>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 12 de dezembro de 2010

*13/12/2010 - segunda-feira - Dia Nacional do Forró

*13/12/2010 - segunda-feira*

Dia Nacional do Forró - em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, em 13/12/1912, o Rei do Baião.
A origem da palavra "forró" surgiu como corruptela da expressão inglesa "for-all" (para todos). Segundo o professor e folclorista pernambucano, Valdemar de Oliveira, nas décadas de 1920/30, os ingleses dirigentes da Pernambuco Tramways Power Company Limited, juntamente com seus patrícios da Great Western Railway Company, realizavam grandes festas, para as quais eram convidadas figuras importantes da sociedade. Porém, em determinados eventos, os convites eram mais amplos e extensivos aos funcionários das duas empresas. Nessas ocasiões, traziam, no rodapé, a expressão "for all" - promovendo a alegria geral. (http://www.andrademahn.com.br/forro.htm)



Dia Estadual do Sanfoneiro - comemorado no Estado de Pernambuco, para marcar a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.




Dia do engenheiro avaliador e perito de engenharia - A data foi oficializada em 2003,  por deliberação do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.



Dia do Marinheiro - em homenagem ao nascimento do Almirante Tamandaré, em 13/12/1807).


Dia do Pedreiro - O pedreiro é um dos operários mais antigos da história do mundo. A profissão surgiu quando o homem saiu das cavernas e passou a construir sua própria casa. Esse operário rudimentar evoluiu, se especializou e se profissionalizou fazendo do uso de pedras e tijolos uma arte para construções físicas das cidades. O próprio Jesus era conhecido como um carpinteiro ou operário da construção civil.

Dia Nacional do Ótico - comemorado no Brasil, em tributo à Santa Luzia, padroeira da Visão

Dia do Cego  - Em homenagem ao Dia de Santa Luzia, protetora da visão.
O Dia Nacional do Cego foi criado por Decreto Presidencial em 1961, em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e soledariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível.



Dia de Santa Luzia – protetora dos deficientes visuais
Santa Luzia, Virgem e Mártir – protetora contra as doenças dos olhos
Vivia em Siracusa, na Sicília, e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Por amor a Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna, que não era pequena. Chamada pelo prefeito de Siracusa, confessou a crença em Jesus Cristo e foi por isso decapitada. A devoção a Santa Luzia é muito antiga e se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos vinte igrejas consagradas a ela. É invocada como protetora especial contra as doenças dos olhos. http://www.santododia.com.br/index.asp?dia=13&mes=12&link=s



NA HISTÓRIA:
13/12/1968 - O governo brasileiro decreta o Ato Institucional nº 5 (AI-5), instrumento de abuso e perseguição aos civis.
Foi  o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar.
Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:
- Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
- Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
- Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
- Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
- Proibia manifestações populares de caráter político;
- Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
- Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
Fim do AI-5 
No ano de 1978, no governo Ernesto Geisel, o AI-5 foi extinto e o habeas corpus restaurado. 



ANIVERSARIANTES (amigos do orkut):
 
Pai Robson

Elaine Andrade


ANIVERSARIANTES (menos famosos)
1807 – Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil (morreu em 1897).
ALMIRANTE TAMANDARÉ
Nascimento
: 13/12/1807, Vila São José do Norte, Rio Grande do Sul, Brasil
Casamento: Eufrásia de Lima Lisboa (19/02/1838): 6 filhos
Falecimento: 20/03/1897, em sua casa na Rua Marquês de São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Brasil.
Militar (ingressa na Marinha como voluntário em 1823), integra a esquadra de Lord Cochrane; Segundo Tenente (1825), Capitão de Fragata (1840), Capitão de Mar e Guerra (1847), Vice-Almirante (1856), Barão (1860); conquista a cidade de Paissandú (1865); participa das batalhas navais do Riachuelo, Humaitá, Uruguaiana, Curuçu e Curupaiti, na Guerra do PAR; Almirante (1867); Conde (1887) e Marquës (1888).

1814 – Ana Nery, precursora da enfermagem no Brasil (morreu em 1880).

1912 – Luiz Gonzaga, músico brasileiro, conhecido como "rei do baião" (morreu em 1989).
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO
Nascimento: 13/12/1912
, Fazenda Caiçara, Exu, Pernambuco. Casamento: Helena das Neves (1948); tem o filho Luis Gonzaga Jr com Odaléia (1945)
Falecimento: 02/08/1989, Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Parada cardíaca (após 6 meses doente, agravado por uma infecção generalizada e pneumonia)
Músico (sanfoneiro), cantor e compositor sertanejo; começa nos bares do Mangue e cabarés da Lapa, Rio de Janeiro; primeiras gravações são instrumentais (1941); o apelido "Lua" é dado por Paulo Gracindo (1943, Rádio Nacional); primeira gravação cantando: "Dança, Mariquinha" (1945); autor de sucessos como "Penerô Xerém", "No Meu Pé de Serra", "Juazeiro", etc; tido como "Rei do Baião", decai com a ascensão da Bossa Nova, passando em cidades do interior nordestino.

1934 - Tião Carreiro, cantor sertanejo (morreu em 1993)
TIÃO CARREIRO
Nascimento: 13/12/1934, Monte Azul, Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.
Casamento: Nair Avanço (1953); filha: Alex Marli Dias
Falecimento: 15/10/1993, São Paulo, Brasil
Causa: Diabetes
Músico, cantor e compositor sertanejo, grava 27 discos 78 rpm e 41 LPs; primeira gravação: 11/1956 em 78 rpm; faz dupla com Carreirinha e com Pardinho (com quem o ritmo Pagode de Viola).
1953 – Nando Cordel, cantor e compositor brasileiro.

1979 – Eduardo Costa, cantor brasileiro.

1988 - Lais Souza, ginasta artística (disputou as Olimpiadas de 2008 em Pequim, China)

1988 – Gabriella Silva, nadadora brasileira. (no Mundial de Roma 2009, terminou em 5° lugar nos 100m borboleta, obtendo a melhor colocação de uma mulher brasileira em Mundiais).
 
 
BANDA CONEXÃO LITORAL,
DE MONGAGUÁÉ COISA NOSSA !!!

ANJO DO DIA:
Categoria: PRINCIPADOS - Príncipe: HANIEL:  Pessoas conformistas, têm um grande senso de oportunidade e são dotadas de um forte espírito humanitário. Generosas, altruístas, não gostam de restrições. São facilmente reconhecíveis por seu modo original e excêntrico de falar e vestir. Adoram as transformações e serão aquelas pessoas chamadas de "diferentes" do grupo. Sábias, inteligentes, têm sede de saber. Com seu raciocínio rápido, sabem estabelecer contato com os outros, através de sua forte percepção extra-sensorial. Por uma amizade, podem chegar a descuidar da família, do cônjuge ou da pessoa amada. Consideram que o amor, mais do que instinto ou paixão, é compreensão. 
50º Gênio - DANIEL(08/Mai - 20/Jul - 01/Out - 13/Dez - 24/Fev)- SALMO 102 e/ou 103
Este anjo auxilia a obter misericórdia de Deus e a ter consolação. Favorece a justiça, o clero e a magistratura. Dá inspiração para não ficar indeciso ou embaraçado pelos mais diferentes motivos. Quem nasce sob esta influência será trabalhador e executará todas as tarefas com muito amor. Terá sorte e proteção contra as enfermidades. Determinado, não gosta de nada que não seja claro e bem explicado. Paciente ao extremo, será capaz de suportar quase tudo das pessoas, mas não aceita ser recriminado injustamente, podendo ser duro e agressivo se a pessoa não estiver com a razão. Motivador e justo, será uma pessoa pública, com capacidade para tratar de qualquer assunto. Profissionalmente, poderá adaptar-se muito bem em atividades ligadas ao comércio exterior ou em empresas internacionais. Por sua eloqüência, poderá ser um grande orador, fazer sucesso na política ou como ator. Gênio Contrário: domina a chantagem, a angústia, as frustrações, as agressões físicas e verbais com os pais. A pessoa que nasce sob a influência deste gênio contrário, poderá criar entraves na indústria, ser hábil conselheiro para intrigas, traficante, vigarista que gostará de trabalhar e viver por meios ilícitos.(fonte: comamor)

IN MEMORIAM:
 
Prudente José de Morais e Barros
(Itu, 04/10/1841 – Piracicaba, 13/12/1902)
Advogado e político brasileiro, primeiro governador do estado de São Paulo (1889-1890), Senador, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1891, terceiro Presidente do Brasil, tendo sido o primeiro político civil a assumir este cargo e o primeiro a fazê-lo por força de eleição direta.
Prudente de Morais representava a ascensão da oligarquia cafeicultora e dos políticos civis ao poder nacional, após um período de domínio do poder executivo por parte dos militares, no qual essa oligarquia mantinha-se dominando apenas o poder Legislativo.(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prudente_de_Morais)


QUANDO A GENTE ACHA QUE TEM TODAS AS RESPOSTAS,
 VEM A VIDA E MUDA AS PERGUNTAS" (Luis Fernando Veríssimo)
Site: http://www.radiomongaguafm.com.br  (rádio ao vivo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário