>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 28 de dezembro de 2013

*29/12/2013 - domingo* - CÁSSIA ELLER, uma homenagem...

*29/12/2013 - domingo*   
A música entrou em luto em 29 de dezembro de 2001
Em 29 de dezembro de 2001, morre a cantora Cássia Eller, aos 39 anos, de infarto na clínica Clínica Santa Maria, zona sul do Rio de Janeiro. Exames posteriores comprovaram que ela não tinha ingerido substâncias tóxicas. Cássia, uma das intérpretes mais talentosas do país, deixou um filho de oito ano, chamado de Chicão.


29 de dezembro de 2001: O fim de um furacão indomável. Morre Cassia Eller

Letra de Cazuza e Frejat
A roqueira Cássia Eller, 39 anos, morreu no início da noite, na Clínica Santa Maria, na Zona Sul carioca, onde deu entrada horas antes com um quadro de desorientação e agitação. As primeiras notícias eram de que a cantora teria sido vítima de uma intoxicação exógena por consumo excessivo de drogas. E mesmo recebendo os devidos socorros, acabou não resistindo a sucessivas paradas cardíacas. Os laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após autópsia, no entanto, descartaram a overdose. A causa mortis foi infarto do miocárdio.

A notícia da morte precoce de Cássia, que vivia o melhor momento de sua carreira trabalhando em turnê o CD MTV Acústico, desolou amigos, parentes e fãs. A cantora deixou um filho, Francisco, de 7 anos e a companheira Maria Eugênia, com quem conviveu estavelmente por 14 anos.

Rebeldia em tom grave
Cassia Rejane Eller não era mulher de meias palavras. Nem cantora de meio tom. Nunca negou o envolvimento com as drogas, declarava rasgadamente o amor pelo filho Chicão, assumia abertamente seu homossexualismo e berrava ao microfone com indiscutível autoridade. Sempre foi uma artista apoteótica no palco. Mas... Cassia era tímida.



Filha de militar, Cássia Eller rodou os quatro cantos do país. Morou em Belo Horizonte, Pará, Brasília, São Paulo e Rio. Antes de cantar, fez um pouco de tudo. Foi garçonete, secretária e até ajudante de pedreiro. Uma das mais completas e talentosas cantoras de sua geração, a opção pela carreira artística aos 14 anos. Apaixonada por Beatles e Luiz Melodia, cantou em corais, se apresentou em trio elétrico e acabou desembocando no rock´n roll. Em 1990, lançou seu primeiro disco. Com sua irreverência em tom grave, foi adorada por nomes como Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Ney Matogrosso e o parceiro em diversos sucessos Nando Reis, produtor dos dois últimos discos de Cássia - MTV Acústico (2001) e Com você... meu mundo ficaria completo (1999) álbum em que aposentou maneirismos para colocar - a pedido do filho que queria vê-la cantando como Marisa Monte - a melodia em primeiro lugar.


Cássia e Chicão.
Chicão, fruto da relação com o baixista Otavio Fialho, morto durante a gravidez da cantora, num acidente de carro - foi o grande projeto de Cassia: "Estou tentando passar mais tempo com o Chicão", disse, programando levar mais vezes o filho para a escola. Era do tipo supermãe. Punk e rebelde só por fora.

2001, o ano que não terminou
Em 2001, Cassia Eller viveu um momento único. Estava no auge de sua carreira. A começar pela irreverência contagiante com que conduziu sua apresentação no Rock in Rio 3 em janeiro. Depois veio a gravação do MTV acústico e a turnê concorrida, com bilheteria esgotada onde quer que Cássia se apresentasse. Uma produção musical intensa, em ascensão que, interrompida, deixou uma legião de fãs incrédulos.

Quando o segundo sol chegar para realinhar a órbita dos planetas vai perceber que sem a voz de Cássia a tarefa ficou um pouco mais difícil... 

(jblogp.com.br). 



Dia das Nornas - comemorado na Noruega
As Nornas são um clã de deuses da mitologia nórdica. A sua função é controlar a sorte, o azar e a providência, quer dos homens quer dos deuses, e zelar pelo cumprimento e conservação das leis que regem as realidades dos homens, dos deuses, dos elfos/duendes, dos anões, dos dragões, etc...Diz-se que nasceram da fonte de Urð, fonte da vida, onde cresce o grande freixo Yggdrasill, que guardam. Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urð (passado) é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verðandi (presente) é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld (futuro), vive encarapuçada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro.
Vivem protegidas por um dos ramos da árvore Yggdrasil, junto a um lago. O clã possuí apenas três integrantes, todas entidades femininas que a saber são: Urd, Verdandi, Skuld.
  (fonte: http://sakurah.flogbrasil.terra.com.br/foto18108815.html) 
MAGIA: 
Vá até as raízes de uma árvore e peça às deusas Nornas que lhe mostrem algo de seu destino e que iluminem seus caminhos. Então, amarre uma das raízes com linha vermelha. Você estará assim criando uma ligação com as deusas do destino, o que pode ser muito útil. (fonte: Guinevere)


NHOQUE DA FARTURA (LENDA DO DIA 29)
Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro.Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um.
Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade.
Bom apetite (fonte: http://massastres.sites.uol.com.br/) 


Dia da Sagrada Família de Jesus - comemoração móvel da Igreja Católica: 1º domingo depois do Natal ou 30 de dezembro quando o dia de Natal cai num domingo.


Na história:
    
Cordilheira dos Andes
Vista de uma porção dos Andes entre a Argentina e o Chile
                                         Em 29 de dezembro de 1972 são resgatados com vida, 14 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para a sobrevivência. A mais cruel delas foi a de utilizar a carne humana dos mortos como alimento.


29/12/ 1994 - O presidente Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.


ANIVERSARIANTES 29/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Domingo, 29 de dezembro

Marcio Monica DantasMarcio Monica Dantas

Nadia Jose RochaNadia Jose Rocha
Chu LizaChu Liza



ANIVERSARIANTES 29/12 - (menos famosos):  
www.projetovip.net
HÁ 110 ANOS NASCIA PORTINARI
Cândido Portinari
Arte retratando o busto de Portinari.
Cândido Portinari
CÂNDIDO TORQUATO PORTINARI
Nascimento: 29/12/1903, numa fazenda de café, Brodowski (atual Brodósqui), interior de São Paulo, Brasil
Filiação: Batista Portinari e Domenica Torquato
Casamento: Maria Martinelli (1930 a 1962, sua morte): filho João (1939)
Falecimento: 06/02/1962, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Intoxicado pelo chumbo das tintas que utiliza
Poeta, político, desenhista e pintor expressionista, retrata a preocupação social e a procura da essência do homem; no clímax de produção (1930 e 1960), pinta uma tela a cada 3 dias, em média, chegando a uma coleção de 5.075 obras; autor de obras como "A Barca" (1941), vive e trabalha no Cosme Velho 353, Rio de Janeiro (1943 a 1950), onde cria a série "Retirantes"; para fazer o gigantesco painel sobre Tradentes (18 x 3 m), constrói um ateliê nos fundos da casa, projetado por Niemeyer; realiza o mural "Guerra" e "Paz" (1952 - presente do governo brasileiro para o "hall" de entrada da Assembléia Geral da ONU, New York); é o pintor brasileiro mais falsificado de todos os tempos: 672 trabalhos conhecidos (dados 2010).

A descoberta da terra, 1941. Pintura mural de Portinari no edifício da Biblioteca do Congresso,Washington, DC.


HÁ 92 ANOS NASCIA MESTRE DELEGADO
Mestre Delegado
ÉGIO LAURINDO DA SILVA
Nascimento: 29/12/1921, Buraco Quente, Mangueira, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pai dançarino de valsa e mãe doceira; tem um irmão ritmista e uma irmã - Suluca - passista
Casamento: Nunca se casou, mas tem os filhos Égio (com a passita Maria, membro do grupo OS MORENOS), Ronaldo (motorista) e Jorge Mário (publicitário)
Falecimento: 12/11/2012, Clínica Santa Branca, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer de próstata (diagnosticado há 3 anos)
Músico (percursionista), compositor e sambista; começa no Bloco Carnavalesco Unidos da Mangueira (um dos que formaria a Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira); toca surdo na Surdo 1 (a bateria da Escola) e torna-se diretor de Harmonia e Bateria; estréia como Mestre-Sala com a Porta Bandeira Nininha, na Praça Onze (08/02/1948); faz par com porta-bandeiras como Neide, Mocinha, etc. e atua na Companhia de Carlos Machado, apresentando-se no Cassino da Urca e na boate "Night and Day"; conquista 8 títulos de campeão - primeiro: "Apoteose ao Mestre" - e é 35 anos consecutivos Nota 10 como Mestre-Sala (incluindo a estréia); aposenta-se dos desfiles após o Carnaval de inauguração da "Passarela do Samba" (Sambódromo, 1984); é tido como o maior Mestre-Sala do Carnaval.

CANARINHO FAZ 86 ANOS
Canarinho
ALUISIO FERREIRA GOMES

Nascimento: 29/12/1927, Salvador, Bahia, Brasil

Cantor e compositor de rádio e ator comediante de TV; inicia a vida artística cantando em boites; primeira gravação como compositor: "Morrendo de Amor" (1957); destaca-se em programas humorísticos na Rede SBT.




MARY TYLER MOORE FAZ 77 ANOS
(Left to right: Moore in July 2012 and April 1, 2013)
foto: http://www.huffingtonpost.com/2013/04/01/mary-tyler-moore-lax_n_2994038.html
Mary Tyler Moore
MARY TYLER MOORE
Nascimento: 29/12/1936, Flatbush, Brooklyn, New York, Estados Unidos
Filiação: George Tyler Moore e Marjorie Hackett
Casamento: Richard Meeker (25/08/1955 a 1961, divórcio): filho Richard Jr. (03/07/1956); Grant Tinker (01/06/1962 a 1981, divórcio); Robert Levine (23/11/1983)
Dançarina (estréia no seriado "Ozzie and Harriet", 1958), atriz e comediante cinematográfica (estréia em "Upon Once a Horse", 1958, não creditada) e TV (estréia em "Schlitz Playhouse of Stars", 1959); destaca-se em filmes como "X-15" (1961), "Change of Habit" (1969), "Six Weeks" (1982), etc. e em seriados de TV como "Hawaiian Eye" (1960), "Rhoda" (1974), "Mary" (1985), etc; sucesso com a personagem MARY RICHARDS do seriado de TV "Mary Tyler Moore" (1970); indicada ao OSCAR de Atriz por "Ordinary People" (1980); EMMY de Coadjuvante de TV por "Stolen Babies" (1993).


JON VOIGHT FAZ 75 ANOS
Jon Voight
Voight em Los AngelesCalifornia2009.
Jon Voight
 JONATHAN VINCENT VOIGHT
Nascimento: 29/12/1938, Yonkers, New York, Estados Unidos
Filiação: Elmer Voytka (jogador de golfe) e Barbara Kamp; tem os irmãos Wes (compositor) e Barry (professor de Geologia)
Casamento: Lauri Peters (1962 a 1967, divórcio); Marcheline Bertrand (12/12/1971 a 1976, separação; 14/04/1980, divórcio): filhos James Haven (11/05/1973) e Angelina Jolie (04/06/1975)
 É pai do cineasta James Haven Voight e da também premiada atriz Angelina Jolie.
Ator de TV (estréia em "Naked City", 1963) e cinematográfico (estréia em "Fearless Frank", 1967); destaca-se em filmes como "Deliverance" (1972, "Amargo Pesadelo"), "Heat" (1995, "Fogo Contra Fogo"), "Rosewood" (1997, "O Massacre de Rosewood"), etc. e em seriados de TV como "Gunsmoke" (1966), "Retorn to Lonesome Dove" (1993), "24" (2001, "24 Horas"), etc; OSCAR de Ator por "Coming Home" (1978, "Amargo Regresso"); indicado aos de Ator por "Midnight Cowboy" (1969, "Perdidos na Noite") e "Runaway Train" (1985, "Expresso para o Inferno") e de Coadjuvante por "Ali" (2001, "Ali").



2 comentários:

  1. OBRIGADA PELA LEMBRANÇA DO MEU ANIVERSÁRIO E PELO CARINHO DE SEMPRE .... VOU ESCUTAR A HOMENAGEM COM O CORAÇÃO TRANSBORDANDO DE ALEGRIA.
    VANISA....DOMÊNICO....SERGINHO E RADIO MONGAGUÁ.....EU ADOROOO VOCES!

    ResponderExcluir
  2. RADAMÉS MACUCO MOSCA29 de dezembro de 2013 14:13

    """" MONGAGUÁ FM """ - E SEUS MENTORES SEMPRE ATENTOS AOS FATOS IMPORTANTES DA HUMANIDADE E DE SEUS SIMPATIZANTES E OUVINTES! HOJE SERIA ANIVERSÁRIO DE UM GRANDE ARTISTA, O PINTOR ***** CÂNDIDO PORTINARI*****, HOMEM QUE LEVOU O NOME DO BRASIL AO MUNDO TODO! ... AQUI, EM NOSSA CIDADE DE "MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR", HÁ UMA ESCOLA COM SEU NOME! PORÉM GOSTARIA DE HOMENAGEAR UMA DAMA VIVA E AINDA COM SEUS ATRATIVOS DE UMA VOVÓ MODERNA. HOJE UMA MULHER EM TORNJO DOS 50a CORRESPONDE À BALZAQUEANA DE HONORÉ DE BALZAC DE SEUS 30a. AINDA PERSCRUTADORA DO ACONTECIMENTOS DE NOSSA SOCIEDADE E ÉPOCA EM QUE VIVEMOS, FREQUENTA FESTAS E EVENTOS DE TODA ESPÉCIE. AINDA NAMORA! EMBORA A ESCOLHA DE SEU CARA-METADE NÃO TENHA SIDO LÁ MUITO APROPRIADA! NÃO PRECISO EXPLICAR, NÃO É MESMO? ESSA DAMA QUE ANIVERSARIA HOJE É DAMA ... É .... OUVINTE ASSÍDUA DA RÁDIO! OUVE SEMPRE "MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR" NA HORA QUE TOCA A MÚSICA DE SEU VELHO E ANACRÔNICO NAMORADO! QUE AQUI A REVERENCIA E AGRADECE POR ENTRAR, RADIANTE, PELA PORTA DA FRENTE EM MINHA VIDA! Apenas um tocador de gaita, radamés da gaita! PARABÉNS, DAMA HILDA MOLLO !

    ResponderExcluir