>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

*27/09/2013 - sexta-feira* - FRANCISCO ALVES, UMA HOMENAGEM e +

*27/09/2013 - sexta-feira*

1952 - A morte do 'Rei da Voz', Francisco Alves

Jornal do Brasil: Terça-feira, 29 de setembro de 1952

O maior cantor brasileiro de todos os tempos, Francisco Alves, morreu em um desastre de automóvel na Via Dutra, no Estado de São Paulo, quando viajava em direção ao Rio de Janeiro. Seu carro chocara-se com um caminhão em plena rodovia, e, explodindo o motor, as chamas envolveram o veículo carbonizando o corpo do querido artista. Seu primo Haroldo Alves, estudante que o acompanhava na viagem, foi projetado à grande distância no momento da colisão, escapando com vida, porém em estado grave.

Francisco Alves era carioca, filho de José Alves e Isabel Alves nasceu nesta capital, à rua da Prainha, na Gamboa, em 19 de agosto de 1898, contando portanto com 54 anos de idade.
Encontrava-se em plena mocidade, a julgar pelo seu espírito sempre alegre, e pela intensa atividade que desenvolvia na arte que elegera.

O nome de Francisco Alves atravessara as fronteiras do Brasil. Era considerado um grande intérprete de Carlos Gardel, o saudoso cantor de tango argentino de quem ele era grande admirador. Amigo de todos os que se iniciavam carreira do rádio, protegia e encaminhava às emissoras os que lhe pediam amparo.

Além de artista era um apaixonado turfista, proprietário de vários cavalos de corrida.

Era contratado da Rádio Nacional, em cujo elenco artístico estava há dez anos. Tão logo chegou a notícia do falecimento de Chico Alves, a emissora suspendeu a sua programação habitual em sinal de luto. As demais emissoras homenagearam igualmente a sua memória fazendo ouvir os seus discos, inclusive a Rádio Jornal do Brasil, que sentiu profundamente a morte do artista das multidões.

Brasil canta Adeus a Chico Alves

Jornal do Brasil: Edição Especial Jornal do Século
"Adeus, adeus, adeus / Cinco letras que choram / Num soluço de dor".
A canção de Silvino Neto foi o fundo musical da despedida de Francisco Alves, o Rei da Voz. Sua morte arrancou lágrimas no Brasil inteiro.

Os seus restos mortais foram transportados para esta capital durante a noite, e no dia seguinte filas intermináveis passaram diante do seu esquife, multidões compungidas, chorosas, saudosas do seu ídolo desaparecido.

Quem conhecia o artista que se impôs pelos seus predicados vocais e pelos dotes do seu coração, sentiu profundamente o acontecimento que o destino determinara. (jblog.com). 




Dia da MPB ou Música Popular Brasileira - comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do cantor brasileiro, Francisco Alves, ocorrida em 27 de setembro de 1952.

Francisco Alves
FRANCISCO DE MORAES ALVES
Nascimento: 19/08/1898, Rua da Prainha (atual Conselheiro Saraiva), Saúde, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: José (dono de botequim) e Isabel - portugueses
Casamento: Perpétua Guerra Tutoya, "Ceci" (24 de maio de 1920, somente por uma semana); junta-se com Célia Zenatti (por 28 anos)
Falecimento: 27/09/1952, 17:30 h, Rodovia Presidente Dutra, Km 275, entre Pindamonhangaba e Taubaté, São Paulo, Brasil
Causa: Desastre de automóvel, quando vinha para o Rio de Janeiro depois de um show em São Paulo e colide seu BUICK a mais de 130 km/h contra um caminhão que vem na contra-mão, incendiando-se (com ele estava o amigo Haroldo Alves, que é cuspido e levado para a Santa Casa de Taubaté, em coma)
Cantor popular, tido como o "Rei da Voz" e conhecido como "Chico Alves" e "Chico Viola", estréia artisticamente num circo, no Méier (1918); grava o primeiro sucesso em 1919 ("Pé de Anjo"), sendo o primeiro artista brasileiro a usar o processo de gravação elétrico; estréia no cinema em "Coisas Nossas" (1931); inaugura o gênero samba-exaltação (1939) com "Aquarela do Brasil" e tem sucessos como "Ora Vejam Só" (de Sinhô), etc; grava quase 500 discos em 78 rotações e deixa uma fortuna avaliada na época em Cr$ 10.000.000.



Dia do Cantor Intérprete para marcar a data da morte do cantor brasileiro, Francisco Alves, ocorrida em 27 de setembro de 1952.  Quem canta seus males espanta, já diz o ditado popular. Além de espantar os males, é capaz de reunir multidões.





Dia da Festa de São Cosme e São Damião - comemorado em louvor a esses 2 irmãos gêmeos, que são considerados Protetores das crianças e Padroeiros dos cirurgiões, farmacêuticos, faculdades de medicina, além de também serem celebrados nas religiões afro-brasileiras onde são associados aos IBEJIS, que são gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.





Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos - comemorado no Brasil em louvor a São Cosme e São Damião, que também são tidos como padroeiros dos transplantes, por haverem amputado uma perna gangrenada de um sacristão de pele branca e transplantado em seu lugar uma perna de pele negra retirada de um etíope, então recém-falecido, no que é considerado o 1º transplante de órgãos da humanidade, cujo milagre foi retratado por volta do ano 1500 num quadro atribuído ao pintor espanhol, Fernando Del Rincón.  





Dia do EncanadorÉ responsabilidade dele fazer instalações de sistemas de tubulações para possibilitar a condução de ar, água, gás, vapor, petróleo e outros fluidos, a indústria, residências e outros locais, assim como a implantação de redes de esgotos e outras similares. 






Dia Mundial do Turismo - para marcar a data da adoção dos estatutos da Organização Mundial de Turismo - OMT, ocorrida em 27/09/1970. O turismo é uma indústria que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. Há vários tipos de turismo: ecológico, religioso, cultural, de aventura, etc.

Dia do Bacharel em Turismo também conhecida como Dia do Turismólogo e que está relacionada com o profissional formado em curso superior de turismo no Brasil.



Dia Nacional dos Vicentinos - Em homenagem a São Vicente de Paula, fundador da Ordem dos Vicentinos.  Frei Vicente de Paula expressou a caridade em sua plena e total doação. Faleceu em 27 de setembro de 1660.

São Vicente
de Paulo

SÃO VICENTE DE PAULO
Nascimento: 24/04/1581, aldeia de Pouy, perto de Dax, sul da França
Filiação: João de Paulo e Bertranda de Morais
Falecimento: 27/09/1660, França
Religioso católico, ordenado padre em 23/09/1600; funda as congregações das "Damas da Caridade" (08/12/1617), da "Missão" (25/01/1625, lazarista) e das "Filhas da Caridade" (29/11/1633, com Santa Luisa de Marillac); tido como o "Pai dos Pobres" e patrono de todas as Obras de Caridade (1883).
"A perfeição não consiste na multiplicidade das coisas feitas, mas no fato de serem bem feitas"



Dia Nacional do Idoso - comemoração de brasileiros em louvor a São Vicente de Paula, que é tido como o "Pai da Caridade" e que faleceu em 27 de setembro de 1660.
Dia da Caridade Católica - comemorado em louvor a São Vicente de Paula, que é tido como Padroeiro de todas as Obras de Caridade da Igreja Católica e que faleceu em 27 de setembro de 1660.


Nascimento de ATHENA - deusa da sabedoria (Mitologia Grega). Athena é a deusa grega da sabedoria e celebra-se hoje seu nascimento. Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata e concentre-se na chama refletida. Essa chama acenderá em você a luz do conhecimento e sabedoria. (fonte: bruxaguinevere)


NA HISTÓRIA:

No dia 27 de setembro, precisamente há 188 anos, em 1825, pela primeira vez uma locomotiva a vapor - a "Locomotion" - construída por George Stephenson, movimentou uma composição ferroviária, lotada de passageiros.
Para essa viagem inaugural, vinte e um carros, doze dos quais lotados com carvão e sacos de farinha, foram engatados em seqüência, sob a ansiosa expectativa de milhares de pessoas que cercavam o palco de tão extraordinário espetáculo, e que vibraram intensamente quando os diretores e proprietários da Companhia de Estradas de Ferro Stockton-Darlington tomaram lugar no vagão especial, logo atrás da locomotiva, dando sinal para a partida.
Apesar de se ter preparado lugar somente para 300 passageiros, mais de 500 pessoas conseguiram, em meio do tumulto, encontrar um lugar, sentados ou em pé, enquanto outras dezenas de milhares de curiosos, ao longo da linha, testemunhavam o acontecimento que ia entrar para a história como uma das mais surpreendentes conquistas da humanidade. (saiba mais: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102z22.htm) 


Aniversariantes 27/09 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas, ou pelo site







 THAMY CRISTINA

 THAYS SILVA

BÁRBARA LOIRINHA 


CAMILA PEREIRA 

Aniversariantes 27/09 (menos famosos)
. www.projetovip.net 
LEMBRANDO FIORI GIGLIOTTI
Fiori Gigliotti
 FIORI GIGLIOTTI
Nascimento: 27/09/1928, Barra Bonita, São Paulo, Brasil
Filiação: Angelo Gigliotti e Rosaria Palmezan - ambos de descendência italiana
Casamento: Adelaide (filhos Marcelo e Marcos)
Falecimento: 08/06/2006 (um dia antes do jogo inaugural da Copa do Mundo), Hospital Alvorada, Moema, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos (internado desde 30/07/2006 com problemas de úlcera e próstata)
Radialista e locutor esportivo (estréia no rádio, 1947); trabalha nas rádios CLUBE DE LINS, BANDEIRANTES, PANAMERICANA, TUPI, RECORD e CAPITAL; narra jogos de 10 Copas do Mundo de Futebol e é autor de frases lapidares como "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "Aguenta coração!", "Crepúsculo de jogo", etc; ao longo da carreira recebe 162 títulos de cidadania em todo o Brasil.


DENIS CARVALHO FAZ 68 ANOS
Dennis Carvalho
 DENNIS CARVALHO
Nascimento: 27/09/1946, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Djanira
Casamento: Bete Mendes; Maria Tereza Schmidt; Christiane Torloni (divórcio): gêmeos Leonardo e Guilherme); Monique Alves (divórcio): filha Tainá (1981); Ângela Figueiredo; Tássia Camargo; Déborah Evelyn (1989 a 2012, separação): filha Luiza (1994)
Ator, dublador e diretor, estréia artísticamente na TV Paulista (atual TV Globo), na novela "Oliver Twist" (1958); dubla seriados como "Rin-Tin-Tin", "Rota66", "77 Sunset" e "Jornada nas Estrelas"; engaja-se definitivamente na vida artística em 1964, em telenovelas da TV TUPI (estréia em "As Aventuras de Eduardinho", 1966); estréia no cinema em "Elas" (1970); estréia como diretor na novela "Sem Lenço, Sem Documento" (1977 a 1978); destaca-se na Rede Globo, dirigindo novelas como "Corpo a Corpo" (1984 a 1985), "Vale Tudo" (1988 a 1989), "Pátria Minha" (1994 a 1995), etc.


CACO CIOCLER FAZ 42 ANOS
Caco Ciocler
CARLOS ALBERTO CIOCLER
Nascimento: 27/09/1971, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Filho Bruno com Lavínia Lorenzon
Ator de TV (estréia na novela "O Rei do Gado", 1996), cinema (estréia em "Caminho dos Sonhos", 1999) e teatro; destaca-se em filmes como "Caminho dos Sonhos" (1998), "Avassaladoras" (2002), "Sexo, Amor e Traição" (2004), etc. e em novelas da TV GLOBO como "Pecado Capital" (1998), "Chocolate com Pimenta" (2003 a 2004), "Páginas da Vida" (2006 a 2007), etc; APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo) de Revelação por "O Rei do Gado" (1996).


GWYNETH PALTROW FAZ 41 ANOS
Gwyneth Paltrow
GWYNETH KATE PALTROW
Nascimento: 27/09/1972, Los Angeles, California, Estados Unidos
Filiação: Bruce Paltrow e Blythe Danner
Casamento: Chris Martin (05/12/2003): filhos Apple Blythe Alison (14/05/2004) e Moses Bruce Anthony (10/04/2006)
Atriz cinematográfica (estréia em "Shout", 1991, "Dois Corações, Uma Só Batida") e TV (estréia em "Cruel Doubt", 1992); destaca-se em filmes como "Se7en" (1995, "Seven - Os Sete Crimes Capitais"), "Hush" (1998, "Segredo de Sangue"), "Possession" (2002, "Possessão"), etc; OSCAR e GOLDEN GLOBE de Atriz por "Shakespeare in Love" (1998, "Shakespeare Apaixonado"); indicada ao de Atriz por "Proof" (2005, "A Prova").


DANILO GENTILI FAZ 34 ANOS
Danilo Gentili
DANILO GENTILI
Nascimento: 27/09/1979, Santo André, São Paulo, Brasil
Humorista, escritor, desenhista e empresário; formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na UniABC (2003), cria a Comédia ao Vivo (2006 - show de humor); tem uma coluna semanal no jornal "Metro", atua na TV e entra para a equipe do CQC (Custe o Que Custar), na Rede BANDEIRANTES; apresenta o programa "Agora é Tarde" (2011, Rede BAND).




AVRIL LAVIGNE FAZ 29 ANOS
Avril Lavigne
AVRIL RAMONA LAVIGNE
Nascimento: 27/09/1984, Napanee, Belleville, Ontario, Canadá
Filiação: John Lavigne e Juddy
Casamento: Deryck Whibley (15/07/2005); Brody Janner
Musicista (guitarrista, pianista e baterista), cantora e compositora "pop rock"; começa cantando "gospel" e "country"; primeiro álbum: "Let Go" (2002); sucesso com canções como "Under My Skin", "Take Me Away", "Freak Out", etc.




IN MEMORIAM - EDGARD DEGAS 
Pintor francês
Edgard Degas
19 de junho de 1834, Paris (França)
27 de setembro de 1917, Paris (França)
Pintor e escultor francês  Ligado ao impressionismo, destaca-se pelo estudo apurado do movimento e fica conhecido como o pintor das bailarinas. Hilaire-Germain-Edgar Degas nasce em Paris. De família abastada, abandona o curso de direito e ingressa em 1855 na Escola de Belas-Artes. No ano seguinte vai estudar a pintura do Quattrocento na Itália, onde permanece até 1860.
Compõe obras de observação psicológica, como retratos de família (Retrato de Família de Belleli, 1860-1862). De volta à França, interessa-se pela pintura histórica e conhece Édouard Manet e outros impressionistas.
Em 1870 é influenciado pelas cores do impressionismo, pela perspectiva paralela e pelas estampas japonesas. No ano seguinte, porém, abandona as paisagens rurais e adota o realismo em pinturas e desenhos, retratando cenas do cotidiano urbano, como em Após o Banho (1898) e As Passadeiras de Roupa (1884), entre outras obras.
A partir de 1880, com a progressiva perda da visão, isola-se dos amigos e passa a se dedicar à criação de suas pequenas esculturas, principalmente nus femininos, cavalos e bailarinas. A mais famosa delas é Bailarina de Catorze Anos (1881). Morre em Paris.(fonte: algosobre)


MARCELO STRAMA E DOMÊNICO
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO


Um comentário:

  1. Na época dos cantores da "Velha Guarda" não havia essa parafernália de aparelhagem. FRANCISCO ALVES e os demais cantavam e soltavam a voz encantando todos!
    SÃO VICENTE DE PAULO na época da "Peste Negra" arregimentou mulheres para ajudá-lo a queimar as vestes das pessoas e ensinou a ferver as roupas, que era o processo para esterilizá-las, salvando muitas pessoas daquela terrível doença! Por isso que é um SANTO!

    ResponderExcluir