréia em "Branca de Neve", 2003); destaca-se em telenovelas como "Alma Gêmea" (2005), "Sete Pecados " (2007), "Três Irmãs" (2008), etc; APCA de Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte por "Por Amor" (1997).




DOMÊNICO INFORMA:
 A guerra contra a dengue não terminou. Vivemos em uma terra em que chove o ano inteiro ocasionando água empoçada em vários pontos, em bueiros, em calhas, e em muitos outros locais.
Combater a dengue deve ser uma preocupação constante de todos, munícipes, autoridades públicas e principalmente nossa, cuidando de nosso canto.  
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A DENGUE:... CLIQUE NO LINK ABAIXO: 
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário