>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

*01/08/2012 – quarta-feira* - DIA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO e muito mais...

*01/08/2012 – quarta-feira*  
Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do ano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto.  Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho e quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. 
O girassol é a flor consagrada a este mês, segundo antigas tradições, e acredita-se que dá muita sorte e atrai a fortuna dar ou receber esta flor durante o mês de Agosto.

 Dia Mundial do Aleitamento Materno - comemorado na data do início da Semana Mundial do Aleitamento Materno, em mais de 120 países.
A Semana Mundial da Amamentação comemora este ano o vigésimo segundo aniversário da Declaração de Innocenti, elaborada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e a UNICEF, sobre a proteção, promoção e apoio do aleitamento materno a nível mundial.

Dia Nacional do Selo Postal - para marcar a data da publicação do 1º selo brasileiro, o famoso "Olho-de-Boi", que foi emitido em 01/08/1843 pela Casa da Moeda brasileira e a partir de técnicas de "intaglio", fazendo com que o Brasil entrasse para a história da filatelia mundial, ao ser o 3º país do mundo a emitir um selo postal, no que foi precedido apenas por Inglaterra e Suíça.

Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo - comemorado no Brasil para marcar a data da fundação da Associação dos Portadores de Vitiligo e Psoríase do Estado de São Paulo, que foi constituída em 1 de agosto de 2000, como a 1ª associação brasileira de e para portadores de Vitiligo, uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele).


ACONTECIMENTOS PELO BRASIL E PELO MUNDO:
Em Pernambuco é Dia Estadual do Maracatu - para marcar a data do nascimento do mestre brasileiro do "Maracatu Leão Coroado", Luiz de França, que veio ao mundo em 1 de agosto de 1899 e que assumiu a liderança do maracatu que havia sido fundado por seu pai, enquanto ex-escravo, o que fez com que ele se convertesse num especialista nessa que é considerada uma das expressões artísticas mais antigas e tradicionais dos pernambucanos, deixada como herança aos brasileiros por nossos irmãos africanos que, passada de geração a geração, vai sobrevivendo através dos tempos.(datasdodia.net).

Em Londres é o 1º Dia do "Carnaval del Pueblo" - realizado durante uma semana no parque londrino de Burgess Park na parte sul da capital da Inglaterra, com um espetacular desfile de exóticos carros alegóricos, muitos dançarinos, músicos e fantasias, naquela que é tida como a maior celebração da cultura latino-americana em toda a Europa.

Na Mitologia Inca dia 01 de agosto é Dia da Mãe-Terra ou "Dia de la Pachamama" - comemoração oriunda da Mitologia Inca, que é celebrada na Argentina, Bolívia e Peru, em tributo dessa antiga divindade inca com o poder de amadurecer os frutos e aumentar os ganhos, mas pronta para mandar o trovão e as tormentas, quando o homem desrespeita a natureza.

Em Vitória – ES,  01 de agosto é Dia das Desfiadeiras de Siri - numa homenagem a esse grupo tradicional da culinária capixaba, formado por mulheres cooperativadas que desfiam os crustáceos catados pelos homens e que o turista normalmente pode degustar em casquinhas do próprio siri nos restaurantes típicos da capital do Espírito Santo ou no restaurante das próprias desfiadeiras na Ilha das Caieiras na Zona Sul da capital espirito-santense.

Na Mitologia Celta é Dia do Festival de IMBOLC -  é um dos quatro festivais religiosos celtas, é também um dos oito sabbats da religião Wicca.  É o festival em homenagem à deusa Brigida (Briga, Brigidh e suas variações). É quando a terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera. Época de festas alegres, tochas e fogueiras, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes. É comemorado tradicionalmente no dia 2 de fevereiro no Hemisfério Norte e 1º de agosto, no Hemisfério Sul. É também chamado de Festival da Noiva, é a época de início do processo de aragem da terra e do plantio. (Wikipedia).
MAGIA: Pegue uma espiga de milho e transforme-a em uma boneca. Coloque-a num lugar à vista na sua casa. Você também pode fazer um laço de fita vermelha na espiga e colocá-la atrás da porta de entrada. Assim, a Deusa Mãe vai ajudá-la a colher as coisas boas que você tem plantado.

Dia Nacional da Torta de Creme de Framboesa ou "National Raspberry Cream Pie Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.

COMEMORAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO:
Dia do Cerealista
Dia da Liderança Jovem
Dia do Tintureiro
(créditos: datasdodia.net e diversas internet) 

Aniversariantes 01/08 (amigos do Orkut e Facebook)
OUÇA na 92.5 FM, as 10 e 12 HS, NOSSA HOMENAGEM
 . Neuza Gomes - (foto) 
. Loory 
. Jéssyka
. Hard Design Web
. Sertanejo Bão  
. Antonio César (www.datasdodia.net)

Aniversariantes 01/08 (menos famosos)  
www.projetovip.net
ATHIÊ JORGE COURY
Athiê Jorge Coury

ATHIÊ JORGE COURY
Nascimento: 01/08/1904, Itu, São Paulo, Brasil
Filiação: Jorge Coury e Olga
Falecimento: 01/12/1992, Santos São Paulo, Brasil
Futebolista, dirigente esportivo e político; muda-se para a capital (1927), formando em Economia no Colégio Mackenzie; radicado em Santos, torna-se goleiro do SANTOS/SP (até 1934, quando passa a diretor de esportes); eleito 22º Presidente do clube (1945 a 1971), passa pela "Era Pelé", ganhando títulos estaduais, nacionais, sul-americanos e internacionais; membro do PSP (Partido Social Progressista), é eleito Vereador, Deputado Estadual e Federal, abandonando a política em 1982.

ORLANDO DIAS
Orlando Dias

JOSÉ ADAUTO MICHILES
Nascimento: 01/08/1923, Recife, Pernambuco, Brasil
Casamento: Casa-se (anos 1940), mas logo fica viúvo
Falecimento: 11/08/2001, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Mal de Parkinson
Cantor e compositor popular romântico; começa a carreira em programas de calouros (1938); radicado no Rio de Janeiro, canta na Rádio Mayrink Veiga (anos 1940); destaca-se com canções como "Tenho Ciúme de Tudo", "Com Pedra na Mão", "Coração de Pedra", etc; volta ao Recife (1946), mas retorna definitivamente ao Rio com a morte da esposa; primeiro disco: "Tive Ciúme" e "Ainda não Sei" (1952, TODAMÉRICA); alcança o clímax nos anos 1960 e estréia no cinema em "007 1/2 no Carnaval" (1966); excursiona pela Europa e vende cerca de 6.000.000 de discos ao longo da carreira.  

RENATA FRONZI
Renata Fronzi

RENATA MIRRA ANA MARIA FRONZI
Nascimento: 01/08/1925, Santa Fé, Rosário, Argentina
Filiação: César Fronzi e Yolanda
Casamento: César Ladeira (fim anos 1940): 2 filhos
Falecimento: 15/04/2008, Hospital Municipal Lourenço Jorge (internada desde 10/03/2008), Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos (em conseqüência de diabetes)
Modelo, vedete e atriz comediante radicada no Brasil; estréia artisticamente como bailarina no Teatro Municipal de São Paulo; no teatro estréia na Companhia de Eva Tudor, na peça "Sol da Primavera" (1940); no cinema estréia em "Fantasma por Acaso" (1946), fazendo sucesso nas chanchadas da ATLÂNTIDA; na TV estréia no seriado "O Rei dos Ciganos" (1966); destaca-se com a personagem HELENA no seriado "Família Trapo" (1967 a 1972, TV RECORD) e em filmes como "Treze Cadeiras" (1957), "Garota Enxuta" (1959), "Quero essa Mulher Assim Mesmo" (1963), etc.

YVES SAINT LAURENT
Yves Saint Laurent

YVES HENRI DONAT MATHIEU SAINT LAURENT
Nascimento: 01/08/1936, Oran, Argélia (então possessão francesa)
Filiação: Lucienne Andrée Mathieu Saint-Laurent
Casamento: Pierre Bergé (vivem juntos 50 anos, sendo oficializados como uma união civil; na França não existe casamento entre pessoas do mesmo sexo
Falecimento: 01/06/2008, 23:10 h, em seu apartamento, Paris, França
Causa: Câncer cerebral
Estilista, deixa a casa dos pais para trabalhar com Christian Dior (1953); serve durante a Guerra de Independência da Argélia, mas ridicularizado e depressivo, passa por tratamento psiquiátrico; primeiro desfile: 1958; cria sua marca: YSL (1962, com seu companheiro de quase toda a vida Pierre Bergé; separam-se em 1976); populariza o "prêt-à-porter" (1966) e é o primeiro costureiro internacional a usar manequins negras; lança a jaqueta de couro com suéter preto de gola roulê, o estilo safari, as túnicas indianas, as saias "flower power" e o "smoking" feminino; com mais de 70 coleções e 8.000 vestidos de alta-costura em 40 anos de carreira e uma infinidade de produtos em todo o mundo, aposenta-se em 2002, com um desfile retrospectivo de suas obras.


NEUSA AMARAL FAZ 82 ANOS
Neuza Amaral

NEUSA GOUVEIA DA SILVA DO AMARAL
Nascimento: 01/08/1930, São José do Barreiro, São Paulo, Brasil
Atriz de rádio (estréia nas rádionovelas de SP), da TV (estréia em "Alma na Noite", 1957) e cinema (estréia em "A Lei do Cão", 1967); participa da primeira telenovela diária da TV do país: "2-5499 Ocupado" (1963, TV EXCELSIOR); destaca-se em filmes como "As Duas Faces da Moeda" (1969), "Memórias de um Gigolô" (1970), "Amor Maldito" (1984), etc. e em novelas da Rede Globo como "Véu de Noiva" (1969), "Plumas & Paetês" (1980), "Cobras e Lagartos" (2006), etc; Prêmio da Associação dos Críticos de SP por "Os Ossos do Barão" (1973); eleita Vereadora (1989), destaca-se por lavar as escadarias do Palácio Pedro Ernesto (Cinelândia) como protesto contra a desordem da Casa.

NEY MATOGROSSO FAZ 71 ANOS
Ney Matogrosso

NEY DE SOUZA PEREIRA
Nascimento: 01/08/1941, Bela Vista, Mato Grosso do Sul, Brasil
Cantor "pop"; "hyppie" no Rio de Janeiro (1966), o nome só é dado em 1971, quando vai para São Paulo; vocalista da banda SECOS & MOLHADOS (até 1974); segue carreira solo com o primeiro disco: "Água do Céu-Pássaro" (1975); precursor da androgenia enquanto estética de arte nos anos 1970 e 1980, é ameaçado pelo regime militar; faz sucesso com canções como "Bandido Corazón", "Homem com H", "Pro dia Nascer Feliz", etc.  



BRUNA LOMBARDI FAZ 60 ANOS
Bruna Lombardi

BRUNA PATRICIA MARIA TERESA ROMILDA LOMBARDI
Nascimento: 01/08/1952, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Ugo Lombardi e Yvonne Sandner
Casamento: Carlos Alberto Riccelli (1978): filho Kim (1981)
Modelo, "sex-symbol" e atriz de TV (estréia na novela "Sem Lenço, Sem Documento", 1977) e cinema (estréia em "A Noite dos Duros", 1978) e de teatro; destaca-se em novelas das Redes GLOBO e BANDEIRANTES como "Louco Amor" (1983), "Roda de Fogo" (1986), "De Corpo e Alma" (1992), etc; radicada em Los Angeles, California, Estados Unidos (10/2002); escritora e produtora de vídeo; faz 8 novelas e 3 filmes em 24 anos de carreira.

FELIPE CAMARGO FAZ 52 ANOS
Felipe Camargo

LUIZ FELIPE DE CAMARGO E ALMEIDA NETO
Nascimento: 01/08/1960, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Vera Fischer (1989 a 1995, divórcio): filho Gabriel (1993); tem um filho - Antonio (09/05/2011) com Malu Guimarães
Ator de teatro, cinema (estréia em "Urubus e Papagaios", 1985) e TV (estréia em "Anos Dourados", 1986); destaca-se em filmes como "O Dia da Caça" (1999), "Jogo Subterrâneo" (2005), "Sonhos e Desejos" (2006), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Senhora do Destino" (2005), "Cobras & Lagartos" (2006), "Paixões Proibidas" (2006), etc. (atualmente faz a novela Amor Eterno Amor) 

ANDRÉIA SORVETÃO FAZ 39 ANOS
Andréia Sorvetão

ANDRÉIA FARIA
Nascimento: 01/08/1973, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Conrado: filhas Giovanna (1998) e Maria Eduarda (15/08/2006)
Modelo publicitária, assistente de palco da Xuxa, paquita (1986) e atriz de TV (estréia em "Xou da Xuxa", 1986), cinema (estréia em "Os Trapalhões e a Árvore da Juventude", 1991) e teatro; capa da revista "Playboy" (12/1995).




GABY AMARANTOS FAZ 34 ANOS
Gaby Amarantos

GABRIELA AMARAL DOS SANTOS
Nascimento: 01/08/1978, Jurunas, periferia de Belém, Pará, Brasil
Cantora popular; começa no coro da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus; com a BANDA CHINANTES apresenta-se nos bares da capital; destaca-se pela voz grave e figurinos extravagantes, sendo pioneira na difusão do gênero Tecnobrega (sucesso no norte do país); sucesso com músicas como "Hoje Eu Tô Solteira" (versão de "Single Ladies", valendo-lhe o apelido de "Beyoncé do Pará"), "Xirley", "Merengue Latino", etc; uma das 100 Personalidades Mais Influentes do Brasil (2011, revista "Época"); primeiro álbum: "Treme" (2012).


IN MEMORIAM:

HÁ 1 ANO MORRIA O ATOR IVAN MESQUITA
Ivan Mesquita
IVAN MESQUITA
Nascimento: 17/03/1932, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 01/08/2011, à noite, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos (internado há mais de um mês, sofre de diabetes)
Ator de TV (estréia em "A Loja de Antiguidades", 1963) e cinema (estréia em "O Anjo Assassino", 1967) e diretor (estréia em "A Ilha dos Sonhos Perdidos", 1965); começa a carreira em telenovelas da Rede EXCELSIOR; depois de atuar nas TV RECORD e TUPI, entra para a GLOBO (início anos 1970); destaca-se em filmes como "Anuska, Manequim e Mulher" (1968), "Um Caipira em Bariloche" (1973), "Gabriela, Cravo e Canela" (1983), etc. e em seriados de TV como "O Pulo do Gato" (1978), "Sinhá Moça" (1986), "Rainha da Sucata" (1990), etc; último trabalho: minisérie "Os Maias" (2001).




Nenhum comentário:

Postar um comentário