>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 8 de abril de 2015

08/04/2015 - quarta-feira - HANAMATSURI – O FESTIVAL DAS FLORES EM HOMENAGEM A BUDA...

08/04/2015 - quarta-feira 


Aniversário de Buda:
Buda
SIDDHARTHA SAKYA MUNI GAUTAMA
Nascimento: 08/04/cerca de 556 ou 563 a.C., Kapilavastu, norte da Índia (fronteira com o Nepal)
Filiação: Suddhodana e Maya Devi
Falecimento: 15/02/483 ou 476 a.C., durante uma excursão, Kusinara, bosque de Mallas, Índia
Causa: Intoxicado por uma picada de um inseto venenoso
Príncipe e líder religioso, seu nome quer dizer "o sábio, o iluminado, aquele que sabe"; fundador do Budismo.
Últimas palavras: "A decadência é inerente a todas as coisas compostas. Monges, vivei fazendo de vós mesmos a vossa ilha, convertendo-vos no vosso refúgio. Trabalhai com diligência para alcançar a vossa Iluminação."
"Não acredites em qualquer coisa, só porque te ensinou o testemunho de um velho sábio. Não acredites em qualquer coisa, só porque provém da autoridade de mestres e de sacerdotes."
(http://www.projetovip.net/)

....................................................................................................


Festival das flores no Japão  Templos budistas de todo o Japão realizam um ritual chamado Hana Matsuri, ou Festival das Flores, em comemoração ao nascimento de Buda. Neste dia, imagens do Buda criança são colocadas em altares floridos, e os fiéis derramam chá doce sobre elas. Há pessoas que recolhem o chá e o bebem como água  abençoada.  De acordo com informações da Aliança Cultural Brasil-Japão, a crença diz que o nascimento de Buda foi anunciado por um elefante branco e que no momento em que ele nasceu uma música foi ouvida, flores desabrocharam e choveu néctar. O bebê, então, teria caminhado sete passos e afirmado que "no céu como na terra, o ser humano é um ser digno". (fonte: diversas na Internet)

48º Hanamatsuri – O Festival das Flores em homenagem a Buda

O tradicional Hanamatsuri será realizado no período de 7 a 12 de abril de 2014. Entre os dias 7 e 11, no horário das 10 às 16 horas, o público pode oferecer um banho de chá à imagem do pequeno Buda, e é servido gratuitamente o ama-chá (chá adocicado) nas tendas montadas na Praça da Liberdade. Esse chá é abençoado com a sabedoria de Buda, segundo conta a tradição. No último dia, 12, sábado, a partir das 10 horas, a praça contará com a solenidade religiosa, músicas infantis e distribuição de ramalhetes de flores às autoridades convidadas. Às 11h30, haverá o cortejo do elefante branco, que sairá da praça da Liberdade, acompanhado pelas crianças vestidas como na corte da Era Heian, seguirá pelas ruas Galvão Bueno, Américo de Campos e Avenida Liberdade, 365, sede da ACAL.

O Hanamatsuri é uma homenagem ao nascimento de Buda, daí a simbologia do elefante branco que carrega um Buda criança. Conta-se que a mãe de Buda, a rainha Maya, que tinha dificuldade em se engravidar, teve um sonho onde um elefante branco surgia e entrava em seu corpo. E isso foi visto como um bom presságio, e de fato, ela deu a luz ao Siddharta Gautama, que mais tarde seria conhecido como Buda Xaquiamuni. Isso teria ocorrido por volta de 560 a.C. na Índia. Conta-se que no momento do seu nascimento, uma música celestial ecoou e as flores desabrocharam ao mesmo tempo, e do céu caiu uma suave chuva de néctar. O banho com o chá simboliza essa chuva de néctar.

O 48º Hanamatsuri é uma promoção da Federação das Escolas Budistas do Brasil e da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

Para saber mais sobre a tradição do Hanamatsuri.

Para entender melhor o budismo. (fonte: http://www.culturajaponesa.com.br/?p=3289)

................................................................................................................................................
  


DIA INTERNACIONAL DOS CIGANOS – comemorado em  8 de abril foi criado  pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner
O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24/05/07, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, todos originados de um povo nômade oriundo do norte da Índia.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos (saiba mais:
http://claraluciavoigtblogspotcom.blogspot.com/2010/05/roma-holocausto-sinti-e-roma-ciganos-em.html)


...................................................................................................................................................



Dia do Correio - O decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio foi proclamado em 8 de abril de 1805, em Lisboa, Portugal. É por isso que a data foi escolhida para comemorar o Dia do Correio. O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal. A primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano, na cidade de Campos (RJ). (Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas - Autor: Marcelo Duarte)  

......................................................................................................................

Dia Nacional do Sistema Braille - para marcar a data do nascimento do pioneiro, missionário e idealista da Educação dos Cegos no Brasil, José Álvares de Azevedo, que veio ao mundo em 8 de abril de 1834 e que foi o 1º professor cego do país, particularmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ, convertendo-se no introdutor do Sistema Braille e o idealizador da 1ª escola destinada a alunos cegos na América Latina, depois de haver estudado num colégio da França, tido por esse grande feito, como o patrono da educação dos cegos no Brasil. (datasdodia.net)

...................................................................................................


Dia Mundial da Astronomia - Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" (com origem grega), é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias paralela aos interesses da física, da matemática e da biologia.
O Dia Mundial da Astronomia é uma forma de manter bem presente a ciência que nos permite ver para além do nosso planeta.


....................................................................................................

Dia Mundial do Combate ao Câncer - 08 de abril é o dia Mundial de Luta Contra o Câncer, uma oportunidade para relembrar a importância da prevenção da doença por meio da realização de exames regulares.

....................................................................................................................

Dia da Natação - No Brasil, a natação é um esporte que se destaca nas provas internacionais como as Olimpíadas, os jogos Pan-Americanos e competições sul-americanas. As Paraolimpíadas de Sydney, em 2000, não só despertaram a atenção para o ótimo desempenho dos nossos competidores, como renderam ao Brasil sua primeira medalha de ouro neste tipo de competição.

..............................................................................................................................
NA HISTÓRIA:


Município de Cuiabá
"CBA"
"Cidade Verde"
"Capital da Amazônia Meridional"
Aspecto da área central da cidade, parte do centro histórico (abaixo) e os bairros residenciais.
Aspecto da área central da cidade, parte do centro histórico (abaixo) e os bairros residenciais.
 08/04/1719O bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral notariza ata da fundação de Cuiabá, território considerado espanhol pelo Tratado de Tordesilhas.
Dia Estadual do Cururu e Siriri - comemorado no Estado  do Mato Grosso na data da fundação da cidade de Cuiabá, que é a atual capital do Estado matogrossense e que surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719.  

........................................................................................................

Município de Santo André
Vista noturna de Santo André

Vista noturna de Santo André
08/04/1553 - Fundação da vila de Santo André da Borda do Campo, atual cidade de Santo André.

......................................................................................................




PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 08/04/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
Quarta, 8 de abril

Fernando GonçalvesFernando Gonçalves
fazendo 29 anos de idade


Thays Stefano
fazendo 27 anos de idade



Kátia Gomes
fazendo 39 anos de idade



Mainha Firmaa
fazendo 52 anos de idade




Andre Neto
fazendo 23 anos de idade




Tatiane Prado
fazendo 31 anos de idade




Paula Revert
fazendo 18 anos de idade




Clayton Baccarini
fazendo 30 anos de idade

Andreia TadeiaANDREIA TADEIA, filha de nossa amiga Valdethi Jeremias
VICTOR YUJI RAZUK   (neto do Rubens Toufik Razuk)
 
...................................................................
Aniversariantes 08 de abril (menos famosos)
www.projetovip.net
URBANISTA ATÍLIO CORREA LIMA FARIA 114 ANOS
Attílio Correa Lima
ATTÍLIO CORREA LIMA
Nascimento: 08/04/1901, Roma, Itália
Filiação: José Otávio Correa Lima, escultor
Casamento: Tem um filho
Falecimento: 27/08/1944, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Acidente aéreo da VASP, no Aeroporto Santos Dumont
Arquiteto, urbanista e paisagista; graduado em Arquitetura na ENBA (1925, Escola Nacional de Belas Artes), Rio de Janeiro e Urbanismo pela Sorbonne (1930); primeiro urbanista brasileiro, faz o plano urbano de Goiânia (Goiás), o plano diretor de Niterói, o projeto de Volta Redonda e FNM (Fábrica Nacional de Motores - inacabado); como paisagista, é autor dos jardins das casa dos Matarazzo (São Paulo), dos Marinho (Rio de Janeiro) e parte da Granja Comary (Teresópolis); projeta a estação de hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont.
........................................................................................................
HÁ 105 ANOS NASCIA NELSON CARNEIRO 
Nelson Carneiro
NELSON DE SOUZA CARNEIRO
Nascimento: 08/04/1910, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Antonio Joaquim de Souza Carneiro (engenheiro) e Laura Coelho; tem um irmão: Edison (escritor e antropólogo)
Casamento: Juracy Gomes (viúvo); Maria Luísa Monteza (peruana, até divórcio): filha Laura (política); Carmen Perim Casagrande
Falecimento: 06/02/1996, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca
Advogado, jornalista e político; formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, começa como jornalista no "O Jornal" (oposição democrática); cumpre pena no Rio de Janeiro ao apoiar a Revolução Constitucionalista contra Getúlio Vargas (1932) e, com a redemocratização do país (1945), entra para a UDN (União Democrática Nacional); Deputado (1947 e 1950, neste pelo PSD - Partido Social Democrático), volta à Cãmara em 1958; autor da emenda que institui o Parlamentarismo (1961), com o Golpe Militar (1964) filia-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro); Deputado Federal pela Guanabara (1966), é Senador da IV República (1971 a 1983); autor da lei que institui o divórcio no Brasil (26/12/1977), participa da fundação do PP (Partido Popular), mas transfere-se para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e no PMDB (Partido do Movimento Democrático
.....................................................................................................
KOFI ANNAN FAZ 77 ANOS
Kofi Annan

KOFI ATTA ANNAN
Nascimento: 08/04/1938, Kofandros, Kumasi, Ghana
Filiação: Henry Reginald Annan e Victoria - família de origem nobre
Casamento: Titi Alakija (até divórcio): filhos Koja e Ama; Nane Anna Lagergren, sueca (1984): filha Nina Cronstedt
Político e diplomata; seu nome significa "nascido em uma sexta-feira"; cursa Economia na Universidade de Ciências e Tecnologia de Kumasi e recebe uma bolsa para estudar nos Estados Unidos; ingressa na OMS (Organização Mundial de Saúde) da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1962; torna-se o 7* Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) - primeiro a ser eleito dentre os próprios funcionários do organismo, é reeleito (01/01/1997 a 01/01/2007); Nobel da Paz (10/12/2001).
"Só saberemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão e a permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.”  

.....................................................................................................

VICENTINHO FAZ 59 ANOS
Vicentinho
VICENTE PAULO DA SILVA

Nascimento: 08/04/1956, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil

Sindicalista e político socialista.  







.....................................................................................................
LEONI FAZ 54 ANOS
Leoni
CARLOS LEONI RODRIGUES SIQUEIRA JÚNIOR

Nascimento: 08/04/1961, Rio de Janeiro, Brasil

Cantor e compositor popular; sucessos como "Alice", "Fixação", "Lágrimas e Chuva", etc.







.....................................................................................................
JULIAN LENNON FAZ 52 ANOS
Julian Lennon
JOHN CHARLES JULIAN LENNON

Nascimento: 08/04/1963, 7:45 h, Liverpool, Inglaterra

Filiação: "Beatle" John Lennon e Cynthia
Músico (guitarrista), cantor e compositor de "rock"; primeiro álbum: "Valotte" (1984); autor de canções como "Saltwater", "Day After Day", etc.






.....................................................................................................
ZECA CAMARGO FAZ 52 ANOS
Zeca Camargo

JOSÉ CARLOS BRITO DE ÁVILA CAMARGO
Nascimento: 08/04/1963, Uberaba, Minas Gerais, Brasil
Jornalista e apresentador de TV e escritor; começa como repórter musical (1987) no jornal "Folha de São Paulo"; trabalha em New York e, na volta, entra para MTV BRASIL, onde chega a diretor de jornalismo; apresenta os programas "MTV no Ar" "Fanzine" (1994, TV CULTURA) e torna-se editor da revista "Capricho"; entra para a Rede GLOBO (1996), apresentando o quadro "Altos Papos" no programa "Fantástico"; em trabalhos internacionais por toda a Europa, África e Ásia, faz as séries "Aqui se Fala Português", "A Fantástica Volta ao Mundo" (a primeira série gravada pela INTERNET e não por satélite); pioneiro dos "reality show" no país, apresenta "No Limite"; autor de livros sobre suas viagens como "A Fantástica Volta ao Mundo - Registros e Bastidores de Viagens" (2004), "Os Bastidores das Entrevistas do Mundo da Música" (2006), "Novos Olhares" (2007), etc.


.....................................................................................................
MARCO LUQUE FAZ 40 ANOS
Marco Luque
MARCO LUQUE MARTINS
Nascimento: 08/04/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Ator humorista, locutor, dublador e apresentador de TV; jogador de futebol, faz sucesso nos palcos em peças de Plínio Marcos e no espetáculo "Terça Insana" (2006); destaca-se em programas de humor como "Quarteto em Ri Maior", "Sextas de Comédia", "Improvável", etc; sucesso com o programa de TV CQC ("Custe o Que Custar") da Rede BAND; cria personagens como CHARLES CHARLATON, MARY HELP, JACKSON FIVE MOTOBOY, etc.



.....................................................................................................
PEDRO MALTA FAZ 21 ANOS
Pedro Malta
PEDRO FRANCISCO BARBOSA MALTA

Nascimento: 08/04/1994, Recife, Pernambuco, Brasil

Ator de TV (estréia em "Coração de Estudante", 2002, Rede GLOBO) e cinema (estréia em "Didi quer ser Criança", 2004); destaca-se em telenovelas como "Kubanacan" (2003, Rede GLOBO), "Prova de Amor" (2005, Rede RECORD), "Vidas Opostas", 2006, Rede RECORD), etc.




 .....................................................................................................
IN MEMORIAM:
42 ANOS SEM PABLO PICASSO
Pablo Picasso
PABLO DIEGO JOSÉ FRANCISCO DE PAULA JUAN NEPOMUCENO CRISPIN CRISPINIANO DE LA SANTISSIMA TRINIDAD RUIZ BLASCO PICASSO Y LOPES
Nascimento: 25/10/1881, 23:15 h, Málaga, Andaluzia, sul da Espanha
Filiação: Jose Ruiz y Blasco (artista e professor de artes) e Maria Picasso y Lopez
Casamento: Olga Koklova, bailarina russa (17/07/1918 a 1954, viúvo): filho Paulo (1919); Jacqueline Roque (02/03/1961 a 08/04/1973, sua morte); a quarta das 7 mulheres de sua vida é a fotógrafa judia Dora Maar, sua musa (1936); tem ainda os filhos Maya Widmayer (1932, com Marie-Thérèse Walter), Claude (1947) e Paloma (1949), com a artista Grançoise Gilot
Falecimento: 08/04/1973, Mougins, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Alpes Marítimos, perto de Cannes, Itália
Causa: Insuficiência cardíaca e pulmonar
Desenhista, gravador, escultor e pintor; ícone do Modernismo, é um dos criadores do Cubismo (técnica de composição de figuras humanas com formas geométricas); autor de obras como "O Ator" (1905), "Três Mulheres" (1908), "Mulher Loira" (1931), etc; filiado ao PC (Partido Comunista), permanece em Paris durante a ocupação nazista.

Ficheiro:579px-Les Demoiselles d'Avignon.jpg
"Les Demoiselles d'Avignon" umas das obras mais conhecidas do pintor (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

Você sabia? Sobre sua obra-prima "Guernica" (óleo de 7,76 x 3,49 m, em preto e branco) de 1937, retratando o bombardeio dos pilotos da Legião Condor nazista sobre o povoado basco na Guerra Civil espanhola, ele conta que um oficial alemão viu uma foto da obra em Paris e pergunta-lhe se ele "havia feito aquilo", ao que o artista responde: "Não! Foram vocês."

Guernica
(Reprodução num mural
na cidade de Guernica.)
Mural del Gernika.jpg
Autor Pablo Picasso
Data 1937
Técnica Pintura a óleo
Dimensões 349 cm × 776 cm
Localização Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia
....................................................................................................

SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
DOMÊNICO DE MONGAGUÁ (em memória)
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário