>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

*28/08/2012 – terça-feira* - DIA MUNDIAL DO FILÓSOFO, DE SANTO AGOSTINHO e muito mais ...

*28/08/2012 – terça-feira*  
DIA MUNDIAL DO FILÓSOFO - comemorado em louvor a Santo Agostinho,  padroeiro dos filósofos, impressores e tipógrafos.
DIA EM LOUVOR A SANTO AGOSTINHO - Na Igreja Católica o seu dia é 28 de agosto, o dia no qual ele supostamente morreu. Ele é considerado o santo padroeiro dos cervejeiros, impressores, teólogos e de um grande número de cidades e dioceses.
Aurélio Agostinho, dito de Hipona, conhecido como Santo Agostinho foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e Doutor da Igreja Católica. 
Santo Agostinho
AURELIUS AUGUSTINUS
Nascimento: 13/11/354, Taghaste (atual Souk Ahras), Argélia
Filiação: Patrício e Mônica
Casamento: filho Deodato (372) com uma jovem
Falecimento: 28/08/430, Hipona, pequeno porto do Mediterrâneo, Argélia
Causa: Doença
Religioso católico, teólogo e escritor; um dos grandes filósofos do Cristianismo, ao qual se converte em cerca de 384; padre (391), Bispo de Hipona (395); funda um mosteiro em Taghaste; escritor tido como "último dos antigos e primeiro dos modernos"; autor de obras como "Confissões", "Da Trindade", e "Cidade de Deus" (397 a 427); primeiro pensador a refletir sobre o sentido da História; admite que coisas más acontecem a pessoas boas e ruins, mas é a atitude piedosa diante do infortúnio que faz a diferença; implanta a doutrina do pecado original e da graça.
“A paz é nosso bem final.”


Dia da Anistia Brasileira  - para marcar a data da promulgação da Lei Nº 6.683 de 28 de agosto de 1979, que então anistiou os exilados e perseguidos políticos (autorizados a voltar ao Brasil ou simplesmente sair da clandestinidade), além de "perdoar" também os torturadores e assassinos que estiveram a serviço da ditadura militar brasileira, englobando o período de 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979. (datasdodia.net).


Dia da AVICULTURA e do AVICULTOR - data celebrada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF) e pela União Brasileira de Avicultura (UBA), está coincidindo com cerca de quatro décadas do sistema de integração entre produtores e frigoríficos, que contribuiu decisivamente para que o Brasil se tornasse o maior exportador mundial e o terceiro principal produtor de carne de frango. 

DIA DE GANESHA O DEUS DE CABEÇA DE ELEFANTE - Considerado o “Senhor dos Obstáculos” - Deus da mitologia hindu tido como símbolo das soluções lógicas, com corpo de humano e cabeça de elefante, que usa um rato (vahana) para seu transporte.
Hoje na Índia Ganesha é o deus mais adorado, sua imagem é encontrada no painel de todos os transportes, na entrada das lojas comerciais, e é realmente lembrado com carinho e devoção em todas as cerimônias religiosas, dando proteção e apoio àqueles que são seus devotos. 
Ele é o Deus do conhecimento, sabedoria  e removedor de obstáculos. Ele é venerado ou pelo menos lembrado no inicio de qualquer missão ou novo projeto para bençãos e patrocínio.  
Ele tem quatro mãos, a cabeça de um elefante e uma barriga bem grande. Seu veiculo é um pequeno rato. Em uma de suas mãos ele carrega uma corda (para carregar os devotos da verdade), uma machadinha em outra (para libertar seus devotos de apegos e vícios), tem um doce em uma das mãos (para gratificar os seus devotos por suas atividades espirituais), suas quatro mãos estão sempre estendidas para abençoar as pessoas.  A combinação de sua cabeça de elefante e um veiculo de pequeno e ligeiro ratinho representa tremenda sabedoria, inteligência, presença de espírito e agilidade mental. (http://www.grandefraternidadebranca.com.br/ganesha.htm)


Dia Nacional do LEOísmo - para marcar a data da fundação do Primeiro LEO Clube do Brasil, que foi criado na cidade de Maceió-AL, em 28 de agosto de 1969 e é constituído por jovens na faixa etária de 12 a 30 anos de idade, que se propõem a prestar serviços à comunidade, além de atuarem também na prestação de serviços filantrópicos. São patrocinados por um Lions Clube local, sob a égide do Lions Clubs International, buscando desenvolver nos sócios, as qualidades de liderança, lealdade escolar, realizações escolásticas, responsabilidade individual, igualdade, honestidade e respeito ao próximo. (datasdodia.net)

Dia Nacional do Voluntariado - Comemorado conforme Lei 7.352 de 28 de agosto de 1985. Segundo definição das Nações Unidas, “o Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Dia Nacional do BANCÁRIO - Há 61 anos, no dia 28 de agosto de 1951, a categoria bancária iniciava uma das mais longas e vitoriosas greves dos seus 84 anos de história: após 69 dias de paralisação, os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento. Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos em todo o Brasil a manterem suas reivindicações e não aceitaram a proposta de apenas 20% oferecida inicialmente pelos bancos. Decidiram parar e acabaram dando início ao movimento que marcaria o Dia do Bancário.

COISA DE NORTE-AMERICANOS...
Dia Internacional de Ler Gibi em Público ou "International Read A Comic in Public Day" - comemoração de fãs de histórias em quadrinhos criada pelos norte-americanos Brian Heater e Sarah Morean, do Blog "Daily Cross Hatch", tido como um excelente blog focado em quadrinhos alternativos e independentes e cultura contemporânea de quadrinhos, que decidiram organizar um dia para a leitura de quadrinhos em público, ao perceberem um anômalo segredo oculto entre os fãs dos quadrinhos, relacionado com constrangimentos referentes a inteligência de quem curte esse tipo de leitura, diante das pessoas que afirmam não gostarem de Gibis e se dizem cultas por isso. (datasdodia.net).


EVENTOS HISTÓRICOS:
28/08/1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso.  O Repórter Esso foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileiros. Foi o primeiro noticiário de radio jornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos da América.
Os slogans mais famosos eram: "O primeiro a dar as últimas" e "testemunha ocular da História".
O programa Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968 com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes bastante emocionado.(fonte Wikipedia)


Aniversariantes 28/08 - Amigos do Orkut e Facebook: (ouça uma homenagem as 10 e 12 hs na 92.5 FM ou pelo site: www.radiomongaguafm.com.br )
Aniversariantes 28/08 (menos famosos)  
HÁ 263 ANOS NASCIA GOETHE
Goethe
JOHANN WOLFGANG VON GÖETHE
Nascimento: 28/08/1749, 0:30 h, Frankfurt am Main, Alemanha
Filiação: Johann Caspar Goethe, jurista e Catharina Elisabeth; tem uma irmã mais nova
Casamento: Christiane Johanna Sophie Vulpius (1806 a 1816, viúvo): filho August (25/12/1789-27/10/1830); tem ainda uma filha: Ottilie
Falecimento: 22/03/1832, Weimar, Alemanha
Causa: Parada cardíaca
Escritor, poeta e pensador; educado pelo pai e por tutores contratados, aprende francês, inglês, italiano, latim, grego, ciências, religião, desenho, violoncelo, piano, dança e equitação; acometido de tuberculose enquanto na Faculdade de Direito de Leipzig (1765 a 1768), volta para casa; publica a primeira antologia: "Neue Lieder" (1769); uma das figuras mais importantes do movimento literário romântico "Sturm und Drang" (junto com Friedrich Schiller), é autor romances, peças de teatro, poemas e escritos de arte e ciência; escreve "Fausto", "Os Sofrimentos do Jovem Werther", "As Afinidades Eletivas", etc; defende o Iluminismo e advoga na Suprema Corte, sendo virtual Primeiro-Ministro do Duque Carlos Augusto, de Weimar; entra para sociedade secreta "Illuminati" (1780, Maçonaria, escrevendo vários poemas em homenagem à irmandade) e estima-se que tinha um QI (Quociente de Inteligência) de 210.
Últimas palavras: "Mais luz!"
"O covarde só ameaça quando se acha em segurança."  

HÁ 84 ANOS NASCIA JACYRA SAMPAIO
Jacyra Sampaio
JACYRA DE ALMEIDA SAMPAIO
Nascimento: 28/08/1928, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Falecimento: 29/09/1998, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto
Atriz de teatro, cinema (estréia em "O Preço da Vitória", 1959) e TV (estréia em "Imitação da Vida", 1960); destaca-se em filmes como "Zé do Periquito" (1960), "A Primeira Missa" (1961), "Que Estranha Forma de Amar" (1977), etc. e em telenovelas como "Os Quatro Filhos" (1965), "A Muralha" (1968), "Sinhá Moça" (1986), etc; participa de mais de 20 novelas; sucesso com a personagem TIA ANASTÁCIA, do programa infantil O SÍTIO DO PIC-PAU AMARELO (1977 a 1985), TV GLOBO).

HÁ 82 ANOS NASCIA BEN GAZZARA
Ben Gazzara
BIAGIO ANTHONY GAZZARA
Nascimento: 28/08/1930, New York, New York, Estados Unidos
Filiação: Pais imigrantes italianos
Casamento: Louise Erickson (1951 a 1957, divórcio); Janice Rule (25/11/1961 a 28/01/1982, divórcio): filha Elizabeth; Elke Stuckmann (27/02/1982)
Falecimento: 03/02/2012, New York, New York, Estados Unidos
Causa: Câncer no pâncreas (diagnosticado com câncer na garganta em 1999)
Ator de TV (estréia em "Treasury Men in Action", 1952) e cinema (estréia em "The Strange One", 1957); cresce em New York, cursa a Stuyvesant High School e faz 2 anos de Engenharia Elétrica no City College of New York, quando entra para o Actor's Studio; na Broadway faz sucesso no espetáculo "Gata em Teto de Zinco Quente" (anos 1950); destaca-se em filmes como "Anatomy of a Murder" (1959, "Anatomia de um Crime"), "The Neptune Factor" (1973), "Road House" (1989, "Matador de Aluguel"), etc. e em seriados de TV como "Justice" (1954), "Arrest and Trial" (1963), "Run for your Life" (1965), etc; último filme: "Chez Gino" (2011); indicado ao GOLDEN GLOBE de Ator de TV por "Run for your Life" (1965 a 1968).

HÁ 80 ANOS NASCIA RAUL CORTEZ
Raul Cortez
RAUL CHRISTIANO MACHADO PINHEIRO DE AMORIM CORTEZ
Nascimento: 28/08/1932, Santo Amaro, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Rui Pinheiro Amorim Cortez e Maria da Conceição Machado
Casamento: Célia Helena (divórcio): filha Lígia; Tânia Caldas (filha Maria)
Falecimento: 18/07/2006, 20:15 h, Hospital Sírio Libanes (internado desde 30/06/2006), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer abdominal
Ator de teatro, cinema (estréia em "O Pão que o Diabo Amassou", 1957) e TV (estréia em "Ninguém Crè em Mim", 1966); destaca-se em filmes como "Brasil Ano 2000" (1969), "Beto Rockfeller" (1970), "Tensão no Rio" (1982), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Água Viva" (1980), "Rainha da Sucata" (1990), "Senhora do Destino" (2004), etc; quase 50 anos de carreira, 5 MOLIÈRE de Ator, APCA de Ator de TV da Associação de Críticos de SP por "O Rei do Gado" (1996) e CANDANGO de Coadjuvante do Festival de Brasília por "Capitu" (1968).

HÁ 73 ANOS NASCIA REALI JÚNIOR 
Reali Júnior

ELPÍDIO REALI JÚNIOR
Nascimento: 28/08/1939, Bauru, São Paulo, Brasil
Filiação: Elpídio Reali (delegado de polícia e Secretário estadual de Segurança) e Maria Fraga Moreira
Casamento: Amélia de Moura Bittencourt (1961): filhas Luciana, Adriana, Cristiana (16/03/1965 - futura atriz) e Mariana
Falecimento: 09/04/2011, de manhã, em casa, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Parada cardíaca
Jornalista; repórter esportivo e político da rádio e TV RECORD, é correspondente da Rádio JOVEM PAN em Paris (anos 1970) e do jornal "O Estado de São Paulo"; cobre o fim do franquismo na Espanha, a Revolução dos Cravos em Portugal, a Guerra Iran-Iraque, as crises do petróleo, o assassinato de Anwar Sadat e a morte de Lady Di; conhecido pelo bordão "Neste momento (dizia o local onde estava) os termômetros marcam..."; após 38 anos radicado em Paris, submete-se a um transplante de fígado em São Paulo (decorrente de um câncer), onde fica definitivamente (2009)..

PARABÉNS WALMOR CHAGAS, 81 ANOS
Walmor Chagas
WALMOR DE SOUZA CHAGAS
Nascimento: 28/08/1931, Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil
Casamento: Cacilda Becker (até 14/06/1969, sua morte)
Ator de teatro, cinema (estréia em "São Paulo S/A". 1965) e TV (estréia em "Teresa", 1965); destaca-se em telenovelas da Rede Globo como "As Bruxas" (1970), "Xica da Silva" (1976), "Selva de Pedra" (1986), etc. e em filmes como "Mestiça, a Escrava Indomada" (1973), "Joana Angélica" (1979), "Banana Split" (1988), etc;; funda o Teatro Cacilda Becker (1958) no RJ; é dono do Teatro Ziembinski.

PARABÉNS JACKSON ANTUNES, 59 ANOS
Jackson Antunes
JOAQUIM ANTUNES
Nascimento: 28/08/1953, Janaúba, Minas Gerais, Brasil
Cantor sertanejo, contador de "causos" e ator de TV (estréia em "Angelo Malo", 1986) e cinema (estréia em "Eliana em O Segredo dos Golfinhos", 2005); destaca-se em filmes como "2 Filhos de Francisco" (2005), "Confronto Final" (2005), "A Festa da Menina Morta" (2008), etc. e em telenovelas como "Celebridade" (2003), "Sinhá Moça" (2006), "A Favorita" (2008), etc.



PARABÉNS ROBSON MIGUEL, 53 ANOS
Robson Miguel
ROBSON NEVES MIGUEL

Nascimento: 28/08/1959, aldeia aribiri, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
Músico (violonista), arranjador e compositor erudito; sucesso na Europa (vive 4 anos na Espanha e Alemanha); funda as Orquestras Sinfônicas de Santo André e Madrid; possui 136 obras, entre escritos sinfônicos, big bands e violão.  



PARABÉNS ANA LIMA, 39 ANOS
Ana Lima
ANA CÉLIA LIMA
Nascimento: 28/08/1973, Carangola, Minas Gerais, Brasil
Casamento: Gabriel Contino (1995 a 2009, separada): filhos Tom (05/05/2002) e Davi (20/03/2005)
Cantora (vocal da banda de Gabriel, "o Pensador") e atriz de teatro e TV (estréia no seriado da TV Globo "Carga Pesada", 2007); destaca-se em novelas como "Desejo Proibido" (2008), "Beleza Pura" (2008), "Caminho das Índias" (2009), etc.





PARABÉNS PAULA FERNANDES, 29 ANOS
Paula Fernandes
PAULA FERNANDES DE SOUZA
Nascimento: 28/08/1983, Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil
Músicista (violonista), cantora e compositora popular (sertanejo e "country"); começa a cantar com 8 anos (1991) e lança o primeiro álbum: "Paula Fernandes" (1993); muda-se para SP (1995), sendo contratada pela companhia de rodeios e passando a viajar por todo o país; indicada para o TIM de Cantora de Música Brasileira (2006); destaca-se com músicas como "Ave Maria Natureza", "Jeito de Mato", "Quando a Chuva Passar", etc; vende mais de 100.000 discos da canção "Pássaro de Fogo" (desde 2008), mas desponta para o sucesso ao cantar ao lado de Roberto Carlos no seu especial natalino, transmitido ao vivo da Praia de Copacabana (25/12/2010); primeiro DVD: 2010.


IN MEMORIAM
HÁ 90 ANOS MORRIA CONDE D´EU
Conde d'Eu
LOUIS PHILLIPPE MARIE FERDINAND GASTON D'ORLÉANS)
Nascimento: 28/04/1842, Neuilly-sur-Seine, França
Filiação: Luís Carlos Filipe Rafael de Orleans e Viktoria Francisca Antonieta Juliana Luísa
Casamento: Isabel Cristina de Bragança (15/10/1864) filhos Luisa de Orleans e Bragança (1874), Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1875), Luis Maria Felipe de Orleans e Bragança (1878) e Antonio Gastão de Orleans e Bragança (1881)
Falecimento: 28/08/1922, no navio MASSILIA, que o traz de volta ao Brasil para comemorar o centenário da independência
Causa: Causas naturais
Militar, comanda o exército brasileiro nas vitórias de Peribebuí e Campo Grande, na Guerra do PAR (1869).
Ficheiro:Gaston conde 1870 001.JPG
AOS 28 ANOS DE IDADE

Ficheiro:Família Imperial por Otto Hees.jpg
(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gast%C3%A3o_de_Orl%C3%A9ans,_Conde_d'Eu) 

Nome completo
Luís Filipe Maria Fernando Gastão d'Orleães
Casa Orléans
Pai Luís Carlos Filipe Rafael d'Orléans
Mãe Vitória de Saxe-Coburgo-Koháry
Nascimento 28 de abril de 1842
Neuilly-sur-Seine, França
Morte 28 de agosto de 1922 (80 anos)
Oceano Atlântico
Enterro Mausoléu Imperial, Petrópolis, Brasil

ESPAÇO BRAILLE: O Instituto Histórico e Cultural, através da Sra. Vera seckler e do Dr. Domênico fizeram a doação de mais de trezentos volumes em Braille, inclusive com livros de grandes autores gravados em CD´s.

Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário