>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

*09/08/2012 - quinta-feira* - DIA DE MOBILIZAÇÃO PELA VIDA, 15 ANOS SEM BETINHO e muito mais...

*09/08/2012 - quinta-feira*   
Dia Nacional de Mobilização pela Vida - para marcar a data da morte do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa, o Betinho, que concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Betinho faleceu em 09/08/1997.
Dia dedicado à lembrança dos compromissos expressos no artigo 3º da Constituição Federal do Brasil, pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, pela erradicação da pobreza e da marginalização e pela redução das desigualdades sociais e regionais nas Terras Brasilis.
Betinho
HERBERT JOSÉ DE SOUZA
Nascimento: 03/11/1935, Bocaiúva, norte de Minas Gerais, Brasil
Filiação: Tem 2 irmãos: Henfil (cartunista) e Chico Mário (violonista) - ambos morrem de AIDS (1988)
Casamento: Irlês Carvalho (filho Daniel); Maria Nakano (filho Henrique)
Falecimento: 09/08/1997, em sua casa, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência hepática, decorrente de hepatite C (depois de 26 dias internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, com uma infecção oral; hemofílico como seus irmãos (herança da mãe), contraíra AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome" - em 1986, numa transfusão de sangue)
Sociólogo; influenciado pela formação dos padres dominicanos (anos 1950), integra a JEC (Juventude Estudantil Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica); funda a AP (Ação Popular, 1962); ativista dos direitos humanos, é um dos principais nomes na luta pela justiça social no país; defende as Reformas de Base e Agrária (governo de João Goulart); luta contra a Ditadura militar (1964), sendo obrigado a exilar-se no Chile (1971), assessorando Salvador Alende até à sua deposição por Pinochet (1973); refugia-se no Panamá, Canadá e México; lidera diversas campanhas comunitárias e é autor de diversos livros; ateu confesso, funda o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e cria o projeto "Ação da Cidadania Contra Fome, a Miséria e pela Vida"; nos anos 1990, sua popularidade é tanta que costuma ser aplaudido de pé ao entrar em teatros ou bares. - "Eu nasci para o desastre, porém com sorte" (Betinho).


DIA DOS MENINOS VERDES - Essa antiga tradição normanda fala dos Meninos Verdes, pequenas criaturinhas com corpo de criança e cabeça de folha que trazem muita sorte. Neste dia, pegue nove folhas de árvore e desenhe nelas carinhas de criança. Cole-as numa folha de papel verde e deixe a folha na sua porta por três dias. Assim, os Meninos Verdes vão agradecer-lhe a homenagem com muita sorte e alegria. (fonte: bruxaguinevere.com)


Dia Internacional das Populações Indígenas do mundo
 O dia internacional das populações indígenas é um passo importante para o reconhecimento das tradições e costumes de povos indígenas de todo o mundo. 
É também uma forma de dar voz aos indígenas, principalmente no que concerne os direitos humanos.
O mundo tem cerca de 300 milhões de indígenas vivendo em mais de 70 países de todos os continentes e representando mais de 5.000 línguas e culturas.
A data foi instituída pela ONU – Organização das nações unidas, para assinalar a data da 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre as Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção dos Direitos Humanos ou Subcomissão de Prevenção de Discriminação e Proteção às Minorias da ONU, ocorrida em 09/08/1982.

Dia Internacional de Solidariedade com a Luta das Mulheres na África do Sul e Namíbia - instituído pela ONU -Organização das Nações Unidas, para marcar a data da maior manifestação feminina de todos os tempos até então no país, ocorrida em 09/08/1956, com a participação de cerca de vinte mil mulheres de todas as regiões da África do Sul, lideradas pelas feministas sul-africanas, Albertina Sisulu, Lilian Ngoyi e Helen Joseph, em frente à sede do Governo em Pretória, num protesto contra a obrigatoriedade de as mulheres negras terem de usar o documento de circulação, conhecido por "pass", que era uma caderneta instituída pelos ingleses a partir do século XIX obrigatória aos negros sul-africanos e na qual estava escrito onde eles podiam ir durante o "apartheid", que as limitava na sua movimentação entre as áreas rurais onde habitavam e os centros urbanos da África do Sul. (datasdodia.net).


Dia da "Bomba de Nagasaki" - em memória às vítimas da Bomba atômica de Nagasaki, detonada em 09/08/1945 pelos norte-americanos, durante a 2ª Guerra Mundial.

Dia Nacional da Equoterapia
DEPOIMENTO: “Costumo sempre dizer que a equoterapia é a terapia da alma, porque ela mexe não só com a parte física do ser humano, como também trabalha o lado psicológico, que é a própria alma.
O praticante de equoterapia começa a ter uma visão diferente do mundo. Passa a perceber que tem potencial para contribuir com alguma coisa para a sociedade, pois passa a ter mais confiança em si próprio.
O cavalo nos mostra que temos liberdade de fazer coisas que, normalmente, pensamos que não temos o poder de realizá-las.
É indescritível a sensação que temos quando estamos sobre o cavalo.
Cathlen Cudo - 26 anos
(portadora de seqüelas de paralesia cerebral e professora de História,
formada pelo Centro Universitário de Brasília)” (fonte: http://www.equoterapia.org.br/depoimentos.php)

NO ESTADO DE SÃO PAULO:
. Dia da Família Paulista
. Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida
. Dia do Voleibol

COISAS DE NORTE-AMERICANOS
Dia Nacional do Pudim de Arroz ou "National Rice Pudding Day" –


 Eventos históricos:
 09/08/1945 – Segunda Guerra Mundial – os Estados Unidos lançam sobre a cidade japonesa de Nagasaki uma bomba atômica com potência equivalente a 22 kt de TNT. O artefato, apelidado de Fat Man (Homem Gordo) foi preparado para detonar a cerca de 600 m acima do solo
Os EUA lançaram essas bombas porque o Japão rompeu com o acordo de Paz entre as duas nações atacando a base americana em Pearl Harbor.
As estimativas do número total de mortos variam entre 100 mil e 220 mil, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas, quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação.

Aniversariantes de 09/08, amigos do orkut e facebbok: 
Ouça na 92.5 FM, as 10 e 12 horas, uma homenagem
Gabriela Teófilo
Gui
               
Aniversariantes de 09/08 (menos famosos) 
www.projetovip.net
JEAN PIAGET
Jean Piaget
JEAN PIAGET
Nascimento: 09/08/1896, Neuchâtel, Suíça
Filiação: Arthur Piaget e Rebecca Jackson
Casamento: Valentine Chatênay (1924); filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laureni (1931)
Falecimento: 16/09/1980, Genebra, Suíça
Psicólogo, professor e pesquisador do desenvolvimento intelectual aplicado à criança; participa da elaboração da Constituição da UNESCO (1946); lança sua teoria da Epistemologia Genética (1950), revolucionando as concepções do desenvolvimento cognitivo; escreve mais de 100 livros e 600 artigos, como "Seis Estudos de Psicologia", "Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente", "A Equilibração das Estruturas Cognitivas", etc.
"A Filosofia é uma crença. Tenho horror de tudo que não está ligado aos fatos".  

GIÓIA JÚNIOR
Gióia Jr
RAFAEL GIÓIA JÚNIOR
Nascimento: 09/08/1931, Campinas, São Paulo, Brasil
Casamento: Dinorah (filhos Rafael, Rodrigo, Renata, Nilton, Ana Carolina, Rubens e Thiago)
Falecimento: 03/03/1996, São Paulo, São Paulo, Brasil
Radialista, apresentador de TV e político; começa a carreira na rádio DIFUSORA de Campo Grande (Mato Grosso) em 1945; radicado em São Paulo (1949), forma-se em Direito e Jornalismo; atua na rádio CULTURA, OVC (1956) e NACIONAL; estréia na TV PAULISTA levado por Dermival Costalima; produz atrações internacionais, além de programas como "PHILCO em 3 Dimensões"; Vereador (1964 a 1967) e 2 vezes Deputado Estadual, 3 Federal e primeiro presidente do Sindicato dos Radialistas de São Paulo; professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, torna-se diácono evangélico (Igreja Batista); apresenta programas na Rádio Gospel e atua no programa "Aqui, Agora" (SBT); autor de 20 livros de poesia, entre eles "Cântico Novo", "Aparecem as Flores na Terra", "Minha Gênese", etc.

WHITNEY HOUSTON
Whitney Houston
WHITNEY ELIZABETH HOUSTON
Nascimento: 09/08/1963, 20:55 h, East Orange, Newark, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Cissy Houston
Casamento: Bobby Brown, cantor de "soul" (18/07/1992 a 09/2006, divórcio): filha Bobbi Kristina (03/1993)
Falecimento: 11/02/2012, 22:55 h (horário de Brasília; 15:55 horário local), Beverly Hilton Hotel, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Overdose (mistura de cocaína, calmante XANAX, outros remédios e álcool)
Musicista, cantora e compositora "pop" e atriz cinematgráfica (estréia em "The Bodyguard", 1992); inicia cantando "gospel" em cultos batistas; primeiro disco: "Hold Me" (1984); primeiro álbum: "Whitney Houston" (14/02/1985); faz sucesso nos anos 1980 a 1990, com músicas como "You Give Good Love" (1985), "How Will I Know", "All At Once", etc; ganha vários GRAMMY, AMERICAN MUSIC AWARDs, EMMY, etc; internada num centro de desintoxicação para tratar de sua longa dependência de drogas e álcool (05/2011), vê-se falida, sendo ajudada por sua gravadora.

ZAGALO FAZ 81 ANOS
Zagallo
MÁRIO JORGE LOBO ZAGALO
Nascimento: 09/08/1931, Maceió, Alagoas, Brasil
Jogador de Futebol (atacante), começa no AMÉRICA/RJ; joga no FLAMENGO/RJ (1954 a 1957), onde é Tri-Campeão carioca (1953, 1954 e 1955) e BOTAFOGO/RJ (Bi-Campeão carioca, 1961 e 1962); participa das Copas da Suécia (1958, Campeão) e Chile (1962, Bi); deixa os campos e torna-se técnico do BOTAFOGO/RJ (1965) e da Seleção (1970 e 1974); também trabalha no EL HELAL/ARA, KUWAIT e Emirados Árabes; Auxiliar; Auxiliar Técnico de Parreira na Seleção de 1994.

FAFÁ DE BELÉM FAZ 56 ANOS
Fafá de Belém
MARIA DE FÁTIMA MOURA PALHA DE FIGUEIREDO
Nascimento: 10/08/1956, Belém, Pará, Brasil
Filiação: Joaquim Figueiredo e Eneida
Casamento: filha Mariana com Raul Mascarenhas
Cantora popular e atriz; começa apresentando-se no Rio de Janeiro, Salvador e Belém; profissionaliza-se no musical "Tem Muita Goma no meu Tacacá" (1973); primeira gravação: "Naturalmente" e "Emoriô" (1975, compacto); primeiro LP: "Tamba Tajá" (1976, POLYDOR); destaca-se com canções como "Filho da Bahia", "Haragana", "Pode Entrar", etc; pousa seminua para a revista "Status Plus" (1981); ativista do movimento "Diretas Já" (1984), torna-se conhecida como a "Musa das Diretas"; sucesso em Portugal (anos 1980), canta "Ave Maria" para o Papa João Paulo II (1997) no Rio de Janeiro.  

MELANIE GRIFFITH FAZ 55 ANOS
Melanie Griffith
MELANIE GRIFFITH
Nascimento: 09/08/1957, 23:49 h, New York, Estados Unidos
Filiação: Peter Griffith e Tippi Hedren
Casamento: Don Johnson (08/01/1976 a 07/1976, divórcio); Steven (08/09/1981 a 1987, divórcio): filho Alexander Bauer (1985); DOn Johnson (26/06/1989 02/1996): filha Dakota (1989); Antonio Banderas (14/05/1996): filha Stella (1996)
Atriz cinematográfica (estréia em "Smith!", 1969, não creditada) e TV (estréia em "Once an Eagle", 1976); destaca-se em filmes como "Fear City" (1984), "Cherry 2000" (1987), "Lolita" (1997), etc. e em seriados de TV como "Carter Country" (1978), "Vega$" (1979), "Twins" (2005), etc; indicada ao OSCAR de Atriz por "Working Girl" (1988); GOLDEN GLOBE de Atriz pelo mesmo filme; indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz de TV por "Body Double" (1984) e "Something Wild" (1986); indicada ao GOLDEN GLOBE de Coadjuvante de TV por "Buffalo Girls" (1995) e "RKO 281" (1999); indicada ao EMMY de Atriz de TV por "RKO 281" (1999); internada 3 vezes para reabilitar-se do uso de álcool, cocaína e remédios (1988, 2000 e 2009).

HELOÍSA PERISSÉ FAZ 46 ANOS
Heloísa Perissé
HELOÍSA PERLINGEIRO PERISSÉ
Nascimento: 09/08/1966, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Atriz e comediante de TV (estréia na "Escolinha do Professor Raimundo", 1990) e cinema (estréia em "Lisbela e o Prisoineiro", 2003); destaca-se em filmes como "Xuxa Abracadabra" (2003), "Sexo, Amor e Traição" (2004), "Os Porralokinhas" (2007), etc. e em seriados de TV como "Incidente em Antares" (1994), "Brava Gente" (2000), "Os Normais" (2001), etc; sucesso em programas humorísticos como "Zorra Total" (1999), "Sob Nova Direção" (2004), etc. (atualmente está na novela Avenida Brasil). 

JUANES FAZ 40 ANOS
Juan Esteban Aristizábal Vázquez, conhecido por Juanes, (Medellín, 9 de agosto de 1972) é um cantor, compositor, guitarrista, produtor colombiano. Seu nome artístico, Juanes, surge da união de seu primeiro nome e a primeira sílaba do segundo. Começou sua carreira artística como membro da banda Ekhymosis, entretanto, obteve o reconhecimento internacional ao iniciar sua carreira como solista.

Juanes é atualmente um dos artistas latinos de maior trajetória internacional, conseguindo nos últimos anos ganhar 17 Prêmios Grammy Latinos, 5 Prêmios MTV e 6 Prêmios Lo Nuestro, entre outros reconhecimentos internacionais.

http://pegacifras.uol.com.br/biografia/juanes/


IN MEMORIAM:
Iberê Camargo
IBERÊ BASSANI DE CAMARGO
Nascimento: 18/11/1914, Restinga Seca, Rio Grande do Sul, Brasil
Casamento: Maria Coussirat; tem uma filha - Gerci - fruto de um romance passageiro nos anos 1930
Falecimento: 09/08/1994, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Pintor, gravador e professor; começa seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria; radicado no Rio de Janeiro (1942), cursa a Escola Nacional de Belas Artes; um dos fundadores do Grupo Guignard (1943), passa a lecionar gravura; sua arte passa por várias fases, do expressionismo abstrato (do qual é o maior representante brasileiro) à volta radical do figurativismo do início da carreira; expõe nacional e internacionalmente e é preso por matar um desconhecido a tiros numa briga de rua em Botafogo (05/12/1980); confessadamente, não gosta de cachorros e crianças; no período final, sua arte torna-se mais sombria.

http://www.iberecamargo.org.br/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário