>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 3 de novembro de 2013

*03/11/2013 - domingo* - PARABÉNS CABELEIREIROS e BARBEIROS...

*03/11/2013 - domingo*

Martindeporresstatue.jpg

03 de novembro - Dia do Cabeleireiro, do Barbeiro e Afins - Trata-se de uma homenagem a São Martinho de Porres, declarado padroeiro dos cabeleireiros, dos barbeiros e afins pelo papa Paulo VI. Nascido no dia 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru, Martinho era filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava, e nunca foi reconhecido por seu pai ou pêlos familiares. Aos 15 anos, descobriu sua vocação e entrou para a vida religiosa. Desenvolveu um talento especial para a medicina e chegou a trabalhar como barbeiro-cirurgião. Após uma vida totalmente dedicada aos desamparados, Martinho morreu no dia 3 de novembro de 1639. Seu dia começou a ser comemorado no Brasil em 1978. Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte 


Dia da Instituição do Direito de Voto para Mulheres - No Brasil, a luta  pelo sufrágio universal teve início em 1910, com a fundação do Partido Republicano Feminino, por Deolinda Daltro, na Cidade do Rio de Janeiro, e com a criação da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, por Bertha Lutz, em 1919. Em 1928, o direito de voto das  mulheres é conquistado no Rio Grande do Norte e depois estendido a nove estados brasileiros, até que, em 1932, é incorporado ao Código Eleitoral e, em 1934, à Constituição Brasileira.
Foi o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, quem instituiu o Código Eleitoral Provisório, o qual em seu artigo 2º disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do Código. É de ressaltar que as disposições transitórias, no artigo 121, dispunham que os homens com mais de 60 anos e as mulheres em qualquer idade podiam se isentar de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Logo, não havia obrigatoriedade do voto feminino. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório  o voto feminino. Apenas o masculino.
O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946. Em termos mundiais, o primeiro país a permitir o sufrágio feminino foi  a Nova Zelândia em 1893.  http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/32/1293


Dia do Guarda Florestal Apesar de ser um grande fã da caça, Santo Huberto acabou escolhido como o patrono dos guardas florestais, e é homenageado no dia 3 de novembro. Nascido na Holanda por volta do ano de 656, Huberto descobriu sua missão religiosa ao ver um crucifixo entre os chifres de um cervo que tentava caçar. Ele foi bispo de Maestricht e também de Liège. Morreu na Bélgica, de causas naturais, no dia 30 de maio de 727.
Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte 

Outra versão:
No dia 3 de novembro se comemora o Dia do Guarda Florestal: Perfeito pra homenagear o Guarda Chico, do desenho do Zé Colméia
Hoje é um dia de festa para turma da ecologia, que batalha constantemente pela defesa da natureza, e para a turma da nostalgia, que assistia aos desenhos antigos da Hanna-Barbera, em especial, do Zé Colméia e Catatau. Essas duas tribos se unem perfeitamente na figura do Guarda Chico (Ranger Smith, no original, e “Seu Gualda” como dizia o Catatau).
Embora ele fosse um espinho para o Zé Colméia, ele cuidava da fauna e flora do parque Jellistone sozinho, ou seja, deveria ter (falta de) recursos no mesmo nível que o nosso Ibama.
Além de manter os turistas na linha, ele enfrentava toda sorte de perigos, desarmado e trabalhando 24 horas por dia, sete dias pro semana! Isso tudo sem o reconhecimento das autoridades, do Zé Colméia ou mesmo do público! Tentei montar uma galeria de visões artísticas do personagem, mas não existe nada nesse sentido (pelo menos nada que não seja restrito “18+”!) (fonte: http://newserrado.com/2010/11/03/3-de-novembro-dia-do-guarda-florestal/) 


NO ESTADO DE SÃO PAULO:
Dia da Solidariedade - para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa (conhecido como Betinho), que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida".

Betinho
HERBERT JOSÉ DE SOUZA
Nascimento: 03/11/1935, Bocaiúva, norte de Minas Gerais, Brasil
Filiação: Tem 2 irmãos: Henfil (cartunista) e Chico Mário (violonista) - ambos morrem de AIDS (1988)
Casamento: Irlês Carvalho (filho Daniel); Maria Nakano (filho Henrique)
Falecimento: 09/08/1997, em sua casa, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência hepática, decorrente de hepatite C (depois de 26 dias internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, com uma infecção oral; hemofílico como seus irmãos (herança da mãe), contraíra AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome" - em 1986, numa transfusão de sangue)
 
Sociólogo; influenciado pela formação dos padres dominicanos (anos 1950), integra a JEC (Juventude Estudantil Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica); funda a AP (Ação Popular, 1962); ativista dos direitos humanos, é um dos principais nomes na luta pela justiça social no país; defende as Reformas de Base e Agrária (governo de João Goulart); luta contra a Ditadura militar (1964), sendo obrigado a exilar-se no Chile (1971), assessorando Salvador Alende até à sua deposição por Pinochet (1973); refugia-se no Panamá, Canadá e México; lidera diversas campanhas comunitárias e é autor de diversos livros; ateu confesso, funda o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e cria o projeto "Ação da Cidadania Contra Fome, a Miséria e pela Vida"; nos anos 1990, sua popularidade é tanta que costuma ser aplaudido de pé ao entrar em teatros ou bares.

COISA DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional do Sanduíche ou "National Sandwich Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do estadista inglês e 4º conde do Sanduíche, John Montagu, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1718 e é tido como o inventor do conceito do sanduíche moderno, ao pedir a seu servo que lhe trouxesse um pedaço de carne entre dois pedaços de pão, para que ele pudesse comer usando uma mão, enquanto jogava com a outra. (datascomemorativas.com).
John Montagu, 4º Conde de Sandwich (1718 - 1792), herdou o título de seu pai, Edward Montagu, 3º Conde de Sandwich, em 1729, quando tinha a idade de apenas dez anos. Viajou pelo mundo inteiro, e ostentou diversos títulos importantes, como o de Primeiro Lord do Almirantado da Marinha Real Britânica e o de Secretário de Estado.
A Montagu é atribuída a invenção do sanduiche, porém essa afirmação nunca foi comprovada.
As ilhas Sandwich (agora Havaí) e as ilhas Sandwich do Sul foram nomeadas pelo capitão James Cook, em homenagem ao Conde. (wikipedia)

Primeira página do Jornal do Brasil: 5 de novembro de 1957

03/11/1957 - Laika viaja a bordo do Sputinik 2



Um comentário:

  1. A Instituição do Direito de Voto para as mulheres atualmente é um ato cívico normal, mas muitas pessoas foram presas para que esta conquista se tornasse uma realidade! hel mac mos

    ResponderExcluir