>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

*11/02/2014 - terça-feira* - OSWALDO CRUZ e WHITNEY HOUSTON são homenageados...

*11/02/2014 - terça-feira*
11 DE FEVEREIRO DE 1917, MORREU O BRASILEIRO OSVALDO CRUZ

Estátua de Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro.
OSVALDO CRUZ
Nascimento: 05/08/1872, São Luis do Paraitinga, Vale do Paraíba, São Paulo, Brasil
Filiação: Bento Gonçalves Cruz e Amélia Taborda Bulhões
Casamento: Emília Fonseca (1893): 6 filhos
Falecimento: 11/02/1917, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência renal
- Médico, higienista e cientista, fundador da Medicina Experimental no Brasil, pioneiro no estudo das moléstias tropicais e saneador do Rio de Janeiro; funda o Instituto Soroterápico (atual Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZ), na Fazenda de Manguinhos, Rio de Janeiro (1908); membro da ABL (Academia Brasileira de Letras, 1912); Prefeito de Petrópolis (1916).(fonte:http://www.projetovip.net/0211.htm)

Casa onde nasceu Osvaldo Cruz, em São Luís do Paraitinga, São Paulo.
Quase 90 anos depois de sua morte, pesquisas apontam Oswaldo Cruz como o símbolo do médico e do cientista brasileiro. Ele ganhou a fama ao vencer a febre amarela: flagelo que, no final do século XIX, transformou o Rio de Janeiro num “porto maldito”.
Combateu também a varíola e a peste bubônica. 

Capa da Revista da Semana (outubro de 1904) sobre a Revolta da Vacina.
Em sua trajetória foi ferozmente atacado por causa de suas campanhas sanitárias. Teve que enfrentar não só as doenças, como a incompreensão de seus contemporâneos. A vacinação obrigatória contra a varíola, por ele proposta, provocou violenta revolta no Rio, em 1904. 
Graças à obstinação desse médico, a vacinação se tornou prática corriqueira no Brasil e a preocupação com a saúde pública se implantou em definitivo.

Sua face em uma moeda de 400 réis de 1936.

Oswaldo Cruz morreu de insuficiência renal em 11 de fevereiro de 1917, em Petrópolis, com apenas 44 anos.
HOMENAGENS:
Na cidade do Rio de Janeiro, uma estação de trem, uma avenida, um bairro e diversas escolas têm o nome de Osvaldo Cruz, além do Instituto Soroterápico (atual FIOCRUZ), por ele fundado. Um município do estado de São Paulo também tem o seu nome.
Em 1909, quando Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana (popularmente conhecida como "doença de Chagas") batizou-o com o nome de "Trypanosoma cruzi", em homenagem a Osvaldo Cruz.
Homenageado na capital de São Paulo, com o logradouro Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista.
Em 1913 foi fundado o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, entidade representativa dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Em 1936 o sanitarista teve a sua efígie cunhada na moeda brasileira de 400 réis, e, em 1986, impressa nas notas de Cz$ 50,00 (cinqüenta cruzados).
Em 1983, a Marinha do Brasil homenageou-o com o NAsH Oswaldo Cruz (U-18), que opera nos rios da Amazônia a partir da cidade de Manaus.
Em 2003, Marcos Palmeira interpretou o sanitarista no curta metragem de Silvio Tendler Oswaldo Cruz – O Médico do Brasil. (wikipedia) 


2 ANOS SEM WHITNEY HOUSTON


Cantora Whitney Houston morre aos 48 anos

Artista tinha 48 anos e cantou hits como 'I will always love you'.
Ela foi encontrada morta em hotel de Los Angeles.

Whitney Houston por volta dos anos 90.

Whitney Houston
WHITNEY ELIZABETH HOUSTON
Nascimento: 09/08/1963, 20:55 h, East Orange, Newark, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Cissy Houston
Casamento: Bobby Brown, cantor de "soul" (18/07/1992 a 09/2006, divórcio): filha Bobbi Kristina (03/1993)
Falecimento: 11/02/2012, 22:55 h (horário de Brasília; 15:55 horário local), Beverly Hilton Hotel, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Overdose (mistura de cocaína, calmante XANAX, outros remédios e álcool)
Musicista, cantora e compositora "pop" e atriz cinematgráfica (estréia em "The Bodyguard", 1992); inicia cantando "gospel" em cultos batistas; primeiro disco: "Hold Me" (1984); primeiro álbum: "Whitney Houston" (14/02/1985); faz sucesso nos anos 1980 a 1990, com músicas como "You Give Good Love" (1985), "How Will I Know", "All At Once", etc; ganha vários GRAMMY, AMERICAN MUSIC AWARDs, EMMY, etc; internada num centro de desintoxicação para tratar de sua longa dependência de drogas e álcool (05/2011), vê-se falida, sendo ajudada por sua gravadora.



Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos - A Igreja Católica celebra, dia 11 de fevereiro o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos e o Dia Mundial do Enfermo, instituido em 1991 pelo Papa João Paulo II. A devoção a Nossa Senhora de Lourdes surgiu na França, em 11 de fevereiro de 1858, quando Nossa Senhora apareceu numa gruta, em Lourdes, França, a uma jovem e humilde camponesa de quatorze anos, Bernadette Soubirous. Revelou-lhe que era a “Imaculada Conceição”, precisamente, quatro anos após a proclamação do dogma, pelo papa Pio IX.
Pediu-lhe que bebesse água da fonte, mas no local não havia senão um pouco de água barrenta. Foi então que a menina escavou com as mãos e brotou a água, origem da fonte onde vários milagres de cura, desafiando a ciência, acontecem até hoje.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por todos os doentes, especialmente os mais desamparados (http://nslourdes.blogspot.com/2011/01/nossa-sra-de-lourdes-padroeira-dos.html)
Dia Mundial do Enfermo ou "World Day of the Sick" - comemoração instituída em 13 de maio de 1992 pelo Papa João Paulo II, por ser 11 de fevereiro, a data em que os Católicos comemoram a data do início das Aparições de Nossa Senhora de Lourdes, que foram testemunhadas entre os dias 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858 pela camponesa francesa, Santa Bernadete Soubirous, então com 14 anos de idade, nas proximidades da cidade francesa de Lorda ou Lourdes. (datasdodia.net).
Dia da Independência do Vaticano - Dia 11 de fevereiro comemoram-se 84 anos da criação do Estado do Vaticano, o menor do mundo, com 0,44 quilômetro quadrado. A região teve sua autonomia reconhecida em 1929. Governado pelo papa, o Vaticano é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana.
História - As terras ocupadas hoje pelo Vaticano foram doadas para a Igreja Católica em 756, por Pepino, o Breve, rei dos francos.  A independência do Vaticano só foi reconhecida em fevereiro de 1929, por meio do Tratado de Latrão, assinado pelo ditador fascista Benito Mussolini e o papa Pio 11.  Nesse tratado, a Itália reconheceu a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável. Por outro lado, a Igreja Católica renunciava aos territórios que havia possuído na Idade Média e reconhecia Roma como capital da Itália. Governado atualmente pelo papa Bento 16, o Vaticano é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana. A segurança é feita pelos soldados da Guarda Suíça, criada no século 15. http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u495908.shtml
Dia Nacional do Inventor ou "National Inventor Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, conforme proclamação 5013 de 1983, para marcar a data do nascimento do inventor norte-americano, Thomas Edison, que veio ao mundo em 11/02/1847, e é detentor de mais de mil patentes relativas a seus inventos (datasdodia.net).
Thomas Edison
THOMAS ALVA EDISON
Nascimento: 11/02/1847, Milan, Ohio, Estados Unidos
Falecimento: 18/10/1931, West Orange, New Jersey, Estados Unidos
Causa: Uremia
Inventor do fonógrafo (1878), faz a primeira gravação de áudio: o trecho inicial da canção infantil "Mary Had a Little Lamb"; acluófobo (medo do escuro), inventa a lâmpada incandescente (1880); com um QI (Quociente de Inteligência) de cerca de 240, inventa o microfone, mimeógrafo, etc. (registra 1.093 patentes, ainda que nem todas sejam de inventos de sua autoria); conhecido como o "Mágico de Menlo Park".
Últimas palavras: "É muito lindo ali!" (enquanto olha para a paisagem pela janela).
"Ciência compõe-se de 10% de inspiração e 90% de transpiração".

Dia do Zelador e do Trabalhador de Edifícios  - O zelador tem uma grande importância na segurança das pessoas, principalmente nos dias atuais. São eles que zelam das pessoas e do patrimônio de edifícios, sejam comerciais, de apartamentos ou de estabelecimentos como igrejas.
Além de manter a ordem e garantir a segurança, o zelador é, por natureza, um acumulador de funções, uma espécie de “faz de tudo”. São tantos os afazeres de um zelador que, caso trabalhe em um prédio, é sua obrigação acender e apagar lâmpadas; verificar o fechamento de portas e janelas; controlar circulação de pessoas e veículos; relatar as condições das instalações; prevenir incêndios; solicitar reparos; comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos; cuidar das plantas; limpar piscinas… ufa!!!!! A vida de um zelador não é fácil!
Por isso no dia de hoje, esta pessoa que zela por nós diariamente, merece os nossos votos de felicidades!
http://www.sindiconet.com.br/4159/informese/noticias/homenagem/11-de-fevereiro_dia-do-zelador
Dia Nacional do Japão - com a sua fundação datada de 660 A.C. São quase 2700 anos de história.
SEMPRE É BOM SABER:
Dia Europeu do 112 - instituído para informar os cidadãos da União Europeia sobre o número de emergência na Europa, que é o 112 e dá acesso gratuito a todos os serviços europeus de emergência (bombeiros, polícia e serviços médicos), em qualquer um dos países da EU - União Européia, a partir de telefones fixos, celulares ou telefones públicos, a qualquer hora do dia ou da noite, mas ainda não é habitualmente lembrado por uma boa parcela da população do continente europeu. (datasdodia.net)


Aconteceu na história:


11/02/1922 Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil.


11/02/2010 – Pela primeira vez na história do Brasil, um Governador de Estado é preso no exercício do mandato. José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal é preso pela Policia Federal, acusado de corrupção.


ANIVERSARIANTES 11/02 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site





Aniversariantes 11 de fevereiro (menos famosos)
www.projetovip.net
HÁ 110 ANOS NASCIA AMADOR AGUIAR
Amador Aguiar

AMADOR AGUIAR
Nascimento: 11/02/1904, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Filiação: João Antonio Aguiar, lavrador; tem 11 irmãos
Casamento: Elisa (até 1986, viúvo): tem um casal de filhos que faleceram antes de completar um ano e 3 filhas adotivas: Lia, Lina e Maria Ângela; Cleide Campaner, funcionária da Fundação BRADESCO); tem ainda um relacionamento com Maria Antonieta Carneiro de Mello, “Nenê” (secretária da diretoria do BRADESCO)
Falecimento: 21/01/1991, São Paulo, São Paulo, Brasil
Empresário e banqueiro; trabalha na agricultura (1916) até fugir para Bebedouro (1920, São Paulo), empregando-se num restaurante e depois numa tipografia, onde perde o indicador numa máquina de impressão; office-boy do BANCO NOROESTE (1926, Birigui), torna-se gerente (1928); especializando-se em finanças, adquire a Casa Bancária Almeida (1943, em sociedade com amigos, em Marília), rebatizando-a de Banco brasileiro de Descontos (BRADESCO); nos anos 1950 faz da empresa o maior banco privado do país, com recordes de depósitos à vista; deixa a administração em 1990.
"Sou um homem simples. Nasci e me criei na roça e vou morrer simples".





HÁ 97 ANOS NASCIA SIDNEY SHELDON
Sidney Sheldon
SIDNEY SCHECHTEL
Nascimento: 11/02/1917, Chicago, Illinois, Estados Unidos
Casamento: Jane Harding Kaufman (1947 a 1947, divórcio); Jorja Curtright (28/03/1951 a 11/05/1985, sua morte): 1 filho; Alexandra Sheldon (14/10/1989 a 30/01/2007, sua morte
Falecimento: 30/01/2007, Rancho Mirage, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Complicações pós pneumonia
Escritor, roteirista teatral, de TV e cinema (estréia em "South of Panama", 1941), além de produtor cinematográfico (estréia em "The Buster Keaton Story", 1957); começa a escrever seus "best-sellers" aos 50 anos; cria o seriado "Jeannie é um Gênio" (anos 1960); primeiro romance: "The Naked Face" (A Face Nua), 1969; vende mais de 275.000.000 de livros em todo o mundo, traduzidos em 51 línguas e distribuidos em 180 países; único escritor a receber os 4 mais cobiçados prêmios culturais: OSCAR (cinema), EMMY (TV), TONY (teatro) e o EDGAR (literatura); autor de "best-sellers" como "Um Estranho no Espelho" (1976), "Lembranças da Meia-Noite" (1990), "O Céu está Caindo" (2000), etc.


HÁ 97 ANOS NASCIA BABY PIGNATARI
Baby Pignatari
FRANCISCO MATARAZZO PIGNATARI
Nascimento: 11/02/1917, Nápoles, Itália
Filiação: Giulio Matarazzo, médico e Lydia (Condessa)
Casamento: Marina Parodi Delfino, "Mimosa" (filho Giulio Cesare, 1940-13/02/1987, dependente de drogas); Nelita Alves de Lima (até 1957, divórcio); Princesa Ira von Furstenberg (1961 a 1964); Maria Regina Fernandes (26/02/1971 a 07/10/1977, divórcio); tem relacionamentos amorosos com várias estrelas de Hollywood, como Zsa Zsa Gabor, Linda Christian, etc.
Falecimento: 27/10/1977, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Leucemia
Empresário e "playboy"; começa trabalhando na Laminação Nacional de Metais (1934, de seu pai); empreendedor dos anos 1950 e 1960, funda cerca de 10 empresas diversas; é proprietário de fábricas de purpurina, minas de cobre (no sul do país) e fábrica de aviões (os PAULISTINHAS, ainda hoje em uso); membro do Clube dos Cafajestes (com Jorginho Guimnle, Mariozinho de Oliveira, Sérgio Porto, Heleno de Freitas, etc.); no final da vida, explora por anos uma mina de cobre na Bahia: a Caraíba Metais.


MARY QUANT FAZ 80 ANOS
Mary Quant
MARY QUANT
Nascimento: 11/02/1934, Kent, Inglaterra
Casamento: Alexander Plunket Greene (1957)
Estilista de moda; na juventude, desenha suas próprias roupas; com o marido, abre sua loja BAZAAR, na King's Road, em Londres (1958), a princípio comprando as roupas, mas logo desenhando-as e produzindo-as; cria a mini-saia (que mudaria radicalmente o guarda-roupa feminino, com saias de 30 cm), além das botas brancas de plástico e salto alto, os shortinhos justos e as meias longas de cores vivas, enchendo de sensualidade a "swinging london" (anos 1960); em poucos anos, sua rede conta com 150 filiais no país e 320 nos EUA, além de milhares de pontos de venda em todo o mundo (anos 1970); condecorada com a Ordem do Império Britânico (1966, pela Rainha Elizabeth II); lança uma coleção de acessórios e cosméticos (1994).


BURT REYNOLDS FAZ 78 ANOS
Burt Reynolds
BURTON LEON REYNOLDS JR
Nascimento: 11/02/1936, Waycross, Georgia, Estados Unidos
Casamento: Judy Carne (28/06/1963 a 1965, divórcio); Loni Anderson (29/04/1988 a 07/03/1995, divórcio): um filho
Ator de TV (estréia em "M Squad", 1959) e cinema (estréia em "Angel Baby", 1961); destaca-se em filmes como "Shark!" (1969), "100 Rifles" (1969), "Deliverance" (1972), etc. e em seriados de TV como "Riverboat" (1959 a 1960), "Gunsmoke" (1962 a 1965), "Dan August" (1970 a 1971), etc; diretor de TV (estréia na telesérie "Hawk", 1966) e cinema (estréia em "Gator", 1976); produtor (estréia em "Hustle", 1975); indicado ao OSCAR de Coadjuvante por "Boogie Nights" (1997).

SÉRGIO MENDES FAZ 73 ANOS
Sérgio Mendes
SÉRGIO SANTOS MENDES
Nascimento: 11/02/1941, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Gracinha Leporace (filho Rodrigo, 06/04/1964)
Músico (pianista) e compositor popular; começa a carreira no lendário Beco das Garrafas (Copacabana, Rio de Janeiro); primeira gravação: "Dança Moderna" (1961, com o SEXTETO BOSSA RIO); participa da antológica Noite da Bossa Nova no Carnegie Hall (1962, Estados Unidos); radicado na América (1964), funda a banda SÉRGIO MENDES & BRASIL 66 (1966), gravando mais de 30 álbuns; apresenta-se na Europa, Ásia, além de na Casa Branca para 2 presidentes: Richard Nixon e Ronald Reagan; após um período afastado da mídia (fins dos anos 1980 e 1990), volta com o conjunto BRASIL 99, ganhando o GRAMMY (1993).
MÁRIO PRATA FAZ 68 ANOS
Mário Prata
MÁRIO ALBERTO CAMPOS DE MORAIS PRATA

Nascimento: 11/02/1946, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Escritor (primeiro livro: "O Homem que Morreu de Rir", 1969), jornalista, contista e dramaturgo (diversas novelas para redes de TV, como "Estúpido Cupido", etc.).






EDWIN LUISI FAZ 67 ANOS
Edwin Luisi
EDWIN FREDERICO LUISI

Nascimento: 11/02/1947, São Paulo, Brasil

Ator de TV (estréia em "Camomila e Bem-Me-Quer", 1972), cinema (estréia em "O Mulherengo", 1976) e teatro; destaca-s em filmes como "Sonhos de Menina Moça" (1987), "Adágio ao Sol" (1996), ""O Judeu" (1996), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "Dona Xepa" (1977), "O Astro" (1977), "Sinhá Moça" (2006), etc.



GUY LOUP FAZ 65 ANOS
Guy Loup
GUYLÈNE MAGDALÊNE ANNE MARIE FRANCE MARCELLINO
Nascimento: 11/02/1948, Nice, França
Filiação: Rogê e Suzane
Atriz de teatro e TV; naturalizada brasileira, destaca-se em telenovas; fica famosa com o papel de Isabel Cristina na novela "O Direito de Nascer" (1965); com o declínio da carreira, passa a desenvover seu lado místico dedicando-se à Astrologia, Tarôe e Candomblé.




HENRY PAGNONCELLI FAZ 61 ANOS
Henri Pagnoncelli
HENRIQUE PAGNONCELLI JR
Nascimento: 11/02/1953, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Ator cinematográfico (estréia em "Tropclip", 1985) e de TV (estréia em "Selva de Pedra", 1986); destaca-se em filmes como "As Meninas" (1995), "Tiradentes" (1999), "Sexo, Amor e Traição" (2004), etc. e seriados de TV como "Rainha da Sucata" (1990), "Mandacaru" (1997), "América" (2005), etc.




PAULO CÉSAR GRANDE FAZ 56 ANOS
Paulo César Grande
PAULO CÉSAR GRANDE
Nascimento: 11/02/1958, Rinópolis, São Paulo, Brasil
Casamento: Cláudia Mauro, atriz (gêmeos Carolina e Pedro, 28/09/2010)
Ator de TV (estréia em "Ninho da Serpente", 1982) e cinema (estréia em "Doce Delírio", 1983); é jogador profissional de Voley, mas segue carreira artística; destaca-se em filmes como "Brasa Adormecida" (1987), "Brasa Adormecida" (1987), "For All - O Trampolim da Vitória" (1997), etc. e em seriados de TV como "Livre para Voar" (1984), "Quatro por Quatro" (1994), "Páginas da Vida" (2006), etc; CANDANGO de Coadjuvante no Festival de Cinema Brasileiro de Brasília por "Leila Diniz" (1987).


CLÁUDIA MAURO FAZ 45 ANOS
Cláudia Mauro
 CLÁUDIA FELIPE DI MAURO
Nascimento: 11/02/1969, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Paulo César Grande, ator (gêmeos Pedro e Carolina, 28/09/2010)
Atriz cinematográfica (estréia em "Leila Diniz", 1987) e TV (estréia em "Escolinha do Professor Raimundo", 1990); destaca-se em filmes como "For All - O Trampolim da Vitória" (1997), "Viva Sapato!" (2002), "O Amigo Invisível" (2006), etc. e em novelas como "Por AMor" (1997), "Brava Gente" (2001), "Páginas da Vida" (2008), etc.


SHERYL CROW FAZ 52 ANOS
Sheryl Crow
SHERYL SUZANNE CROW
Nascimento: 11/02/1962, Knnett, Missouri, Estados Unidos
Casamento: Tem relacionamentos com o guitarrista Erick Clapton, com o ator Owen Wilson e o ciclista Lance Armstrong (termina em 02/2006)
Instrumentista, cantora e compositora "pop", "folk" e "rock"; formada em Música e Composição, passa anos como "backing vocal" de artistas como Don Henley, Rod Stewart, Eric Clapton, Michael Jackson, etc; dá aulas de música para crianças deficientes e grava o primeiro disco: "Tuesday Night Club" (1993); sucesso com canções como "Coal Miner's Daughter", "Need A Little Love", I Know Why", etc; autora de músicaws como "All I Wanna Do", "Lucky Kid", "My Favorite Mistake", etc; ganha vários GRAMMY e vende mais de 40.000.000 de discos em todo o mundo.


JENNIFER ANISTON FAZ 45 ANOS
Jennifer Aniston
JENNIFER ANISTON
Nascimento: 11/02/1969, 22:22 h, Sherman Oaks, California, Estados Unidos
Filiação: John Aniston e Nancy Dow (atores)
Casamento: Brad Pitt (29/07/2000 a 02/10/2005, divórcio)
Atriz de TV (estréia em "Camp Cucamonga", 1990) e de cinema (estréia em "Leprechaun", 1993); destaca-se em filmes como "She's the One" (1996), "Rock Star" (2001), "Along Came Polly" (2004), etc. e em seriados de TV como "Muddling Through" (1994), "Friends" (1994), "Hercules" (1998), etc; GOLDEN GLOBE de Atriz de TV por "Friends" (1994).
"Mulher não precisa de homem para ter filho. As mulheres estão percebendo que, se acham que chegou a hora, elas podem fazer isso com ou sem eles".  


  •  Kelly Slater
  • Robert Kelly Slater é o maior surfista profissional da história deste desporto. Começou a competir no ano 1978, quando tinha seis anos de idade, no Salick Brothers Surf Contest, que venceu.Wikipédia
  • Nascimento11 de fevereiro de 1972 (42 anos), Cocoa Beach, Flórida, Estados Unidos
  • Altura1,75 m




  • SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
    CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA,
    NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
    CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                        DOMÊNICO
    "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário