>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

*14/02/2012 - terça-feira* - VALENTINE´S DAY, LENDA DE SÃO VALENTIM...e muito mais ...


*14/02/2012 - terça-feira*
Dia de São Valentim (Valentine´s Day) - relacionado em muitos países do mundo como o DIA DOS NAMORADOS, porque era nesta data que no antigo Império Romano se comemorava o Festival do Amor de Afrodite . No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio (wikipedia).

Lenda de São Valentim
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações - umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã. 
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados pensa-se ter vivido no século III, em Roma, tendo morrido como mártir no ano 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim. 
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou? foi proibir os casamentos dos jovens!
Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro. 
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia). 
Com o decorrer do tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializados no início do século XIX. 
Atualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em muitos países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.

Ritual: Toda magia amorosa tem mais poder hoje. Acenda uma vela azul para São Valentim e uma vela rosa para Afrodite. Enquanto observa as velas queimarem lado a lado peça a essas divindades para trazerem para você um amor puro e verdadeiro. Se já tem um amor, peça que seja uma relação de Harmonia e Cura para os dois.



Dia do Botonista no estado de São Paulo  -  para marcar o aniversário do compositor, escritor e pintor brasileiro, Geraldo Cardoso Décourt, que nasceu em 14/02/1911 e é tido como o inventor do jogo de botões, além de ser um incansável batalhador em prol de colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil. (Saiba mais: http://www.clubedobotao.com/?p=954)


imagem de Beirute
Dia da Comunidade Libanesa - comemorado no Estado de São Paulo. O Dia da Comunidade Libanesa se tornou lei em março de 2009 para ser comemorado em 14 de fevereiro, data do assassinato do ex-primeiro-ministro do Líbano Rafic Hariri, um dos principais responsáveis pela reconstrução do país após a devastação causada pela guerra civil que se arrastou por 15 anos, entre 1975 e 1990. (http://www.icarabe.org)
Rafiq Baha' ad-Din Hariri ou Rafik Bahaa Edine Hariri  — (Sídon, Líbano, 1 de fevereiro de 1944 - Beirute, Líbano, 14 de fevereiro de 2005). Homem de negócios, magnata e político libanês, foi em duas ocasiões Primeiro Ministro do Líbano: de 1992 a 1998 e de 2000 a 2004.
Foi assassinado em 14 de fevereiro de 2005 em Beirute, pela explosão de um carro armadilhado. O crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente a Ghazi Kanaan, que tinha sido chefe dos Serviços Secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, facto desmentido pelo próprio acusado e seu governo. Não obstante, Kanaan suicidou-se poucos dias antes de se tornar público o relatório das Nações Unidas sobre o crime. Em 20 de outubro de 2005, as conclusões apresentadas por Detlev Mehlis no Conselho de Segurança das Nações Unidas implicavam as autoridades sírias no atentado sem especificar o autor. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafik_Hariri



Dia da Roda gigante (Ferris Wheel Day) - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do engenheiro civil norte-americano, George Washington Gale Ferris Jr, que veio ao mundo em 14 de fevereiro de 1859 e que é tido como sendo o responsável pela instalação daquela que é tida como a 1ª roda gigante do mundo, montada durante a "World's Colombian Exhibition" em 1893, na cidade norte-americana de Chicago. (datasdodia.net).


ACONTECEU NA HISTÓRIA:
14/02/2003 - MORRE A OVELHA DOLLY - A ovelha Dolly que veio ao mundo em 05/07/1996, morreu em 14 de fevereiro de 2003, foi  o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu toda a sua vida. O nome Dolly é uma referência aos seios da atriz  Dolly Parton,  pois Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.
Apesar das suas origens, Dolly teve uma vida normal de ovelha e deu à luz dois filhotes, sendo cuidadosamente observada em todas as fases. Em 1999 foi divulgado na revista Nature que Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce, uma vez que os seus telómeros eram mais curtos que os das ovelhas normais. Esta questão iniciou uma acesa disputa na comunidade científica sobre a influência da clonagem nos processos de envelhecimento, que está ainda hoje por resolver.
Em 2002 foi anunciado que Dolly sofria de um tipo de artrite degenerativa, o que foi interpretado por alguns setores como sinal de envelhecimento. Dolly foi abatida em fevereiro de 2003 para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum, em Edimburgo, Escócia. (fonte: wikipedia)

Aniversariantes 14 de fevereiro – (amigos do Orkut e Facebook): 
Gisely 
Thawany Soares

Aniversariantes 14 de fevereiro - (menos famosos):
www.projetovip.net
Reginaldo Rossi

 REGINALDO ROSSI - (REGINALDO RODRIGUES SANTOS) - 
Nascimento: 14/02/1944, Recife, Pernambuco, Brasil
Cantor e compositor popular; estuda Engenharia Civil e é professor de Física e Matematica; cantor da Jovem Guarda, começa com músicas dos THE BEATLES e Roberto Carlos (1964); forma o conjunto THE SILVER JETS; primeiro LP: "O Pão" (1966); faz sucesso no nordeste com o estilo brega (anos 1970) e ressurge no circuito sul-sudeste (anos 1990); destaca-se com músicas como "Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme", "Garçom", "Deixa de Banca", etc; autor de mais de 300 canções, tem cerca de 50 discos gravados; ganha 14 discos de ouro, 2 de platina, um de platina duplo e um de diamante.  


Dicró

 DICRÓ - (CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA)
Nascimento: 14/02/1946, Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: filho de Mãe de Santo
Músico e cantor popular (sambista); começa a vida artística nos anos 1970; primeira gravação: "Samba do Sofá" (1976); primeiro álbum: "Barra Pesada" (1978); faz sucesso com sambas satíricos, é tido como um dos expoentes da "malandragem"; da ala de compositores das Escolas de Samba Beija-Flor e Grande Rio; destaca-se com músicas como "Cachorro Quente", "É Castigo", "Cadê a Mulher desse Lugar?", etc; autor de sucessos como "Barra Pesada", "Mão no Fogo", "Botei Minha Nêga no Seguro", etc.
"O Ponto G depende da minha conta bancária. Se estou com o bolso cheio, elas tem prazer rapidinho."  


Adriana Behar

ADRIANA BRANDÃO BEHAR
Nascimento: 14/02/1969, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Atleta de Voley de Praia (dupla com Shelda) depois de abandonar as quadras (1994); penta-campeã do Circuito Mundial (1997, 1998, 1999, 2000 e 2001); ouro no Goodwill Games (1998); ouro no Pan-Americano de Winnipeg (1999); prata nas Olimpíadas de Sydney (2000).  






ANJO DO DIA:

Categoria: POTÊNCIAS
Príncipe: CAMAEL (SAMUEL)
40º Gênio - IEIAZEL (28/Abr - 10/Jul - 21/Set - 03/Dez - 14/Fev)- SALMO 87

IN MEMORIAM>
Simplício


 SIMPLÍCIO - (FRANCISCO FLAVIANO DE ALMEIDA)
Nascimento: 1916, Itú, São Paulo, Brasil
Casamento: Helena Maria (1959): filhos Francisco Alberto e Luiz Eduardo
Falecimento: 14/02/2004, à noite, num hospital, Itú, São Paulo, Brasil
Causa: Pneumonia e hemorragia interna (decorrente de falência múltipla dos órgãos)
Humorista, pioneiro da comicidade na TV; começa a vida artística no circo; entra para a rádio (estréia no "O Clube dos Mentirosos", Rádio Cultura) e TV (estréia no primeiro programa de humor da televisão: "A Praça da Alegria", TV TUPI) levado por Manoel de Nóbrega; trabalha nas redes RECORD, BANDEIRANTES, GLOBO e SBT; responsável pela fama de na sua cidade ser tudo grande (1967, a partir de um programa humorístico da Rede GLOBO).


Taiguara

TAIGUARA CHALAR DA SILVA
Nascimento: 09/10/1945, Montevidéu, Uruguai
Filiação: Ubirajara da Silva e Olga Chalar
Casamento: Gê (filha Imyra (07/08/1995); Eliane Potiguara (1977 a 14/02/1996, sua morte): filhos Tajira (01/12/1979), Samora (24/05/1982) e Lenine (24/08/1988); tem uma enteada: Moina (18/11/1975)
Falecimento: 14/02/1996, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer na bexiga
Músico, cantor e compositor popular (décadas de 1960 e 1970); radicado no Brasil (1949), tem sucessos como "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem", etc; vence o Festival Universitário da Canção Popular com "Helena, Helena, Helena" (1968, de Alberto Land); um dos símbolos de resistência à censura durante a Ditadura, tem mais de 100 músicas vetadas; exila-se na Inglaterra (início de 1973) e retorna em 1975; grava "Imyra, Tayra, Ipy - Taiguara", mas todas as cópias são recolhidas pela Censura; exila-se mais uma vez na África e Europa, voltando em meados da década de 1980.


Carlos Zara

 CARLOS ZARA (ANTONIO CARLOS ZARATTINI)
Nascimento: 14/02/1930, Campinas, São Paulo, Brasil
Filiação: Ricardo e Anita
Casamento: Meire Nogueira; Eva Wilma (1977 a 11/12/2002, sua morte); filho Carlos Eduardo
Falecimento: 11/12/2002, 5:45 h, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Broncopneumonia decorrente de câncer no esôfago . Ator cinematográfico (estréia em "Quem Matou Anabela?", 1956), de teatro e TV (estréia em "Folhas ao Vento", 1960); destaca-se em filmes como "Prá Frente, Brasil" (1982) e "Lamarca" (1994) e novelas da Rede Globo como "Pai-Herói" (1979), "Sassaricando" (1987), "Cara e Coroa" (1995), etc; estréia como diretor em "Onde Nasce a Ilusão" (1965); sucesso dirigindo seriados como "Na Idade do Lobo" (1972), "Mulheres de Areia" (1973), "Ídolo de Pano" (1974), etc.


Jacó do Bandolim

JACOB PICK BITTENCOURT
Nascimento: 14/02/1918, Rua Joaquim Silva 97, Lapa, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Francisco Gomes Bittencourt e Raquel Pick
Casamento: Adylia Freitas (11/05/1940 a 13/08/1969, sua morte): filhos Séergio (03/02/1941, futuro jornalista) e Elena (08/04/1942, futura cirurgiã dentista)
Falecimento: 13/08/1969, cerca das 19:00 h, na varanda de sua casa, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, assistido por sua esposa
Causa: Infarto do miocárdio (à tarde sofrera o terceiro, ao voltar da casa de Pixinguinha, em Ramos)
Músico (violonista), compositor e cantor popular (sambista); atua nas rádios; primeiro disco solo: "Treme-Treme" e "Glória" (1947, 78 rpm, CONTINENTAL); lança o estilo brasileiro de tocar bandolim, sobrepondo as escolhas italianas; grava 47 discos 78 rpm, além de compactos e mais de 10 LPs (RCA); autor de sucessos como "Doce de Coco", "Noites Cariocas", "Salões Imperiais", etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário