>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 16 de fevereiro de 2014

*17/02/2014 - segunda-feira* - PIXINGUINHA, uma homenagem...

*17/02/2014 - segunda-feira*

41 ANOS SEM PIXINGUINHA

17 de fevereiro de 1973: A Morte de Pixinguinha

Morre Pixinguinha. Reprodução
O músico Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, morreu de enfarte, dentro de uma Igreja no Rio, quando ia ser padrinho de um batizado.

Desaparecia do cenário musical o maestro responsável por incorporar elementos brasileiros às técnicas de orquestração e arranjo, renovando a arte de fazer música no Brasil. Entre os destaques de sua obra estão algumas composições que receberam letra, como Carinhoso (1917). O clássico foi gravado em 1928 de forma instrumental e a letra só foi escrita em 1937 por João de Barro, para ser gravada por Orlando Silva. Outras músicas de Pixinguinha que ganharam letras foram Rosa (Otávio de Souza), Lamento (Vinicius de Moraes) e Isso É Que É Viver (Hermínio Bello de Carvalho).

Nascido no dia 23 de abril de 1897, o carioca Pixinguinha aprendeu a tocar flauta e logo começou a se apresentar em orquestras, choperias, peças musicais e a participar de gravações ao lado dos irmãos Henrique e Otávio (China), que tocavam violão. Os floreados e os improvisos que tirava do instrumento arrancavam aplausos do público.

No início dos anos 20 formou o conjunto Os oito batutas, e realizou uma turnê pela Europa para divulgar a música brasileira. A banda tinha João Pernambuco e Donga no violão, entre outros instrumentistas. Pixinguinha fez sucesso também entre a elite carioca, tocando maxixes e choros com instrumentos até então só conhecidos nos subúrbios do Rio.

Ainda na década de 20, época em que o sistema elétrico de gravação era uma grande novidade, fez várias gravações para a Parlophon com a Orquestra Típica Pixinguinha-Donga.


Pixinguinha e a música brasileira - Liderou também Os Diabos do Céu, a Guarda Velha e a Orquestra Columbia de Pixinguinha. Em 1940 foi indicado por Villa-Lobos como o responsável pela seleção dos músicos populares que participariam da famosa gravação para o maestro Leopold Stokowski, que divulgou a música brasileira nos Estados Unidos. Em 1946, deixou a flauta e passou a tocar saxofone.

Em homenagem ao grande maestro o Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, dia do nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000. (www.jblog.com.br)



 .
(17 de fevereiro) - Dia 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial dos Gatos. A data foi escolhida por uma organização italiana de defesa aos animais para defender os felinos de perseguições e promover adoções. O lema da campanha foi " Todos juntos contra a superstição".
Atualmente, o Brasil conta uma média de 7 milhões de gatos espalhados por todo o país.(r7.com.br). 

(17 de fevereiro) - Dia da Renovação Carismática CatólicaA Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-18 e 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA),  quando os participantes foram orientados a cantar o hino "Veni Creator Spiritus" em cada sessão, implorando a vinda do Espirito Santo, em busca de se viver Pentecostes em nossos dias e que foi trazido ao Brasil pelos padres brasileiros, Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, a partir da cidade  de Campinas-SP e atualmente está presente em todos os Estados e no Distrito Federal brasileiro. (saiba mais: http://www.rccbrasil.org.br/interna.php?paginas=42)

(17 de fevereiro) - Dia Mundial da Espiritualidade Humana ou "World Human Spirit Day" - comemorado desde 2004 a partir dos Estados Unidos da América, quando as pessoas são convidadas a fazerem pelo menos 2 minutos de meditação às 3 horas da tarde no horário dos EUA, com o fim de encontrar a paz e a harmonia. (datadodia.net).


(17 de fevereiro) -Dia do Festival de Quirinalia -  realizado em honra de Quirino, que era venerado na Mitologia Romana como deus precoce do estado romano - comemora-se a morte de Rômulo e sua ascensão como Quirino.
Na  mitologia romana,  Quirino foi um antigo deus que representava o Estado Romano. Seu nome viria de quiris, que significa "lança". Outra teoria propõe que seria derivado de co-viri ("homens juntos"); na medida em que ele personificava a força militar e econômica do populus romano coletivamente.
A esposa de Quirino era Hora. Na arte, era representado como um homem  com barba e com roupa  religiosa e militar.
História
Acredita-se que Quirino tenha sido originalmente um deus da guerra sabino. Os sabinos tinham uma colônia próxima ao local onde Roma foi fundada, e ergueram um altar ao deus no Monte Quirinal, uma das Sete Colinas de Roma. Quando os romanos povoaram a região, acabaram por absorver o culto de Quirino ao seu sistema de crenças arcaico - anterior à influência grega - e, ao fim do século I a.C,  Quirino já era considerado como sendo Rômulo deificado.
Legado
Séculos depois da queda do Império Romano, o monte Quirinal, em Roma, permanece associado com o poder - tendo sido escolhido como a sede da casa real, após a tomada da cidade pelos Savóia, e posteriormente como a residência dos presidentes da República Italiana, o Palácio do Quirinal. (foto) (fonte: wikipedia)

(17 de fevereiro) - Dia de Atos não premeditados de Generosidade ou "Random Acts of Kindness Day" - comemorado nos Estados Unidos da América com muitas boas ações, tal qual na "Parábola do Bom Samaritano".


(17 de fevereiro) -Dia do aniversário da Casa do Marinheiro - comemorado na Marinha do Brasil, para marcar a data da fundação da Casa do Marinheiro, que foi constituída em 17 de fevereiro de 1938 no Rio de Janeiro- RJ, com a finalidade de proporcionar à família dos militares da Marinha do Brasil lazer, cultura e entretenimento de qualidade.


(17 de fevereiro) - Dia do início do "Festival de Hachinohe Enburi" - realizado durante 3 dias na cidade japonesa de Hachinohe, Aomori e localidades próximas, marcando o fim oficial de um inverno rigoroso e com o fim de orar por colheitas abundantes no próximo ano, surgido a partir de uma dança com uma ferramenta agrícola chamada "eburi" ou "enburi", usada para ensinar as pessoas a cultivarem a Terra, hoje realizada por bailarinos, com uma cantora acompanhada por flautas de madeira, tambores e sinos. (datasdodia.net).



ANIVERSARIANTES 17/02 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Segunda, 17 de fevereiro

Sandra VirginiaSandra Virginia


Marcela AlmeidaMarcela Almeida



ELISEU TOGNI de Poços de Caldas, nascido em 17 de fevereiro de 1926... saudades ...




Aniversariantes 17 de fevereiro - (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 169 ANOS NASCIA GUIMARÃES JÚNIOR
Guimarães Júnior
LUIS CAETANO PEREIRA GUIMARÃES JÚNIOR
Nascimento: 17/02/1845, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Luis Caetano Pereira Guimarães, português e Albina de Moura, brasileira
Casamento: Filha Iracema
Falecimento: 20/05/1898, Lisboa, Portugal
Diplomata, poeta e escritor; bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1864 a 1869); serve como ministro em Santiago do Chile, Roma e Lisboa (entre 1873 e 1894); aposentado, radica-se na capital portuguesa, desfrutando do círculo de intelectuais com Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Fialho de Almeida, etc; autor de livros como "Lírio Branco" (1862, romance), "Corimbos" (1866, poesia), "Filigranas" (1872, ficção), etc. sua obra evolui do Romantismo para o Parnasianismo; membro fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras).


HÁ 89 ANOS NASCIA MARCOS RAY
Marcos Rey
EDMUNDO NONATO
Nascimento: 17/02/1925, Brás, São Paulo, Brasil
Filiação: Gráfico e encanador
Falecimento: 01/04/1999, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer
Jornalista, escritor, roteirista e publicitário; primeira publicação: conto (1942, na "Folha da Manhã"); primeiro romance: "Um Gato no Triângulo" (1951); Vítima de hanseníase na adolescência, suas mãos e pés deformados não o impediram de produzir 53 títulos, entre contos e romances ("Memórias de um Gigolô", 1968; "O Enterro da Cafetina", etc), com ênfase às mudanças urbanas entre 1950 e 1990, vende mais de 9.000.000 de exemplares.  


HÁ 85 ANOS NASCIA GRAHAM HILL
Graham Hill
NORMAN GRAHAM HILL
Nascimento: 17/02/1929, Hampstead, Inglaterra
Casamento: filho Damon (1960)
Falecimento: 29/11/1957, à noite, no campo de golfe de Arkley, perto de Londres, Inglaterra
Causa: Cai com seu avião PIPER AZTEC, ao voltar dos testes em Paul Ricard, perto de Marselha, França, matando também Tony Brise (piloto), Smallman, Ray Brimble (Chefe da Equipe) e Terry Richards e Tony Alcoock (mecânicos)
Piloto, inicia no automobilismo em 1953; Bi-Campeão Mundial de F-1 (1962 com BRM e 1968 com LOTUS/FORD-COSWORTH), onde corre de 1958 a 1975; 176 GPs com 14 vitórias (10 com BRM, incluindo 3 das 5 em Mônaco); vence as 500 Milhas de Indianapolis e as 24 Horas de Le Mans; a carreira começa a declinar após um acidente na América (1969), mas continua até 1975.


HÁ 81 ANOS NASCIA PAULO MOURA
Paulo Moura
PAULO MOURA
Nascimento: 17/02/1933, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Filiação: Pai marceneiro e saxofonista amador; filho caçula
Casamento: Halina Grynberg (psicanalista e sua empresária e produtora)
Falecimento: 12/07/2010, Clínica São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer no sistema linfático (internado desde 04/07/2010)
Músico (clarinetista e saxofonista), compositor e arranjador erudito; radicado no Rio de Janeiro desde o fim da adolescência, aprende a tocar com o pai; torna-se um mestre em gêneros como choro, samba, "jazz", música clássica e eletrônica; toca em conjuntos regionais e orquestras sinfônicas regidas por Igor Stravinsky e Leonard Bernstein, mas nunca deixa as rodas de gafieira; viaja todo o Brasil e o mundo a partir dos anos 1950; forma um grupo de "jazz" influenciado pelo som da West Coast dos Estados Unidos; participa dos conjuntos de Ary Barroso e de Zacarias e sua Orquestra; primeiro trabalho solo: grava "Moto Perpétuo" (1957, de Paganini).


HÁ 79 ANOS NASCIA ROSINHA VIEGAS
Rosinha Viegas
ROSINHA GARCIA DE SIQUEIRA VIEGAS
Nascimento: 17/02/1935, Guariba, nordeste de São Paulo, Brasil
Casamento: Rubens Viegas: filhos Renata e Rubinho
Falecimento: 06/06/2008, 13:15 h, Hospital Ana Costa, Santos, São Paulo, Brasil
Professora; pioneira em iniciativas na área de educação, cria a primeira Faculdade de Educação Física do país (1969) e a primeira Faculdade de Comércio Exterior (em Santos), além da UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos).



HÁ 32 ANOS NASCIA GUSTAVO SONDERMANN
Gustavo Sondermann
GUSTAVO SONDERMANN
Nascimento: 17/02/1982, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Rick Hilton e Kathy Richards
Falecimento: 03/04/2011, Autódromo de Interlagos, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Morte cerebral (após acidente em corrida)
Piloto e instrutor automobilístico; começa nas pistas de kart (1998); corre na STOCK LIGHT pela FTS COMEPETIÇÕES (2007) e pela PAUTA RACING (2008); campeão da PICK-UP RACING pela GRAMACHO (2008), disputa a STOCK CAR LIGHT pela mesma equipe (2009).




FERNANDO GABEIRA FAZ 73 ANOS
Fernando Gabeira
FERNANDO PAULO NAGLE GABEIRA
Nascimento: 17/02/1941, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Paulo Gabeira e Maria Izabel Nagle
Casamento: Vera Silvia Magalhães (até separação); Yamê Reis (1983 a 1999): filhas Tami e Maya Reis; Neila Tavares, empresária de comunicação (homônima da ex-esposa de Paulo Cesar Pereio)
Escritor, jornalista e político; militante revolucionário do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) desde 1969, participa do sequestro do Embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick (06/09/1969); preso e exilado (1970 a 1979), retorna em 1979; adepto da liberação de usos e costumes, lança a tanga de "crochê" e o livro "O Que É Isso, Companheiro?"; um dos fundadores do PV (Partido Verde), pelo qual se elege Deputado Federal pelo RJ (1994); reeleito em 1998, torna-se um dos Deputados mais atuantes do Congresso; passa para o PT, sendo reeleito (2002); perde as eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro (2008).


AMADO BATISTA FAZ 63 ANOS
Amado Batista
AMADO RODRIGUES BATISTA
Nascimento: 17/02/1951, Catalão, Goiás, Brasil
Músico (violonista), cantor e compositor sertanejo; 28 álbuns (20.000.000 de cópias, 24 discos de ouro, 24 de platina e 1 de diamante); primeira gravação: 1975 (pela CHORORÓ)fica 2 meses preso na época da Ditadura por conhecer pessoas "subversivas"; sucessos como "Princesa" (1991), "Menina", "Tem Pena de Mim", etc.






PENINHA FAZ 61 ANOS
Peninha
AROLDO ALVES SOBRINHO

Nascimento: 17/02/1953, São Paulo, São Paulo, Brasil

Cantor e compositor popular; primeiro disco: compacto simples pela RCA (1972); primeiro LP: 1975; sucesso com músicas como "Sozinho", "Tá Combinado", "Quando Amanhece", etc.





MICHAEL JORDAN FAZ 51 ANOS
Michael Jordan
MICHAEL JEFFREY JORDAN
Nascimento: 17/02/1963, Brooklyn, New York, Estados Unidos
Filiação: James e Deloris
Jogador de Basquete (estréia na NBA em 1985); jogador que mais pontua no CHICAGO BULLS (décadas de 1980 e 1990); como garoto-propaganda de um mix de empresas em todo o mundo, ajuda a Liga a sobreviver numa época em que não vai muito bem; deixa as quadras em 1993, voltando 2 anos depois ao CHICAGO BULLS.  



JOÃO EMANUEL CARNEIRO FAZ 44 ANOS
João Emanuel
Carneiro
JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Nascimento: 17/02/1970, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Arthur José Carneiro e Lélia Coelho Frota (escritora e antropóloga)
Roteirista, diretor de cinema e autor de TV (estréia em 1999 colaborando em minisséries); começa roteirizando as histórias em quadrinhos de PERERÊ e MENINO MALUQUINHO do cartunista Ziraldo (1984); ganha o Festival de Gramado com o curta "Zero a Zero" (1993) e volta-se para o cinema, assinando roteiros como "Central do Brasil" (1998), "O Primeiro Dia" (1998), "Orfeu" (1999), etc; para a TV colabora nos seriados "A Muralha" (2000), "Os Maias" (2001), "Desejos de Mulher" (2002), etc; primeira novela solo: "Da Cor do Pecado" (2004, TV GLOBO); sucesso com novelas como "Cobras e Lagartos" (2006), "A Favorita" (2008), "Avenida Brasil" (2012), etc.


CELSO ZUCATELLI FAZ 41 ANOS
Celso Zucatelli
CELSO ZUCATELLI
Nascimento: 17/02/1973, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Ana Cláudia
Jornalista e apresentador; trabalha no jornal "O Estado de São Paulo", rádio ELDORADO e rede BANDEIRANTES e TV CULTURA; na Rede RECORD (2006), comanda o telejornal "SP Record" e é correspondente em New York; cobre Britto Júnior na primeira temporada de "A Fazenda" (2009) e passa a apresentar o programa "Hoje em Dia" (com Chris Flores, Edu Guedes e Giane Albertoni).



PARIS HILTON FAZ 33 ANOS
Paris Hilton
PARIS WHITNEY HILTON
Nascimento: 17/02/1981, New York, Estados Unidos
Filiação: Rick Hilton e Kathy Richards
Modelo, cantora (primeira gravação: "Stars are Blind", 2006) e atriz cinematográfica (estréia em "Wishman", 1991) e de TV (estréia no "reality show" "The Simple Life", 2003); empresária (da família dos proprietários dos hotéis Hilton); presa por porte de maconha em Port Elizabeth, África, durante a Copa do Mundo (2010); sucesso com a campanha publicitária de R$ 100.000.000 da cerveja carioca DEVASSA (2010).




ADRIANO FAZ 32 ANOS
Adriano
ADRIANO LEITE RIBEIRO
Nascimento: 17/02/1982, Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Tem um relacionamento com a modelo e personal trainer Joana Machado
Jogador de Futebol (atacante); começa no FLAMENGO/RJ (1997) onde se profissionaliza (2000 a 2001); joga no INTERNAZIONALE/ITA (2001 a 2009), FIORENTINA/ITA (2002), PARMA/ITA (2002 a 2004), SÃO PAULO/DSP (2008), FLAMENGO/RJ (2009 a 2010), ROMA/ITA (2010 a 2011) e CORINTHIANS/SP (2011); pela Seleção (2000 a 2010), faz 27 gols em 48 jogos; com problemas de alcoolismo e envolvido com traficantes de drogas, ameaça deixar o futebol (2010); conhecido como "O Imperador", ganha a Medalha de Mérito Pedro Ernesto da Câmara Municipal de Vereadores (17/08/2009) e é eleito um dos 100 Brasileiros Mais Influentes (2009, revista "Época").


ÍSIS VALVERDE FAZ 27 ANOS
Ísis Valverde
ÍSIS NABLE VALVERDE
Nascimento: 17/02/1987, Aiuruoca, Minas Gerais, Brasil
Casamento: Tem um relacionamento com Tom Rezende
Modelo e atriz de teatro (2005) e TV (estréia na novela "Sinhá Moça", 2006); destaca-se em telenovelas da Rede Globo como "Paraíso Tropical" (2007) e "Beleza Pura" (2008); indicada ao Prêmio CONTIGO de Atriz Revelação por "Sinhá Moça" (2006).

Isis Valverde

  • Nome completo Ísis Nable Valverde
  • Idade 27 anos
  • Data de nascimento 17/02/1987
  • Signo Aquário
  • Twitter @Myrealisis




BONNIE WRIGHT FAZ 23 ANOS
Bonnie Wright

BONNIE KATHLEEN WRIGHT
Nascimento: 17/02/1991, Londres, Inglaterra
Filiação: Gary Wright e Sheila Teague
Musicista (pianista), cantora, bailarina e atriz cinematográfica (estréia em "Harry Potter and the Sorcerer's Stone, 2001) e TV (estréia em "Stranded", 2002); sucesso com a personagem GINNY WEASLEY da série de longas de HARRY POTTER; destaca-se em filmes como "Harry Potter and the Chamber of Secrets" (2002), "Harry Potter and the Prisoner of Azkaban" (2004), "Harry Potter and the Goblet of Fire" (2005), etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário