>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

*14/11/2013 - quinta-feira* - PRINCESA ISABEL, UMA HOMENAGEM...

*14/11/2013 - quinta-feira*

14 de novembro de 1921: Morre PRINCESA 
ISABEL, a Redentora
Princesa Isabel, a Redentora
O telegrama enviado de Paris pelo conde D'Eu à baronesa de Loreto, no Rio, informava que a princesa Isabel morrera aos 75 anos, com fraqueza cardíaca agravada por congestão pulmonar. A herdeira do imperador dom Pedro II ficou conhecida como a "redentora", por ter assinado a Lei Áurea, que pôs fim a três séculos de escravidão no Brasil. A princesa sabia que, ao sancionar a lei corria o risco de perder o trono, já que os republicanos planejavam um golpe apoiados pelos escravocratas. Entretanto a monarca não se intimidou, e inclusive compareceu a todas as festas pela libertação dos escravos realizadas pelo povo. As comemorações duraram 15 dias. O centro do Rio foi enfeitado com flores e a população saiu às ruas para festejar.

Por ter acabado com a escravidão no Brasil , que vitimou 12 milhões de africanos, o papa João XIII ofereceu à princesa a comenda da Rosa de Ouro.

Em 1889, Isabel partiu, com a família real, para o exílio em Paris, onde montou uma embaixada informal. Entre os brasileiros que passaram por lá e receberam o apoio de Isabel estava o jovem Santos Dumont.

A princesa foi a primeira chefe de Estado das Américas, tendo sido uma das nove mulheres a governar uma nação durante todo o século 19.

A monarca substituiu o pai, o imperador dom Pedro II nas três vezes em que ele se ausentou por motivo de viagem. A primeira de 1871 a 1872, a segunda, de 1876 a 1877, e a última de 1877 a 1888. A princesa foi também a primeira senadora do Brasil, cargo a que tinha direito como herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade, segundo a Constituição do Império, de 1824. Defendia a reforma agrária e o voto feminino. Antes da Lei Áurea, Isabel sancionou as leis do primeiro recenseamento do império, naturalização de estrangeiros e relações comerciais com países vizinhos.

Princesa Isabel e o conde D'Eu com alguns de seus netos.
Apesar da dor do exílio, D. Isabel teve uma velhice tranquila, instalada no castelo da família em Eu, na Normandia, propriedade de Gastão de Orleans. Rodeada pelos filhos e netos, fez de sua casa uma embaixada informal do Brasil. Recebia brasileiros de passagem, ajudou o jovem Alberto Santos Dümont quando desenvolvia suas invenções. Passou os últimos anos da vida com dificuldades de locomoção. Em 1920 teve a felicidade de saber que a lei que bania a Família Imperial do Brasil havia sido revogada pelo presidente Epitácio Pessoa.
Com a saúde frágil, já abalada pela mortes dos dois filhos mais novos, faleceu em 14 de novembro de 1921. Foi sepultada no cemitério local, de onde seria trasladada em 6 de julho de 1953 para um jazigo no Mausoléu Imperial da Catedral de Petrópolis. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil)  

A princesa e a abolição dos escravos
O nome de Isabel esteve ligado à abolição muito antes da assinatura da Lei Áurea. A princesa financiava a alforria de escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo. Documentos descobertos recentemente revelaram que a princesa estudou indenizar os ex-escravos com recursos do Banco Mauá.

Em 28 de setembro de 1871, foi também ela quem sancionou a Lei do Ventre Livre, que estabelecia que todos os filhos de escravos, que nascessem a partir da assinatura da lei estariam livres. (www.jblog.com.br) 

Princesa Isabel

ISABEL CHRISTINA LEOPOLDINA AUGUSTA MICHAELA GABRIELA RAPHAELA GONZAGA DE BRAGANÇA E BOURBON
Nascimento: 29/07/1846, Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: D. Pedro II e Teresa Cristina
Casamento: Gaston de Orléans, Conde D'Eu (15/10/1864): filhos D. Pedro de Alcântara, D. Luis Maria Felipe e D. Antonio Gusmão Francisco
Falecimento: 14/11/1921, no exílio, Castelo D'Eu, Normandia, perto de Paris, França -
NOTA: 
1. O Imperador Pedro II morreu em Paris, em 5 de dezembro de 1891 e Isabel passou a ser considerada pelos monarquistas imperatriz de jure do Brasil, ou sua imperatriz titular.
2. A princesa Isabel foi também a primeira senadora do Brasil, cargo a que tinha direito como herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade, segundo a constituição imperial brasileira de 1824. 

Dia Nacional da Alfabetização  - Comemora a fundação do Ministério da Educação, em 14 de novembro de 1930, ainda com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Sua criação foi uma das primeiras resoluções do governo provisório de Getúlio Vargas, que havia tomado posse no dia 3 de novembro. O objetivo inicial do ministério era promover o ensino primário e combater o analfabetismo. Mais tarde, a pasta criou normas para estruturar o ensino secundário e as universidades.
Dia do Bandeirante - comemorado nesta data para homenagear os desbravadores das terras brasileiras, que tinham como missão sair em busca de ouro e pedras preciosas, em expedições a pé, caminhando por milhares de quilômetros pelo território do Brasil.
Eles foram responsáveis pela expansão do território antigamente chamado de Terras Brasilis para além da linha imaginária estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, muito embora essas expedições que entraram para a história como "Bandeiras" também tenham provocado o aniquilamento de inúmeras aglomerações indígenas no Brasil.
Os principais bandeirantes do Brasil foram:
- Antônio Raposo Tavares (1598 -1658), português, segurou a invasão dos espanhóis e dos holandeses, no nordeste do Brasil; garantiu para o país os estados do Paraná e Santa Catarina.
- Fernão Dias Pais Leme (1608 – 1681), era paulista, foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, onde explorou os vales de vários rios, como o Paraopeba, das Velhas, das Mortes, Aracuaí e Jequitinhonha. Participou também das bandeiras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando ao Uruguai.
- Bartolomeu Bueno da Silva (1672 – 1740), era paulista e um dos mais importantes do ciclo do ouro em Minas Gerais, mais tarde desbravou as regiões de São José do Pará e Pintangui, encontrou muito ouro no rio Vermelho e algumas jazidas no rio dos Pilões e rio Claro.
- Domingos Jorge Velho (1614 – 1703), era paulista, mas falava a língua dos indígenas, foi o responsável pelo extermínio do quilombo dos Palmares - onde os escravos refugiados se abrigavam, depois das tentativas de quinze outras expedições, também dominou vários grupos indígenas do Maranhão, Ceará e Pernambuco.
- Borba Gato (1628 – 1718), também era paulista, foi um dos responsáveis pelo ciclo do ouro no século XVII, foi nomeado guarda-mor de Rio das Velhas, ganhou terras na região, onde fundou o arraial de Sabará, também ocupou o cargo de superintendente das minas. (fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-bandeirante.htm)
Dia Mundial de Combate ao Diabetes - para marcar a data do nascimento do cientista canadense, Frederick Banting (14/11/1981 – 21/02/1941) que, em parceria com seu colaborador Charles Best, em 1921,  isolam do pâncreas de cães uma substância capaz de eliminar os sintomas do diabetes. O extrato é batizado de insulina.
Em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.


A Igreja celebra o dia de São Serapião, mártir - protetor contra as dores de artrose

Os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.
O culto que sempre foi atribuído a são Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir ocorre no dia de sua morte. (saiba mais em: http://www.bethania.com.br/santos/sao-serapiao)  


ANIVERSARIANTES 14/11 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site






ANIVERSARIANTES 14/11 - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 173 ANOS NASCIA CLAUDE MONET
Claude Monet
OSCAR-CLAUDE MONET
Nascimento: 14/11/1840, Paris, França
Filiação: Claude-Auguste Monet (merceeiro)
Casamento: Camille Doncieux (1870 a 1879, viúvo): filhos Jean (1867) e Michel (1878); Alice Hoschédé (1892 a 1911, viúvo)
Falecimento: 05/12/1926, em sua casa, Giverny, Eire, França

Pintor impressionista; muda-se para Le Havre (1845, Normandia) e entra para a escola secundária de artes (1851, incentivado pela tia, também pintora); vai morar com a tia (1854, com a morte da mãe) e aprende técnicas com Eugène Boudin (1856); muda-se para Paris para aperfeiçoar seu estilo (1859) e serve o exército na Argélia (1861); aluga um pequeno estúdio (1863) e expõe no Salão de Paris: "Estuário do Sena" e "Ponte Sobre Hève na Vazante" (ambos de 1863); com a guerra franco-prussiana, foge para Londres (1870), retornando no fim do conflito; nenhum outro se identifica tanto com o Impressionismo, com salpicados de pinceladas em cores que não se misturam e dão a ilusão ótica poderosa à distância; autor de "A Estação de Saint-Lazare" (1877), "O Lago com Ninfeias" (1899), "Les Bateaux Rouges", etc; tem catarata no final da vida, mas não pára de pintar.  
HÁ 92 ANOS NASCIA DICK FARNEY
Dick Farney
FARNÉSIO DUTRA DA SILVA
Nascimento: 14/11/1921, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 04/08/1987, São Paulo, São Paulo, Brasil
Músico (pianista), compositor e Cantor popular romântico (estréia em 1937); em sua carreira artística (1944 a 1987), destaca-se na Rádio Mayrink Veiga, onde tem o programa "Dick Farney, sua Voz e seu Piano"; toca com o conjunto americano "Swing Maníacos" (com seu irmão Cyll como baterista); primeiro disco: "The Music Stopped" e "Mairzy Doats" (1944).  


HÁ 84 ANOS NASCIA FERNANDO TORRES
Fernando Torres
FERNANDO MONTEIRO TORRES
Nascimento: 14/11/1929, Guaçuí, Espírito Santo, Brasil
Filiação: Manoel Monteiro Torres
Casamento: Fernanda Montenegro (1952 a 04/09/2008, sua morte): filhos Cláudio (1963) e Fernanda (15/09/1965)
Falecimento: 04/09/2008, em seu apartamento no Leblon, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência respiratória em conseqüência de enfisema pulmonar
Ator de cinema (estréia em "A Mulher de Longe", 1949), teatro e TV (estréia em "A Morta sem Espelho", 1963); diretor (anos 1970) e produtor de teatro (estréia em "A Dama da Madrugada", 1949), cinema e TV; trabalha na companhia de Eva Tudor (1951), Maria Della Costa (1955), Teatro Brasileiro de Comédia (1956 a 1958); funda o Teatro dos Sete (com Fernanda Montenegro, Sérgio Brito e Gianni Ratto, 1959 a 1966); destaca-se em filmes como "Engraçadinha Depois dos 30" (1966), "A Penúltima Donzela" (1969), "Tudo Bem" (1978), etc. e em novelas da Rede Globo como "Baila Comigo" (1981), "Sétimo Sentido" (1982), "Laços de Família" (2000), etc.


HÁ 70 ANOS NASCIA MAGRO, DO MPB4
Magro
ANTONIO JOSÉ WAGHABI FILHO
Nascimento: 14/11/1943, Itaocara, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Monica Thiele (do grupo vocal VÉSPER): filhos Eduardo e Gabriela
Falecimento: 08/08/2012, de manhã, CTI do Hospital Santa Catarina, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Embolia pulmonar (sofre de câncer na próstata, diagnosticado há 10 anos já com metastase; internado desde sexta-feira)
Músico tecladista, clarinetista, saxofonista e percussionista), vocalista e compositor popular; começa estudando piano em sua cidade, com Pepita Machado, tocando clarinete na banda da Sociedade Musical Patápio Silva; muda-se para Niterói (1959), estudando com Eumir Deodato, teoria musical com Guerra Peixe, regência com Isaac Karabtchewsky e solfejo com Vilma Graça; profissionalmente estréia como vibrafonista no conjunto de bailes PRAIA GRANDE (1960), até fundar o QUARTETO DO CPC (1963, com Miltinho, Ruy Faria e Aquiles); devido à extinção dos Centros Populares de Cultura, o conjunto muda o nome para MPB4 (1964, vindo a se tornar um dos principais grupos vocais da música popular brasileira); com a banda, faz arranjos para Chico Buarque, Toquinho, Vinícius, Tunay, Simone, etc; destaca-se com sucessos como "Lamento", "Roda Viva", "Cio da Terra", etc. e dirige seu primeiro CD independente (2001).[


HÁ 38 ANOS NASCIA CLAUDINHO
Claudinho
CLÁUDIO RODRIGUES DE MATTOS
Nascimento: 14/11/1975, Morro do Salgueiro, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 13/07/2002, 9:30 hs, Rodovia Presidente Dutra, na descida da Serra das Araras, perto de Seropédica, Rio de Janeiro, vindo de um show em Lorena, São Paulo, Brasil
Causa: Acidente de carro: o GOLF dirigido por Ivan Manzieli derrapa na pista molhada de chuva e bate numa árvore, matando-o instantâneamente no banco do carona
Cantor da dupla de "rap" e "funky" CLAUDINHO & BOCHECHA (1995); destacam-se pelo estilo "pop" romântico e pelas coreografias; primeiro disco: "Claudinho & Buchecha" (1996 - 1.250.000 cópias); sucesso com músicas como "Quero Te Encontrar" (1997), "Só Love", "Xereta", etc; shows em todo o país, Japão, Portugal, Argentina e Estados Unidos.


HÁ 87 ANOS NASCIA CLEYDE YACONIS 
Cleyde Yáconis
 CLEYDE BECKER YÁCONIS
Nascimento: 14/11/1923, Pirassununga, São Paulo, Brasil
Filiação: Edmundo Yaconis e Alzira Becker; tem uma irmã: Cacilda (atriz)
Casamento: Stênio Garcia (1958 a 1969, divórcio)
Falecimento: 15/04/2013, internada após isquemia cerebral (10/2012), Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, São Paulo, Brasil
Atriz de teatro (estréia no TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, 1950), TV (estréia em "O Amor tem Cara de Mulher", 1966, TV TUPI) e cinema (estréia em "Veneno", 1952); destaca-se em filmes como "Beto Rockfeller" (1970), "Jogo Duro" (1985), "Célia & Rosita" (2000), etc. e em seriados de TV como "Éramos Seis" (1967), "Os Inocentes" (1974), "Ninho da Serpente" (1982), etc; sucesso com peças como "Maria Stuart" (1955), "A Escada" (1961), "Édipo Rei" (1967), etc; último trabalho: "Passione" (2010, telenovela); funda o Teatro Cacilda Becker (com Walmor Chagas e Ziembinski) e o Teatro Cosipa Cultura passa a ter seu nome (29/09/2009), em homenagem à protagonista da primeira peça da casa: "O Caminho para Meca"; quebra o fêmur (07/2010), implantando uma prótese.


PRÍNCIPE CHARLES FAZ 65 ANOS
Príncipe Charles
CHARLES PHILIP ARTHUR GEORGE MOUTBATTEN-WINDSOR
Nascimento: 14/11/1948, Palácio de Buckingham, Londres, Inglaterra
Filiação: Philip (Duque de Edimburgo) e Elizabeth II; filho mais velho
Casamento: Diana Spencer (29/07/1981 a 28/08/1996, divórcio): filhos Henry e William; Camilla Parker Bowles (09/04/2005), sua amante por mais de 3 décadas
Nobre da Casa Windsor; Príncipe de Gales, Duque da Cornualha e de Rothesay (Escócia) e Conde de Carrick; herdeiro do trono da Grã-Bretanha, estuda no Goronstoun College (Escócia) e Antropologia, Arqueologia e História no Trinity College (Cambridge); tem diversos relacionamentos amorosos como Georgina Russell (filha do Embaixador na Espanha), Davina Sheffield, Fiona Watson, Lady Sarah Spencer, Lady Tryon (esposa do III Barão de Tryon), Jane Ward, etc.  


ALMIR SATER FAZ 57 ANOS
Almir Sater
ALMIR EDUARDO MELKE SATTER
Nascimento: 14/11/1956, Campo Grande, Mato Grosso, Brasil
Casamento: Ana
Músico (violeiro), cantor e compositor popular e ator de telenovelas; primeira gravação: "Almir Sater" (1981, CONTINENTAL); primeiro disco instrumental: 1985; (destaca-se na Rede Globo) e cinema.





EDUARDO PAES FAZ 44 ANOS
Eduardo Paes
EDUARDO DA COSTA PAES
Nascimento: 14/11/1969, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Walmar Souza Paes e Consuelo da Costa
Casamento: Cristine Assed (11/2002) : filhos Bernardo (2004) e Isabela (2005)
Político; bacharel em Direito pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), entra para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro); subprefeito da Barra e Jacarepaguá no governo César Maia (1993 a 1997), é Vereador (01/01/1997 a 31/12/1998) e 2 vezes Deputado Federal pelo Rio (01/01/1999 a 01/01/2007); Secretário Municipal de Meio Ambiente e Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (01/01/2007 a 04/06/2008); Prefeito do Rio de Janeiro (01/01/2009), promove um Choque de Ordem e traz para a cidade a Copa do Mundo de Futebol (2014) e as Olimpíadas (2016); revitaliza a zona portuária (2010) e investe na zona norte, criando o Parque de Madureira (2012), as BRT e as clínicas da família, além dos projetos TransCarioca, TransOeste e Morar Carioca. Reeleito Prefeito do Rio de Janeiro (2013 - 2016). 



Domênico informa:
Denúncias de infrações de pesca e outros danos ao mar da
Polícia Ambiental. (13) 3341-6145
SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
"QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE"
                    DOMÊNICO

Um comentário:

  1. RADAMÉS MACUCO MOSCA14 de novembro de 2013 18:38

    "FATOS E PESSOAS IMPORTANTES" - 'DIA MUNDIAL DE COMBATE À DIABETES'. 'DIA EM HOMENAGEM À 'PRINCESA ISABEL' A REDENTORA DOS ESCRAVOS. CRIOU A LEI ÁUREA' E NAS ARTES DIA EM HOMENÃGEM AO CANTOR COMPOSITOR, PIANISTA E CANTOR 'DICK FARNEY' QUE SE ESTABELECEU POR MUITOS ANOS NOS E.U.A. E 'ALMIR SATER' UM ARTISTA DE NOSSA MÚSICA POPULAR!

    ResponderExcluir