>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

*21/09/2012 - sexta-feira* - DIA DA ÁRVORE e muito mais ...


*21/09/2012 - sexta-feira*   

DIA DA ÁRVORE - Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos. No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos (foto), localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.
COMO PLANTAR
Ingredientes:
Para plantar uma árvore frutífera serão necessários:
Caroços da fruta escolhida (laranja, pêra, maçã, pêssego, limão, etc.);
Um vaso pequeno de plástico;
Argila expandida para cobrir o fundo do vaso;
Terra e turfa (Matéria esponjosa, mais ou menos escura, constituída de restos vegetais em variados graus de decomposição) para encher os vasos.
1 pá de jardinagem
1 saco de plástico transparente.
Como fazer:
1 - Coloque em círculo no vaso 5 a 6 sementes da fruta escolhida, deixando intervalos regulares entre elas.
2 - Com o saco plástico transparente cubra bem o vaso.
3 - Para apressar a germinação da fruta e dispensar a rega freqüente, amarre bem o saco para manter a humidade necessária no vaso.
4 - Escolha uma local quente, úmido e com pouca luz para colocar o vaso .
5 - Assim que a planta começar a aparecer, retire o saco e mude o vaso para um lugar com muita luz.
6 - Regue a plantinha tomando o cuidado para que fique a superfície.da terra fique sempre seca.
7 - Quando a raiz da sua planta começar a crescer , mude-a para um vaso maior.
As árvores não conseguem crescer e sobreviver espremidas dentro de um vaso. Assim que você perceber que ela está precisando de mais espaço, plante-a num terreno, ao ar livre pra que ela possa progredir e dar frutos.
Se você mora em apartamento, ofereça este maravilhoso presente a uma pessoa querida que tenha um bom terreno.
Você tem três motivos pra ficar feliz:
Por ter plantado uma árvore, por ter oferecido um presente criado por você e, principalmente, por ter contribuído para o bem da natureza. 
 
ADIVINHAÇÃO
Hoje é o dia da árvore,
Colegas do coração,
E eu vou dar a vocês
Uma boa adivinhação:
Em casa tenho uma árvore
Plantada no meu quintal,
Que dá uma fruta linda,
Como outra não há igual.
De ouro é a sua casca
E nasce em pencas, podem crer.
Tão boa, nem tem caroço...
Tudo é para se comer...
Não há quem não goste dela,
Nem menino, nem menina,
E o doutor sempre diz
Que tem muita vitamina.
Não adivinham, pois não?
A árvore é bem brasileira!
                                      Ah! vou dizer-lhes então:
                                               Bananeira! Bananeira!  
(http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaarvore2.html
Autora: Magdalena Léa - 
Nota: Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

Dia internacional de luta contra as monoculturas de Plantações de árvores - promovido pelo Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais contra a ganância que tem transformado rapidamente milhões de hectares de terras produtivas em desertos verdes, apresentados sob o disfarce de "florestas", em que são plantadas árvores exóticas, como pinheiros e eucaliptos para abastecimento de matéria-prima para a indústria de celulose, teca, pinho e melina para a indústria da madeira, palmeiras para a indústria de biocombustíveis, seringueiras, de onde se extrai a borracha, para a indústria automotiva, e várias outras espécies, especialmente eucaliptos e pinus para o negócio de comércio de carbono. (www.olocutor.com).  
Dia Internacional da Paz ou "International Day of Peace" – comemoração instituida pela ONU -Organização das nações Unidas - O Dia Internacional da Paz deve ser observado como um dia mundial de cessar-fogo e de não-violência, durante o qual todas as nações e todos os povos são convidados a cessar as hostilidades. Também os Estados Membros, os órgãos das Nações Unidas, as organizações regionais e não governamentais foram convidados a comemorar o Dia e a cooperar com as Nações Unidas, tendo em vista estabelecer um cessar-fogo mundial.  A Paz também é comemorada no dia primeiro de Janeiro e 6 de Agosto.



Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer - O dia comemorativo foi lançado na abertura da conferência anual da Alzheimer's,, em Edimburgo, a 21 de Setembro de 1994, evocando o décimo aniversário da organização que congrega associações de todo o mundo.
É um dia para alertar os médicos sobre a importância do diagnóstico, encorajando os profissionais de saúde a reconhecer os sinais da doença, de forma a providenciar o tratamento necessário tão cedo quanto possível.
O objetivo consiste em unir líderes de opinião, doentes de Alzheimer e suas famílias, profissionais de saúde, investigadores e comunicação social, de todo o mundo, em torno desta causa. 



Dia Nacional de luta da pessoa com deficiência -
Embora as grandes cidades já estejam se adaptando para garantir a acessibilidade das pessoas com algum tipo de deficiência, ainda há muito que fazer. Se para aqueles que não têm nenhuma deficiência já é difícil andar nas ruas sem torcer o pé nas calçadas irregulares, imagine para quem é portador.
É muito comum se deparar com cadeirantes sendo carregados por estranhos para entrar nos ônibus. E quando se fala que há muito o que se fazer, há muito mesmo, já que segundo o IBGE, cerca de 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
Desse número, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o Brasil possui mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual. A cegueira das autoridades em relação aos problemas de saúde pública reflete em outro dado importante: 90% dos casos de cegueira no Brasil atinge pessoas de baixa renda.
Em São Paulo, o Instituto Padre Chico para Cegos é um dos pioneiros a usar o método Braille. Há 80 anos, desenvolve atividades gratuitas de educação no ensino fundamental, musicografia em Braille, informática, datilografia comum e em Braille, formação religiosa etc. Para a Irmã Madalena, do Instituto Padre Chico, “dentre os portadores de deficiência o cego é o que mais precisa de ajuda”, afirma.
Para essa população, no meio do caminho sempre há pedras, postes, buracos mas acima de tudo há solidariedade. Quem nunca estendeu a mão ou esticou seu braço para um cego ao atravessar a rua? Que a solidariedade dos brasileiros esteja sempre à frente dos problemas do dia a dia, principalmente aos que mais precisam. (fonte:cancaonova)



DIA DA ABELHA RAINHA
Um séqüito de abelha operária,
lhe acompanha na vida diária.
Só assim ela é reconhecida,
a mais ciumenta e destemida.

Pode botar três mil ovos por dia,
o ciclo tem 4 etapas, resumiria:
Adulto, Ninfa, Larva e Ovo,
a metamorfose ocorre de novo.

Do ovo não fecundado,
surge como resultado
o macho chamado Zangão.

Num alvéolo grande ou pequeno,
a Rainha tem o poder pleno
de escolher a fecundação.
http://www.gilsonlirapoesias.com.br


Dia do Agente Fiscal de Rendas e dos Contadores - comemorado no Estado de São Paulo, em louvor a São Mateus de Cafarnaum em Israel ou de Hierápolis na Turquia, que era chamado de Levi e trabalhava como coletor de impostos antes de se converter ao cristianismo e passar a seguir Jesus Cristo.

DIA DA TIA (você sabia?)

NO ESTADO DE SÃO PAULO COMEMORA-SE HOJE, 21 DE SETEMBRO:
Dia do Idoso
Dia do Policial Militar Ambiental
Dia do Rock 
Dia do Trabalhador em Estacionamento

 Aniversariantes 21/09 - Amigos do Orkut e Facebook: 

sexta, 21 de Setembro
 Luz Maritza Santos Rasuk


. Marcely Calmona

Aniversariantes 21/09 (menos famosos).
www.projetovip.net
LARRY HAGMAN FAZ 81 ANOS
Larry Hagman
LARRY MARTIN HAGEMAN
Nascimento: 21/09/1931, Fort Worth, Texas, Estados Unidos
Filiação: Mary Martin
Casamento: Maj Axelsson (18/12/1954): filhos Kristina Mary Heidi (17/02/1958) e Preston (02/05/1962)
Ator de TV (estréia no seriado "Decoy", 1957) e cinema (estréia em "Sette Contro la Muerte", 1964); destaca-se em filmes como "The Group" (1966), "Antonio" (1973), "Harry and Tonto" (1974), etc. e em seriados de TV como "Here We Go Again" (1973), "The Rockford Files" (1977), "Knots Landing" (1980 a 1982), etc; sucesso com os personagens TONY NELSON e JR nos teleseriados "I Dream of Jeannie" (1965 a 1970) e "Dallas" (1978 a 1991); luta contra um câncer no fígado (sequela de uma cirrose causada pelo alcoolismo).

LEOPOLDO PACHECO FAZ 52 ANOS
Leopoldo Pacheco
JOSÉ LEOPOLDO PACHECO
Nascimento: 21/09/1960, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Bel Gomes (1980): filho Frederico
Ator de TV (estréia na novela "Roda Viva", 2001, TV RECORD), cinema (estréia em "Veias e Vinhos - Uma História Brasileira", 2006) e teatro (estréia na peça "O Beijo no Asfalto", 2006); destaca-se em telenovelas como "A Escrava Isaura" (2006, TV RECORD), "Belíssima" (2006, TV GLOBO), "Paraíso Tropical" (2007, TV GLOBO), etc.



JORGE DREXLER FAZ 48 ANOS
Jorge Drexler
JORGE ABNER DREXLER PRADA
Nascimento: 21/09/1964, Montevidéu, Uruguai
Músico (violonista), cantor e compositor popular; primeiro álbum: "La Luz que Sabe Robar" (1992); destaca-se com canções como "Cuando te Encontré", "Me Agarraste", "Todo se Transforma", etc; autor de músicas como "Equipaje", "Dos Colores: Blanco y Negro", "La Edad del Cielo", etc; OSCAR de Música por "The Motorcycle Diaries" (2004), com a canção "Al Otro Lado del Río" (a primeira música em espanhol a ganhar a estatueta).





INGRA LIBERATO FAZ 46 ANOS
Ingra Liberato
INGRA DE SOUZA LIBERATO
Nascimento: 21/09/1966, Salvador, Bahia, Brasil
Família: Chico Liberato e Alba
Casamento: Jayme Monjardim (divórcio); Duda Leindecker (filho Guilherme, 2003)
Atriz de TV (estréia em "Pacto de Sangue", 1989) e cinema (estréia em "O Cangaceiro" (1997); destaca-se em filmes como "Eu não Conhecia Tururu" (2000), "Sonhos Tropicais" (2001), "As Vidas de Maria" (2005), etc. e em seriados de TV como "Tieta" (1989), "Pantanal" (1990), "Quatro por Quatro" (1994), etc; KIKITO de Atriz no Festival de Gramado por "Valsa para Bruno Stein" (2007).

MAFALDA MINNOZI FAZ 45 ANOS
Mafalda Minnozzi
MAFALDA MINNOZZI
Nascimento: 21/09/1967, Pávia, norte da Itália
Cantora e compositora popular; estuda música na adolescência, participa de festivais e cria um grupo musical; começa a carreira profissional (1987), logo se apresentando por todo o país e em outros como o Brasil (01/1996); primeiro álbum: "Una Notte al Paradiso II" (1996); apresentadora de atrações culturais na RAI (por 2 anos), faz sucesso com músicas como "Angelo Blu", "Cinque Giorni", "La Donna Cannone", etc; no Brasil, colabora em trilhas sonoras de telenovelas e filmes e ganha a condecoração "Personalidade Brasileira" (2001) e o título de Comendadora da CICESP (Centro de Integração Cultura e Empresarial de São Paulo, 2007).

POPÓ FAZ 37 ANOS
Popó
ACELINO FREITAS
Nascimento: 21/09/1975, 16:00 h, Av. Gaspar, um beco da Cidade Nova, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Niljalma Jones e Zuleica Freitas
Pugilista, como amador faz 81 lutas, perdendo apenas 3; como profissional, é recordista de nocautes: 29 em 29 lutas; Tríplice Campeão Mundial: Superpenas pela WBA (World Box Association) e WBO (World Box Organization) e Leve pela WBO; perde a primeira luta por KO técnico (07/08/2004), após 35 vitórias (31 por KO) para o norte-americano Diego "Chico" Corrales.  


DOMÊNICO NO COLÉGIO HORTÊNCIA, AMIGOS DA ESCOLA, COM QUÉZIA, PALOMA E PROFª MARINA 
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO



Um comentário:

  1. "RÁDIO MONGAGUÁ FM, DE GENTE PARA GENTE! DE COMPETENTE PARA INTELIGENTE! APOIO DE 'DOMÊNICO VICENTE DOMÊNICO PARA PRESIDENTA!VANISA RAZUK' COM 'SÉRGIO RODRIGGUEZ'! SÃO AGENTES QUE CONSCIENTIZAM A GENTE DE ATITUDES FOMENTADORAS DE PROCEDIMENTOS ÚTEIS. A PREVENÇÃO DA 'DOENÇA DE ALZHEIMER'É FEITA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS CONSTANTES E APRENDIZAGEM CONSTANTE DE COISAS NOVAS ATIVANDO SEMPRE O CÉREBRO POIS NÃO SE CONHECE AINDA A CURA E SIM REMÉDIOS DE UM LIMITADO CONTROLE. AINDA É IRREVERSÍVEL! HÁ O 'DIA INTERNACIONAL DA PAZ'INSTITUÍDO PELA 'ONU' PARA SE FAZER UMA TRÉGUA ENTRE LITIGANTES PARA SE TENTAR UM ACORDO! O 'DIA DA ÁRVORE', NO BRASIL, PELA DATA PRÓXIMA DA FLORADA PELO INÍCIO DA PRIMAVERA 23.9 PRECEDENDO A FRUTIFICAÇÃO QUE NOS PROVÊ. HÁ NAS ESCOLAS JÁ A TRADIÇÃO DE SE PLANTAR ÁRVORES IMPORTANTES PARA A REGIÃO E SAÚDE ECOLÓGICA PARA, COM A FOTOSSÍNTESE, TRANSFORMAR O GÁS CARBÔNICO LIBERANDO O OXIGÊNIO. A HORTÊNSIA, HORTÊNSIA AH! SEMPRE LEMBRANDO O 'DIA CONTRA A MONOCULTURA' ABOMINÁVEL POR FACILITAR SURGIMENTO DE PRAGAS! É UM BOM MOMENTO PARA SE LEMBRAR QUE O 'VERDE' É FUNDAMENTAL NA PAISAGEM BUCÓLICA COMO DA NOSSA "MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR"

    ResponderExcluir