>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

*16/12/2012 - domingo* - DIA DO TEATRO AMADOR, DO RESERVISTA DO EXÉRCITO, DO SÃO PAULO F.C. e muito mais...

*16/12/2012 - domingo*
DIA DO TEATRO AMADOR - O teatro amador é praticado por pessoas que não têm formação acadêmica e que se dedicam a essa atividade por prazer, sem fazer dela um meio de vida. No teatro amador, são os próprios atores que escrevem o roteiro, montam a peça, constroem o palco, elaboram e confeccionam os figurinos etc. No Brasil, o teatro amador surgiu no século XVI, com a chegada dos jesuítas. O padre José de Anchieta foi o primeiro a utilizá-lo para catequizar os índios. A partir daí, as apresentações de grupos amadores passaram a fazer parte, oficialmente, das comemorações religiosas e cívicas.
Uma das marcas do movimento teatral amador é criticar o momento e a história da humanidade. (http://www.quiosqueazul.com.br)


Dia do Reservista do Exército -  comemorado no Brasil, conforme Decreto-Lei Nº 1.908 de 26/12/1939, para marcar a data do nascimento do poeta brasileiro, defensor do Serviço Militar Obrigatório e inspirador da Lei brasileira do Serviço Militar, Olavo Bilac, que também foi precursor da campanha pela alfabetização e autor da letra do Hino à Bandeira do Brasil. (fonte: www.olocutor.com
HÁ 147 ANOS NASCIA OLAVO BILAC

Olavo Bilac
OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC
Nascimento: 16/12/1865, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 28/12/1918, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista e poeta, tido como a maior figura do parnasianismo brasileiro; usa pseudônimos para escrever romances e folhetins popularescos; membro fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras) e propagandista do serviço militar obrigatório; causador do primeiro acidente automobilístico do Rio de Janeiro: na Rua da Passagem, Botafogo, com o carro importado da França do amigo José do Patrocínio, perde o controle e bate numa árvore (1901); declama o enfadonho discurso em louvor da inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (14/07/1909).
Últimas palavras: "Dêem-me café, vou escrever!"
"A simpatia‚ como o amor, um sentimento que não raciocina." 


FESTIVAL DE SAPIENTIA – Na Roma antiga, este festival em honra à DEUSA DA SABEDORIA (Sophia ou Sapientia) durava dois dias. É um bom momento para pedir o esclarecimento da deusa sobre algum assunto de difícil solução. Acenda três velas amarelas unidas e concentre-se na chama. Peça a Sapientia que clareie sua mente e seus caminhos.
RECADO PARA AS MULHERES - Hagia Sophia é uma energia divina feminina, mediadora entre o céu e a Terra, que detém e compartilha o conhecimento universal do Logos e da sabedoria ancestral. Ela existe em todas nós mulheres e agora chegou a hora de prestar atenção à sua voz e agir de acordo com as leis da natureza, onde é sua morada, buscando inspiração, conhecimento intelectual e sintonia espiritual. Quanto mais conscientes agirmos na nossa vida, mais poderoso e recompensador será o conhecimento que encontraremos, fruto da árvore da sabedoria e verdade. Conscientes do nosso poder e da habilidade de criar, poderemos assumir a nossa condição inata de Filhas de Sophia, sacerdotisas da dança sagrada da vida e da Terra, artesãs dos nossos sonhos e realizações, reconhecendo e honrando a unidade e a interdependência da luz e escuridão, silêncio e palavra, razão e intuição, Espírito e matéria.

  
Dia do São Paulo Futebol Clube -  comemorado no Estado de São Paulo, para marcar a data de fundação do clube, em 16/12/1935.


COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional de Chocolate Coberto com Qualquer coisa ou "National Chocolate Covered Anything Day" - comemorado nos Estados Unidos da América e listado no calendário de eventos da NCA - Associação nacional de confeiteiros ou "National Confectioners Association".


 ANIVERSARIANTES 16/12 - (amigos do Orkut e Facebook) 


Assessoria da Juventude

Dayanynha

ANIVERSARIANTES 16/12 - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 242 ANOS NASCIA BEETHOVEN
Beethoven

LUDWIG VAN BEETHOVEN
Nascimento: 16/12/1770, Bonn, Nordhrhein-Westfalen, Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha)
Filiação: Johann van Beethoven e Maria Magdalena Kewerich
Falecimento: 26/03/1827, assistido por sua cunhada, Breuning e Schindler, em Viena, Áustria
Causa: Cirrose hepática, agravada por uma pneumonia e infecção intestinal
Músico (pianista) e compositor erudito, tido como o primeiro artista moderno e o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo; primeiras peças: 1781; começa a publicá-las (1793 a 1795); canhoto, com o rosto marcado pela varíola, tem a surdez diagnosticada em 1796, isolando-se e entrando em depressão; fica praticamente surdo em 1816; autor de obras-primas como "Sinfonia N* 3 em Mi Bemol Menor" (1803), "Sinfonia N* 9 em Ré Menor" (1822 a 1824), "A Grande Fuga, Op 133" (1825), etc.
Últimas palavras: “Plaudite, amici, comedia finita est." ("Aplaudam, amigos, a comédia acabou" ); a fómula tradicional para finalizar a "performance da commedia del arte".
"Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: daqui não passarás."

HÁ 147 ANOS NASCIA SANTA PAULINA
Santa Paulina
AMABILE LUCIA VISINTAINER
Nascimento: 16/12/1865, Vigolo Vattaro, Trento, Império Austro-Húngaro (atual Itália)
Filiação: Napoleone Visintainer e Anna Pianese; família modesta
Falecimento: 09/07/1942, São Paulo, São Paulo, Brasil
Religiosa católica; emigra para o Brasil (1875); faz votos (1895) e torna-se irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus; funda a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista); radicado no Ipiranga (1903, São Paulo), dedica-se a obras sociais, ocupando-se com crianças órfãs e ex-escravos; assume uma vida contemplativa (1918) e demonstra sérios problemas de saúde devido a diabetes (1938); tem o braço direito amputado e fica cega nos últimos meses.

JOÃO DÓRIA JÚNIOR FAZ 55 ANOS
João Doria Jr
JOÃO DÓRIA JÚNIOR
Nascimento: 16/12/1957, São Paulo, São Paulo, Brasil
Empresário, escritor, jornalista e publicidade; Presidente da PAULISTUR (1983 a 1986) e da EMBRATUR (1986 a 1988); professor de Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (1981 a 1983); proprietário de empresas de publicidade como VIDEOMAX PRODUÇÕES, DORIA ASSOCIADOS e DORIA ASSOCIADOS EDITORA; colunista da revista "Isto É Dinheiro" (03/2009); uma das 100 Pessoas Mais Influentes (revista "Isto É", 2009); entrevistador e apresentador de TV; sucesso com programas como "Show Business" (mais de 3000 personalidades entrevistadas) e "Aprendiz Universitário" (TV RECORD).


IN MEMORIAM:
GRIGORI RASPUTIN
(Monge e charlatão russo)
Rasputin

GRIGORI IFIMÓVITCH NOVY
Nascimento: 23/01/1864, Pokrovskoie, Tobolsk, Rússia
Falecimento: 16/12/1916, Petrogrado (atual São Petersburgo), Rússia
Causa: Assassinado (envenenado com um bolo, não morre e é agredido, baleado e atirado inconsciente no rio Neva, morrendo por afogamento/congelamento)
Monge, visionário e Conselheiro do período czarista; introduzido e protegido na corte pela czarina Alexandra devido a seus dotes místicos (cerca de 1905), escandaliza pela devassidão; eminência parda na política imperial, acaba afastado por Nicolau II; acusado de espião alemão na I Guerra Mundial (1914). (projetovip.net). 
Um pouco mais:
Seu verdadeiro nome era Grigori Iefimovich Novy. Filho de camponeses e monge na Sibéria, Rasputin foi desde o ano de 1905 o favorito da czarina Alexandra Feodorovna, a quem prometeu curar a hemofilia de que sofria o seu filho Alexei. Por intermédio dela, conseguiu exercer certa influência sobre o czar Nicolau II e sobre suas decisões políticas. Depois de, em plena Primeira Guerra Mundial, o czar assumir o comando das tropas russas, Alexandra e o curandeiro dirigiram de fato a política interna do país. Rasputin foi assassinado numa conspiração da nobreza conservadora, e o regime czarista sobreviveu a ele apenas alguns meses, quando ocorreu a Revolução de 1917.(fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_918.html)
O Assassinato de Rasputin
                                             FAMÍLIA IMPERIAL RUSSA
O monge Grigori Rasputin, assassinado em 1916, foi um dos personagens mais enigmáticos e espantosos do período que antecedeu a Revolução Russa de 1917. Era uma mistura de homem santo milagreiro com o charlatanismo, que, sem ter formalmente nenhum cargo no governo imperial russo, exerceu uma enorme influência na última fase de vida da dinastia Romanov. (saiba mais: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/rasputin.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário