>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

*02/02/2012 - quinta-feira* - DIA DE IEMANJÁ, de N.SRA. DOS NAVEGANTES ...e muito mais...


*02/02/2012 - quinta-feira* 
DIA DE YEMANJÁ - SENHORA DAS ÁGUAS
YEMANJÁ é considerada mãe de todos os demais ORIXÁS OGUM, XANGÔ, OBÁ, OXOSSI e OXUM que nasceram de caso ilícito que teve com IFÁ. NANÃ como vimos, é mãe de OMULU e OXUMARÉ. YEMANJÁ, por sua vez, filha de OLODKUN, ORIXÁ masculino em BENIN, ou feminino em IFÉ, sempre do mar. No Brasil, é muito venerada, e seu culto tornou-se quase independente do CANDOMBLÉ. É representada como uma sereia de longos cabelos pretos.
Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.
0 tipo psicológico dos filhos de YEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).
As filhas de YEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU).
Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Seu dia é sábado.
No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas.
Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
Saravá Iemanjá
Odoiá
Axé de paz e luz!

Queremos homenagear nesta data, nosso amigo BABA DANILO DE IYA, filho de IEMANJÁ. 


DIA DE Nossa Senhora dos Navegantes (Nossa Senhora das Candeias) - A designação Nossa Senhora dos Navegantes (ou Senhora das Candeias), originou-se no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses.
Aqueles que viajavam, pediam proteção à Nossa Senhora, para retornarem salvos à pátria.
Nossa Senhora das Candeias é a padroeira dos alfaiates e das costureiras.
(saiba mais: http://cantinhodasoracoes.blogspot.com/2010/02/hoje-e-dia-da-senhora-das-candeias.html


Dia da Apresentação do Senhor - celebração da Igreja Católica para comemorar a apresentação do Menino Jesus no Templo, por seus pais, Maria e José, a fim de que ele fosse oferecido ao Criador
Quarenta dias depois do Natal, a Igreja hoje revive o mistério da Apresentação de Jesus no Templo.
O Menino, que Maria e José levam com emoção ao Templo, é o Verbo encarnado, o Redentor do homem da história.
FESTA DA CANDELÁRIA (ou PURIFICAÇÃO DA VIRGEM) - A festa da Apresentação de Jesus no Templo também conhecida como festa da Candelária ou Festa da Purificação da Virgem celebra um episódio da vida de Jesus. Na Igreja Católica Romana, a apresentação é uma festa celebrada em 2 de fevereiro e é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Na  Igreja Ortodoxa Oriental, é uma das doze Grandes Festas, e é muitas vezes chamada Hypapante (lit., 'Encontro'). Em muitas igrejas de litúrgia ocidental a festa da "Apresentação" marca o fim da época da Epifania. Na Igreja da Inglaterra, a "Apresentação de Cristo no Templo" (Candelária) é a principal festa celebrada quer, em 2 de fevereiro ou no domingo entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Purifica%C3%A7%C3%A3o_da_Virgem)

Dia Mundial da Vida Consagrada ou "World Day for Consecrated Life" - comemorado desde 1997 pela Igreja Católica Apostólica Romana, cuja liturgia celebra a experiência de Maria, Mãe de Jesus, que, em obediência à lei de Deus em seu tempo, foi ao Templo passados quarenta dias do nascimento do Salvador, para apresentá-lo ao Pai, e cumpriu o rito da própria purificação. (datascomemorativas.net). 

Dia do Crepe ou Panqueca Francesa ou "Journée La Chandeleur" - comemoração de franceses relacionada com o "Dia de Nossa Senhora da Candelária", na data da celebração da purificação da Virgem Maria e da apresentação do menino Jesus no Templo e com a tradição de se oferecer crepes, a partir da crença que se você pudesse pegar o crepe com uma frigideira depois jogá-lo no ar com a mão esquerda, segurando uma moeda de ouro em sua mão direita, então você teria grandes chances de ficar rico naquele ano. (datascomemorativas.net).

MITILOGIA CELTA - FESTIVAL DE LUGHNASADH - Na Wicca são celebrados os festivais de Lughnasadh no hemisfério sul e Imbolc no hemisfério norte.
Lughnasadh é também conhecido como Lammas ou Festival da Primeira Colheita. Dia sagrado no paganismo, tendo origem principalmente Celta. Celebrado no dia 2 de Fevereiro no hemisfério Sul e no dia 1º de Agosto no hemisfério Norte.
Lughnasad= pronuncia-se Lunasá.
Lammas= pronuncia-se Lamas.
É importante lembrar que os Sabás não são originários da Wicca. São comemorações muitos mais antigas do que essa religião que apareceu por meados da década de 50, que agregou essas, e outras características a sua doutrina.(saiba mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lughnasadh)

Dia Mundial das ZONAS HÚMIDAS - Em comemoração aos 40 anos da Convenção das Zonas Úmidas, foi anunciado nesta segunda-feira (31) o primeiro lugar para Gestão Sustentável de Sítios Ramsar nas Américas para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. O prêmio será entregue no dia 2 de fevereiro, em Huatulco, México, quando se comemora o Dia Mundial das Zonas Úmidas. Representantes dos países das Américas, entre eles o Ministério do Meio Ambiente, estão reunidos no México para simpósios temáticos, com a apresentação de atividades desenvolvidas nos Sítios Ramsar em cada país. (saiba mais: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/01/65899-brasil-ganha-premio-no-dia-mundial-das-zonas-umidas.html)

DIA DO AGENTE FISCAL da Receita Federal.

  
NA HISTÓRIA:

02/02/1892 - Abertura do Porto de santos, o maior do Brasil.


Aniversariantes 02 de fevereiro – (amigos do Orkut e Facebook): 

.Rivoneide Rivas
.Jayme
.Alexandra Celico
.Cindy Fernandes
.Armando Freitas
.Palloma
.Rock Howard
.Carol (18 aninhos)



Aniversariantes 02 de fevereiro (menos famosos)      
www.projetovip.net

Luís Gustavo

LUÍS GUSTAVO SÁNCHEZ BLANCO
Nascimento: 02/02/1940, Gothemburg, Västra Götalands Iän, Suécia
Filiação: Luís Amador Sanches (diplomata espanhol) e Helena Blanco
Casamento: Mila Moreira (divórcio); Desirée Vignolli (divórcio): filha Jessica
Ator de TV (estréia em "Segundos Fatais", 1953), cinema (estréia em "O Sobrado", 1956) e teatro; começa na TV como contra-regra (levado por seu cunhado Cassiano Gabus Mendes); destaca-se em novelas como "O Sorriso de Helena" (1964, TV TUPI), "Te Contei" (1978, TV GLOBO), "O Beijo do Vampiro" (2002, TV GLOBO), etc. e filmes como "Casinha Pequenina" (1963), "Amada Amante" (1978), "As Aventuras de Mário Fofoca" (1982), etc; sucesso com seu personagem BETO ROCKFELLER na telenovela homônima da Rede TUPI (1968).


Cristina Lobo

CRISTINA LOBO
Nascimento: 02/02/1958, Goiânia, Goiás, Brasil
Jornalista; estuda Comunicação Social na UFG (Universidade Federal de Goiás) e começa a escrever para "Folha de Goiás", fazendo estágio na editoria de política (1978); vai para a sucursal da GLOBO em Brasília (1979 a 1981), cobrindo vários Ministérios; acompanha o Congresso Nacional (1984 a 1986) e torna-se assistente de Tereza Cruvinel, passando a escrever a coluna "Panorama Político" do "O Globo"; trabalha com Ricardo Boechat (1992) e assume uma coluna no jornal "O Estado de São Paulo" (1992 a 1998); apresenta o programa "Fatos e Versões" na GLOBO NEWS, tratando dos bastidores de Brasília; conhecida por "Loba" nos meios jornalísticos.


Lenine

OSWALDO LENINE MACEDO PIMENTEL

Nascimento: 02/02/1959, Recife, Pernambuco, Brasil

Músico (violonista), cantor e compositor popular; primeiro álbum: "Baque Solto" (1983); sucessos como "Tudo por Acaso", "O Que Você Faria", "Meu Amanhã", etc.






Paula Burlamaqui

ANNA PAULA BURLAMAQUI SOARES

Nascimento: 02/02/1967, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Atriz de TV e cinema (estréia em "Paixão Perdida", 1998); "sexy-symbol", eleita "Garota do Fantástico" (1987), capa da "Playboy" (1996); destaca-se em novelas da Rede Globo.






Latino
 LATINO - (ROBERTO SOUZA ROCHA)
Nascimento: 02/02/1969, Maria da Graça, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pai fotógrafo e mãe comerciária
Casamento: Isabel Cristina, advogada (1996 a 1997): filha Dayana; Jucinéia de Oliveira (1999): filha Amanda; Kelly Key (1998 a 2002, divórcio): filha Suzanna (2002); Roselma Severina de Souza (2002): filho Victor Hugo; Mirella Santos (2004)
Cantor e compositor "pop"; vive ilegalmente nos Estados Unidos (1989 a 1993); destaca-se na "dance music" onde suas letras ocupam uma faixa entre a juvenilidade descerebrad e a simples baixaria; sucesso com músicas como "Me Leva" (1993), "Tô Nem Aí" (2003, que vira refrão nacional), "Festa no Apê" (2004), etc; viciado em apostas de turfe e depressivo, é responsáve por revelações como o grupo "funk" "Bonde do Tigrão" (2000), a cantora Kelly Key (2002) e a gaúcha Luka (2003).


Shakira

SHAKIRA ISABEL MEBARAK RIPOLL
Nascimento: 02/02/1977, Barranquilla, Colombia
Filiação: William Mebarak Chadid e Nidia del Carmen Ripolli Torrado
Casamento: Tem um relacionamento de 11 anos com Fernando de La Rua, filho de um ex-presidente argentino (2000 a 2011)
Musicista (violonista, guitarrista, gaitista e baterista) e cantora de "rock" e "latin pop"; sucesso com canções como "Despedida", "Hay Amores", "Pienso en Ti", etc; autora de músicas como "Las de la Intuición", "Hips Don't Lie", etc; primeiro disco: "Magia" (1991); cria a Fundacion Pies Descalzos (1997, entidade assistência de crianças carentes) e a Fundacion ALAS (America Latina en Acción Sociale, com outras personalidades); é uma das maiores vendedoras de CDs da década 2000.
"As mulheres são todas iguais. São cheias de botões, milhões de botões. Já os homens só têm o de ligar e desligar. Eles precisam apenas de comida."


ANJO DO DIA: 
Categoria: Dominações

Príncipe: TSADKIEL (URIEL)
É dotado de grande poder e possui uma ampla esfera para cumprir a vontade de Deus. Está diretamente sujeito a Cristo, que segundo os cabalistas, tem a dominação suprema sobre tudo o que existe.
28º Gênio - SEHEIAH(16/Abr - 28/Jun - 09/Set - 21/Nov - 02/Fev) – salmo 70


IN MEMORIAM:
Farrah Fawcett

MARY FARRAH LENI FAWCETT
Nascimento: 02/02/1947, Corpus Christi, Texas, Estados Unidos
Filiação: James Fawcett e Pauline Evans
Casamento: Lee Majors (28/07/1973 a 16/02/1982, divórcio); tem um filho - Redmond - com Ryan O'Neal (com quem vive 17 anos)
Falecimento: 25/06/2009, 9:30 h (hora local), Hospital Saint John, Santa Barbara, California, Estados Unidos
Causa: Câncer retal (diagnosticado em 09/2006, estava internada desde o início da semana)
Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Un Homme qui me Plaît", 1969) e de TV (estréia em "Mayberry R.F.D.", 1969); destaca-se em filmes como "Logan's Run" (1976), "Saturn 3" (1980), "The Cannonball Run" (1981), etc. e em seriados de TV como "Harry O" (1974), "The Six Million Dollar Man" (1974), "The Guardian" (2002), etc; pousa para a revista "Playboy" (12/1995, sendo até hoje a segunda maior vendagem); sucesso com a personagem JILL MUNROE do seriado de TV "Charlie's Angels" (1976 a 1980, 29 episódios); padrão da beleza americana na década de 1970, transformada em poster vende mais de 12.000.000 de cópias em todo o mundo (nenhuma outra "pin-up" consegue tal feito); indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz de TV por "Charlie's Angels" (1976), "The Burning Bed" (1984), "Nazi Hunter: The Beate Klarsfeld Story" (1986), "Poor Little Rich Girl: The Barbara Hutton Story" (1987) e "Small Sacrifices" (1989) e de Atriz de Filme por "Extremities" (1986); tem uma estrela na Calçada da Fama (7051 Hollywood Boulevard).


Boris Karloff

 BORIS KARLOFF - (WILLIAM HENRY PRATT)
Nascimento: 23/11/1887, Camberwell, Londres, Inglaterra
Filiação: Edward John Pratt e Eliza Sarah Millard
Casamento: Grace Harding (23/02/1910 a 08/01/1913, divórcio); Olive de Wilton (1915, divórcio); Montana Laurena Williams (1920, divórcio); Helene Vivian Soule (03/02/1924 a 1928, divórcio); Dorothy Stine (1928 a 1946, divórcio): filha Sarah; Evelyn Hope Helmore (11/04/1946 a 02/02/1969, sua morte)
Falecimento: 02/02/1969, Midhurst, Sussex, Inglaterra
Causa: Enfisema
Ator cinematográfico (estréia em "The Lightning Raider", 1919) e de TV (estréia no seriado "The Ford Theatre Hour", 1949); destaca-se em filmes de terror como "Frankenstein" (1931), "Scarface" (1932), "The Mummy" (1932), etc.


Gene Kelly
 GENE KELLY - (EUGENE CURRAN KELLY)
Nascimento: 23/08/1912, Pittsburgh, Pennsylvania, Estados Unidos
Filiação: James Kelly e Harriet Curran
Casamento: Betsy Blair (22/09/1941 a 03/04/1957, divórcio): filha Kerry (1942); Jeanne Coyne (06/08/1960 a 10/05/1973, sua morte): filhos Bridget e Tim; Patricia Ward (20/07/1990 a 02/02/1996, sua morte)
Falecimento: 02/02/1996, Beverly Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Complicações após 2 tromboses
Dançarino, cantor e ator de teatro (estréia na Broadway em "Leave It to Me", 1938), cinema (estréia em "For Me and My Gal", 1942) e TV (estréia em "Going My Way" (1962 a 1963); destaca-se em filmes como "Christmas Holiday" (1944), "The Three Musketeers" (1948), "An American in Paris" (1951), etc; ao lado de Fred Astair é tido como um dos expoentes dos musicais de Hollywood; OSCAR honorário pelo conjunto da obra (1952).


Zaccaro
AUGUSTINO ZACCARO
Nascimento: 18/09/1947, Av. Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Viviane Vidmar
Falecimento: 02/02/2003, 23:00 h, Hospital do Rim e Hipertensão, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Complicações pós-operatórias (internado em coma induzido depois da sétima cirurgia desde que transplantou um rim)
Músico (piano e acordeão), maestro, arranjador, produtor de espetáculos e apresentador de TV; começa tocando em bandas populares; cria o Teatro Zaccaro, no bairro do Bexiga (início anos 1980); destaca-se com os programas "Zaccaro" e "Italianíssimo" (1981 a 1994) nas redes BANDEIRANTE, RECORD e CNT; conhecido por suas posições contundentes e radicais.
"Homossexualismo deve ser segregado mesmo, para todos saberem que, se tomarem tal atitude dúbia, estarão estragando a sociedade"


Chico Science
 CHICO SCIENCE - (FRANCISCO DE ASSIS FRANÇA)
Nascimento: 13/03/1966, Recife, Pernambuco, Brasil
Falecimento: 02/02/1997, divisa de Olinda e Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Acidente rodoviário
Cantor e compositor popular; um dos principais colaboradores do movimento "Manguebeat (início dos anos 1990) e líder da banda CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI; primeira gravação: "Da Lama ao Caos"; participa das bandas ORLA ORBE e LOUSTAL de "soul", "funk" e "hip hop".



Castilho
CARLOS JOSÉ CASTILHO
Nascimento: 27/11/1927, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 02/02/1987, Brasil
Causa: Suicídio
Jogador de Futebol (goleiro); joga no OLARIA/RJ (1945 a 1947) e FLUMINENSE/RJ (1947 a 1964), sendo o jogador que mais vestiu a camisa do clube (696 jogos, 777 gols e 255 partidas sem tomar gol); na seleção participa das Copas 1950, 1954, 1958 e 1962; especialista em defender pênaltis; técnico ao encerrar a carreira de jogador, é campeão paulista pelo SANTOS (1984); destaca-se no VITÒRIA/BA e OPERÁRIO/MS.



ET
 ET - (CLÁUDIO CHIRINIAN)
Nascimento: 14/08/1963, Osasco, São Paulo, Brasil
Falecimento: 02/02/2010, 1:30 h, Hospital da Beneficência Portuguesa, São Paulo, Brasil
Causa: Parada cardíaca em decorrência de um choque séptico, broncopneumonia e insuficiência renal (internado desde 28/01/2010, sofria de problemas pulmonares decorrentes do tabagismo)
Ator comediante; descoberto pelo repórter Rodolfo Carlos (com quem forma a dupla ET & RODOLFO, 02/1998) em sua cidade natal; sucesso em programas de TV da RECORD, SBT e REDE TV! como "Domingo Legal", "Ratinho Livre", "Gugu Liberato", etc; o apelido é ganho no "Programa do Ratinho" (anos 1990, TV RECORD); o CD da dupla com músicas humorísticas vende mais de 250.00O cópias. 

DOMÊNICO INFORMA:
É HOJE
"PROCISSÃO DE IEMANJÁ" NA CIDADE DE SANTOS DIA 02/02 ÀS 14 HORAS NA PONTA DA PRAIA EM FRENTE AO AQUÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS.
 CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS NESTE GRANDE LOUVOR A NOSSA MÃE "IEMANJÁ" 
Vamos prestigiar está grande homenagem a nossa
Mãe IEMANJÁ 
Ya Denise Soba
Presidente da Ass. Jurema Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário