>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 8 de junho de 2012

*09/06/2012 - sábado* - DIA NACIONAL DE ANCHIETA, DO TENISTA, DO PORTEIRO e muito mais ...


*09/06/2012 - sábado*  

JOSÉ DE ANCHIETA, por BENEDITO CALIXTO

Dia Nacional de Anchieta - comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do padre Jesuíta, Beato JOSÉ DE ANCHIETA, Apóstolo do Brasil, catequizador de índios e colonizador das Terras Brasilis, tendo falecido em 9 de junho de 1597, depois de haver dirigido trabalhos em prol da educação e fundado hospitais, prestando com isso, muitos serviços à população brasileira.



Dia Internacional do Tênis e do Tenista

Dia do Porteiro - comemorado no Estado de São Paulo, com o apoio da FENATEC - Federação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios.

Dia Estadual da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde - comemorado no Estado de São Paulo.

COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional de Torta de morango e ruibarbo ou "National Strawberry Rhubarb Pie Day"


PARABÉNS aos ANIVERSARIANTES de 09/06 (amigos do Orkut e Facebook)
Waldenice Marques - Prof@ DÊ MARQUES, a nossa querida artista plástica de Mongaguá.
.GABRIEL ARAÚJO
.MLK ZICA
.YAGO E LILA OLIVEIRA
.ADEMAR CONSULTOR IMOBILIÁRIO
.SUELI PRETO

ANIVERSARIANTES 09/06 (menos famosos) 
www.projetovip.net
PAGÚ
Pagu
PATRÍCIA REHDER GALVÃO
Nascimento: 09/06/1910, São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil
Falecimento: 12/12/1962, Santos, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer
Romancista, poetisa, autora de "pulp fictions" (1944), cronista e correspondente internacional, o mais autêntico símbolo da ousadia e inconformismo artístico e cultural de sua época; "Musa do Modernismo" ou "Musa Antropofágica", acusada de degenerada, presa como agitadora; autora do primeiro romance proletário brasileiro: "Parque Industrial" (1933).


IN MEMORIAM:
09/06/1597 - José de Anchieta – Apóstolo do Brasil


Padre Jesuíta espanhol, um dos fundadores de São Paulo, declarado beato pelo papa João Paulo II.

O apóstolo do Brasil nasceu aos 19 de março de 1534 em Tenerife, ilhas Canárias. No batismo, recebeu o nome de José, porque veio à luz na festa de São José. Foi estudar em Coimbra aos 14 anos de idade. Fez o curso superior de Humanidades e tornou-se excelente latinista. Entrou para a Companhia em 1551. Adoeceu seriamente no Noviciado e após os votos foi destinado ao Brasil, por sua fama de bom clima para doentes. De fato, aqui melhou muito. Foi mestre em Piratininga, que se tornou a cidade de São Paulo, e refém de pazes em Iperoig (hoje Ubatuba) onde compôs o Poema da Virgem. Ordenado sacerdore, trabalhou dez anos na região de São Paulo, como superior, e depois outros dez anos Provincial do Brasil. Anchieta é contado entre os primeiros que aprenderam a língua tupi. Os últimos anos passou numa aldeia de índios: Reritiba, hoje cidade de Anchieta. Lá veio a adoecer gravemente e a falecer no dia 9 de junho de 1597. Sua morte foi assistida por cinco de seus colegas, após ter recebido o sacramento dos enfermos.
Seu corpo foi levado pelos índios, numa viagem de 80km para Vítória - ES, onde foi sepultado. Foi grande escritor, historiador, poeta e teatrólogo. Beatificado solenemente por João Paulo II no dia 22 de junho de 1980.

Esculpido por Luiz Morrone, mesmo autor do desenho do brasão do Estado de São Paulo, em 1956, o monumento retrata a passagem do Padre pelo Litoral Sul de São Paulo, mais precisamente em Itanhaém.Endereço: Praça Narciso de Andrade


Encravada entre os costões da Praia da Gruta e da Praia dos Sonhos, a formação rochosa foi o local escolhido pelo padre das Ilhas Canárias (Espanha), José de Anchieta, para repouso e inspiração. Hoje referência em turismo ambiental e religioso, o lugar é acessado através de uma ponte de 220 metros de comprimento por 1,60 de largura, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico, graças à parceria entre o Executivo de Itanhaém e o Governo das Ilhas Canárias em La Laguna.

Conforme a lenda, o Pocinho foi construído pelos índios instruídos pelo próprio Padre José de Anchieta, para aprisionamento dos peixes durante o inverno, quando a pesca era mais abundante. Trata-se de uma formação em pedras dispostas umas sobre as outras, localizado na Praia do Cibratel (Itanhaém).           
   
Primeira choupana implantada nos altos de Piratininga (São Paulo)
Funeral de Anchieta (por Mastroiani).  
Desde São Paulo de Piratininga e Peruíbe e Itanhaém e São Vicente até ao Rio de Janeiro e Vitória do Espírito Santo e Salvador da Bahia ninguém te esquece; nem índios, nem brancos, nem caribocas. Antes pelo contrário, clamam todos que és tu o Apóstolo do Brasil.  

“Seja qual for o princípio religioso, filosófico, científico ou comercial, é sabido que sem a natureza não existira o ser humano”.
Que o Senhor do Universo a todos Ilumine

                                      DOMÊNICO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário