>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 9 de fevereiro de 2014

*09/02/2014 - domingo* - ARY BARROSO, UMA HOMENAGEM...

*09/02/2014 - domingo*
Documentário sobre a vida e obra do compositor Ary Barroso. Direção de Dimas Oliveira Junior e Luis Felipe Harazim. Realização REDE STV SESC SENAC .

HÁ 50 ANOS, EM 09/02/1964, MORRE  Ary Barroso em pleno CarnavalAry Barroso, 60 anos, faleceu, vítima de cirrose hepática, em pleno domingo de Carnaval, festa cujo prestígio ele ajudou a firmar através de sambas e marchas que o povo entoará a vida inteira. Ary Barroso. Campanella/CPDoc JB


Nascido em 1903, na cidade mineira de Ubá, ficou órfão cedo e foi criado pela tia Rita, que o ingressou no meio musical.


Começou fazendo fundo ao piano nas sessões de cinema mudo. Chegou ao Rio nos anos 20 onde lançou as composições Eu vou à Penha e Vamos deixar de Intimidade. Bem recebidas pela crítica e pelo público, fizeram parte do seu primeiro disco, lançado em 1928.

Exaltou as belezas brasileiras, principalmente a Bahia - terra que cantou e decantou em seus sambas: Terra de IaiáNo tabuleiro da baiana Quando eu penso na Bahia. O reconhecimento maior chegou Aquarela do Brasil. Ary renovou a música popular brasileira, ao incorporar ritmos só conhecidos em instrumentos de percussão. As inovações seguiram nas composições posteriores, como Os Quindins de IaiáMorena boca de ouro e Terra seca, que  invadiram as rádios, na voz de intérpretes como Carmem Miranda e Sílvio Caldas.

O sucesso atravessou fronteiras e a convite de Walt Disney foi para em Hollywood para musicar o filme Você Já Foi a Bahia?. Compôs cerca de 500 músicas sozinho e com parceiros, como Noel e Lamartine.

A marca registrada no futebol
Além de músico, foi locutor e cronista de esporte, sua outra grande paixão. Irreverente e peculiar em suas narrações, teve uma carreira marcadas por pitorescos episódios. Ficou conhecido por soprar uma gaita-de-boca toda vez que marcava-se um gol durante os jogos.

Nada imparcial, entoava com muito mais entusiasmo quando o gol era do Flamengo, seu clube de coração, para delírios dos torcedores rubro-negros. A estréia da gaitinha aconteceu num jogo entre Vasco e São Cristovão, em que os vascaínos venceram por sete a um. (jblog.com.br). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário