>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

*15/10/2012 - segunda-feira* - DIA NACIONAL DO PROFESSOR e muito mais...


*15/10/2012 - segunda-feira*   

Dia Nacional do Professor – No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. (http://bahlaiuhdagata.blogspot.com)
DIA DO PROFESSOR – O professor é um profissional fundamental para o desenvolvimento de uma nação - Faça uma homenagem ao seus professores(as) Está sem idéias? Leve um pequeno bolo ou pacote de biscoitos para ele com esta receita:
Receita do Bom Professor:
2 xícaras de sabedoria
1xícara de paciência
1/2 xícara de criatividade
1 colher de sopa de alegria
1 pitada de coragem. - Junte todos os ingredientes, acrescentando muito amor. (Fonte: ufmbb.org.br)

DIA DO MESTRE - NORMALISTA. NORMALISTA (Benedito Lacerda e David Nasser) Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
Num rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor...

DIA DE SANTA TEREZA DE ÁVILA - Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus  foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas. (leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila
15 de outubro foi escolhido originalmente por ser a data evocatória de Santa Tereza d’Ávila. A santa, nascida em Ávila, na Espanha, e falecida em 1582, foi associada aos docentes por serem em sua maioria mulheres (e católicas). Além disso, Tereza d’Ávila também era conhecida pela notável inteligência, comparada, em seu tempo, a dos doutores da Igreja, e reconhecida por títulos religiosos e como “Padroeira dos Professores”.
Dia da Educação Nacional - comemorado em louvor a Santa Teresa de Jesus D'Avila, que é tida como padroeira dos educadores.  


Dia do Educador Ambiental - O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes. 

Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil - Um dos principais anseios dos batistas brasileiros é o de ver o Brasil se tornar um país mais próspero, justo e feliz.
Pensando nisto, a CBB - Convenção Batista Brasileira acaba de lançar o Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil.
A proposta é que no dia 15 de outubro cada batista brasileiro separe um tempo específico para interceder, sozinho ou em grupo, pelo país. (http://www.batistas.com/)

Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day)_– Instituído pela ONU a partir do ‘Ano do Saneamento”, em 2008. O  simples  gesto  de  lavar  as  mãos  pode  salvar a vida de um milhão de crianças  por  ano,  no  mundo.  A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz  e  barato  de  prevenir  mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera,  hepatite, gastrenterites, outras infecções intestinais, gripe e de pneumonia. 

Dia Mundial da Bengala Branca - (World White Cane Safety Day) - para chamar a atenção sobre um dos instrumentos mais utilizados como acessório na locomoção dos cegos.  

COISAS DE NORTE-AMERICANOS
Dia de Resmungar ou "Grouch Day" - comemoração de norte-americanos.  

DIA DO CONSUMO CONSCIENTE - Acreditamos que esta data deveria ser comemorada todo dia, porém, para estimular o consumo consciente, o Ministério do Meio Ambiente anunciou: 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente.
A ideia é recusar, durante as 24h do dia, as tão famosas sacolas plásticas.
Estima-se que sejam consumidas 1,5 milhão delas por hora no Brasil. Ou seja, 36 milhões por dia. Se o problema fosse só o grande consumo, menos mal seria. Porém, estas sacolas levam fins que são extremamente prejudiciais para o meio ambiente, e até podemos fazer uma lista a respeito:
- Causam problemas para animais aquáticos, que as confundem com comida e as ingerem, ou ficam presos dentro delas;
- Voam para as ruas e entopem bueiros e canos, contribuindo com enchentes;
- São feitas a partir do petróleo, recurso natural finito, que poderia ser usado na fabricação de itens realmente necessários;
- São utilizadas para guardar lixo, e demoram cerca de 100 anos para se decompor, trazendo problemas para os lençóis freáticos.
Amanhã leve sua sacola retornável com você e a utilize para toda e qualquer compra que fizer, seja alugando um DVD, comprando algo na padaria e farmácia, ou pequenas compras no supermercado.
Contribua amanhã com esta iniciativa e veja que você é capaz de fazer isso sempre. Os resultados serão percebidos no seu dia a dia. (texto e imagem: http://www.lcapromo.com.br/estadoesociedade)  
Texto recebido de DOMÊNICO.


NA HISTÓRIA:

15/10/1864 – A Princesa isabel se casa com o conde D´Eu.

15/10/1983 – NELSON PIQUET é bicampeão mundial de Fórmula 1, repetindo a façanha obtida por Emerson Fittipaldi em 1974
  
15/10/1582 marca a data do 1º dia do calendário gregoriano, que foi introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582, o que fez com que, oficialmente, os dias de 5 a 14 de Outubro deixassem de existir.

  
 
Aniversariantes 15/10 (amigos do Orkut e Facebook).  

 Paty Vieira Sena

Orlando Dias

 
Tvjovem Mongaguá
 
 
Ronny Izar Corretora

 
Sandra Mara Navas 

 
 

JÉSSICA DRAIHER 

SANDRA MARA D´ILHO

JORGE LUIZ OLIVEIRA DE SANTANA

 
JÚNIOR MARIANO

SINDICATO SISPUMI 

HEITOR LUÍS

Aniversariantes 15/10 (menos famosos).  
www.projetovip.net   
HÁ 168 ANOS NASCIA NIETZCHE
Nietzsche
FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE
Nascimento: 15/10/1844, Röcken, perto de Leipzig, Alemanha
Filiação: Karl Ludwig
Falecimento: 25/08/1900, Weimar, Império Alemão (atual Alemanha)
Causa: Demência fronto-temporal (devido a neurossífilis que lhe provocou uma paralisia progressiva)
Teólogo e filósofo crítico; escritor, nega a moral e a metafísica
Últimas palavras: "Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens"
"O que não provoca minha morte, faz com que eu fique mais forte."

HÁ 96 ANOS NASCIA HÉLIO BELTRÃO
Hélio Beltrão
HÉLIO MARCOS PENA BELTRÃO
Nascimento: 15/10/1916, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Heitor da Nóbrega Beltrão e Christiana Penna
Casamento: Maria da Conceição de Moraes Coutinho (até 26/10/1997, sua morte): filhos Cristiane, Maria Beltrão (jornalista) e Hélio Beltrão Filho (executivo)
Falecimento: 26/10/1997, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Economista e administrador; formado na Faculdade Nacional de Direito (1933 a 1937), trabalha no IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários); Ministro do Planejamento do Presidente Costa e Silva e da Junta Militar (1967 a 1969) e Ministro da Desburocratização (1979 a 1983) e da Previdência Social (1982 a 1983) do Presidente Figueiredo; Presidente da PETROBRAS (1985 a 1986), é um dos maiores acionistas do GRUPO ULTRA.

FLÁVIO MIGLIACCIO FAZ 78 ANOS
Flávio Migliaccio
FLÁVIO MIGLIACCIO

Nascimento: 15/10/1934, São Paulo, São Paulo, Brasil

Ator de teatro (estréia em "Eles não Usam Blacktie", 1955), cinema (estréia em "O Grande Momento", 1958) e TV, destaca-se em telenovelas e programas humorísticos da Rede Globo (1972).




ARLETE MONTENEGRO FAZ 74 ANOS
Arlete Montenegro
ARLETE BIANCO APOLINÁRIO
Nascimento: 15/10/1938, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Luiza
Casamento: um filho
Dubladora e atriz de TV (estréia em "Vôo 509", 1956) e cinema (estréia em "O Conto do Vigário", 1976); destaca-se em como "Palácio de Vênus" (1980), "O Sexo Nosso de Cada Dia" (1981), "Tudo na Cama" (1983), etc. e em seriados de TV como "Papai Coração" (1976), "Cara e Coroa" (1995), "Páginas da Vida" (2006), etc.


BIAFRA FAZ 55 ANOS
Biafra
MAURÍCIO PINHEIRO REIS

Nascimento: 15/10/1957, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Músico (flautista), cantor e compositor popular, começa participando de corais; primeiro LP: "Primeira Nuvem" (1979); autor de sucessos como "Helena", "Barcos e Navios", "Leão Ferido", etc, faz sucesso no final dos anos 1970 e início dos 1980; grava 14 discos (até à década de 1990).  








DENISE FRAGA FAZ 47 ANOS
Denise Fraga
DENISE RODRIGUES FRAGA VILLAÇA
Nascimento: 15/10/1965, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Atriz comediante cinematográfica (estréia em "O Efeito Ilha", 1994), de teatro e TV, destaca-se na Rede Globo; Melhor Atriz no Festival de Brasília por "Felicidade É..." (1995); Kikito de Ouro de Atriz em Gramado e Melhor Atriz no Festival de Havana (Cuba) e no Grande Prêmio Cinema Brasil, os três por "Por Detrás do Pano" (1999). 




 BIANCA RINALDI FAZ 38 ANOS
Bianca Rinaldi
BIANCA DE CARVALHO E SILVA RINALDI
Nascimento: 15/10/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Eduardo Menga (01/01/2002)
Atriz de TV (estréia como paquita no "Xou da Xuxa", 1986), teatro (estréia na peça "As Meninas", 1999) e cinema (estréia em "Didi Quer ser Criança", 2004); destaca-se em seriados de TV nas redes GLOBO, SBT e RECORD, como "Explode Coração" (1995), "Prova de Amor" (2005), "Caminhos do Coração" (2007), etc.





PROFESSORINHA (Ataulfo Alves) 
Eu daria tudo que tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei pra que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança 

Aos domingos missa na matriz
Da cidadezinha onde eu nasci...

"Que saudades da professorinha"
"Que me ensinou o beabá"
"Onde andará Mariazinha"
"Meu primeiro amor onde andará?"... 

Na data de hoje, nossa sincera homenagem a todos os professores e professoras,
educadores de Mongaguá, incansáveis defensores de nossa educação e cultura.
Domênico
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"

Nenhum comentário:

Postar um comentário