>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

02/12/2014 - terça-feira - DIA DO ASTRÔNOMO HOMENAGEIA D.PEDRO II...


02/12/2014 - terça-feira

O Imperial ObservatórioDia Nacional do Astrônomo - O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, foi escolhido dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.


Astrônomos Comemoram o Dia Nacional da Astronomia

Dom Pedro II. Ao Fundo, é possível ver a cúpula do Imperial Observatório. Dom Pedro II. Ao Fundo, é possível ver a cúpula do Imperial Observatório.

A grata efeméride foi escolhida durante o 2º Encontro de Astronomia do Nordeste, celebrado em Recife/PE, de 30 de junho a 3 de julho de 1978, quando astrônomos aprovaram por unanimidade o título de “Patrono da Astronomia Brasileira” a D. Pedro II (1825-1891). A escolha do dia 2 de dezembro celebra a data de nascimento do imperador, tido como o mais erudito governante do País. A partir da escolha a efeméride ganhou força e a data passou a comemorar o Dia Nacional da Astronomia, o Dia do Astrônomo.
MOTIVOS
Foram muitos. Como astrônomo amador, modernizou o Imperial Observatório do Rio de Janeiro criado por seu pai, D. Pedro I, contratando astrônomos europeus de renome para aqui trabalhar. Tinha um quarto privativo no Observatório para descansar após horas de observação. Instalou um observatório no telhado do Palácio Imperial de São Cristovão, hoje Museu Nacional, onde atendia alunos ministrando conhecimentos da ciência do céu.
Mesmo sob forte oposição do Parlamento, concedeu verbas necessárias para três missões científicas para que os astrônomos pudessem observar a rara passagem do planeta Vênus pelo disco solar em 6/12/1882, fenômeno que iria se repetir somente em 8/6/2004. Os dados obtidos foram um sucesso permitindo calcular com precisão a distância Terra – Sol.
Junto com o astrônomo Luiz Cruls, o imperador efetuou a primeira análise espectroscópica de um cometa e observou o eclipse solar de 1857. Mantinha contato com renomados astrônomos europeus dentre eles Camille Flammarion que o convidou para a inauguração do seu Observatório de Juvisy em 29/7/1887. Na ocasião D. Pedro II inaugurou a luneta de 24 cm, concedeu a Flammarion a ‘Ordem da Rosa’ e plantou uma árvore nos jardins do observatório que existe até hoje! Uma placa ao lado da árvore assinala o gesto do nosso imperador.
Costumava dizer que se não fosse imperador gostaria de ser professor. Acredita-se que tamanha devoção ao céu veio através do litógrafo e artista francês Louis Boulanger (1798-1874) e de Frei Pedro de Santa Mariana (1782-1864). D. Pedro II doou vários instrumentos seus ao Imperial Observatório e importou um círculo mural, uma pendula sideral, uma luneta meridiana e aparelhos magnéticos e meteorológicos. Mas faltava um telescópio de grande porte e ele foi encomendado na Inglaterra. Desgraçadamente o navio que transportava o instrumento chegou ao Rio justamente na ocasião da Proclamação da República e os republicanos não perderam tempo: mandaram o telescópio de volta!
Em 1890, já no exílio, D. Pedro II foi homenageado com o nome do asteroide Brasília de número 293, descoberto no Observatório de Nice, França, pelo astrônomo A. Charlois (1864-1910). Sua devoção a astronomia certamente levou seu espírito muito além do asteroide, para junto das estrelas. fonte: http://astronomia.blog.br/astronomos-comemoram-o-dia-nacional-da-astronomia/
 
UM POUCO MAIS SOBRE D PEDRO II RELATADO PELO JORNAL DO BRASIL... 
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança, ou simplesmente Pedro II, nasceu no Palácio de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista), Rio de Janeiro, a 2 de dezembro de 1825.

Passados 150 anos de seu nascimento, o Jornal do Brasil tentou traçar um perfil do imperador por meio de relatos de estudiosos e pesquisas em jornais da época. Sua avaliação como homem e mais ainda como político é tão contraditória quanto a avaliação do Segundo Reinado.

.ASSUNTO // LEILAO DE FOTOS ANTIGAS -  CADERNO B/CAB 20JUN02
A figura de dom Pedro é muito controvertida. Sua aparência fidalga se perdia um pouco quando o imperador trajava o manto Papo de Tucano (meias apertadas, o que realçava as pernas finas de mais em relação ao corpo). Foi chamado de Pedro Banana, ou ditador e tirano. Mas veio ao mundo para mandar, apesar de seu cacoete "já sei, já sei" ao fim de cada frase ter sido motivo de chacota, pelo menos na Rua do Ouvidor.

Quando dom Pedro I abdicou, Pedro II tinha cinco anos. Ficou no Brasil, tendo como tutor José Bonifácio de Andrada e Silva e, depois, como mestres grandes professores da época. Foi aclamado imperador aos seis anos de idade e assumiu o trono aos 15 anos. Terminou seu reinado com proclamação da republica, 48 anos depois.
Ficheiro:Manuel de Araújo Porto-alegre - estudo para a sagração de Dom Pedro II - c. 1840.jpg
           (coroação de Pedro II - 18/07/1841)
NOTA: Dom Pedro II, ao assumir o trono em 1840 com 15 anos de idade, não era uma simples criança pois  já sabia falar 7 idiomas fluentemente e tinha grandes conhecimentos em política, filosofia e engenharia, entre outras artes.

Exemplo: 
Acho que um dos grandes pontos positivos deixados por Dom Pedro II foi o exemplo de seriedade, ética e moralidade, que marcaram a sua administração do Brasil, em contraste com a corrupção que hoje assola o país o que podemos constatar com o triste espetáculo do Mensalão e da Petrobrás. 

Morreu em Paris, aos 66 anos, e hoje seus restos mortais repousam em Petrópolis.
SINOPSE:
HÁ 189 ANOS NASCIA D. PEDRO II
D. Pedro II
PEDRO DE ALCÂNTARA JOÃO CARLOS LEOPOLDO SALVADOR BEBIANO FRANCISCO XAVIER DE PAULA LEOCÁDIO MIGUEL GABRIEL RAFAEL GONZAGA
Nascimento: 02/12/1825, Palácio da Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Pedro I (Imperador) e Maria Leopoldina
Falecimento: 05/12/1891, exílio, Hotel Pedford, Paris, França
Causa: Doença (agravada por pneumonia)
Nobre e político; órfão de pai e mãe, é educado para ser Imperador - o segundo do Brasil (1840 a 1889); assume o trono ainda menor, tendo como perceptor José Bonifácio; destoa das cabeças coroadas de seu tempo por não ser autoritário e defender os princípios republicanos e a liberdade de Imprensa; não reprime as caricaturas (por vezes ofensivas) sobre ele e defende que "a imprensa se combate com a imprensa"; o contato com grandes inteligências começa por volta de 1850 e continua por toda a vida (botânico alemão Friedrich Philipp von Martius, o geólogo suío Jean Louis Agassiz, o bacteriologista francês Louis Pasteur, químico sueco Alfred Nobel, poeta norte-americano Henry Longfellow, astrônomo francês Emmanuel Liais, inventor norte-americano Alexander Graham Bell, compositor alemão Richard Wagner, escritor francês Victor Hugo, etc.), mas essa devoção às artes, ciências e tecnologia é tido por alguns como um adorno intelectual falso e sem profundidade.
"Eu passo, mas o Brasil continua."  
...............................................................................................
 
02/12 - DIA DO SAMBA

Dia do Samba. Ilustração
Dia do Samba -  Você sabia que o dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba?  O motivo é curioso: Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.
Mas na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.
A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.
'Quem não gosta de samba, bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé
'...
Dorival Caymmi
..................................................................................

Dia das Relações públicas - 02 de dezembro é o dia nacional dos profissionais de relações públicas. Regulamentada desde 27 de outubro de 1965, as relações públicas é uma profissão relativamente nova e que vive em todo mundo, um processo de amadurecimento e fortalecimento.
Quando se refere à origem da atividade, a literatura nacional sobre área aponta o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, nascido em 2 de dezembro de l876, em Penedo, Alagoas, como o “Pai das Relações Públicas no Brasil”. Pinheiro Lobo foi responsável por criar o primeiro departamento de Relações Públicas no País, na concessionária da iluminação pública e de transporte coletivo The São Paulo Traway Light and Power Co.
Em 14 de junho de 1984, Eduardo foi transformado em Patrono da área pela Lei 7,167, cuja a data de nascimento foi escolhida como o “Dia das Relações Públicas".


..............................................................................................


Dia da Pátria nos Emirados Árabes Unidos - Dia da criação dos Emirados - Os mandantes de Abu Dhabi e Dubai formaram uma união entre seus dois emirados independentes, prepararam uma constituição, e chamaram os mandantes dos outros cinco emirados para uma reunião e ofereceram-lhes uma oportunidade de participar deste novo país. Também foi acordado entre o dois que a constituição seria escrita a 2 de dezembro de 1971. Nesta data, no Palácio Guesthouse de Dubai, quatro outros emirados concordaram em entrar em uma união que se chamaria Emirados Árabes Unidos. (saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emirados_%C3%81rabes_Unidos)


..............................................................................................



  

Dia do Advogado Criminalista - comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei de 1988, para marcar a data da fundação da Acrimesp -Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo, que foi constituída em 2 de dezembro de 1982 por visionários advogados que se reuniram no Teatro Ruth Escobar na cidade brasileira de São Paulo-SP. (datascomemorativas.com)

Helena Macuco MoscaNOSSA AMIGA HELENA MACUCO MOSCA ESCREVEU: - "Contava-se que num juri dada a palavra ao Tribuno IBRAHIM NOBRE, levantou-se, foi até uma mesa e ficou batendo com os nós dos dedos sem nada dizer.durante algum tempo deixando todos irritados e angustiados. Instado a fazer a defesa dum assassino, dizendo aos mesmos que ficaram indignados com sua atitude pediu que se imaginassem no lugar do acusado aturando durante muito tempo uma determinada situação, até que esgotada sua paciência matou seu ofensor. As batidas dos nós de seus dedos na mesa surtiram o efeito desejado: conseguiu através dos votos a absolvição do réu, por unanimidade! Nossa homenagem à ACRIMESP - Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo"


..............................................................................................

 

FESTA DE SHIVA (Mitologia Hindu) - Shiva é o deus hindu da dança e do movimento e simboliza o ciclo do início e fim. Hoje, acenda uma vela azul e peça a Shiva que lhe dê sabedoria para reconhecer os bons momentos da sua vida e paciência e compreensão para os ruins.


..............................................................................................
NA HISTÓRIA:

02/12/1825 - Nascimento do Imperador Dom Pedro II.

02/12/1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes, O Guarani.

02/12/1937 – Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.

02/12/1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.

 ..............................................................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 02/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória). 
Terça, 2 de dezembro

Cristina Regina
fazendo 35 anos de idade

Cristiane Ribeiro
fazendo 31 anos de idade

Renato Amancio de Lara
fazendo 40 anos de idade


 
Tania Ferreira
fazendo 50 anos de idade

Giselle Rodrigues
fazendo 34 anos de idade
..................................................................

ANIVERSARIANTES 02/12 - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 118 ANOS NASCIA ANITA MALFATTI
(O Farol) 
Anita Malfatti
ANITA CATARINA MALFATTI
Nascimento: 02/12/1896, São Paulo, Brasil
Falecimento: 06/11/1964, São Paulo, Brasil
Pintora renovadora das artes plásticas do Modernismo brasileiro, participante da Semana daArte Moderna (1922).  

(saiba mais sobre Anita em nosso blog: 





..........................................................................................

HÁ 109 ANOS NASCIA NHÁ BARBINA
Nhá Barbina
CONCEIÇÃO JOANA DA FONSECA
Nascimento: 02/12/1905, Jaboticabal, São Paulo, Brasil
Casamento: João Gomes
Falecimento: 11/11/1995, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Infecção generalizada aguda e broncopneumonia
Atriz e comediante cinematográfica (estréia em "Luar do Sertão", 1949) e TV (estréia em "Meus Filhos, Minha Vida", 1984, SBT); começa a carreira no circo e assume o nome artístico ao criar o personagem para um programa de rádio e show circenses (1948); destaca-se em filmes como "O Rei Pelé" (1962), "Sertão em Festa" (1970), "No Rancho Fundo" (1971), etc; participa de vários programas humorísticos de TV como "A Praça é Nossa" (Rede SBT), etc; grava cerca de 10 discos humorísticos sertanejos e faz mais de 10 filmes.



..........................................................................................
HÁ 91 ANOS NASCIA MARIA CALLAS
Maria Callas
MARIA ANNA CECÍLIA SOFIA KALOGEROPOULOS
Nascimento: 02/12/1923, New York, Estados Unidos
Casamento: Giovanni Battista Meneghini (1949 a 1959, divórcio)
Falecimento: 16/09/1977, em seu apartamento, Paris, França
Causa: Ataque cardíaco
Cantora lírica (soprano), tida como a grande diva da ópera do século XX; estréia em 1941 em Tosca, na Ópera de Atenas (estreara em 1937 como amadora em "Cavalaria Rusticana"); revoluciona a ópera transformando-a em teatro normal; destaca-se em montagens como "Norma". "La Gioconda", "Die Walküre", etc; vaiada num recital da ópera "Tosca" (de Giacomo Puccini) no Teatro Municipal (Rio de Janeiro), é substituida por sua arqui-rival Renata Tbaldi (1951); a voz começa a declinar no final dos anos 1950 e encerra a carreira em 1965; última apresentação: 11/11/1974 (no Japão).


..........................................................................................

HÁ 84 ANOS NASCIA KALIL FILHO
Kalil Filho
MUNIR MIELI KALIZ
Nascimento: 02/12/1930, São Joaquim da Barra, São Paulo, Brasil
Filiação: José Jorge Kalil (comerciante libanês) e Itália Mielli - imigrantes árabes; o mais velho dos irmãos (incluíndo Maria José)
Casamento: Wilma Marquez: filhos Vanessa, Jéssica e Jeferson
Falecimento: 13/04/1970, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Acidente automobilístico na recém-construída Marginal Pinheiros
Radialista, repórter e apresentador; começa em Campinas, como um dos fundadores da Rádio Brasil de Adamantina (anos 1940); entra para a Rádio Tupi, apresentando "Repórter Esso" (1952); estréia na TV TUPI (17/06/1952), apresentando o mesmo jornal e tornando-se o primeiro repórter (âncora) do telejornalismo brasileiro; diretor artístico da TV EXCELSIOR (1964); apresenta o programa "O Berro", na Rádio Excelsior (1967, atual CBN); atua na TV BANDEIRANTES (1967) e "Show da Manhã" na Radio Panamericana; autor de "slogans" famosos como "Alô, Alô, Repórter Esso, Alô!", "O Primeiro a Dar as Últimas", "Aqui fala o Repórter Esso, testemunha ocular da História", etc.



..........................................................................................
HÁ 68 ANOS NASCIA GIANNI VERSACE
Gianni Versace
GIANNI VERSACE
Nascimento: 02/12/1946, 06:45 h, Reggio di Calabria, Itália
Falecimento: 15/07/1997, na entrada de sua casa, Miami, Florida, Estados Unidos
Causa: Assassinado com 2 tiros na cabeça pelo "serial killer" Andrew Cunanan
Estilista de alta costura; cria a própria "griff" (1978), após trabalhar para a CALLAGHAN, GENNY e COMPLICE; de "look" ostensivamente caro e "power dressing" dos anos 1980, tem o apelo nas estampagens de silhuetas "sex-bomb".

..........................................................................................

WALCYR CARRASCO FAZ 63 ANOS
Walcyr Carrasco
WALCYR RODRIGUES CARRASCO
Nascimento: 02/12/1951, Bernardino de Campos, São Paulo, Brasil
Jornalista, escritor e dramaturgo; começa nos principais veículos de imprensa; primeira telenovela: "Cortina de Vidro" (1989, SBT); primeira peça: "Uma Cama Entre Nós" (1994); primeiro livro: "As Asas de Joel" (1998); destaca-se escrevendo novelas como "Xica da Silva" (1996), "O Profeta" (2006), "Caras & Bocas" (2009), etc; autor de livros como "O Mistério da Gruta" (2001), "O Garoto da Novela" (2003), "Anjo de 4 Patas" (2008), etc; para o teatro faz escreve peças como "Batom" (1995), "Êxtase" (2002), "A Mulher do Candidato" (2007), etc; eleito para a Academia Paulista de Letras (04/09/2008).


STEPAN NERCESSIAN FAZ 61 ANOS
Stepan Nercessian
STEPAN NERCESSIAN
Nascimento: 02/12/1953, Cristalina, Goiás, Brasil
Casamento: Casamento: Camila Amado (divórcio); Desirée (sem filhos por opção, adotam Matheus, sobrinho de sua esposa)
Ator cinematográfico (estréia em "Marcelo Zona Sul", 1970), de teatro e TV (estréia em "Bandeira 2", 1971); radicado no Rio de Janeiro, destaca-se em filmes como "Como É Boa Nossa Empregada" (1973), "A Rainha Diaba" (1974), "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" (1977), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Plumas & Paetês" (1980), "Selva de Pedra" (1986), "Kubanacan" (2003), etc; Prêmio Especial do Juri do II Festival de Gramado por "Amante Muito Louca" (1974); diretor da instituição "Retiro dos Artistas", no Rio de Janeiro; Deputado Federal pelo PPS-RJ (Partido Popular Socialista do Rio de Janeiro, 04/10/2010).


GUSTAVO BORGES FAZ 42 ANOS
Gustavo Borges
GUSTAVO FRANÇA BORGES
Nascimento: 02/12/1972, 2:30 h, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Nadador, especialista em provas curtas (50, 100 e 200 m Livre); começa em Ituverava/SP e destaca-se no PINHEIROS/SP e VASCO/RJ; ouro nos 100 m Livre no Pan-Americano em Havana (1991, batendo os recordes mundiais de Matt Biondi, 100 m e Tom Jaegger, 50 m) e Mar del Plata (1995); ouro nos 200m Livre no Pan-Americano de Mar del Plata (1995) e Winnipeg (1999); recordista mundial dos 100m Livre: 47"94 (1993, piscina curta).


NELLY FURTADO FAZ 36 ANOS
Nelly Furtado
NELLY KIM NETO FURTADO
Nascimento: 02/12/1978, Victoria, British Columbia, Canadá
Filiação: Antonio José Furtado e Maria Manuela
Casamento: tem uma filha, Nevis (20/09/2003), de Jasper Gahunia
Cantora, compositora "pop", "folk" e "hip-hop"; naturalizada portuguesa; forma o duo NELSTAR (com Tallisman); primeiro álbum: "Whoa, Nelly!" (2000, DREAMWORKS RECORDS); tem sucessos como "I'm Lika a Bird" (ganha o GRAMMY), "Turn Of the Light", "Say It Right", etc.



BRITNEY SPEARS FAZ 33 ANOS
Britney Spears
BRITNEY JEAN SPEARS
Nascimento: 02/12/1981, Kentwood, Louisiana, Estados Unidos
Filiação: Lynne e Jamie
Casamento: Jason Allen Alexander (03/01/2004 a 05/01/2004, anulado) e Kevin Federline (28/09/2004, divórcio): filhos Sean Preston (14/09/2005) e Jayden James (12/09/2006)
Musicista (pianista) e cantora "pop", estréia com o álbum "Baby, One More Time" (1998); vende cerca de 88.000.000 de discos e 55.000.000 de "singles" no mundo inteiro (conforme revista "Time"); única cantora a ter seus 4 primeiros álbuns no topo da parada "Billboard"; atriz cinematográfica (estréia em "Longshot", 2000); artista mais jovem a ter uma estrela na Calçada da Fama (21 anos).


MAYTÊ PIRAGIBE FAZ 31 ANOS
Maytê Piragibe
MAYTÊ BERNARDES RODRIGUES PIRAGIBE
Nascimento: 02/12/1983, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Fenelon Piragibe e Teresa Cristina Bernardes Rodrigues; tem uma irmã: Maria (09/1978)
Casamento: Marlos Cruz (21/04/2010): filha Violeta (03/11/2010)
Atriz de teatro (estréia em "O Dia que John Lennon Morreu" (2001), TV (estréia em "O Beijo do Vampiro", 2002) e cinema (estréia em "Rinha, o Filme", 2008) e produtora; atua em novelas da Rede GLOBO e RECORD como "Como uma Onda" (2004), "Cidadão Brasileiro" (2006), "Vidas Opostas" (2006), etc.


.............................................................................................

HÁ 1 ANO MORRIA  MARCELO DÉDA CHAGAS
MARCELO DÉDA CHAGAS
(53 anos)
Político

* Simão Dias, SE (11/03/1960)
+ São Paulo, SP (02/12/2013)
Marcelo Déda Chagas foi um advogado e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Com carreira política em seu estado natal, Sergipe, ele foi deputado estadual e federal. Em 2000 foi eleito prefeito de Aracaju, cargo que ocupou de 2001 até 2006, quando renunciou para disputar o governo estadual. Elegeu-se governador de Sergipe naquele ano e foi reeleito em 2010, cargo que ocupou até sua morte. (Wikipedia)


..................................................................................................................................

Dê um sorriso para quem
esqueceu como se faz isso.
Acelere seus pensamentos, mas
não permita que eles te consumam
Olhe para o lado, alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.
Caso sinta-se só, olhe para as estrelas,
Não estão ao seu alcance mas estarão
eternamente brilhando para você!
Que o Senhor do Universo a todos Ilumine
Domênico


Nenhum comentário:

Postar um comentário