>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 23 de outubro de 2012

*24/10/2012 - quarta-feira* - DIA MUNDIAL DE COMBATE A POLIOMIELITE, DO ORIGAMI, DA ONU e muito mais....

*24/10/2012 - quarta-feira*   

Dia Mundial de Combate à poliomielite - comemorado para marcar a data de 24 de outubro de 1985, em que o Rotary Internacional anunciou uma campanha de arrecadação de fundos para a erradicação total da poliomielite ou paralisia infantil no mundo.

Dia Mundial do Origami ou "World Origami Day" - comemorado nessa data, principalmente no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido por fãs da dobradura que transforma papel em arte, para marcar a data do nascimento da origameira norte-americana, Lillian Oppenheimer, que veio ao mundo em 24 de outubro de 1898.


DIA DA ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - Criada em 24/10/1945 - É uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.(fonte: portalsaofrancisco.com.br

COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia da Mula ou "Mule Day" - comemorado nos Estados Unidos da América. 

Eventos históricos:
24/10/1930 - Reconhecendo o avanço da guerra civil, os militares do Rio de Janeiro depuseram o presidente Washington Luís, semanas antes do fim de seu mandato. O poder foi entregue a Getúlio Vargas, chefe político da Revolução de 1930. Iniciava o período getulista ou a Era Vargas.

ANIVERSARIANTES 24/10 - (AMIGOS DO FACEBOOK E ORKUT)

.Thays S. D. Tavares

ANIVERSARIANTES (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 88 ANOS NASCIA AZIZ AB´SABER
Aziz Ab'Saber
AZIZ AB'SABER
Nascimento: 24/10/1924, São Luiz do Paraitinga, São Paulo, Brasil
Filiação: Pai mascate libanês e mãe brasileira
Falecimento: 16/03/2012, 10:20 h, em sua casa, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco
Geógrafo e professor; especialista da geografia física, é pesquisador do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP (Universidade de São Paulo) e professor da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas); estuda a geomorfologia brasileira e destaca-se pela participação ativa em assuntos da biodiversidade e preservação ambiental; autor de obras como "Litoral Brasileiro", "Amazônia: do Discurso a Práxis", "O Homem do Terraço de Ximango", etc; "Prêmio JABUTI em Ciências Humanas (1997 e 2005) e em Ciências Exatas (2007); Prêmio ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO para Ciência e Tecnologia (1999, do Ministério da Ciência e Tecnologia); Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra (da Academia Brasileira de Ciências) e Prêmio UNESCO para Ciência e Meio Ambiente (2001).

GENERAL NEWTON CRUZ FAZ 88 ANOS
Newton Cruz
NEWTON ARAÚJO DE OLIVEIRA CRUZ
Nascimento: 24/10/1924, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Militar (General de Divisão) e político; formado na Arma de Artilharia na Escola Militar de Realengo (Rio de Janeiro), participa do golpe que derruba o presidente João Goulart e implanta o Regime Militar (1964); chefe do SNI (Serviço Nacional de Informações) (1977 a 1983), torna-se comandante militar do Planalto (até 1985); tido como "general linha dura", envolve-se em casos como o atentado à bomba no Riocentro (1981), o assassinato do jornalista Alexandre von Baumgarten (1983), a execução das Medidas de Emergência durante a Emenda Dante de Oliveira que defende as "Diretas Já" (1984), etc.

ZIRALDO FAZ 80 ANOS
Ziraldo
ZIRALDO ALVES PINTO
Nascimento: 24/10/1932, Caratinga, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Geraldo e Zizinha
Casamento: Vilma Gontijo (1958); filhos Daniela (1965), Fabrizio e Antonio
Caricaturista, desenhista, pintor, escritor, jornalista e publicitário; inicia a carreira com colaborações mensais na revista "Era Uma Vez..."; desenha para jornais como "Folha de Minas" (1954) e "Jornal do Brasil" (1963), revistas como "A Cigarra" (1957), "O Cruzeiro", "Visão", "Fairplay", etc.; seu nome vem da combinação dos nomes da mãe e do pai; criador da primeira revista em quadrinhos brasileira de um só autor: "A Turma do Pererê" (anos 1960); funda (com outros jornalistas) o semanário "O Pasquim", nos anos de Ditadura (1964 a 1984); preso no Forte Copacabana; reconhecido internacionalmente ao ter seus desenhos publicados na revista "Graphis" (1968); primeiro livro infantil: "Flicts" (1969); criador de PERERÊ, O MENINO MALUQUINHO (1980) e outros personagens.
"Ler é mais importante do que estudar"

ROSA MARIA MURTINHO FAZ 77 ANOS
Rosamaria
Murtinho
ROSA MARIA PEREIRA MURTINHO BRAGA
Nascimento: 24/10/1935, Belém, Pará, Brasil
Filiação: Frederico Murtinho Braga e Maria do Carmo Pereira
Casamento: Mauro Mendonça (1959): filhos João Paulo (1963), Rodrigo (1964) e Mauro Mendonça Filho (1965)
Atriz de teatro (trabalha na companhia de Maria Dell Costa), TV (estréia no seriado "Vigilante Rodoviário", 1962) e cinema (estréia em "Weit ist der Weg", 1960); destaca-se em novelas da Rede Globo como "O Primeiro Amor" (1972), "Pecado Capital" (1975), "Cambalacho" (1986), etc; KIKITO de Ouro no Festival de Gramado (1989).


ODILON WAGNER FAZ 58 ANOS
Odilon Wagner
ODILON WAGNER
Nascimento: 24/10/1954, Ponta Grossa, Paraná, Brasil
Ator de teatro, TV (estréia em "Supermanoela", 1974) e cinema (estréia em "Baixo Gávea", 1986); destaca-se em filmes como "Jorge, um Brasileiro" (1988), "A Hora Marcada"(2000), "Olga" (2004), etc. e em seriados de TV como "Começar de Novo" (2004), "Sete Pecados" (2007), "Caminho das Índias" (2009), etc.






FERNANDA VENTURINI
Fernanda Venturini
FERNANDA PORTO VENTURINI
Nascimento: 24/10/1970, Araraquara, São Paulo, Brasil
Casamento: Bernardo Rocha de Rezende: filhas Júlia e Vitória
Jogadora de Volei (levantadora); joga na RECREATIVA RIBEIRÃO PRETO/SP, onde é Campeã Brasileira (1994), PÃO DE AÇÚCAR/SP, SADIA (3 títulos Brasileiros), MINAS TENIS CLUBE/MG, NOSSA CAIXA/RECRA e LEITE MOÇA (de Sorocaba, onde é Campeã Mundial Interclubes e Brasileira); participa das Olimpíadas de Barcelona (1992), Atlanta (1996, bronze) e Sydney (2000); Tri-Campeã do Grand Prix (1994 - Melhor Atleta - 1996 e 2004) e 12 vezes Campeã Brasileira.  

CHRIS FLORES FAZ 35 ANOS
Chris Flores
CHRISTIANE FLORES
Nascimento: 24/10/1977, São Paulo, São Paulo, Brasil
Jornalista, colunista e apresentadora de TV; começa como assistente de redação em agências de comunicação; faz reportagens para revistas como "Aventuras na História", "Manequim", "Criativa", etc; atua nas redes SBT, RECORD e REDE TV!; destaca-se com o programa "Hoje em Dia" (10/2007, TV RECORD).





IN MEMORIAM:
Christian Dior – Estilista francês
(21/01/1905 – 24/10/1957)
As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É o fundador da empresa de vestuário Christian Dior S.A.
Ainda jovem começou a frequentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe proporcionaram uma carreira internacional. O seu círculo de amigos expandiu-se e conheceu um importante empresário da indústria textil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.
Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos. Atualmente nas mãos de Jphn Galliano, a Mansão Dior permanece como ícone da alta costura mundial, fazendo jus aos ideais de seu criador. (fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Dior)






Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO

foto tirada em 1991 - há 21 anos
Quero deixar registrado em meu blog, o 2º aniversário de minha mãe, IVANA RAZUK, que por capricho do destino, faz aniversário 2 vezes por ano ...agora sim, com 81 anos ... PARABÉNS MAMÃE QUERIDA!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário