>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

*18/02/2014 - terça-feira* - NELSON CAVAQUINHO, uma homenagem...

*18/02/2014 - terça-feira* 

18 de fevereiro de 1986 - Samba chora a morte de Nelson CavaquinhoJornal do Brasil - 19 de feveiro de 1986

Um dos mais importantes criadores de sua geração, cantor, compositor e instrumentista, Nelson Cavaquinho morreu uma semana depois de comemorar a vitória da Mangueira no carnaval.

Artista boêmio, Nelson foi uma espécie de menestrel moderno, conhecido de toda a cidade, que percorria de botequim em botequim, cantando seus sambas. Começou a tocar cavaquinho aos 17 anos de idade e trocou a profissão de policial para viver do samba. Em Mangueira, fez o seu primeiro samba, Entre a Cruz e a Espada, e trocou o cavaquinho pelo violão, mas não abandonou o modo de tocar com o polegar e o indicador que sempre impressionou músicos de renome. Nunca mais parou de compor.

O primeiro sucesso foi Rugas (1946), com Augusto Garcez e Ari Monteiro, mas a fama maior viria mesmo na Mangueira, na qual entrou em 1952.

Nelson compôs com Cartola e com uma infinidade de parceiros, na maioria fictícios (entraram apenas com o nome). Um, se transformaria em sua alma gêmea: o mecânico de máquinas de calcular Guilherme de Brito, boêmio e seresteiro, pintor primitivo e poeta da mesma escola Nelsoniana. Nelson e Guilherme se encontraram em 1946, num botequim do subúrbio de Ramos. Nelson vivia o auge da mais destemperada boêmia: dias inteiros, semanas até, de bar em bar, sem aparecer em casa. Foi um casamento musical à primeira vista, uma união artística de 40 anos responsável por muitos dos melhores sambas já feitos. Alguns exemplos são: A Flor e o Espinho, Luto, Pranto de Poeta, Folhas Secas, Depois da Vida, Quando eu me Chamar Saudade.

Guilherme, boêmio mais moderado, tentou levar Nelson pelos caminhos de uma carreira menos atípica. Em vão, apesar de algumas concessões de Nelson, que nos últimos anos concordou em aproximar-se timidamente do mercado.

Apesar da grande produção artística, Nelson Cavaquinho deixou apenas dois LPs e teve algumas composições gravadas por intérpretes como Elizete Cardoso. Era um rebelde a seu modo, um verdadeiro artista do povo em estado puro. Queria apenas ver a sua arte cantada. Queria, sobretudo cantá-la ele próprio. (www.jblog.com.br) 

SINOPSE:
Nelson Cavaquinho
 NELSON ANTONIO DA SILVA
Nascimento: 29/10/1911, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Brás Antonio da Silva (músico da Polícia Militar) e Maria Paula
Casamento: Alice Ferreira Neves (4 filhos); vive com Durvalina até sua morte
Falecimento: 18/02/1986, madrugada, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Enfisema pulmonar
Músico (violonista e cavaquinista), cantor e compositor popular; policial a cavalo, frequenta as rodas de samba da Mangueira até pedir baixa para dedicar-se inteiramente ao samba; boêmio, deixa mulher e filhos e é autor de mais de 400 composições (a maioria esquecida, já que não as escrevia normalmente); primeira gravação: "Não faça a Vontade a Ela" (1939); da Velha Guarda da Escola de Samba da Mangueira, cria sucessos como "A Flor e o Espinho", Folhas Secas, "Quando Eu me Chamar Saudade", etç; primeiro LP: "Depoimento de Poeta" (1970).

Aqui uma homenagem ao grande poeta:

1. 0:00 Juízo Final (Élcio Soares / Nelson Cavaquinho)
2. 3:14 Folhas Secas (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
3. 5:38 Caminhando (Nourival Bahia / Nelson Cavaquinho)
4. 7:54 Minha Festa (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
5. 10:24 Mulher Sem Alma (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
6. 13:24 Vou Partir (Jair Costa / Nelson Cavaquinho)
7. 16:34 Rei Vadio (Joaquim / Nelson Cavaquinho)
8. 19:08 A Flor e o Espinho (N.Cavaquinho/G.de Brito/Alcides Caminha)
Se Eu Sorrir (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
Quando Eu me Chamar Saudade (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
Pranto de Poeta (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
9. 23:07 É Tão Triste Cair (Nelson Cavaquinho)
10. 24:56 Pode Sorrir (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
11. 27:12 Rugas (Garcêz / Ary Monteiro / Nelson Silva)
12. 29:02 O Bem e o Mal (Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho)
13. 31:13 Visita Triste (Anatalicio / Guilherme de Brito / Nelson Cavaquinho


COMEÇA O SIGNO DE PEIXES:
Em 2014 no Brasil, o sol ingressa no signo de Peixes às 14h50m15s do dia 18/02.


 Início do Signo de Peixes

Dia da entrada do Sol no Signo de Peixes ou último dia do Sol no Signo de Aquários.

O signo de Peixes pode ser visto como o fim do processo que se inicia em Áries, e contém nele todos os signos.

Yemanjá, Oxalá
Seu orixá regente Yemanjá, deusa das águas e do mar os protege de sugadores, vampiros, emboscadas do baixo astral, assim como seu orixa protetor Oxalá os protege de injustiças e abusos.
Netuno: regente do signo de Peixes
O signo de Peixes é regido pelo planeta Netuno, portal dos deuses e deusas do amor incondicional. Ao planeta Netuno estão associados deuses, santos, orixás, arquétipos e pessoas que promovem o amor, a união e o acordar da sensibilidade: Netuno (romano), Poseidon (grego), Yemanjá (Iorubá), Virgem Maria, Jesus Cristo, Kuan Yin, Deusa Ceuci (tupi)  e cada um deles descreve possíveis qualidades astrológicas do portal netuniano.
A regência de Netuno na vida do pisciano pode se expressar em todo um arco-íris de possibilidades que vai desde o pisciano artista, religioso ao confuso, perdido e drogado. Tudo dependerá como a pessoa lide com a natureza ampla e sensível de Netuno.
Co-regente: Júpiter
O signo de Peixes também é regido pelo planeta Júpiter. O planeta nomeado pelos romanos por Júpiter sempre foi visto por todos os povos como um planeta-estrela benéfico, auspicioso, propiciador de oportunidades, vantagens, fortuna, sucesso, prestígio, reconhecimento, status, boa sorte. A regência de Júpiter traz à Peixes proteção, legalidade e oportunidades, mas também pode provocar desmedida, exagero, inundação.
Gêmeos, signo de escape de Peixes.
Quando Peixes não consegue ser amoroso e compassivo, reprime suas virtudes e age contra o bem e o belo, estoura pelo lado negativo do signo de Gêmeos: vira falador, disperso, perturbado mental, paranóico, como borboleta em um jardim sem flores.
Associações engraçadas a Peixes
(tiradas da internet, editadas e adicionando colaborações minhas)

- Frase: 'Ontem tinha DÚVIDAS, hoje... NÃO SEI!' 

- O que o pisciano diz depois do sexo? 
'Qual você disse que era o seu nome mesmo?' 

- Por que o pisciano atravessou a rua?
Que rua? Ih, é... 

- Você foi assaltado e o pisciano fala:
'Toma esse amuleto, guarda com você... protege contra assaltos..' 

- Adesivo para o vidro do carro do pisciano:
'Siga o caminho mais belo' 

- Quantos piscianos são necessários para trocar uma lâmpada?
O quê? Que lâmpada? A luz está apagada? 

- Como Peixes produz um jantar na sua casa?
O Pisciano oferece o último jantar exótico que aprendeu. Ninguém nem sente o gosto direito por causa do cheiro de incenso. (saiba muito mais: http://www.astrothon.com/Signos/SubSignos1189894450#Associações_engraçadas_a_Peixes)





 ANIVERSÁRIO DE PERUÍBE - (55 anos)


                               
(18 de fevereiro) - Dia da Indústria - para marcar a data do nascimento do empresário, engenheiro, historiador e político brasileiro, Roberto Cochrane Simonsen, que veio ao mundo em 18 de fevereiro de 1889, e que foi membro da Academia Brasileira de Letras e presidente da CNI -Confederação Nacional da Indústria no Brasil.
Roberto Simonsen (R. Cochrane S.Furtado), engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, nasceu em Santos, SP, em 18 de fevereiro de 1889, e faleceu, no salão nobre da Academia Brasileira de Letras, em 25 de maio de 1948, quando saudava o primeiro-ministro belga, Paul van Zeeland, em visita oficial ao Brasil. Sucedendo a Filinto de Almeida, era o segundo ocupante da Cadeira n. 3. para a qual fora eleito em 9 de agosto de 1945 e recebido em 7 de outubro de 1946, pelo acadêmico José Carlos de Macedo Soares.
Principais obras: O Município de Santos (1911); O trabalho moderno (1919); As crises no Brasil (1930); As finanças e a indústria (1931); A construção dos quartéis para o exército (1931); À margem da profissão (1932); Ordem econômica e padrão de vida (1934); História econômica do Brasil, 2 vols. (1937); Aspectos da história econômica do café (1938); Objetivos da engenharia nacional (1939); As indústrias e as pesquisas tecnológicas (1943); O Plano Marshall e a América Latina, relatório (1947). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Simonsen)




(18 de fevereiro) - Dia do Yoga –  para marcar a data do nascimento do Mestre indiano de Yoga, Ramakrishna Paramahamsa, que veio ao mundo em 18 de fevereiro de 1836
Ramakrishna Paramahamsa (Bengali, nascido Gadadhar Chattopadhyay, (18 de Fevereiro, 1836 - 16 de Agosto, 1886), foi um dos mais importantes líderes religiosos Hindus da Índia, e foi profundamente reverenciado por milhões de Hindus e não-Hindus como um mensageiro de Deus. Ramakrishna foi uma figura influente na Renascença Bengalli do século XIX.  Swami Vivekananda, um dos seus maiores discípulos descreveu Ramakrishna Paramahamsa como: "Ele que foi Rama, Ele que foi Krishna, agora é Ramakrishna neste corpo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramakrishna



(18 de fevereiro) - Dia Internacional da Síndrome de Asperger - comemorado para marcar a data do nascimento do médico austríaco, Hans Asperger, que veio ao mundo em 18 de fevereiro de 1906 e teve seu nome associado à síndrome de Asperger.  
Hans Asperger nasceu em 18 de fevereiro de 1906 em uma fazenda nos arredores de Viena, mais velho de dois irmãos. Ainda muito novo, mostrou talentos especiais com a linguagem e, nos primeiros anos de escola, era conhecido por recitar o poeta austríaco Franz Grillparzer. Tinha dificuldade em fazer amigos e era considerado "distante" mas, na juventude, nos anos 1920, formou amizades que duraram sua vida toda. Formou-se em Medicina em 1931 e assumiu a direção da estação ludo-pedagógica na clínica infantil da universidade em Viena, em 1932. Casou-se em 1935 e teve cinco filhos. Desde 1934 esteve envolvido com a clínica psiquiátrica, em Leipzig. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Asperger). (saiba mais sobre a doença em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Asperger)


(18 de fevereiro) - Dia de Galápagos ou "Día de Galápagos" - comemorado por equatorianos, para marcar a data da incorporação das Ilhas de Galápagos ao Equador, ocorrida em 18 de fevereiro de 1973.


NA HISTÓRIA: 
18/02/2006 - Show da banda Rolling Stones em Copacabana, para um público de aproximadamente 1 milhão e meio de pessoas.


ANIVERSARIANTES 18/02 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site
Terça, 18 de fevereiro
Alberto Fatuch Laham e e Michel Fatuch Laham


Benedito FurtadoBenedito Furtado

Marly RodriguesMarly Rodrigues

Laura Silvapublicou em
Laura Silva

Wilson GodoyWilson Godoy 






Aniversariantes 18 de fevereiro - (menos famosos): 
www.projetovip.net
HÁ 116 ANOS NASCIA ENZO FERRARI
Enzo Ferrari

ENZO ANSELMO FERRARI
Nascimento: 18/02/1898, norte de Modena, Itália
Filiação: ADALGISA
Casamento: Laura (até 1978, sua morte): filho Alfredino; tem um filho, Piero, com a amante Lina
Falecimento: 14/08/1988, dormindo, Maranello, Itália
Piloto automobilístico (estréia em 1919, num CMN - COSTRUZIONI MECCHANICHE NAZIONALI); funda a escuderia FERRARI (1925); construtor, cria a AUTO AVIO (1940); funda a fábrica FERRARI (1947. em Maranello); primeiro carro: TIPO 125-S; primeira vitória: Caracalla (1947, Roma); o apelido "Il Commendatore" vem do título dado pelo rei Vittorio Emanuele III; seus carros são os maiores vencedores da F-1, além de 9 títulos em Le Mans, etc.




HÁ 95 ANOS NASCIA JACK PALANCE
Jack Palance
VOLODYMYR PALANYUK
Nascimento: 18/02/1919, Lattimer Mines, Pennsylvania, Estados Unidos
Casamento: Virginia Baker (21/04/1949 a 05/06/1968, divórcio): filhos Holly, Brooke e Cody (12/1955); Elaine Rogers (06/05/1987 a 10/11/2006, sua morte)
Falecimento: 10/11/2006, Montecito, California, Estados Unidos
Causa: Causas naturais
Ator de TV (estréia em "Lights Out", 1950) e cinema (estréia em "Panic in the Streets", 1950); destaca-se em papéis de vilão nos faroestes dos anos 1950; indicado ao Oscar de Coadjuvante por "Precipícios d'Almas" (1952) e "Os Brutos Também Amam" (19534); Oscar de Coadjuvante por "Amigos, Sempre Amigos" (1992); apresentador do programa de TV "Acredite se Quiser".



ORLANDO DUARTE FAZ 82 ANOS
Orlando Duarte
ORLANDO DUARTE FIGUEIREDO
Nascimento: 18/02/1932, Rancharia, São Paulo, Brasil
Casamento: 6 filhos em 2 casamentos
Escritor e jornalista esportivo; trabalha nas rádios BANDEIRANTES, JOVEM PAN, TRIANON e GAZETA (todas em São Paulo), além das TV CULTURA, JOVEM PAN UHF, SBT, GLOBO, BAND, GAZETA e TV CÂMARA MUNICIPAL; colabora nos jornais "A Gazeta Esportiva", "A Gazeta", "Mundo Esportivo", "Última Hora", "Diário da Noite" e "O Informal"; cobre 14 Copas do Mundo e várias Olimpíadas, além de Panamericanos; é autor de 26 livros sobre esportes e preenche 17 passaportes, conhecendo metade do mundo; ministra palestra em universidades e eventos esportivos.


YOKO ONO FAZ 81 ANOS
Yoko Ono
YOKO ONO
Nascimento: 18/02/1933, Tóquio, Japão
Filiação: Eisuke Ono e Isoko Yasuda - família rica
Casamento: Toshi Ichiyanagi (1956 a 1961); Anthony Cox (1961 a 1963): filha Kyoko Chan; John Lennon (20/03/1969 a 08/12/1980, viúva): filho Sean (09/10/1975)
Cantora e compositora "pop" e artista plástica; estuda na conceituada Gakushin, além de piano e canto; radicada em New York (1952), seu nome significa "Filha do Oceano"; frequenta a Faculdade de Música Sarah Lawrence e participa do grupo FLUXUS (com John Cage); volta ao Japão (1961) e interna-se em profunda depressão; retorna aos Estados Unidos (1963); primeiro disco solo: "Yoko Ono" e Plastic Ono Band" (1970); além de conhecida pelos escândalos sobre o amor livre na época "hippie", é tida como uma das principais responsáveis pela dissolução dos THE BEATLES.


PACO RABANNE FAZ 80 ANOS
Paco Rabanne
FRANCISCO RABANEDA Y CUERVO
Nascimento: 18/02/1934, Pasaia, San Sebastián, Espanha
Estilista; radicado na França em conseqüência da Guerra Civil Espanhola, leciona arquitetura; inicia a carreira na moda criando jóias para Givenchy, Dior e Balenciaga; segue carreira solo usando materiais não convencionais como papel, metal e plástico (1966); destaca-se com os figurinos para o filme "Barbarella" (1968) e é tido como "enfant terrible" da moda (anos 1960); entre suas clientes estão nomes como Françoise Hardy, Mylene Farmer, etc; místico, faz uma escandalosa profecia sobre a queda da Estação Espacial Mir em Paris em 1999, num episódio satirizado como "Pacolypse".

EDIR MACEDO FAZ 69 ANOS
Edir Macedo
EDIR MACEDO BEZERRA
Nascimento: 18/02/1945, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Henrique e Eugênia
Casamento: Esther Eunice Rangel (1971)
Religioso e empresário; católico, converte-se ao pentecostalismo (1963); funda a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), em 09/07/1977, na Av. Suburbana, Abolição, Rio de Janeiro; Bispo (07/1980); com um patrimônio incalculável, tem mais de 4.000 templos em todo o Brasil e outros quase mil em 173 países; proprietário da Rede RECORD de TV (09/11/1989), é acusado de charlatanismo e estelionato; preso em São Paulo (05/1992) e Rio de Janeiro (11/1992).


JOHN TRAVOLTA FAZ 60 ANOS
John Travolta
JOHN JOSEPH TRAVOLTA
Nascimento: 18/02/1954, Englewood, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Salvatore Travolta e Helen
Casamento: Kelly Preston (12/09/1991); filhos Jett (13/04/1992), Ella Bleu (03/04/2000) e Benjamin (23/11/2010)
Ator de TV (estréia no seriado "Emergency", 1972) e de cinema (estréia em "The Devil's Rain", 1975); destaca-se em filmes como "Grease" (1978), "Staying Alive" (1983), "The General Daughter" (1999), etc. e em seriados de TV como "The Rookies" (1973), "Medical Center" (1974), "Welcome Beck, Kotter" (1975), etc.  

John Travolta

  • Nome completo John Joseph Travolta
  • Idade 59 anos
  • Data de nascimento 18/02/1954
  • Signo Aquário




CHRISTIANE TORLONI FAZ 57 ANOS
Christiane
Torloni
CHRISTIANE MARIA DOS SANTOS TORLONI
Nascimento: 18/02/1957, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Geraldo Mateus e Monah Delacy
Casamento: Dennis Carvalho (1979 a 1982, divórcio): filhos Leonardo e Guilherme (falecido); Eduardo Mascarenhas Soares (25/02/1982 a 1983, divórcio); Luiz Pizarro (1983 a 1986, divórcio); Ignácio Coqueiro (1995 a 2010, divórcio)
Atriz de TV (estréia em "Indulto de Natal", 1975), cinema (estréia em "Encarnação", 1978) e de teatro (estréia "Quem Casa Quer Casa"); destaca-se em filmes como "O Bom Burguês" (1979), "O Escorpião Escarlate" (1990), "Cinema de Lágrimas" (1995), etc. e em telenovelas da Rede Globo como "A Viagem" (1994), "Cara e Coroa" (1995 a 1996), "América" (2005), etc; APCA (Associação de Críticos de Arte de SP) de Atriz por "Um Anjo Caiu do Céu" (2001).

Christiane Torloni

  • Nome completo Christiane Maria dos Santos Torloni
  • Idade 56 anos
  • Data de nascimento 18/02/1957
  • Signo Aquário
  • Frase "Hoje é dia de rock, bebê!"




Júlia Lemmertz

  • Nome completo Júlia Lemmertz Dias Borges
  • Idade 50 anos
  • Data de nascimento 18/03/1963
  • Signo Peixes



GAZEBO FAZ 54 ANOS
Gazebo
PAUL MAZZOLINI

Nascimento: 18/02/1960, Beirute, Líbano

Músico (guitarrista) radicado na Itália, é uma das figuras principais do "Ítalo Disco" (movimento dos anos 1980 dedicado à música eletrônica de dança); primeiro disco: "Gazebo" (1983, BABY RECORDS); sucesso com canções como "I Like Chopin", "Lunatic", "Masterpiece", etc.




ROBERTO BAGGIO FAZ 47 ANOS
Roberto Baggio
ROBERTO BAGGIO
Nascimento: 18/02/1967, Caldogno, perto de Vicenza, Itália
Casamento: Andreina Fabbri (01/07/1989): filhos Valentina (1991), Mattia e Leonardo
Jogador de Futebol (atacante); revelado no Caldogno/ITA (1980 a 1982); joga no Vicenza/ITA (1982 a 1985, 36 jogos, 15 gols), FIORENTINA/ITA (1985 a 1990, 94 jogos, 39 gols), JUVENTUS/ITA (1990 a 1995, 141 jogos, 78 gols), MILAN/ITA (1995 a 1997, 51 jogos, 12 gols), BOLOGNA/ITA (1997 a 1998, 30 jogos, 22 gols), INTERNAZIONALE/ITA (1998 a 2000, 41 jogos, 9 gols) e BRESCIA/ITA (2000 a 2004, 95 jogos, 45 gols); atua pela seleção (1988 a 2004, 56 jogos, 27 gols) e participa de 3 Copas do Mundo; Melhor Jogador do Mundo (1993, pela FIFA), fica marcado por perder o pênalti na final da Copa de 1994, que dá o Tri-Campeonato para o Brasil.


PRISCILA FANTIN FAZ 31 ANOS
Priscila Fantin
PRISCILA FANTIN DE FREITAS
Nascimento: 18/02/1983, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Silvana Fantin; descendente de italianos, é a mais nova de mais 2 irmãos: Fabíola e Marcelo
Casamento: Tem um filho - Romeo (16/08/2011) - com o namorado Renan Abreu
Modelo e atriz de TV (estréia no seriado "Malhação", 1999, Rede Globo) e cinema (estréia em "Orquestra de Meninos" (2008); estréia num comercial para a MESBLA (1988), continuando em campanhas publicitárias; descoberta pelo produtor Luiz Antonio Rocha num vídeo para a Oficina de Atores da Rede Globo; destaca-se em telenovelas como "Chocolate com Pimenta" (2003), "Alma Gêmea" (2005), "Sete Pecados" (2007), etc.

Priscila Fantin

  • Nome completo Priscila Fantin de Freitas
  • Idade 30 anos
  • Data de nascimento 18/02/1983
  • Signo Aquário



SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
                    DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário