*09/06/2012 - sábado*  
JOSÉ DE ANCHIETA, por BENEDITO CALIXTO
Dia  Nacional de Anchieta  -  comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do padre Jesuíta, Beato JOSÉ  DE ANCHIETA, Apóstolo do Brasil, catequizador de índios e colonizador das Terras  Brasilis, tendo falecido em 9 de junho de 1597, depois de haver dirigido  trabalhos em prol da educação e fundado hospitais, prestando com isso, muitos  serviços à população brasileira. 
Dia  Internacional do Tênis e do Tenista
Dia  do Porteiro  -  comemorado no Estado de São Paulo, com o apoio da FENATEC - Federação Nacional  dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios.

Dia  Estadual da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde  -  comemorado no Estado de São Paulo.
COISAS  DE NORTE-AMERICANOS:
Dia  Nacional de Torta de morango e ruibarbo ou "National Strawberry Rhubarb Pie Day"  PARABÉNS aos ANIVERSARIANTES de 09/06 (amigos do Orkut e  Facebook)
Waldenice  Marques - Prof@ DÊ MARQUES, a nossa querida artista plástica de  Mongaguá.
.GABRIEL ARAÚJO 
.MLK ZICA
.YAGO E LILA OLIVEIRA
.ADEMAR CONSULTOR IMOBILIÁRIO
.SUELI PRETO
ANIVERSARIANTES 09/06 (menos famosos) 
www.projetovip.net
PAGÚ
![]()  | 
| Pagu | 
 PATRÍCIA REHDER GALVÃONascimento: 09/06/1910, São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Brasil
Falecimento: 12/12/1962, Santos, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer
 Romancista, poetisa, autora de "pulp fictions" (1944), cronista  e correspondente internacional, o mais autêntico símbolo da ousadia e inconformismo artístico  e cultural de sua época; "Musa do Modernismo" ou "Musa Antropofágica", acusada de degenerada,  presa como agitadora; autora do primeiro romance proletário brasileiro: "Parque Industrial"  (1933).IN  MEMORIAM:
09/06/1597 - José de Anchieta – Apóstolo do  Brasil
Padre Jesuíta espanhol, um dos fundadores de São  Paulo, declarado beato pelo papa João Paulo II.  
  O apóstolo do Brasil nasceu aos 19 de março de 1534  em Tenerife, ilhas Canárias. No batismo, recebeu o nome de José, porque veio à  luz na festa de São José. Foi estudar em Coimbra aos 14 anos de idade. Fez o  curso superior de Humanidades e tornou-se excelente latinista. Entrou para a  Companhia em 1551. Adoeceu seriamente no Noviciado e após os votos foi destinado  ao Brasil, por sua fama de bom clima para doentes. De fato, aqui melhou muito.  Foi mestre em Piratininga, que se tornou a cidade de São Paulo, e refém de pazes  em Iperoig (hoje Ubatuba) onde compôs o Poema da Virgem. Ordenado sacerdore,  trabalhou dez anos na região de São Paulo, como superior, e depois outros dez  anos Provincial do Brasil. Anchieta é contado entre os primeiros que aprenderam  a língua tupi. Os últimos anos passou numa aldeia de índios: Reritiba, hoje  cidade de Anchieta. Lá veio a adoecer gravemente e a falecer no dia 9 de junho  de 1597. Sua morte foi assistida por cinco de seus colegas, após ter recebido o  sacramento dos enfermos. 
Seu corpo foi levado pelos índios, numa viagem  de 80km para Vítória - ES, onde foi sepultado. Foi grande escritor, historiador,  poeta e teatrólogo. Beatificado solenemente por João Paulo II no dia 22 de junho  de 1980.
Esculpido  por Luiz Morrone, mesmo autor do desenho do brasão do Estado de São Paulo, em  1956, o monumento retrata a passagem do Padre pelo Litoral Sul de São Paulo,  mais precisamente em Itanhaém.Endereço: Praça  Narciso de Andrade
Encravada  entre os costões da Praia da Gruta e da Praia dos Sonhos, a formação rochosa foi  o local escolhido pelo padre das Ilhas Canárias (Espanha), José de Anchieta,  para repouso e inspiração. Hoje referência em turismo ambiental e religioso, o  lugar é acessado através de uma ponte de 220 metros de comprimento  por 1,60 de largura, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto  ecológico, graças à parceria entre o Executivo de Itanhaém e o Governo das Ilhas Canárias em La  Laguna.
Conforme a  lenda, o Pocinho foi construído pelos índios instruídos pelo próprio Padre José  de Anchieta, para aprisionamento dos peixes durante o inverno, quando a pesca  era mais abundante. Trata-se de uma formação em pedras dispostas umas sobre as  outras, localizado na Praia do Cibratel (Itanhaém).           
Primeira choupana implantada nos  altos de Piratininga (São Paulo)
Funeral de Anchieta (por  Mastroiani).  
Desde São Paulo de Piratininga e Peruíbe e Itanhaém  e São Vicente até ao Rio de Janeiro e Vitória do Espírito Santo e Salvador da  Bahia ninguém te esquece; nem índios, nem brancos, nem caribocas. Antes pelo  contrário, clamam todos que és tu o Apóstolo do Brasil.  
“Seja  qual for o princípio religioso, filosófico, científico ou comercial, é sabido  que sem a natureza não existira o ser humano”.
Que o Senhor do Universo a todos Ilumine
                                       DOMÊNICO.











Nenhum comentário:
Postar um comentário