>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

04/12/2010 - FESTA DE SANTA BÁRBARA NA BAHIA -

04/12/2010 - sábado


Festa de Santa Bárbara, em Salvador, Bahia
A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara  também é homenageada pelos adeptos do Camdomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.
É um grande evento com missa e procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansão, samba de roda  e apresentação de grupos de capoeira e maculelê..

Dia de Santa Bárbara  A poderosa senhora dos ventos - padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo.
Na Umbanda ela é venerada como Iansã, deusa do vento e da tempestade.
A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades.
Viveu no IV século, e é uma martir legendária e muito popular.
 A tradição diz que ela era filha de Diocorus , um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio.
Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio.
Sua festa é celebrada no dia 4 de dezembro.

Dia do Orientador educacional - A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.
Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia.


Dia Nacional do Perito Oficial – O perito criminal é um servidor público, a serviço da Justiça, que realiza a análise crítica e científica dos locais onde ocorreram crimes. 
Otacílio de Souza Filho foi escolhido como o patrono dos Peritos Oficiais e o dia 04 de dezembro, que era o dia do seu aniversário, ele havia nascido no dia 04/12/1945, foi adotado como o Dia Nacional do Perito Oficial. (saiba mais: http://www.igp.sc.gov.br/artigos05.html)

 
NA HISTÓRIA:
04/12/1982 - A República Popular da China adota nova Constituição, que estabelece uma ditadura do proletariado.
Início de uma nova China - A principal modificação dizia que o sistema socialista de propriedade substituiria o sistema de exploração do homem pelo homem, aplicando o princípio de "a cada um, segundo a sua habilidade e a cada um, segundo o seu trabalho".
 



Aniversariantes (amigos do orkut):
Elaine e Newton
Denis Sant´Anna
Mel

Aniversariantes (menos famosos)
1892 – Francisco Franco,  general e político espanhol (morreu em 1975).
1905 – Emilio Garrastazu Médici, presidente do Brasil (morreu em 1985).
1965 – Luma de Oliveira, modelo e empresária brasileira.


ANJO DO DIA: 
Categoria: VIRTUDES
Príncipe: RAFAEL
Pessoas críticas e um pouco introspectivas pela necessidade em analisar tudo mentalmente. Práticas organizadas, têm grande poder de observação. São pouco expansivas, mas quando mostram-se carinhosas, são delicadas e gentis, adorando fazer surpresas. Analisam os fenômenos místicos estudando e pesquisando em várias fontes para tirar suas próprias conclusões. Seu lema é "ver para crer". Para viverem tranqüilas, necessitam de um lugar calmo e sem complicações. Em nome de sua paz de espírito e privacidade, são capazes de sacrificar tudo o que já conseguiram, afastando-se para começar de novo. Inteligência aguda, voltada para a realidade concreta, têm tendência à solidão, mas gostam de companhia, desde que não sejam incomodadas em suas coisas íntimas ou em sua privacidade. Suas decisões são acertadas e construtivas.
41º Gênio - HAHAHEL(29/Abril - 11/Jul - 22/Set - 04/Dez - 15/Fev)-  SALMO 119
Este anjo é invocado contra os inimigos da religião e os caluniadores. Protege a palavra verdadeira de Jesus, os seus missionários e as pessoas ligadas ao sacerdócio a obterem a paz. Quem nasce sob esta influência ama a verdade, é cumpridor de seus deveres e obrigações. Tem forte poder de concentração e sabedoria para dicernir e julgar. Enfrenta os problemas com maturidade e em seu íntimo, sente que Deus reservou-lhe uma grande missão. Este anjo concede o dom da comunicação, o carisma e a facilidade para o aprendizado dos mais diversos assuntos, principalmente na área esotérica. Poderá ter pontos de vista que entrarão em conflito com outras religiões. Profissionalmente, poderá fazer sucesso como professor, médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo ou em qualquer atividade ligada ao esoterismo.
Gênio Contrário: domina a neomancia, a desonra, a adoração de ídolos, os rituais profanos, as cerimônias eróticas e os escândalos. A pessoa sob a influência deste gênio contrário poderá ter condutas impróprias à moral vigente na sociedade onde vive. Poderá ser pregador de uma falsa sa religião, para se beneficiar de recursos materiais. (fonte: comamor).


Nasa anuncia descoberta de nova forma de vida na Terra
Centistas da agência espacial norte-americana anunciaram uma bactéria diferente de todas já encontradas por aqui e revelam que existem mais elementos essenciais à vida do que se imaginava.
Basicamente, seis elementos químicos são essenciais para todos os elementos vivos na Terra: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
Porém, a bactéria, encontrado em um lago tóxico no Estado da Califórnia, Estados Unidos, é a primeira que não possui o fósforo na composição, que é substitiuido pelo arsênico, elemento altamente tóxico para seres vivos.
Inicialmente, a declaração da agência causou expectativa em todo o mundo sobre possíveis formas de vida fora da Terra.
Mas cientistas frustraram a comunidade cientifica ao dizer que ainda é cedo para uma aplicação prática da descoberta.
De acordo com eles, por enquanto ela expande nossos conceitos sobre o que é vida, abrindo espaço para novas pesquisas e ampliando a busca por formas novas de vida, na Terra e em outros planetas. (fonte: agenciaradio2)


COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO DE MONGAGUÁ, SEREMOS PRESENTEADOS
COM UMA EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA DE TIRAR O FÔLEGO!
 
Caminhada ajuda a evitar o envelhecimento, diz pesquisa.
Atividade física mentem o corpo e a mente jovens.
A informação é antiga, mas acaba de ser confirmada por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.  
Um estudo, que contou com a participação de 70 idosos, mostrou que a caminhada é um importante aliado de quem quer se manter jovem por mais tempo.

Tudo por conta dos efeitos do exercício no cérebro.
Como o aumento dos circuitos nervosos, por exemplo, que reduzem os riscos de problemas de memória e atenção.
E as várias partes do cérebro passam a se conectar, como acontece um jovem de 20 anos, o que melhora a visão e a audição.
Isso fora os benefícios para os músculos e as articulações.
Porém, é preciso ter paciência e força de vontade.
Os médicos explicam que o resultados só foram notados em idosos que caminhavam há pelo menos um ano, por isso, recomendam a prática contínua de exercícios. (fonte: AgênciaRádio2)


IN MEMORIAM:
Teixeirinha – Rei do Disco
(Rolanta, 3/03/1927 – Porto Alegre, 4/12/1985)
Cantor e compositor, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas de discos que consegue até hoje, mesmo já falecido.
Teixeirinha (ou txuta) teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incendio.
Em 1960, Teixeirinha estoura nas paradas de sucesso com a música "Coração de Luto", que descreve sua triste infância e principalmente a morte trágica de sua mãe. O lançamento de "Coração de Luto" tornou-se sucesso nacional, pois vendeu milhões de cópias e se tornou um dos singles mais vendidos da história da música mundial. "Coração de Luto" chegou a ser regravada por diversos intérpretes, entre eles, a dupla sertaneja Milionário e José Rico, com uma roupagem sertaneja.
Em 1961 conheceu em Bagé a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira.
Atuou também no cinema, sendo que o filme Coração de Luto, de4 1967, era uma autobiografia.
Teixeirinha foi um típico músico da linha mais popular da música gaucha, tendo-se tornado, em seu tempo, um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é "Querência Amada", que em sua introdução possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal ao Rio Grande do Sul.
Teixerinha teve um recorde de venda de discos sendo que até 1983 vendeu 88 milhões de cópias. Estima-se que até os dias atuais tenha ultrapassado a marca de 120 milhões de cópias em todo o mundo.
Teixeirinha teve 6 filhas e 3 filhos, Marisa Sirley; Liria Luisa; Victor Filho; Margareth; Elizabeth; Lisete Fátima; Márcia Bernadeth; Alexander e Liane Ledurina. (fonte: wikipedia)
 

Milena Bargieri
convida os amigos de Mongaguá
1ª Pedalada Ecológica Serra do Itatins
Data: 12 de dezembro - domingo
Início: às 9 horas
Percurso: Saída da Av. Mário Covas Junior, em frente ao prédio redondo e seguirá em direção ao portinho de pesca, retornando até a Avenida São Domingos, e finalizará no ponto de partida, na Avenida Mario Covas Junior, onde haverá sorteio de brindes para os participantes.
Participação: Para participar da 1ª Pedalada Ecológica é necessário a doção de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Peruíbe.
Inscrições: no dia e no local do evento.
Informações: (13) 3451-1007
www.peruibe.sp.gov.br


QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário