>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

*22/08/2013 – quinta-feira* - JUCELINO KUBITSCHEK, UMA HOMENAGEM - INÍCIO DO SIGNO DE VIRGEM...

*22/08/2013 – quinta-feira*
        JUCELINO KUBITSCHEK
Juscelino Kubitschek de Oliveira - O "Presidente Bossa Nova"
12/9/1902 - Diamantina, Minas Gerais
22/8/1976 - São Paulo
Durante todo o seu mandato como presidente da república, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.


A era JK estava em todo canto, nos chamados "Anos Dourados". Ao longo da década de 50, a economia brasileira foi industrializada rapidamente, passando de rural a urbana.


Nessa época foram se popularizando os eletrodomésticos, que prometiam facilitar a vida do lar. Eram de todos os tipos, desde enceradeiras até aspiradores de pó, carros, televisores, o rádio e os toca-fitas portáteis e o disco de vinil. Foram criados os objetos de plástico e fiobra sintética, além de casas com mobílias com menos adornos.
Este estilo de vida foi criado nos Estados Unidos e recebeu o nome de  “American Way Life” (Estilo de vida americano), e, por conta da influência norte-americana durante e após a Segunda guerra Mundial, se espalhou pelo mundo.
Enquanto tudo isso se consolidava, os meios de comunicações e de diversões se ampliavam. Eram emissoras de rádios que através das ondas curtas chegavam grande parte do interior do Brasil, revistas como Seleções e O Cruzeiro, jornais, radionovelas, o teatro de revista, programas radiofônicos de musicais e os humorísticos, o radiojornal Repórter Esso, as comédias e as chanchadas da Atlântida Cinematográfica do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro teve sua fase dourada, nos anos 1950, com a Companhia Vera Cruz, de São Paulo, e a premiação do filme O Cangaceiro, no exterior, em 1953.
Os teatros, rádios, especialmente a Rádio Nacional, radionovelas, radiojornais, teleteatros e telejornais na televisão que já atingia a maioria das capitais brasileiras, tinham mais audiência que nunca. Em 1958, a música popular brasileira é sucesso no exterior, especialmente a Bossa Nova, criada naquela época, e com sucessos como "Chega de saudade" de Vinícius de Moraes.
A nova capital Brasília surge de uma do trabalho conjunto de JK, Lúcio costa e Oscar Niemeyer. 
No esporte, a seleção brasileira de futebol foi campeã na Copa do Mundo de 1958, na suécia, o boxeador peso-galo Éder Jofre foi campeão mundial de boxe; Em 1959, a seleção brasileira de basquete masculina foi campeã mundial no Chile e a tenista Maria Esther Bueno venceu os torneios de Wimbledon e o US Open.
O salário mínimo em 1959, em termos reais, descontado a inflação, ou seja, em valores reais, é considerado o mais alto da história do Brasil.
No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século" em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É.
Os anos dourados inspiraram o espírito otimista e inovador, consagrando assim o governo de Juscelino Kubitschek.
Morreu em um desastre automobilístico no quilômetro 165 da Via Dutra, nas proximidades de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.

fonte: Wikipédia

SINOPSE:
Juscelino Kubitschek
 JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
Nascimento: 12/09/1902, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
Filiação: João César de Oliveira e Julia Kubitschek
Casamento: Sarah Luisa Lemos (30/12/1931): filhos Maristela (10/12/1942, adotiva) e Márcia (22/10/1943); tem um relacionamento com Maria Lúcia (1958 a 22/08/1976, sua morte), esposa do Deputado José Pedroso (líder do PSD - Partido Social Democrático); cogita separar-se da esposa para casar com sua amante, mas ela recusa (1966)
Falecimento: 22/08/1976, Rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo), Município de Rezende, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Acidente automobilístico, juntamente com o motorista, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro
Presidente (31/01/1956 a 31/01/1961), moderniza o país com seu Plano de Metas ("50 Anos em 5"), incentiva a entrada das indústrias multinacionais; somente nos 2 primeiros anos aumenta em 300% a rede pavimentada do país; investe maciçamente em energia, transportes, indústria de base, alimentação, educação e constrói e inaugura Brasília (21/04/1960), transferindo a capital; tem rejeitada (bolas pretas) sua entrada para sócio do Country Club do Rio de Janeiro.
"Sereis tanto mais influente quanto mais fores correto e justo."


Dia Mundial do Folclore ou "World Folklore Day" - comemorada em tributo ao arqueólogo inglês, William John Thomas, por ele ter sugerido em artigo (assinado sob o pseudônimo Ambrose Merton e publicado em 22 de agosto de 1846) na revista londrina, "londrina The Antheneum", na Inglaterra, que se usasse a palavra folclore, concebida a partir da junção das palavras folk ("povo" em inglês) e "lore" ("conhecimento empírico" ou "sabedoria" ainda em inglês), para quando se fosse falar dos cantos, histórias e costumes dos povos, em substituição da expressão "antigüidades populares", que se usava até então e era derivada da expressão latina "antiquitates vulgares". (datasdodia.net).
O folclore é a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo.  Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, conseqüentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo. 




COMEÇA O SIGNO DE VIRGEM
Primeiro dia do Sol em Virgem  O Sol ingressa em Virgem no dia 22 de agosto de 2013 ás 20h01m  e deixa o signo de Virgem pra ingressar em Libra no dia 22 de setembro de 2013. 
Este é o dia certo para organizar sua casa e jogar fora tudo aquilo que não mais lhe interessa. Lembre-se que toda energia precisa circular, e aquilo que está parado atrapalha o todo. Desfaça-se de tudo aquilo que não quer mais. Incenso do dia: Absinto. 
Início do Signo de Virgem
Sol em Virgem: "Sou o que analiso e purifico".
Signo astrológico do zodíaco, situado entre Leão e Libra e associado à constelação de Virgo.
Seu símbolo é uma virgem. Forma com Touro e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Sagitário e Peixes.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os virginianos são as pessoas nascidas entre 23 de agosto e 22 de setembro.
Palavras chaves que definem o Virginiano:Pureza, Analítico, Abnegado, Crítico, Cinismo, Medo de Doenças.
Interpretação:
Engenhosidade, discernimento e prestimosidade. Habilidade mecânica. Atração por medicina e química. Aprendem com facilidade. Vivem à procura da evolução do próprio intelecto. Alertas agudas em matéria de negócios. Normalmente têm bom domínio da linguagem, falando e escrevendo bem. Adoram a riqueza, abundância e a cultura. (fonte: http://www.esoterikha.com)
Mitologia

Representava a deusa  Ishtar, filha do céu e rainha das estrelas, símbolo da fertilidade. Era também a imagem de Deméter, deusa do trigo.É representado como alado e segurando uma espiga de milho.

Dia do EXCEPCIONAL - O preconceito é notório em grande parcela da população, quando percebe sua negação do ser humano com alguma deficiência. Um tabu em pleno século XXI, que aceitar o “Outro”, o “Diferente” é ainda preciso quebrar correntes que possibilite a aproximação destes e o conheçam a sua essência, a sua forma de viver.


COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia de Ser um Anjo ou "Be an Angel Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.

NA HISTÓRIA:
22/08/1906 - Venda da primeira vitrola no mundo ocorrida nos Estados Unidos, por U$200 (duzentos dólares).

22/08/1942 - Entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial 


ANIVERSARIANTES 22/08 - AMIGOS DO FACEBOOK - ouça uma homenagem as 10, 12, 18 e 20 horas pela 92.5 FM



LUISA, nossa princesinha, faz 1 ano e 6 meses. Luisa é filha de nossos amigos Priscila e Rodrigo Rocchi ... 


ANIVERSARIANTES 22/08 (menos famosos)
HÁ 151 ANOS NASCIA DEBUSSY
Debussy
ACHILLE-CLAUDE DEBUSSY
Nascimento: 22/08/1862, Saint-Germain-en-Laye, França
Casamento: Rosalier Texie (até divórcio); Emma Bradac
Falecimento: 25/03/1918, Paris, França
Causa: Câncer retal
Músico e compositor erudito; descoberto por Madame Fauté de Fleurville, entra para o Conservatório de Música (1873) e ganha o Grande Prêmio de Roma de composição (1884); viaja para Moscou com Madame von Meck (protetora de Tchaikovsky), retornando em 1887; frequenta os mardis de Mallarmé, conhece Brahms em Viena e entra em contato com música oriental em Paris (na Exposição de 1889); pioneiro da música moderna e um dos criadores do Impressionismo, comumente, compunha andando de um lado para outro do quarto, com um toco de cigarro na boca; autor de obras diversificadas: para orquestra, câmara, instrumentos solos, piano e canções como "La Mer" (1905), "Estampas" (1903), "Canto das Crianças" (1906), etc; nos últimos anos aparece em público raramente, minado pela doença e pelo desgosto da derrota francesa na I Guerra Mundial.

AUGUSTO RAMOS
Augusto Ramos
 AUGUSTO FERREIRA RAMOS
Nascimento: 22/08/1860, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 28/07/1939, Rio de Janeiro, Brasil
Engenheiro civil, sanitarista e economista; formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1882), é professor da Escola Politécnica de São Paulo e realiza obras de saneamento no Paraná, Bahia e Espírito Santo; instala uma usina hidrelétrica na capital capixaba e fábricas de cimento e papel; promove congressos em defesa da indústria açucareira e cria a Caixa de Conversão; projeta o caminho aéreo (teleférico) ligando os Morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar (1908 a 1912, Rio de Janeiro) e é autor do plano de valorização do café (São Paulo).


REGINA DOURADO FARIA 61 ANOS
Regina Dourado
 REGINA MARIA NASCIMENTO DOURADO

Nascimento: 22/08/1952, Irecê, interior da Bahia, Brasil

Filiação: Tem os irmãos Oscar e Paulo

Casamento: Tem um filho: Leonardo

Falecimento: 27/10/2012, 11:20 h, Hospital Português, Barra, Salvador, Bahia, Brasil

Causa: Câncer de mama (diagnosticado em 2003 e, depois, com metástase)

Atriz de TV (estréia em "A Morte de Quincas Berro D'Água", 1978) e cinema (estréia em "O Baiano Fantasma", 1984); destaca-se em novelas da Rede Globo como "Roque Santeiro" (1985), "Renascer" (1993), "Anjo Mau" (1997), etc e filmes como "Corpo em Delito" (1990), "Corisco & Dadá" (1996), "No Coração dos Deuses" (1999), etc; CALUNGA de Coadjuvante do Festival de Audiovisual de Recife Cine Pernambuco por "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco" (2004); último trabalho: "Caminhos do Coração" (2007, novela, TV RECORD).


RUY GERRA FAZ 82 ANOS
Ruy Guerra
RUY ALEXANDRE GUERRA COELHO PEREIRA
Nascimento: 22/08/1931, Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique
Casamento: Leila Diniz (1965 a 1971, separado): filha Janaína Diniz Guerra (19/11/1971, atriz); Cláudia Ohana (1981 a 1984, divórcio): filha Dandara Guerra (1983)
Diretor cinematográfico (estréia em "Os Cafajestes", 1962); radicado no Brasil, destaca-se durante a fase do Cinema Novo (1964); faz o primeiro longa moçambicano: "Mueda, Memória e Massacre" (1980); autor de filmes como "Os Fuzis" (1964), "Erêndira" (1983), "O Veneno da Madrugada" (2004), etc.


GILMAR FEZ 83 ANOS e nos deixou no dia 25/08/2013 , 3 dias depois de seu aniversário... 
Gilmar
GILMAR DOS SANTOS NEVES
Nascimento: 22/08/1930, Santos, São Paulo, Brasil
Jogador de Futebol (goleiro), destaca-se no SANTOS/SP (1962-1969): 331 jogos (412 gols); CORINTHIANS/SP; 103 jogos pela seleção; Bi-campeão das Copas de 1958 e 1962; participa da Copa de 1966; Campeão Interclubes (1961 e 1962) pelo SANTOS/SP; várias vezes Campeão paulista e brasileiro, deixa os campos em 1969, tornando-se Presidente do Sindicato dos Jogadores. 




 ARY TOLEDO FAZ 76 ANOS
Ary Toledo

ARY TOLEDO

Nascimento: 22/08/1937, Martinópolis, São Paulo, Brasil

Casamento: Marily Marley

Ator comediante de teatro, TV e cinema; autor de diversos show em livros, CDs e discos.






RODRIGO SANTORO FAZ 38 ANOS
Rodrigo Santoro
 RODRIGO JUNQUEIRA DOS REIS SANTORO
Nascimento: 22/08/1975, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Francesco Santoro e Maria José Junqueira dos Reis
Ator de teatro, TV (estréia em "Olho no Olho", 1973) e cinema (estréia em "Depois do Escuro", 1996); destaca-se em filmes como "Abril Despedaçado" (2001), "A Dona da História" (2004), "300" (2006), etc. e em seriados como "Sai de Baixo" (1996), "Pastores da Noite" (2002), "Lost" (2004), etc; CANDANGO de Ator no Festival de BR por "Bicho de Sete Cabeças" (2001); CATALINA de Coadjuvante no Festival de Cartagena por "Carandiru" (2003).



TARCÍSIO FILHO FAZ 49 ANOS
Tarcísio Filho
TARCÍSIO PEREIRA DE MAGALHÃES FILHO
Nascimento: 22/08/1964, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Tarcísio Magalhães Sobrinho e Glória Menezes
Casamento: Luzia Dvorek
Ator de TV (estréia na novela "Coração Alado", 1980, Rede Globo); destaca-se em telenovelas como "Sinhá Moça" (1986), "Pantanal" (1990, Rede Manchete), "Os Ossos do Barão" (1997, SBT), etc.





OSCAR FILHO FAZ 35 ANOS
Oscar Filho
OSCAR FRANCISCO DE MORAES JÚNIOR
Nascimento: 22/08/1978, Atibaia, São Paulo, Brasil
Ator, humorista, repórter e escritor; começa a carreira artística em sua cidade (1991) e ganha o 12º Concurso de Contos e Poesias de Atibaia, com o conto “O Baú” (1996); muda-se para a capital paulista (2000) e forma-se elo INDAC (2003, Instituto de Artes Cênicas); indicado para o Prêmio COCA-COLA FEMSA de Ator (2004), é um dos fundadores do Clube da Comédia Stand-Up e participa de diversos shows e festivais de humor por todo o pais: "Risadaria", "Terça Insana" e "Nunca se Sábado" (em São Paulo), "Risorama" (em Curitiba), "Comédia em Pé" (no Rio de Janeiro), etc; é repórter do programa de humor CQC ("Custe o Que Custar", Rede BAND).




(foto: Domênico e Rosi Brisa por ocasião de seu aniversário de 2012)
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO

Um comentário:

  1. Ao som de "LA MER", de DEBISSY, vamos revendo as efemérides - sempre reavivando nossa memória - com o ontem e o hoje... hel mac mos

    ResponderExcluir