>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

*25/10/2013 - sexta-feira* - FREI GALVÃO, O SANTO BRASILEIRO...

*25/10/2013 - sexta-feira*   

Dia de São Frei Galvão - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão (nasceu em Guaratinguetá, 1739 — e morreu em São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. Visite o site do primeiro Santo brasileiro:  http://www.saofreigalvao.com.br/
São Frei Galvão é o Padroeiro dos Profissionais da Construção Civil - Por solicitação dos Sindicatos dos Profissionais da Construção Cívil, a Santa Sé declarou o Beato Frei Galvão, Padroeiro dos Profissionais da Construção Cívil na Arquidiocese de São Paulo. O motivo desta declaração se deu pelo fato de ele ter sido o arquiteto, engenheiro, tendo inclusive trabalhado como pedreiro na Construção do Convento da Luz, São Paulo.
A Arquidiocese de São Paulo coloca sob a proteção do Beato Frei Galvão, a vida, a família e o trabalho de todos os profissionais da construção cívil que constroem esta grande cidade. A festa do Beato Frei Galvão será, celebrada, anualmente, no dia 25 de outubro. (leia mais sobre São Frei Galvão:
http://www.saofreigalvao.com.br/index.php?option=content&task=view&id=11&Itemid=41)

Para obter as pílulas de Frei Galvão existem dois caminhos:
Primeiro - as pílulas são distribuidas todos os dias no Mosteiro da Luz, no horário das 09:00 as 11:30 e das 15:00 as 16:30 horas.
Segundo - o outro jeito para retirar as pílulas é mandar uma carta ao Mosteiro e dentro da carta um envelope já selado no valor de R$ 1,00 para que possamos remeter o envelope ao destinatário. O endereço do Mosteiro é:
Mosteiro da Luz
Avenida Tiradentes, 676
CEP 01102-000
São Paulo - Centro
Novena à Santíssima Trindade para alcançar graças
pela intercessão do glorioso Frei Galvão

Reze durante 09 dias a Oração da Novena à Santíssma Trindade:
".... Santissima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos beneficios que me fizestes. Peço-vos, por tudo que fez e sofreu o vosso Venerável Frei Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém..."
Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai, e tomar 3 Pílulas do Frei Galvão, da seguinte maneira:
- A primeira pílula tome no primeiro dia da novena
- A segunda pílula tome no quinto dia da novena
- A terceira pílula tome no último dia da novena, ou seja, no nono dia.
Obtendo a graça pela intercessão da novena, escreva para: 
Mosteiro da Luz de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676
CEP 01102-000
Luz - São Paulo - Capital  

Dia da Construção e do Construtor Civil - comemorado no Brasil desde 2000, em louvor a Frei Galvão, tido como patrono da Construção Civil Brasileira.

Dia de São Crispin e Crispiniano - Dois irmãos nobres romanos foram martirizados em Soissons, França. Os irmãos eram sapateiros e acompanhavam São Quintino em sua viagem a França, tirando o seu sustento fazendo sapatos. A tradição diz que eles eram estudiosos da doutrina cristã e eram muito bons pregadores e quando foram presos e levados presença de Rictiovarus, que detestava os cristãos; Crispin e Crispiniano deixaram Rictiovarus tão nervoso com sua argumentação sólida e perfeita sobre Jesus, que Rictiovarus cometeu suicídio. O co-imperador Maximiano (286-305) furiosos ordenou a sua morte imediata por decapitação em 286 DC. Eles são os padroeiros dos fabricantes de sapatos e dos sapateiros e foram muito populares na Idade Média. Na tradição da Igreja inglesa é dito que eles viveram por algum tempo em Faversham, Kent, Inglaterra. Na arte litúrgica, eles são mostrados segurando sapatos ou ferramentas de sapateiro. Sua festa é celebrada no dia 25 de outubro. http://www.cademeusanto.com.br/sao_crispin.htm
ORAÇÃO: Oh! Deus, que com tão inefável bondade inspirastes a vossos fiéis servos Crispim e Crispiniano a renúncia dos bens terrenos e o amor das espirituais delícias, o horror das mundanas vaidades e os encantos da eterna bem-aventurança, o desprezo das galas transitórias e gosto dos trabalhos humildes, concedei-nos, pela intercessão destes ilustres Mártires a graça da verdadeira sabedoria, desprezando tudo o que é efêmero e caduco para amarmos somente o que é salutar e eterna. E vós inclitos Patronos, que tão heroicamente empenhastes a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus, intercedei por nós, para que seguindo o vosso exemplo possamos honrar sempre o nome cristão.
Por Jesus Cristo Senhor Nosso. Assim seja!



Dia do Sapateiro - Trata-se de uma homenagem a dois santos sapateiros, São Crispim e São Crispiano, padroeiros da categoria. Os dois irmãos pregavam pelas ruas da cidade de Soissons, na França, durante o dia e faziam sapatos à noite. Por converterem muitas pessoas ao cristianismo, foram perseguidos pelo imperador Domiciano e degolados. (fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/123)

Dia da Democracia -  A data da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, é considerada o ponto de partida para a retomada do processo democrático no Brasil. Herzog morreu no dia 25 de outubro de 1975, durante uma sessão de tortura, na Rua Tomás Carvalhal, 1.030, no bairro do Paraíso, em São Paulo, num prédio utilizado pelo Destacamento de Operações Internas - Comando Operacional de Informações do II Exército - Doi-Codi. A morte do jornalista provocou a primeira reação popular contra a tortura, prisões arbitrárias e desrespeito aos direitos humanos.(fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/123)
NOTA: Democracia é um sistema político que se baseia na soberania do povo, com restrição dos poderes do Estado. Prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. Prevê liberdade eleitoral, divisão de poderes e garantias e direitos fundamentais a toda a população. As sociedades democráticas são governadas pelos representantes do povo e os democratas acreditam na democracia, convivem igualitariamente com todas as classes sociais e aceitam todas as facções políticas.
Vladimir Herzog

VLADO HERZOG
Nascimento: 27/06/1937, Osijek, Iugoslávia (atual Croácia)
Filiação: Zigmundo Herzog e Zora - família judaica
Casamento: Clarice (2 filhos)
Falecimento: 25/10/1975, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Torturado e assassinado nas dependências do DOI-CODI (depois de apresentar-se voluntariamente para um interrogatório; oficialmente, é encontrado enforcado com sua própria gravata)
Jornalista, professor e dramaturgo; vem para o Brasil com a ascensão do nazismo (anos 1940) e naturaliza-se, formando-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1959); trabalha em diversas jornais, principalmente no "Estado de São Paulo" e, apaixonado por fotografia, milita no Partido Comunista Brasileiro; colabora na BBC de Londres (3 anos) e é Diretor de Jornalismo da TV CULTURA; opõe-se à Ditadura e atua no movimento de resistência; é tido como "símbolo da luta pela democracia, pela liberdade, pela justiça."
  
Dia do Dentista e da Saúde Dental - Em 25 de outubro de 1884 foi assinado o decreto n° 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Assim, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.(fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/123)

Dia Nacional para o Registro de Nascimento ou Dia Nacional de Mobilização pelo Registro Civil – a data vem sendo comemorada com vários mutirões e facilitações nos órgãos registradores brasileiros.


Dia Mundial do Caratê ou "World Karate Day" - comemoração instituída para todos os estilos de Caratê do mundo.

Dia Mundial do Macarrão - Foi criado durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de macarrão do mundo em Roma, na Itália, em 1995. No Brasil, o Dia Internacional do Macarrão é comemorado pela Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias - Abima -, que geralmente promove doações de macarrão a vários estados. (fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/123)


Aniversariantes 25/10 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas, ou pelo site





AMANDA COMPLETA 11 ANOS , ela é filha de nosso amigo JR Mirabelli



ANIVERSARIANTES 25/10 - (menos famosos):   

www.projetovip.net
HÁ 188 ANOS NASCIA STRAUSS
Johann Strauss Jr

JOHANN STRAUSS JR
Nascimento: 25/10/1825, Viena, Áustria
Filiação: Johann Strauss
Casamento: Henriette "Jetty" (27/08/1862-08/04/1878, com a morte desta); Angelica "Lili" Diettrich (-1882); Adele Deutsch (1887-)
Falecimento: 03/06/1899, Viena, Áustria
Causa: Pneumonia
Músico (pianista) e compositor clássico, destaca-se pela criação de valsas.  

HÁ 175 ANOS NASCIA BIZET
Georges Bizet
ALEXANDRE-CÉSAR-LÉOPOLD BIZET
Nascimento: 25/10/1838, Paris, França
Filiação: Adolphe-Amand Bizet (professor de canto) e Aimée-Marie-Louise-Léopoldine-Joséphine (pianista)
Casamento: Geneviève Halévy (03/06/1869 a 03/06/1875), sua morte): filho Jacques (1872)
Falecimento: 03/06/1875, Bougival, Yvelines, França
Causa: Ataque cardíaco
Músico (pianista) e compositor clássico; criança prodígio, entra para o Conservatório de Paris (1848); de estilo romântico, é autor de obras como "Habanera", "Carmen Suite No. 1 - Les Toreadors", "Serenadi oopperasta La Jolie Fille de Perth", etc.  

HÁ 132 ANOS NASCIA PABLO PICASSO
Pablo Picasso
PABLO DIEGO JOSÉ FRANCISCO DE PAULA JUAN NEPOMUCENO CRISPIN CRISPINIANO DE LA SANTISSIMA TRINIDAD RUIZ BLASCO PICASSO Y LOPES
Nascimento: 25/10/1881, 23:15 h, Málaga, Andaluzia, sul da Espanha
Filiação: Jose Ruiz y Blasco (artista e professor de artes) e Maria Picasso y Lopez
Casamento: Olga Koklova, bailarina russa (17/07/1918 a 1954, viúvo): filho Paulo (1919); Jacqueline Roque (02/03/1961 a 08/04/1973, sua morte); a quarta das 7 mulheres de sua vida é a fotógrafa judia Dora Maar, sua musa (1936); tem ainda os filhos Maya Widmayer (1932, com Marie-Thérèse Walter), Claude (1947) e Paloma (1949), com a artista Grançoise Gilot
Falecimento: 08/04/1973, Mougins, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Alpes Marítimos, perto de Cannes, Itália
Causa: Insuficiência cardíaca e pulmonar
Desenhista, gravador, escultor e pintor; ícone do Modernismo, é um dos criadores do Cubismo (técnica de composição de figuras humanas com formas geométricas); autor de obras como "O Ator" (1905), "Três Mulheres" (1908), "Mulher Loira" (1931), etc; filiado ao PC (Partido Comunista), permanece em Paris durante a ocupação nazista, vendendo discretamente seus quadros e recusando-se a assinar até uma petição pela liberdade do amigo poeta Max Jacob, preso pela Gestapo (documento que até colaboracionistas assinaram).
Você sabia? Sobre sua obra-prima "Guernica" (óleo de 7,76 x 3,49 m, em preto e branco) de 1937, retratando o bombardeio dos pilotos da Legião Condor nazista sobre o povoado basco na Guerra Civil espanhola, ele conta que um oficial alemão viu uma foto da obra em Paris e pergunta-lhe se ele "havia feito aquilo", ao que o artista responde: "Não! Foram vocês."
"Pintar é profissão de cego. Ele não pinta o que vê, mas o que sente."  



HÁ 88 ANOS NASCIA GERALDO BLOTA
Geraldo Blota
GERALDO BLOTA
Nascimento: 25/10/1925, Ribeirão Bonito, São Paulo, Brasil
Filiação: José Blota e Amélia Queiroz; um de seus irmãos é o apresentador e jornalista Blota Jr
Casamento: Aidê Vieira (6 filhos, entre eles o ator Blota Filho)
Falecimento: 15/01/2009, madrugada, Hospital Paulistano (internado desde 13/01/2009), São Paulo, Brasil
Causa: Câncer no reto
Jornalista esportivo, radialista, apresentador e compositor; atua nas rádios TUPI (São Paulo e Rio de Janeiro), BANDEIRANTES, RECORD, JOVEM PAN, CAPITAL, etc. e TVs RECORD e GAZETA; é o primeiro a entrevistar Pelé após o milésimo gol (1969); com uma carreira de 50 anos, ganha vários prêmios e compõe mais de 20 canções (como "Ói Nóis Aqui Tra Veis", com Joseval Peixoto); Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; corintiano fanático, cobre várias Copas do Mundo.

HÁ 82 ANOS NASCIA ANNIE GIRARDOT
Annie Girardot
ANNIE SUZANNE GIRARDOT
Nascimento: 25/10/1931, Paris, França
Casamento: Renato Salvatori, ator italiano (06/01/1962 a 27/03/1988, separação, mas nunca se divorcia, até ficar viúva): filha Giulia
Falecimento: 28/02/2011, Hospital Lariboisière, Paris, França
Causa: Mal de Alzheimer (diagnosticado em 2006)
Atriz de teatro (estréia na "Comédie-Française", 1954), cinema (estréia em "Treize à Table", 1955) e TV (estréia em "La Nuit des Rois", 1957); destaca-se em filmes como "Le Désert de Pigalle" (1958), "Pourquoi Paris?" (1962), "Vivre pour Vivre" (1967, "Viver por Viver"), etc. e em seriados de TV como "Florence ou La Vie de Château" (1987), "Le Vent des Moissons" (1988), "Les Filles du Lido" (1995), etc; último filme: "Christian" (2007); CESAR de Atriz por "Docteur Françoise Gailland" (1977) e de Coadjuvante por "Les Misérables" (1995, "Os Miseráveis") e "La Pianiste" (2001, "A Professora de Piano"); CESAR de Atriz por "Docteur Françoise Gailland" (1976) e Coadjuvante por "Les Misérables" (1995, "Os Miseráveis") e "La Pianiste" (2001, "A Professora de Piano"); indicada ao CESAR de Atriz por "La Clér sur la Porte" (1978); faz 148 filmes e torna-se símbolo do feminismo francês, devido aos papéis de mulheres comuns mas fortes para se reerguerem.

HÁ 93 ANOS NASCIA FELIPE CARONE
Felipe Carone
 FELIPE CARONE
Nascimento: 25/10/1920, São Paulo, São Paulo, Brasil
Falecimento: 27/03/1995, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer no esôfago
Ator teatral (estréia em "Moral em Concordata", 1956), de cinema (estréia em "Moral em Concordata", 1959) e TV (estréia no programa "Gente Como A Gente", 1962, TV Record); destaca-se em filmes como "A Compadecida" (1969), "Banana Mecânica" (1974), "A Árvore do Sexo" (1977), etc. e em seriados de TV como "A Grande Mentira" (1969), "Bandeira 2" (1971), "De Quina pra Lua" (1985), etc; último filme: "O Diabo na Cama" (1988); último trabalho: "Você Decide" (1992, Rede GLOBO).




ROBERTO MENESCAL FAZ 76 ANOS
Roberto Menescal
ROBERTO BATALHA MENESCAL
Nascimento: 25/10/1937, Vitória, Espírito Santo, Brasil
Músico (ciolonista), cantor e compositor popular; começa a carreira acompanhando Silvinha Telles, Maysa, Elis Regina, etc. (1955); pioneiro da Bossa-Nova, destaca-se pela "batida" diferente do violão; autor de sucessos como "O Barquinho", "Você", "Nós e o Mar", etc; diretor artístico da gravadora POLYGRAM (atual UNIVERSAL), é uma das principais figuras do mercado fonográfico (1970 e 1986), chegando a ter mais de 100 artistas sob sua supervisão; alavanca as carreiras de Gal Costa, Elis Regina, Chico Buarque, etc.

LUCIELLE DI CAMARGO FAZ 36 ANOS
Lucielle Di Camargo
MARIA LUCIER CAMARGO
Nascimento: 25/10/1977, Goiânia, Goiás, Brasil
Casamento: Denilson de Oliveira: filha Maria Eduarda (25/07/2010)
Atriz de teatro (estréia na peça "Muito Barulho por Nada", 1998), cinema (estréia em "Garotas do ABC", 2002) e TV (estréia em "Mulheres Apaixonadas", 2003); destaca-se em teleseriados como "Celebridade" (2004), "Senhora do Destino" (2004), "Páginas da Vida" (2006), etc. e em peças como "Os 7 Gatinhos" (1998), "Tartufo" (2000), "O Homem do Princípio ao Fim" (2001), etc; participa do "reality show" "Fazenda" (2009, Rede RECORD).


NARCISA TAMBORINDEGUY FAZ 47 ANOS
Narcisa Tamborindeguy
NARCISA CLÁUDIA SALDANHA TAMBORINDEGUY
Nascimento: 25/10/1966, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Mário Tamborindeguy e Alice Maria de Sousa Saldanha - descendentes de imigrantes bascos e portugueses; tem uma irmã mais velha: Alice (Deputada)
Casamento: José Bonifácio Brasil de Oliveira (15/05/1983 a 20/11/1986): filha Marianna; Carlos Bier Johannpeter Gerdau, "Caco", Presidente do Grupo Gerdau (filha Carolina, 11/1990)
Advogada, jornalista, "socialite", atriz e escritora; estuda no "Institut Le Mesnil" (Montreux, Suíça), de onde é expulsa por rebeldia; forma-se em Direito na Universidade Cândido Mendes e estuda Jornalismo na Faculdade da Cidade (Ipanema); recupera-se de envolvimento com livros "Ái! Que Loucura" (2000, CARAS) e "Ái, Que Absurdo!" (MATRIX); estréia na TV na novela "O Mandarim" (1995), destacando-se em outras como "O Clone" (2001), "Estrela Guia" (2001), "Paraíso Tropical" (2007), etc; conhecida pelas festas em seu apartamento no Edifício Chopin, na Av. Atlântica, promove comemorações e eventos.
FIUK FAZ 23 ANOS
Fiuk

FELIPE KARTALIAN AYROSA GALVÃO
Nascimento: 25/10/1990, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Fábio Junior (cantor e ator) e Cristina Kartalian; tem os irmãos Cleo Pires (filha da atriz Glória Pires), Krizia, Tainá e Záion (filho da atriz Mari Alexandre)
Músico (baterista, violonista e guitarrista), cantor e ator (estréia na telenovela "Malhação"); começa a carreira na banda NO NAME (até 2004); primeiro disco independente: "Mentes Inquietas" (2005); forma a banda HORI, que lança o primeiro "single": "Segredo" (2009); primeiro álbum: "Hori" (08/2009); sucesso com canções como "A Paz", "Tão Linda", "Só Você", etc; segue carreira solo (2011).
Dê um sorriso para quem
esqueceu como se faz isso.
Acelere seus pensamentos, mas
não permita que eles te consumam
Olhe para o lado, alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé,não a perca nunca.
Caso sinta-se só, olhe para as estrelas,
Não estão ao seu alcance mas estarão
eternamente brilhando para você!
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                DOMÊNICO



2 comentários:

  1. Como sempre as Efemérides deste Blog são muito esclarecedoras! hel mac mos

    ResponderExcluir
  2. RADAMÉS MACUCO MOSCA26 de outubro de 2013 15:58

    'SORRINDO! AMIGOS DA RÁDIO MONGAGUÁ FM' - SORRINDO - LOCUTOR DO """BOM-DIA! MONGAGUÁ!""" TÃO ALEGRE E COMUNICATIVO! VOCÊ SABE POR QUÊ? SÓ ESCOLA, CURSO DE DICÇÃO, INTERPRETAÇÃO E PRONÚNCIA BEM CLARA E ABERTA DAS PALAVRAS? ... NÃO SÓ! GENTE ... SERGINHO RODRIGGUEZ! E ESSE TECLADO QUE VOCÊ MOSTRA QUANDO ATENDE OS PEDIDOS DOS OUVINTES? ESSE PIANINHO QUE PERMITE UMA ARTICULAÇÃO INVEJÁVEL DAS PALAVRAS E MASTIGAÇÃO SAUDÁVEL? GRAÇAS AO SEU DENTISTA PRINCIPALMENTE! ... ANTIGAMENTE PARA SE TRATAR DOS DENTES DE UM CIDADÃO ERA PRECISO MAIS DE UM HOMEM PARA IMOBILIZÁ-LO! NÃO HAVIA ANESTESIA! NÃO HAVIA MOTOR ELÉTRICO E SIM COM PEDAL COMO UMA BICICLETA! A ANESTESIA VEIO BEM DEPOIS! AS AGULHAS ERAM GROSSAS E DOÍA DEMAIS ASSIM MESMO! O MOTOR PARECIA UM BRITADOR! TEMOS SORTE DE ALCANÇARMOS TÃO GRANDE EVOLUÇÃO! GRAÇAS À LEI DE 25.10.1884 CRIANDO OS PRIMEIROS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA NO BRASIL, NO RIO DE JANEIRO E NA BAHIA. INSTITUÍDO O DIA DO DENTISTA E DA SAÚDE DENTAL! PARABÉNS DR. HUMBERTO MOSCA, AÍ, SIM AÍ NO CÉU! AO DR.PLÍNIO GOLONI, DENTISTA DA FAMÍLIA POR MUITOS ANOS E AQUI DR. PAULO ROBERTO FURTADO DE OLIVEIRA E SEU FILHO DR. LEONARDO FIORAMONTE OLIVEIRA ,QUE ESTÃO REFAZENDO MEU TECLADO COM IMPLANTES! E DRA. THAIS GIORDANO MESQUITA MINHA PRIMINHA! AQUI EM "MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR" HÁ VÁRIOS BONS DENTISTAS! CERTO SERGINHO! QUE =DEUS= NOS ILUMINE A TODOS! PARA EU CONTINUAR COM MINHA GAITA NOS DENTES AO ENTRAR E TOCAR NO 'PIRATAS BAR', NO 'ROTARY CLUB MONGAGUÁ, E ONDE ME QUISEREM OUVIR COMO O SEU """BOM-DIA! MONGAGUÁ! """

    ResponderExcluir