>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

*19/09/2013 - quinta-feira* - DIA NACIONAL DO TEATRO...e +

*19/09/2013 - quinta-feira*   
DIA NACIONAL DO TEATRO - O teatro surgiu provavelmente na Grécia, por volta do século IV antes de Cristo. Para festejar o deus do vinho Dionísio, um espetáculo com músicas, danças, procissões e coro era realizado a cada safra, o que em seguida deu origem ao teatro.
      Como na Grécia Antiga nem todos podiam ver os espetáculos, um dos primeiros diretores de coro, Téspis, inseriu o uso de máscaras na representação, de modo que, mesmo sem ouvir, era possível compreender os atos através dos sentimentos passados pelas máscaras. O teatro ultrapassou as fronteiras gregas, expandiu-se para diversos países, chegando ao Brasil como instrumento de propagação da fé. Os religiosos católicos escreviam autos para catequizar os indígenas.
No Brasil, 19 de setembro é a data em que se comemora o dia nacional do teatro, mas o dia mundial é celebrado em 27 de março. http://gicult.com.br/blog/?p=5600


Dia do Ortopedista - comemorado no Brasil, para marcar a data da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que foi criada em 19 de setembro de 1935, com a missão de congregar e valorizar os Ortopedistas brasileiros, aprimorando suas condições científicas, profissionais e éticas, em prol de uma melhor qualidade no atendimento à população. (www.olocutor.com)

  

Dia Internacional de Falar como um Pirata ou "International Talk Like a Pirate Day" – Yo-ho, marujos!!! Hoje é dia de trocar a cerveja pelo rum, colocar um tapa olho e abraçar as mulheres de todos os portos. Sim! Hoje é o Dia Mundial de Falar como um Pirata, ou melhor, o dia Mundial do Pirata. Mas por que dedicar um dia para isso? Segundo os organizadores do evento, a insanidade gerada pelo evento faz o dia mais divertido!
Mas quem pensa que isso não serve para nada, está muito enganado. Segundo a Religião do Espaguete Voador, o Senhor está zangado porque a onda de pirata está se extinguindo e isso provoca o Aquecimento Global.
 Hoje em dia, porém, o pirata está no ramo de roubar idéias. Esse negócio de pilhar, matar, botar fogo no navio e fugir bebendo rum é coisa do passado! A ordem agora é: comprar o produto, roubar sua idéia, criar outro que seja parecido, mas com preço bem menor, e vender por aí. Mais moderna ainda é a prática da pirataria de quem navega nas ondas da grande rede mundial de computadores – mas isso tem até um lado bom, da gente poder encontrar muita coisa que nunca teríamos chance de comprar. (http://peganomeu.wordpress.com/2008/09/19/dia-mundial-de-falar-como-um-pirata/)
Cinco dicas para falar como um pirata: - Traga-me uma caneca de rum, marujo;
- Homens mortos não mordem;
- Esfreguem o convés, cães sarnentos;
- Amarrem-o ao mastro principal!; e,
- Meu papagaio iça as velas mais rápido que vocês, seus abutres.


Segue um pequeno dialeto pirata para ser utilizado, extraído e adaptado do site oficial do Dia de Falar como Pirata:
- "AAAARRRRRGH!" descontentamento geral
- "Levantar âncoras!"
"Vamos lá!", "vamos nessa!"
- "Preste atenção, verme!"
"Pare aí, rapaz, você tá numa encrenca!"
- "Ahoy, meus caros!"
"Olá, meus amigos!"
- "aye aye"
"sim, entendido"
- "Yarr."
"Sim, concordo!"
- "Yarr!"
"Entendo sua opinião e concordo plenamente"
- "Ya-ha-harr!"
"Você está certo!"
- "Yarr?"
"Desculpe, o que você disse?"
- "Yarrgh"
"Eu respeitosamente reconheço que você está certo, e eu errado."
- "Me exploda"
"Não! Sério? Que surpresa..."
- "Um latido divertido!"
"Uma boa história!"
- "Onde está o tesouro?"
"Onde está o tesouro?"
Junte essas frases com um sotaque forte de pirata, e levantar âncoras!! (
http://jamescapone.blogspot.com/2007/09/1909-dia-internacional-de-falar-como.html)


DIA DE THOT -  Thot era o primeiro entre os magos do Egito, deus da Sabedoria e da Magia.  Todos os praticantes de Magia homenageiam-se em seu dia, 19 de setembro, para obter iluminação e fé.  Homenageie Thot com os quatro elementos: uma vela lilás (Fogo), um incenso de Mirra (Ar), uma ametista (Terra) e uma taça com água. Se possível, use a taça de cristal, mas não se preocupe se usar outra taça. (fonte:bruxaguinevere)





COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional do Pudim de Butterscotch ou "National Butterscotch Pudding Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, em tributo a essa sobremesa parecida com caramelo. 


EVENTOS HISTÓRICOS:
19/09/1954 - Inauguração Do estádio olímpico monumental, estádio do grêmio foot-ball porto alegrense.
O Estádio Olímpico Monumental é a casa do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.


19 de setembro de 1985 – Violento terremoto abala o México

Há exatos 25 anos o México era atingido pelo mais violento terremoto de sua história que, em apenas 50 segundos, destruiu cerca de 35% dos prédios da capital Cidade do México, a maioria no centro histórico, o Zócalo, matou cerca 9.500 pessoas e feriu outras 30 mil.
O epicentro do tremor foi registrado no Oceano Pacífico, a 65 quilômetros da costa Oeste mexicana e 400 quilômetros a Sudoeste da capital. O terremoto atingiu o México na manhã do dia 20 de setembro e alcançou 8,1 graus na escala Richter, cujo valor máximo é 9. Instantaneamente a Cidade do México, terceira maior cidade do mundo, com 18 milhões de habitantes na época, teve sua energia elétrica, abastecimento de água e comunicações comprometidas. Além disso, diversas tubulações de gás explodiram, provocando incêndios e ampliando a destruição. O tremor também foi sentido nos estados mexicanos de Guerrero, Michoacán e Jalisco, bem como no estado norte-americano do Texas.

O presidente mexicano Miguel de la Madrid declarou emergência nacional e assumiu o comando das buscas e resgates. “A prioridade é salvar vidas”, afirmou, pedindo calma a todos pelo rádio. Já o serviço metereológico dos Estados Unidos emitiu um alerta para a possibilidade de maremotos, recomendando a adoção de medidas de emergência na Califórnia, El Salvador e Equador.

Horas depois dos tremores, cidadãos comuns organizaram brigadas para ajudar nos esforços de resgate, na provisão de alimentos, roupas, e no suporte emocional aos desabrigados. Países como a Argentina e a Venezuela também ofereceram ajuda ao México, enviando alimentos, medicamentos e equipes médicas. Organizações internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Intereamericano de desenvolvimento (BID) ofereceram auxílio econômico  (
http://www.jblog.com.br/) 




19 de setembro de 1982: Emoção e lágrimas marcam despedida de Sete QuedasSete Quedas.

Carlos Drummond de Andrade também manifestou sua inconformidade com a atrocidade humana. Seu poema de despedida ao Salto de Sete Quedas, patrimônio natural do Brasil e da humanidade, que deu lugar ao lago da hidrelétrica de Itaipu, reverberou país afora, deixando para a posteridade o sabor de saudade de algo que jamais verão.(fonte: jblog.com) 



Aniversariantes 19/09 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas, ou pelo site

   Lilee Levine   Lilee Levine


Washington Luiz SantosWashington Luiz Santos


Pitoco RootsPitoco Roots




Aniversariantes 19/09 (menos famosos).
www.projetovip.net
HÁ  133 ANOS NASCIA ZÉQUINHA DE ABREU
Zequinha de Abreu
JOSÉ GOMES DE ABREU
Nascimento: 19/09/1880, Santa Rita de Passaquatro, São Paulo, Brasil
Filiação: José Alacrino Ramiro de Abreu e Justina Gomes Leitão
Casamento: Durvalina Pires Brasil (1899): filhos Durval, Dermeval, Dinorah, Dorival, Diva e Dirce
Falecimento: 22/01/1935, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco (durante noitada no Hotel Piratininga)
Músico (pianista, flautista e clarinetista) e COmpositor popular; autor de sucessos como "Branca", Tico-Tico no Fubá", etc; funda sua primeira orquestra (1897), tocando por mais de 20 anos em saraus, bailes, aniversários, casamentos, serestas e acompanhamento de filmes mudos; único compositor de sua época a ter um contrato mensal (a editora musical de Vicente Vitale).


HÁ 83 ANOS NASCIA RUTH CARDOSO
Ruth Cardoso
RUTH VALENÇA CORREIA LEITE CARDOSO
Nascimento: 19/09/1930, Araraquara, São Paulo, Brasil
Casamento: Fernando Henrique Cardoso (1953): filhos Paulo Henrique (1954), Luciana (1958) e Beatriz (1960)
Falecimento: 24/06/2008, em casa, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Arritmia grave, decorrente de doença coronáriana
Antropóloga e professora da USP (Universidade de São Paulo); escritora, autora de vários livros sobre imigração, movimentos sociais, cidadania e trabalho; Primeira Dama, funda e preside a "Comunidade Solidária" (1995 a 2002) e exerce notável influência sobre as políticas sociais; extingue a LBA (Legião Brasileira de Assistência) e cria projetos de educação e amparo.


HÁ 72 ANOS NASCIA CASS ELIOT
Cass Elliot
ELLEN NAOMI COHEN
Nascimento: 19/09/1941, Estados Unidos
Casamento: James Hendrix, (1963 a 1968): filha Owen Vanessa Elliot (26/04/1967); Donald von Wiedenman (1971 a 1974)
Falecimento: 29/07/1974, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Cantora; atua na banda THE BIG THREE; integra o conjunto THE MAMAS AND THE PAPAS (09/1965 a 1968); com o fim da banda, inicia carreira solo de sucesso, lançando 9 álbuns.




MARTHA ROCHA FAZ 77 ANOS
Martha Rocha
 MARIA MARTHA HACKER ROCHA
Nascimento: 19/09/1936, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Álvaro Rocha e Hansa (sétima filha do casal)
Casamento: Álvaro Julio Vitorino Piano, banqueiro (1955 a 1959, viúva): filhos Álvaro Luis (1956) e Carlos Alberto (1959); Ronaldo Xavier de Lima (1961 a 1974, desquite): filha Cláudia (18/12/1963)
Modelo; primeira Miss Brasil (1954 - segundo lugar no Miss Universo, nos Estados Unidos; as famosas 2 polegadas a mais nos quadris que a teriam derrotado foram um invenção do jornalista João Martins, da "O Cruzeiro"); radicada no Ri de Janeiro, passa a ser jurada de concursos de beleza (1996; a instituição financeira Casa Piano falira); diagnostica câncer de mama (2000).



CÉSAR CAMARGO MARIANO FAZ 70 ANOS
César Camargo
Mariano
ANTONIO CÉSAR CAMARGO MARIANO
Nascimento: 19/09/1943, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Wlademiro Camargo Mariano (professor de música) e Maria Elizabeth Rangel
Casamento: Maria Vertullo Brandão, "Marisa Gata Mansa" (até separação): filho Marcelo (1209/1967); Elis Regina (1973 a 1981, divórcio): filhos Pedro (18/04/1975) e Maria Rita (09/09/1977) - ambos cantores; Flávia Rodrigues Alves (filha Luisa Rodrigues, 06/06/1986)
Músico (pianista), arranjador, compositor e produtor; começa a tocar por conta própria e, cedo, acompanha bandas de jazz (1957); toca profissionalmente na Orquestra de William Furneaux e monta o grupo TRÊS AMÉRICAS (1962); integra o QUARTETO SABÁ (em São Paulo, gravando o primeiro LP: "Quarteto Sabá", 1964, RGE); toca nos conjuntos SAMBALANÇO TRIO e SOM TRÊS; tido como um dos instrumentistas mais completos da MPB (música popular brasileira); entra para o mercado de "jingles" e canções para TV e cinema.



JOELMA FAZ 68 ANOS
Joelma
JOELMA GIRO
Nascimento: 19/09/1945, Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Brasil
Cantora romântica; radicada no Rio de Janeiro, começa cantando no programa radiofônico "Clube do Guri"; descoberta por Emilinha Borba, participa do programa de Renato Murse "Papel Carbono" na Rádio Nacional; primeiro disco: "single" com "Incompreendida" e "Só Ele" (1963, CHANTECLER); primeiro LP: "Perdidamente te Amarei" (1966, CHANTECLER); sucesso com canções como "Aqueles Tempos", "Pombinha Branca", "Não Digas Nada", etc.  


TWIGGY FAZ 64 ANOS
Twiggy
 LESLIE HORNBY
Nascimento: 19/09/1949, Neasden, Inglaterra
Filiação: William Norman e Helen Hornby
Casamento: Michael Witney (14/06/1977 a 30/11/1983, sua morte): filha Carly Witney (1978); Leight Lawson (23/09/1988)
Atriz, cantora, ícone da moda dos anos 1960 e um dos maiores símbolos da magreza internacional; desembarca em NY para ganhar o mundo (03/1967); como atriz estréia na TV em "Juke Box Jury" (1967) e como cantora com "The Boy Friend" (1971); destaca-se em filmes como "W" (1974), "The Blues Brothers" (1980), "Istanbul" (1989), etc.



MOZER FAZ 53 ANOS
Mozer
JOSÉ CARLOS NEPOMUCENO MOZER
Nascimento: 19/09/1960, Imperatriz, Maranhão, Brasil
Jogador de Futebol (zagueiro); saído das divisões de base do BOTAFOGO/RJ, é revelado no FLAMENGO/RJ (1980 a 1980, 293 jogos e 21 gols), joga no BENFICA/POR (1987 a 1989 e 1993 a 1994), OLYMPIQUE MARSEILLE/FRA (1990 a 1992), KASHIMA ANTLERS/JAP (1995 a 1996); atua pela Seleção (1983 a 1994, fazendo 36 jogos); Campeão Carioca (1981 e 1986), Brasileiro (1980, 1982 e 1983), Libertadores da América (1981) e Mundial (1981); campeão português (1988 e 1993) e francês (1989, 1990 e 1991); ao deixar os campos, abre um restaurante em Portugal e em 24/10/2006 torna-se técnico do INTERCLUBE/LUA (2006 a 2009), RAJA CASABLANCA/MAR (2009) e NAVAL/POR (2011).


BIA SEIDL FAZ 52 ANOS
Bia Seidl
MARIA BEATRIZ PARPINELLI SEIDL
Nascimento: 19/09/1961, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Ronnie Von (1984 a 1986, divórcio); tem 2 filhos: Daniel e Miranda
Atriz de teatro, TV (estréia em "Jogo da Vida", 1981) e cinema (estréia em "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz", 1984); destaca-se em seriados de TV como "Alma Gêmea" (2005), "Bicho do Mato" (2006 a 2007), "Duas Caras" (2007), etc.



CRISTIANO DA MATTA FAZ 40 ANOS
Cristiano da Matta
 CRISTIANO MONTEIRO DA MATTA
Nascimento: 19/09/1973, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Toninho da Matta (piloto automobilístico)
Músico (guitarrista) e piloto automobilistico; pratica ciclismo e natação e tem uma banda de rock: BLUE BALLS; começa a correr no kart (1989), ganhando diversas competições; campeão brasileiro de F-FORD (1993) e F-3 (1994); disputa a F-3000 (1996) e a INDY LIGHTS, onde se torna Novato do Ano (1997) e campeão (1998); migra para a CART (1999) e sendo campeão (2002); estréia na F-1 na TOYOTA (2003 a 2004) e retorna ao CART pela PKV RACING (2005), DALE COYNE RACING (2006) e RUSPORT; sofre grave acidente durante testes em Elkhart Lake, ao colidir com um cervo, ficar inconsciente e passar por uma cirugia cerebral, em coma induzido, no Theda Clark Medical Center, em Neenah, Wisconsin (03/08/2006); volta às pistas, mas tem que abandonar por mal-estar (05/2008); corre pela F-TRUCK na equipe IVECO (2010).


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO 

Um comentário:

  1. A cultura não tem preço e divulgar as façanhas de pessoas de ontem e de hoje nos diversos setores da sociedade só engrandece o Blog da MONGAGUÁ FM 92,5 - A NOSSA RÁDIO!

    ResponderExcluir