>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 10 de março de 2014

*11/03/2014 - terça-feira* - ASSIS VALENTE, UMA HOMENAGEM...

*11/03/2014 - terça-feira*
11 de março de 1958: O suicídio de Assis Valente, o favorito de Carmen Miranda
O compositor baiano Assis Valente, 46 anos, autor de inúmeros sucessos do cancioneiro popular, para quem o tribuno J. J. Seabra previu um belo futuro como escritor, enfim conseguiu o desfecho desejado, após várias tentativas de suicídio sem sucesso. Foi encontrado morto sob uma árvore na Praça do Russel. Nada ao seu redor a não ser os restos da mortal beberagem e a quietude da praça. No bolso, uma carta explicava seu gesto: dívidas.
A notícia de sua morte surpreendeu até aqueles que conheceram de perto o compositor preferido de Carmen Miranda, embora soubesse da sua fraqueza suicida.


Desenho representando o compositor Assis Valente
O compositor José de Assis Valente nasceu durante uma viagem de sua mãe a Salvador e, ainda pequeno, foi tirado dos pais e entregue a uma família de Alagoinhas, na Bahia. Começou a trabalhar numa farmácia da capital baiana e, à noite, estudava desenho e escultura no Liceu de Artes e Ofícios. Em novembro de 1927, viajou para o Rio e conseguiu vender alguns desenhos e ilustrações para revistas da capital. Em 1932, começou a compor sambas, incentivado por Heitor dos Prazeres. Seu samba Tem Francesa no Morro, ironia sobre a moda de se falar francês no Brasil, foi lançado por Araci Cortes na Columbia. Em 1933, entregou pessoalmente dois sambas a Carmem Miranda, que passou a ser uma das suas principais intérpretes. No mesmo ano, compôs para as festas juninas a marcha Cai, Cai, Balão. com o sucesso, suas composições passaram a ser gravadas por grandes cantores da época. Em 1941, casou-se com Nadile, mas se separou no mesmo ano. Problemas pessoais, principalmente de ordem financeira levaram ao declínio da carreira e culminaram em seu suicídio. (fonte: www.jblog.com.br) 


Suas canções foram muitas vezes regravadas, mesmo depois de sua morte, atingindo sucessivas gerações, no Brasil. Suas composições trazem um conteúdo poético, que buscam emocionar, algumas com um teor mais reflexivo. Alguns exemplos:

Boas Festas, música cantada e recantada de Assis Valente em todos os natais desde 1933, quando lançada na voz de Carlos Galhardo, ganha nova versão. Desta vez, na interpretação de Maria Bethânia, cuja faixa está presente no CD "Natal Bem Brasileiro", lançado em novembro de 2008 pela Biscoito Fino
"Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem"
(de: "Boas Festas")

Novos Baianos - Brasil pandeiro

"Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
Eu fui à Penha e pedi à padroeira para me ajudar
Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver
Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar"
(de: "Brasil Pandeiro"). (wikipedia) 

11/03/2011 - 3 ANOS DA TRAGÉDIA NO JAPÃO... 

        


  • 11/03/2011 – Sismo de magnitude 9,0MW atinge o Japão causando um forte tsunami com ondas de mais de 10 metros de altura e matando mais de 3 770 pessoas.
Onagawa depois do Tsunami. Imagem © Flickr CC Usuário inunami
Onagawa depois do Tsunami. Imagem © Flickr CC Usuário inunami
Quase três anos depois do terremoto e tsunami que devastou o litoral norteste do Japão, este artigo no Arcspace (em inglês) examina o atual - e perturbante - estado da reconstrução da região de Tōhoku. De acordo com antigos moradores e arquitetos trabalhando para Architecture for Humanity, os planos além de não responder às necessidades das pessoas, não fornece proteção suficiente no caso de um desastre semelhante. Ainda mais com o Japão se preparando para receber os Jogos Olímpicos de 2020, parece que a região de Tōhoku está sendo negligenciada. (http://www.archdaily.com.br/br/01-174929/o-tsunami-japones-3-anos-depois)


(11 de março) - No Japão, é Dia do Urso Panda



(11 de março) - No estado de São Paulo é comemorado o Dia do Motociclista.
O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho. 


(11 de março) - Na Europa é Dia em Memória das Vítimas do Terrorismo - para marcar a data de um atentado terrorista da Al Qaeda realizado em 11 de março de 2004 na cidade de Madrid, com várias explosões em linhas de trens, que provocaram mais de 190 mortes e feriram milhares de pessoas.



(11 de março) - Dia da Educação Cristã - comemorado por presbiterianos, para marcar a data do aniversário de nascimento do ex-padre e reverendo, José Manuel da Conceição, que veio ao mundo em 11 de março de 1822 e se converteu no 1º pastor evangélico ordenado no Brasil. 

José Manuel
da Conceição
JOSÉ MANUEL DA CONCEIÇÃO
Nascimento: 11/03/1822, Brasil
Falecimento: 25/12/1873, Vale do Paraíba, Brasil
Causa: Devido a ferimentos
Religioso; sacerdote católico, com tendências protestantes, ingressa na Igreja Presbiteriana, tornando-se o primeiro pastor evangélico ordenado no país (17/12/1865); suas viagens missionárias pelo interior paulista são a semente de muitas igrejas; excomungado pela Igreja Católica Apostólica Romana, escreve um libelo público, destacando que a mensagem cristã não se esgota no indivíduo, mas na moralização da sociedade e do país.




NA HISTÓRIA:
11/03/1999 - Um blecaute atinge 70% do território brasileiro, terminando na madrugada do dia seguinte.  
Começou às 22h16 de 11 de março. Na ocasião, os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e mais o Distrito Federal tiveram a luz restabelecida às 22h36. Em seguida foi a vez do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.  A última região foi a sudeste. Por volta das 2h30, um pouco mais de quatro horas após o início do apagão, o Estado de São Paulo voltou a receber energia.

A explicação oficial do Governo aconteceu 20 horas depois e a causa foi um raio que atingiu uma torre de distribuição da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), em Bauru, no interior de São Paulo. No entanto, especialistas afirmaram que boa parte da responsabilidade cabia à desorganização do setor energético e da falta de investimento em equipamentos e quadro técnico. O apagão atingiu 70% do território nacional e deixou cerca 76 milhões de brasileiros no escuro.(fonte: Portal R7) 


ANIVERSARIANTES 11/03 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site



Aniversariantes 11 de março (menos famosos)
www.projetovip.net
ZILDA GAMA FARIA 136 ANOS
Zilda Gama
ZILDA GAMA
Nascimento: 11/03/1878, Três Ilhas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Augusto Cristina da Gama (escrivão de paz) e Elisa Emílio Klörs (professora estadual); segunda de 11 irmãos
Falecimento: 0/01/1969, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Médium espírita; resume as mensagens mediúnicas "recebidas" por Allan Kardec (a primeira em 1912) na obra "Diário dos Invisíveis" (1929); psicografa Victor Hugo, produzindo obras como "Na Sombra e na Luz" (o primeiro), "Do Calvário ao Infinito", "Almas Crucificadas", etc; defende os direitos femininos e é autora da tese sobre o voto da mulher no Congresso Nacional (1931, aprovada oficialmente); organiza os livros "O Livro das Crianças", "Os Garotinhos", "O Manual das Professoras", etc; sofre um derrame cerebral (1959), passando a viver numa cadeira de rodas (assistida pelo sobrinho Mário Ângelo de Pinho).


JACINTA MARTO FARIA 104 ANOS
Jacinta Marto
JACINTA MARTO
Nascimento: 11/03/1910, Aljustrel, Fátima, Portugal
Falecimento: 20/02/1920, 22:30 h, Hospital D. Estefania, Lisboa, Portugal
Causa: Doença
Uma dos 3 crianças pastoras que viram a aparição de N. Sra. Fátima (13/05/1917), na Cova da Iria e ouviram os 3 segredos: uma visão do Inferno; o fim da I e o começo da II Guerras Mundiais e a conversão da Rússia ao catolicismo; o assassinato de um Papa (este somente revelado pelo Vaticano em 2000); beatificada (09/04/2000) pelo Papa João Paulo II.   



ASTOR PIAZZOLLA FARIA 93 ANOS
Astor Piazzolla
ASTOR PANTALEÕN PIAZZOLLA MANETTI
Nascimento: 11/03/1921, Marl del Plata, Argentina
Falecimento: 04/07/1992, Buenos Aires, Argentina
Causa: Problemas cardíacos e neurológicos (sofrera um derrame cerebral)
Músico (bandoneonista) e compositor; renova o tango com modernos tratamentos armônicos e rítmicos, além de elementos do jazz e música erudita; forma a primeira banda (1940); cria o QUINTETO NUEVO TANGO (1960); destaca-se com músicas como "Knife Fight", "Oblivion", "Adiós, Nonino", etc; autor de sucessos como "Introduccion", "Michelangelo 70", "Tango Suite", etc; KIKITO DE OURO de Música no Festival de Gramado por "A Intrusa" (1979) e CESAR de Música por "Tangos, L'Exil de Gardel" (1985).

HERBERT RICHERS FARIA 91 ANOS
Herbert Richers
HERBERT RICHERS
Nascimento: 11/03/1923, Araraquara, São Paulo, Brasil
Casamento: Cookie (filhos Herbert Richers Jr, Ronaldo e Celina Maria)
Falecimento: 20/11/2009, Clínica São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Problemas renais (internado desde 08/11/2009)
Produtor cinematográfico (estréia com "Com Água na Boca", 1956); radicado no Rio de Janeiro (1942), é pioneiro na dublagem no país com a fundação da "Produções Cinematográficas Herbert Richers" (1950, Usina, Rio), incentivado por Walt Disney (que conhecera no Rio de Janeiro); com seu refrão "Versão brasileira: Herbert Richers" é uma da maiores empresas do setor da América Latina (média de 150 horas dubladas/mês - 70% dos filmes projetados); destaca-se com produções como "Com Jeito Vai" (1957), "Mulheres, Cheguei!" (1959), "Asfalto Selvagem" (1964), etc; conhecido pelo salvamento de 8 pessoas de um avião que caiu na Baía da Guanabara (1959) quando saía de barco para pescar e de Grande Otelo ao resgatá-lo de um incêndio num "set" de filmagem.


SAMUEL REOLI (MAMONAS) FARIA 41 ANOS
Samuel Reoli
SAMUEL REIS DE OLIVEIRA
Nascimento: 11/03/1973, Guarulhos, São Paulo, Brasil
Filiação: Francisco Reis de Oliveira e Nena
Falecimento: 02/03/1996, perto da meia-noite, Pedreira Cachoeira, Parque Estadual da Serra da Cantareira, perto de Mariporã, São Paulo, Brasil
Causa: Acidente aéreo com o LEAR JET 25, prefixo PT-LSD da Madri Táxi Aéreo (vindo de Brasília), ao chocar-se com o morro e explodir (morrem mais 4 pessoas que estão no avião)
Músico (baixista), vocalista e compositor da banda MAMONAS ASSASSINAS (1995 a 1996; ex-UTOPIA); irmão de Sérgio; a banda é o maior fenômeno musical moderno: 2.800.000 cópias em 8 meses com apenas um disco.  


LÉA GARCIA FAZ 79 ANOS
Lea Garcia
LÉA LUCAS GARCIA DE AGUIAR
Nascimento: 11/03/1935, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pai bombeiro hidráulico e mãe costureira
Casamento: Vive com Abdias do Nascimento, teatrólogo (1951); tem 3 filhos
Atriz de teatro (estréia em "Rapsódia Negra", 1952, Teatro Recreio), cinema (estréia em "Orfeu do Carnaval", 1959) e TV (estréia em "Acorrentados", 1969); começa no TEN - Teatro Experimental dos Negros (1951) e destaca-se em filmes como "Ganga Zumba" (1963), "Quilombo" (1986), "Orfeu" (1999), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Os Ossos do Barão" (1973), "Escrava Isaura" (1976), "Dona Beija" (1986), etc; KIKITO DE OURO de Atriz no Festival do Filme de Gramado por "Filhas do Vento" (2004) e Melhor Atriz do Festival de Natal por "Dias Amargos" (2009).   


BOBBY McFERRIN FAZ 64 ANOS
Bobby McFerrin
ROBERT MCFERRIN JR
Nascimento: 11/03/1950, Manhattan, New York, New York, Estados Unidos
Filiação: Robert McFerrin (cantor de ópera) e Sara
Casamento: Debbie Green (1975): 3 filhos (incluindo Taylor)
Músico, compositor, cantor, regente, arranjador e produtor de jazz, reggae e erudito; inovador das improvisações vocais (alcança 4 oitavas), lança 18 discos (que vendem mais de 20.000.000 de cópias) e ganha 10 GRAMMY; primeiro disco: "Bobby McFerrin" (1982) e grava com Yo-Yo Ma, Chick Corea, Herbie Hancock, etc; autor de sucessos como "Don't Worry, Be Happy" (1988), "Freedom is a Voice", "Turtle Shoes", etc; rege as Sinfônicas de San Francisco, Chicago, Cleveland e Philadelphia e as Filarmônicas de New York, Londres e Viena; apresenta-se no Teatro Municipa do Rio de Janeiro (26 e 30/07/2011).


TETÊ ESPÍNDOLA FAZ 60 ANOS
Tetê Espíndola
TERESINHA MARIA MIRANDA ESPÍNDOLA

Nascimento: 11/03/1954, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
Filiação: Alba Miranda
Casamento: Arnaldo Black
Musicista (violonia), cantora e compositora popular; faz incursões pela música de vanguarda, regional, acústica e eletrônica; de timbre ímpar, começa no grupo LUZAZUL (com membros da família); em São Paulo, começa cantando em barzinhos até lançar a primeira gravação como TETÊ E O LÍRIO SELVAGEM (1978, PHILLIPS); segue carreira solo com o disco "Pirareta" (1979); vence o "Festival dos Festivais" (TV GLOBO) com "Escrito nas Estrelas" (1985); faz gigantesca turnê pelo BRA (1986) e apresenta-se em Roma (1988), Paris (1989) e Bélgica; dedica-se alguns anos à família e retorna com o disco "Anahí" (1998).  


NINA HAGEN FAZ 59 ANOS
Nina Hagen
NINA HAGEN
Nascimento: 11/03/1955, Berlim, Alemanha
Filiação: Hans Hagen e Eva Marie Hagen
Casamento: 2 fihos: Cosma Shiva (1981) e Otis (1990)
Cantora de rock de contornos psicodélicos, participa da "Alfons Wonneberg Orchestra", até montar sua própria banda: AUTOMOBIL; funda depois a FRITZENS DAMPFERBAND; primeira gravação: "The Nina Hagen Band" (1977).






MAGIC PAULA FAZ 52 ANOS
Magic Paula
MARIA PAULA GONÇALVES DA SILVA
Nascimento: 11/03/1962, Osvaldo Cruz, São Paulo, Brasil
Jogadora de Basquete, o nome refere-se ao jogador norte-americano Magic Johnson; começa no ASSIS TÊNIS CLUBE (1972); depois passa pelo COLÉGIO DIVINO SALVADOR e é convocada para a Seleção (1976); joga pelo UNIMEP (1980 a 1988), CICA/DIVINO SALVADOR, TINTORETTO/ESP; BCN (1991), PONTE PRETA (1993) e MICROCAMP (1996); tida como uma das melhores jogadoras de todos os tempos (ala e armadora), deixa as quadras em 2000 (pelo BCN/OSASCO), após 28 anos de carreira e ter participado de 6 Campeonatos Mundiais (a brasileira que mais o disputou), 4 Pré-Olímpicos, 4 Pan Americanos (ouro em Havana, 1991, na presença de Fidel Castro) e 2 Olimpíadas (prata em Atlanta, 1996).


MARCOS PONTES FAZ 51 ANOS
Marcos Pontes
MARCOS CÉSAR PONTES
Nascimento: 11/03/1963, Rua Comendador Leite 1-23, Bauru, São Paulo, Brasil
Filiação: Virgílio de Pontes e Zuleika Navarro Pontes
Casamento: Fátima; filhos: Fábio (1989) e Ana Carolina (1990)
Primeiro astronauta brasileiro; entra para a AFA (Academia da Força Aérea) em 02/1981; oficial da FAB (Força Aérea Brasileira) em 12/1984; aprovado para o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) em 12/1989; indicado para o Mestrado na NPS (Naval Postgraduate School), em Monterey, CA, EUA (1996); Tenente-Coronel Aviador com mais de 1.900 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves diferentes; astronauta da NASA em Houston, Texas (1998).


SUZY RÊGO FAZ 47 ANOS
Suzy Rêgo
SUZY SHEILA RÊGO DE CASTRO
Nascimento: 11/03/1967, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Diva
Casamento: Fernando Vieira (filhos Mássimo e Marco)
Modelo (1980) e atriz de teatro (estréia em "Sauna"), TV (estréia em "O Salvador da Pátria", 1989) e cinema (estréia em "Sete Minutos", 2003); Miss Pernambuco (1984) e 2* lugar no Miss Brasil; destaca-se em telenovelas como "A Viagem" (1994), "Floribella" (2005), "Paixões Proibidas" (2006), etc.

Suzy Rêgo

  • Nome completo Suzy Sheila Rêgo
  • Idade 46 anos
  • Data de nascimento 11/03/1967
  • Signo Peixes
  • Frase "Sou cafonérrima e assumidamente feliz"




THIAGUINHO FAZ 31 ANOS
Thiaguinho
THIAGO ANDRÉ BARBOSA
Nascimento: 11/03/1983, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil
Casamento: Tem um relacionamento com a atriz Fernanda Souza
Cantor, compositor e instrumentista; cursa jornalismo na UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), aprende a tocar violão e cavaquinho e começa a compor, fundando o grupo de samba SABE DEMAIS (1995); produz o primeiro CD do conjunto e passa para o grupo EXALTASAMBA (2003); segue carreira solo (2012), fazendo uma temporada no CREDICARD HALL (São Paulo); sucesso com músicas como "Sou o Cara Pra Você", "Ousadia e Alegria", "Buquê de Flores", etc.

Thiaguinho

  • Nome completo Thiago André Barbosa
  • Idade 30 anos
  • Data de nascimento 11/03/1983
  • Signo Peixes
  • Twitter @thiaguinhocomth






SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!



Um comentário: