>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

*28/09/2013 - sábado* - E VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ...

*28/09/2013 - sábado*   
Dia Nacional da Liberdade de Expressão
O que seria do mundo se pensássemos igual, se todos tivessem o mesmo gosto musical, se todos apreciassem as mesmas cores. No mínimo, seria um mundo insosso.
A liberdade de expressão é fundamental para a convivência de seres humanos, sem o que seríamos muitos robôs caminhando pela vida, sem emoções.
Ele é garantia individual e protege a sociedade contra o arbítrio e as soluções de força.
Vale ressaltar que, quando se restringe a liberdade de um indivíduo, não somente o direito deste e atingido, mas também o de toda a comunidade de receber e debater as informações, Caracteriza-se, assim que a liberdade de expressão atinge o indivíduo e a interação da sociedade.
Na atual Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, várias inovações foram conferidas em relação a liberdade de manifestação do pensamento, dando maior amplitude no rol de direitos e garantias individuais. Em todas as suas formas, a liberdade de expressão e um direito fundamental e intransferível, inerente a todas a pessoas, e um requisito para a existência de uma sociedade democrática.
Costumo dizer que nascemos sós e vamos morrer sós. Somos únicos, cada qual com seu D.N.A e não podemos admitir nenhum tipo de censura ou de cerceamento.


Dia Nacional da Lei do VENTRE LIVRE - Criado por Lei Federal (Imperial) - Em 28 de setembro de 1871 a lei nº 2040 após ter sido aprovada pela Câmara, foi também aprovado pelo Senado. Embora tenha sido objeto de grandes controvérsias no Parlamento, a lei representou, na prática, um passo tímido na direção do fim da escravatura.
Art. 1o: Os filhos da mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei, serão considerados de condição livre.
Esse foi o primeiro passo para que em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel promulgasse a LEI ÁUREA, libertando todos os escravos.

DIA DA MÃE PRETA -  Afinal, o dia dela chegou; dia de homenagear um dos pilares na formação social e cultural da família brasileira nos séculos XVIII e XIX,a ama-de-leite,a mãe preta,que forjou a personalidade de muitas gerações de brasileiros,principalmente no Nordeste. As iaiás coloniais casavam muito cedo, não só para proteção contra os apelos da carne, como também pela escassez de mulheres brancas, indispensáveis á formação das famílias brasileiras.
A homenagem relaciona-se com a Lei do Ventre Livre.
Rendo minhas homenagens a essas mulheres extraordinárias, que tiraram o leite de seus filhos para alimentar e nutrir os filhos de seus algozes e lhes ensinou, além dos mistérios da vida, o amor, a confiança, as crenças e os valores que hoje são o alicerce das sociedades modernas. (fonte: www.portalsaofrancisco.com.br)


Dia da Lei dos Sexagenários, também chamada de Lei Saraiva-Cotegipe,  para marcar a data da "Lei do Sexagenário" (Lei Nº 3270 de 28 de setembro de 1885) ou "Lei Saraiva Cotegipe", que garantia a liberdade dos escravos com mais de 60 anos de idade.
Levava esse nome porque no projeto inicial constava a liberação dos escravos com 60 anos ou mais, só que os cafeicultores escravocratas conseguiram elevar a idade de liberdade para 65 anos.
Não tinha muito efeito prático, pois os escravos com tamanha idade não eram tão valorizados. Era muito difícil também que os escravos conseguissem viver sob as condições impostas até alcançar tal idade. Assim como a Lei do Ventre Livre, a Lei dos Sexagenários concedeu liberdade a mais uma parcela dos escravos, mas a aplicação prática de ambas era pouco relevante, mantendo o país marcado por sua base escravista. (fonte: diversas internet).


Dia mundial contra a RAIVA  – é comemorado desde 2007 em países de todo o mundo! É um excelente momento para tomar as medidas que podem ajudar a prevenir e controlar a raiva, tais como animais de estimação, incluindo a VACINAÇÃO de animais domésticos (cães, gatos, herbívoros) e a EDUCAÇÃO sobre como evitar a doença de animais silvestres que normalmente transmitem raiva (guaxinins, morcegos, gambás, raposas, lobos). Esta data é uma homenagem ao aniversário de morte do microbiologista francês Louis Pasteur, que faleceu em 28/09/1895 e que desenvolveu a vacina anti-rábica.


Dia do HIDRÓGRAFO - comemorado na Marinha do Brasil, para marcar a data do nascimento do marinheiro e hidrógrafo da Marinha brasileira, Manuel António Vital de Oliveira, em 28 de Setembro de 1829 e é considerado o patrono da hidrografia brasileira.
Hidrografia é uma parte da geografia  física que classifica e estuda as águas do planeta. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta. (fonte: wikipedia)


Dia Latino-Americano e Caribenho pela Legalização do Aborto - comemorado na América Latina e Caribe e instituído na Argentina em 1990 pelo 5º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, relacionado com a "Campanha 28 de setembro" pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos que, desde 1993, vem impulsionando ações nos diferentes países da região, pela humanização dos serviços de atenção à saúde, diminuição da mortalidade materna, descriminalização do aborto e acesso ao atendimento médico nos casos em que a lei permita. (www.olocutor.com).



DIA DE SÃO VENCESLAU, mártir “O Príncipe Santo”  - PATRONO DA REPÚBLICA CHECA.
Nasceu em 907. Seu pai, Vratislau, era duque da Boêmia.
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó (Ludmila), por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe (Boleslau) tornou-se violento e ambicioso. Com a morte do pai e pouca idade do santo herdeiro, a mãe má intencionada assumiu o governo. Sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925. Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe santo". Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera. Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado: protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas. Verdadeiro pai.
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual mas, infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do santo -, concordou com a trama contra o filho. Quando nasceu o primogênito do irmão Boleslau, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito". Isto ocorreu em 929. São Venceslau, rogai por nós! (fonte: cancaonova)


COISAS DE NORTE AMERICANOS: - Dia de Perguntar uma Pergunta Estúpida ou "Ask a Stupid Question Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, em alguns casos, celebrada no último dia de aula em setembro.



Aniversariantes 28/09 - Amigos do Facebook:  Ouça as 10, 12 , 18 e 20 horas uma homenagem pela 92.5 FM, ou pelo site 



Rodolfo Ronaldo

Meire Marangoni

 Reijane Teixeira



Aniversariantes 28/09 (menos famosos). www.projetovip.net 
HÁ 89 ANOS NASCIA MARCELLO MASTROIANNI
Marcello Mastroianni
MARCELLO VINCENZO DOMENICO MASTROJANNI

Nascimento: 28/09/1924, Fontana Liri, Latium Itália


Casamento: Flora Clarabella (1948 a 19/12/1996, sua morte): filha Barbara Mastroianni; tem outra filha, Chiara Mastroianni, com Catherine Deneuve

Falecimento: 19/12/1996, Paris, Ile-de-France, França
Causa: Câncer no pâncreas
Ator de cinema (estréia em "Marionette", 1939, não creditado) e teatro (estréia em 1948); "sex-symbol", destaca-se em filmes como "La Dolce Vita" (1960), "Divórcio à Italiana" (1961), "Os Girassóis da Rússia" (1969), etc.

BRIGITTE BARDOT FAZ 79 ANOS
Brigitte Bardot
BRIGITTE ANNE-MARIE BARDOT
Nascimento: 28/09/1934, 13:15 h, Paris, França

Filiação: Louis Bardot, engenheiro - família burguesa de boa situação; tem uma irmã: Marie-Jeanne

Casamento: Roger Vadim, diretor (20/12/1952 a 06/12/1957, divórcio); Jacques Charrier, comediante (18/06/1959 a 20/11/1962, divórcio): filho Nicholas-Jacques (11/01/1960); Gunter Sachs, industrial alemão (14/07/1966 a 01/10/1969, divórcio); Bernard d'Ormale (16/08/1992)
Modelo, cantora, atriz e "sex-symbol" cinematográfica (estréia em "Le Trou Normand", 1952); posa pela primeira vez para a revista "Elle" (1949); destaca-se em filmes como "Et Dieu Créa la Femme" (1956, "E Deus Criou a Mulher" - um escândalo na época), "La Vérité" (1960), "Viva Maria!" (1965), etc; tenta suicidar-se (anos 1960) e entra na fase de canções (1967) com sucessos (mais de 80) como "Harley Davidson", "Je t'aime moi non Plus", "Nue au Soleil", etc; serve de modelo para o busto de Marianne em todas as prefeituras francesas (1968); último filme: "L'histoire très Bonne et très Joyeuse de Colinot Trousse-Chemise" (1973); deixa a vida artística para dedicar-se a campanhas em prol dos animais (1973); denuncia o extermínio dos bebês focas no Canadá (1977), da matança de cobaias em laboratórios, dos gatos na Bulgária e métodos de abate para carne de corte; ganha o título de Cavaleiro da Legião de Honra do governo francês (1985) e sua fundação é declarada de utilidade pública (1986); escreve suas memórias (anos 1990, "Initiales BB") e "Un Cri dans le Silence" (pelo qual é condenada em 06/2004 por expressões racistas).

"Tive êxito na vida. Agora tento fazer da minha vida um êxito".  




EMILIANO QUEIROZ FAZ 75 ANOS
Emiliano Queiroz
EMILIANO DE GUIMARÃES QUEIROZ
Nascimento: 28/09/1938, Aracati, Ceará, Brasil
Ator de rádio, teatro, cinema (estréia em "O Lamparina", 1964) e TV (estréia em "Eu Amo esse Homem", 1964); destaca-se em filmes como "Vidas Estranhas" (1968), "A Navalha na Carne" (1969), "A Difícil Vida Fácil" (1972), etc. e em telenovelas como "Véu de Noiva" (1969), "Pecado Capital" (1975), "O Bem Amado" (1980), etc; KIKITO de ouro de Ator no Festival de Gramado por "Stelinha" (1990); faz mais de 100 telenovelas da Rede GLOBO.




HÁ 71 ANOS NASCIA TIM MAIA
Tim Maia
SEBASTIÃO RODRIGUES MAIA
Nascimento: 28/09/1942, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 15/03/1998, CTI do Hospital Antonio Pedro, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infecçãogeneralizada (após sentir-se mal 7 dias antes, durante a gravação da primeira música para um show de TV, no Teatro Municipal de Niterói, em conseqüência de um edema pulmonar, seguido de parada cardio-respiratória)
Músico (violonista, pianista e baterista), cantor e compositor popular; tem uma infância dura, entregando quentinhas preparadas por sua mãe, cozinheira; participa de uma banda de "rock" ao lado de Roberto Carlos (1959); forma as bandas TIJUCANOS DO RITMO, THE SPUTNIK e THE SNAKES e vai para os Estados Unidos (1959), de onde é deportado por envolvimento bebida e drogas (1963); começa carreira solo (1968); tem sua música "Não vou Ficar" gravada por Roberto Carlos (1969), abrindo-lhe as portas para o sucesso; primeiro LP: "Tim Maia" (1970); cria sua própria gravadora (anos 1970); tido como "rei da 'soul music' nacional", é autor de músicas como "Primavera", "Vale Tudo", "Não Quero Dinheiro", etc, destacando-se com canções como "Me Dê Motivo", "Descobridor dos Sete Mares", "Gostava Tanto de Você", etc; Jorge Ben Jor chama-o de "Síndico".
“Não fumo, não bebo e não cheiro. Só minto um pouco.” 

MAURÍCIO KUBRUSLY FAZ 68 ANOS
Maurício Kubrusly
MAURÍCIO KUBRUSLY
Nascimento: 28/09/1945, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista; começa a carreira no "Jornal do Brasil" (Rio de Janeiro), indo para São Paulo como diretor da sucursal paulista; editor de pauta e espetáculos do "Jornal da Tarde" e diretor da Rádio EXCELSIOR FM; dirige a revista "Somtrês" (primeira voltada para música no país); estréia o quadro "Me Leva Brasil" no programa de TV "Fantástico" (2000, Rede GLOBO) e lança um livro homônimo (2005); cobre eventos esportivos, musicais e de entretenimento.



ROBERTA MIRANDA FAZ 57 ANOS
Roberta Miranda
MARIA ALBUQUERQUE MIRANDA

Nascimento: 28/09/1956, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Cantora popular e sertaneja, compositora e apresentadora de TV.







GUTA STRESSER FAZ 41 ANOS
Guta Stresser
MARIA AUGUSTA LABATUT STRESSER
Nascimento: 28/09/1972, Curitiba, Paraná, Brasil
Filiação: Ronald Sanson Stresser e Diva Maria Ferracha Labatut
Atriz de teatro (1983), cinema (estréia em "A Partilha", 2001) e TV (estréia com a personagem BEBEL no seriado "A Grande Família", da Rede Globo); destaca-se em peças como "O Vampiro e a Polaquinha", "O Casamento", "Primeira Chuva no Deserto", etc. e em filmes como "Nina" (2004), "Redentor" (2004), "Vingança" (2008), etc.




HILARY DUFF FAZ 26 ANOS
Hilary Duff
HILARY ERHARD DUFF
Nascimento: 28/09/1987, Houston, Texas, Estados Unidos
Filiação: Robert Duff e Susan
Cantora e atriz de TV (estréia em "Chiquititas", 1998) e cinema (estréia em "Human Nature", 2001); destaca-se em filmes como "Agent Cody Banks" (2003), "A Cinderella Story" (2004), "The Perfect Man" (2005), etc. e em seriados de TV como "Chicago Hope" (2000), "Lizzie McGuire" (2001), "George Lopez" (2003), etc; sucesso com canções como "Santa Claus Lane", "



                  DEP. MÁRCIO FRANÇA E DOMÊNICO
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO

3 comentários:

  1. LIBERDADE DE EXPRESSÃO:"Não concordo com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até à morte o teu direito de dizê-las" (VOLTAIRE) - pena que muitos foram "amordaçados", exilados, torturados durante o Governo Militar que não aceitava a DEMOCRACIA!

    ResponderExcluir
  2. radamés macuco mosca28 de setembro de 2013 10:33

    A T E N Ç Ã O @MONGAGUÁ FM 10:30h DE SÁB. 28.92013 AGORA NA TV SENADO ESTÁ SENDO DEBATIDA A DIGITALIZAÇÃO DE RÁDIOS FM E AM @VANISA RAZUK E @DOMÊNICO VICENTE DOMÊNICO E @SÉRGIO RODRIGGUEZ Apenas um tocador de gaita

    ResponderExcluir
  3. DIA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO:
    A sociedade é muito hipócrita! Quem tem condições financeiras resolve seus problemas. Quem não tem procura "curiosas" e morrem de hemorragia... Era preferível a pessoa ter o livre arbítrio de chegar num médico e dizer se está ou não preparada para a maternidade do que se submeter a processos com resultados letais! hel mac mos

    ResponderExcluir