>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 6 de julho de 2014

06/07/2014 - domingo - CASTRO ALVES E LOUIS ARMSTRONG são os homenageados...

06/07/2014 - domingo
IN MEMORIAM:

Antônio Frederico de Castro Alves – POETA DOS ESCRAVOS
Curralinho (atual cidade Castro Alves), 14/03/1847
Salvador, 06/07/1871
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.

Considerado um dos mais brilhantes poetas românticos brasileiros, é chamado de "cantor dos escravos" pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça - a Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel da imprensa, e acima de tudo isso a luta contra a escravidão.
Em vez de uma visão idealizada e ufanista da pátria, Castro Alves retrata o lado feio e esquecido pelos primeiros românticos: a escravidão dos negros e a opressão e a ignorância do povo brasileiro. A linguagem utilizada por Castro Alves é grandiosa, com gosto acentuado pelas hipérboles e por espaços amplos como o mar, o céu, o infinito, o deserto, etc.
Em São Paulo, cursou o terceiro ano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, mas nas férias do fim de 1868, feriu-se no pé direito com um tiro acidental de espingarda, por ocasião de uma caçada.
Disso resultou longa enfermidade, várias intervenções cirúrgicas e finalmente a amputação do pé. Antes de regressar à sua terra natal, publicou, em 1870, o livro "Espumas Flutuantes". Foi vitimado pela tuberculose um ano mais tarde.
      Estátua de Castro Alves no Centro de Salvador
É patrono da cadeira 7 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
Suas principais obras são: "Espumas Flutuantes", "A Cachoeira de Paulo Afonso" e o drama já mencionado "Gonzaga ou a Revolução de Minas". Ao livro "Os Escravos" pertencem "Vozes d'África" e "O Navio Negreiro", considerados os dois poemas mais representativos de sua obra. 


Louis Daniel Armstrong
New Orleans, 4/08/1901 - New York, 6/07/1971
É considerado "a personificação do jazz". Louis Armstrong é famoso tanto como cantor como solista, com seu trompete.

Seu maior sucesso, sem dúvida, é What a wonderful world. Participou como ator convidado em vários filmes como Hello, Dolly! e Alta Sociedade (de 1956, último filme de Grace Kelly, onde além dela e Armstrong, ainda cantam Frank Sinatra e Bing Crosby).
                                                          1953 

CURIOSIDADE:
O músico teve quatro esposas: Daisy Parker, uma prostituta (1918); Lil(lian) Hardin, uma pianista de jazz que lhe deu alguma instrução musical formal (1924); Alfa Smith (1938); e Lucille Wilson, um showgirl (1942). Conta-se que, acompanhado de Lucille, em uma visita ao Papa Pio XII, Armstrong com seu eterno bom humor não resistiu à tentação de fazer o santo padre dar umas risadas. No meio da entrevista, o Papa pergunta se ambos tem filhos. Louis abre um de seus famosos sorrisos largos e dispara: “Não, Santidade, mas nos divertimos muito tentando”. O Papa parou por alguns segundos, como se estivesse traduzindo a resposta para logo começar um esforço inútil para não rir. Quando começou a gargalhar, um cardeal presente apressou-se em levá-lo dali em sua cadeira de rodas, encerrando imediatamente a entrevista.

Luis Armstrong morreu de ataque cardíaco em 6 de Julho de 1971 com a idade de 69 em Corona, Queens, Nova Iorque, 11 meses após tocar o seu último solo na Sala Imperial do Waldorf Astoria. As suas últimas palavras foram: "I had my trumpet, I had a beautiful life, I had a family, I had Jazz. Now I am complete." ("Eu tive o meu trompete, uma vida linda, uma família, o Jazz. Agora estou completo”)

 Dia do Aniversário do Dalai Lama - comemorado no Tibet, para marcar a data do nascimento do líder religioso do Budismo tibetano, Tenzin Gyatso, que veio ao mundo em 6 de julho de 1935, e que é tido como o 14º Dalai Lama (Oceano de Sabedoria), com poder político e espiritual entre os tibetanos. (datasdodia.net).
Dalai Lama

LHAMO THONDUP
Nascimento: 06/07/1935, Província de Amdo, Takster, leste do Tibet
Líder espiritual do Budismo; assume o poder político quando a China ocupa o país (1950); exila-se na Índia após rebelião nacionalista (1959); Nobel da Paz (1989).
"A manutenção da paz começa com a satisfação de cada indivíduo."

NOTA: Sua Santidade o Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935, foi chamado de Lhamo Thondup.

Durante o inverno de 1940, Lhamo Thondup foi levado ao palácio de Potala, onde tomou posse oficialmente como o líder espiritual do Tibet. Logo após, o Dalai Lama recentemente reconhecido foi levado ao templo de Jokhang onde Sua Santidade foi introduzido como um monge novato em uma cerimônia conhecida por taphue, que significa "o corte do cabelo". "De agora em diante, eu teria a cabeça raspada e usaria vestes marrons de monge." De acordo com o costume antigo, Sua Santidade perdeu seu nome Lhamo Thondup e assumiu seu novo nome, Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso. (saiba mais: http://www.dalailama.org.br/biografia/nascimento.php) 



Dia Mundial das Zoonoses ou "World Zoonoses Day" - comemorado para marcar a data de 6 de julho de 1885, em que o cientista francês, Louis Pasteur, testou, com sucesso,  a sua vacina anti-rábica, ao medicar e imunizar o menino francês, Joseph Meister, que fora mordido por um cão com raiva, sendo que nos dias atuais e num mundo cada vez mais globalizado como o nosso, o controle das zoonoses tem ganhado uma importância inestimável, visto que, dos mais de 1.400 patógenos [vírus e bactérias] conhecidos no mundo, em torno de 61% são transmitidos dos animais para os humanos.(datasdodia.net).


Dia de Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir - Ela é padroeira das adolescentes, da castidade e das "Filhas de Maria." Maria Goretti nasceu em 1890 e morreu em 06 de julho de 1902.
Maria Goretti  foi uma jovem católica italiana, declarada santa, com festa comemorada no mesmo dia de sua morte.
Aos doze anos de idade Maria Goretti foi atacada pelo vizinho Alessandro Serenelli (1882-1972). No dia 5 de julho de 1902, Alessandro tentou violentar Maria, ameaçando-a com uma faca, mas a menina ajoelhou-se com medo de que Alessandro fosse para o inferno, e diante das recusas da menina, Serenelli esfaqueou-a 14 vezes. Inspirada em suas mestras Santa Cecília e Santa Inês, aceitou o martírio piedosamente. No dia seguinte, depois de perdoar seu assassino, Maria Goretti faleceu.
Alessandro Serenelli foi condenado e passou 27 anos na prisão. Arrependido, tornou-se um membro da ordem Terceira dos Capuchinhos, que lhe deram abrigo.
Em 24 de junho de 1950, o Papa Pio XII canonizou Maria Goretti, em uma cerimônia atendida pela sua mãe Assunta, e seu assassino, Alessandro.
Há várias igrejas, capelas e paróquias dedicadas à santa. Sua devoção se espalhou quase que instantaneamente após a canonização. Na América, a primeira igreja dedicada a ela é a Capela de Santa Maria Goretti, em Currais Novos (Rio Grande do Norte, Brasil), fundada em 1952. A cidade de Passos no sul de Minas Gerais, a homenageou dando-lhe o nome de um bairro.


Dia do início das Festas de São Firmino - realizadas até 14 de julho na cidade espanhola de Pamplona.


Dia do início do "Festival de Ludi Apollinares" - realizado em honra de Apolo [Deus da música, da poesia, da peste e da medicina na Roma Antiga], celebrado com muitos jogos de dardos e jogos de flechas por antigos romanos.(datasdodia.net). 

COISAS DE NORTE-AMERICANOS: 
Dia Nacional do Frango Frito ou "National Fried Chicken Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.

Dia de Levar seu WebMaster para almoçar ou "Take Your Webmaster to Lunch Day" - comemorado nos Estados Unidos da américa.


 EVENTOS HISTÓRICOS

06/07/1785 -  Dia em que o Dólar foi escolhido por unanimidade, como moeda oficial dos Estados Unidos da América.

06/07/1885 Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina anti-rábica em um garoto que fora mordido por um cão com raiva.

06/07/1959 -  Dia da Inauguração da Ponte Aérea Rio-São Paulo.

06/07/1967 - Dia em que forças nigerianas invadiram Biafra, dando início à "Guerra de Biafra", para combater a separação da República de Biafra, num conflito que ceifaria centenas de milhares de pessoas, muitas delas civis, durante cerca de 2 anos e meio de lutas, em que pela 1ª vez foram transmitidas pelo mundo imagens de pessoas literalmente morrendo de fome, provocando indignação e mobilizações mundiais numa tentativa de socorro em favor da população inocentemente atingida.

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 06/07 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas ou pelo site

Domingo, 6 de julho
  


 

 

 

 

Aniversariantes 06/07 (menos famosos) 

www.projetovip.net 
ALBERTO NEPOMUCENO
Alberto
Nepomuceno

ALBERTO NEPOMUCENO
Nascimento: 06/07/1864, Fortaleza, Ceará, Brasil
Filiação: Vítor Augusto Nepomuceno (violinista, organista e mestre de banda) e Maria Virgínia de Oliveira Paiva
Casamento: Walborg Bang, pianista (1893)
Falecimento: 16/10/1920, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Doença
Músico (violinista, organista e pianista), compositor erudito e regente; começa a estudar música com o pai até mudar-se para Recife, onde estuda piano e violino (1872); trabalha como tipógrafo enquanto estuda com o maestro Euclides Fonseca; republicano e abolicionista atuante, torna-se diretor dos concertos do Clube Carlos Gomes; de volta a Fortaleza, colabora em diversos jornais reacionários até radicar-se no Rio de Janeiro (1885); autor de 2 óperas completas: "Artemis" e "Abul", além de obras como "Dança dos Negros" (1887), "Mazurca", "Marcha Fúnebre", etc; viaja para a Europa com seus amigos irmãos Bernardelli para aprimorar seus estudos musicais (08/1888); é o primeiro regente brasileiro de intenção nacionalista e torna-se diretor do Instituto Nacional de Música (1902 a 1903, reassumindo em 1906); último concerto: Teatro Municipal (1917).

BILL HALLEY
Bill Halley
 WILLIAM JOHN CLIFTON HALEY
Nascimento: 06/07/1925, Highland Park, Michigan, Estados Unidos
Filiação: William Albert Haley e Maude Green
Casamento: Dorothy Crowe (11/12/1946 a 14/11/1952, divórcio): filhos John William e Gina; Joan Cupchak (18/11/1952 a 1960, divórcio): filha Doreen (21/07/1954); Martha Velasco (1963 a 09/02/1981, sua morte): filha Martha Maria
Falecimento: 09/02/1981, em sua casa, Harlingen, Texas, Estados Unidos
Causa: Tumor cerebral
Músico (guitarista), cantor e líder da banda "Bill Halley and his Comets", imortalizados pela música "Rock Around the Clock" (1954), hino do "rock n'roll"; sucesso nos anos 1960 com músicas como "Shake Rattle and Roll", etc.



JANET LEIGH
Janet Leigh

JANETTE HELEN MORRISON
Nascimento: 06/07/1927, Merced, California, Estados Unidos
Casamento: John Carlyle (1942, anulado); Stanley Reames (1946 a 1948, divórcio); Tony Curtis (04/06/1951 a 06/1962, divórcio): filhos Kelly Curtis e Jamie Lee Curtis; Robert Brandt (1962 a 03/10/2004, sua morte)
Falecimento: 03/10/2004, em sua casa, ao lado da família, Beverly Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Inflamação nas vias circulatórias
Atriz cinematográfica (estréia em "The Romance of Rosy Ridge", 1947); destaca-se no filme "Psycho" (1960).

LAURO CORONA
Lauro Corona

LAURO DEL CORONA
Nascimento: 06/07/1957, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 20/07/1989, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infecção respiratória e insuficiência aguda (devido a AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome"), após 9 dias internado - é uma das primeiras personalidades brasileiras a sucumbir à doença
Cantor, modelo e ator de teatro (estréia na pela infantil "Simbad, o Marujo"), TV (estréia no especial "Ciranda Cirandinha", 1977) e cinema (estréia em "O Sonho não Acabou", 1981); não é bem sucedido como cantor de "rock", mas destaca-se em telenovelas da Rede Globo como "Dancin' Days" (1978), "Baila Comigo" (1981), "Elas por Elas" (1982), etc; na novela "Vida Nova" (1989) já apresenta os sintomas da doença que o mataria.



SYLVESTER STALLONE FAZ 68 ANOS
Sylvester Stallone

SYLVESTER GARDENZIO STALLONE
Nascimento: 06/07/1946, Hell's Kitchen, New York, Estados Unidos
Filiação: Frank Stallone e Jacqueline Labofish
Casamento: Sasha Czack (28/12/1974 a 14/02/1985, divórcio): filhos Sage (1976) e Seargeoh (1979); Brigitte Nielsen (15/12/1985 a 13/07/1987, divórcio); Jennifer Flavin (17/05/1997): filhas Sophia Rose (1996), Sistine Rose (1998) e Scarlet Rose (2002)
Ator cinematográfico (estréia em "The Party at Kitty and Stud's", 1970) e de TV (estréia em "Police Story", 1975); destaca-se em filmes como "Death Race 2000" (1975), "Victory" (1981), "Cobra" (1986), etc; sucesso com os personagens ROCKY (1976) e RAMBO (1982); indicado ao OSCAR de Ator por "Rocky" (1976).
"No Brasil, você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem 'Obrigado! E aqui está um macaco para você levar para casa'.




TOQUINHO FAZ 68 ANOS
Toquinho

ANTONIO PECCI FILHO
Nascimento: 06/07/1946, São Paulo, São Paulo, Brasil
Músico (violonista e pianista), cantor e compositor popular; faz sucesso nos anos 1960 e 1970, acompanhando Elis Regina, Tayguara, Chico Buarque, Vinícius de Morais, Tom Jobim, etc e participando de inúmeros musicais; primeiro LP: "O Violão de Toquinho" (1966); primeira composição gravada: "Lua Cheia" (1967, RGE, com Chico Buarque).  






GEORGE BUSH FAZ 68 ANOS
George W. Bush

GEORGE WALKER BUSH
Nascimento: 06/07/1946, 7:26 h, New Haven, Connecticut, Estados Unidos
Filiação: Filho mais velho de George Herbert Walker Bush e Barbara Pierce
Casamento: Laura Welch (05/11/1977): gêmeas Barbara Pierce e Jenna (25/11/1981)
Empresário metodista e político republicano; pilota na Guarda Aérea Nacional do Texas; graduado na Yale University (1968) e na Harvard Business School (1975), trabalha na empresa de petróleo da família e é preso por dirigir alcoolizado em Kennebunkport, Maine (1976); 46* Governador do Texas (17/01/1995 a 21/12/2000) e 43* Presidente (20/01/2001 a 20/01/2009, reeleito); após os atentados terroristas de 11/09/2001, ordena a invasão do Afeganistão (2001) e do Iraque (2003), com a justificativa de confiscar armas químicas, causando a morte de 3.750 norte-americanos e 27.000 feridos, além de 70.000 a 150.000 inimigos eliminados; corta impostos com as leis "No Child Left Behind Act" e "Medicare" (para idosos); recusa-se assinar o Tratado de Kyoto (1997) para redução de poluentes e emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa; reeleito, enfrenta a maior recessão pós-II Guerra Mundial (12/2007) e tem a pior avaliação de um governante máximo da história norte-americana.
"Não me considere o chefe. Considere-me apenas um colega de trabalho que tem sempre razão."

ARNALDO BAPTISTA FAZ 66 ANOS
Arnaldo Baptista

ARNALDO DIAS BAPTISTA
Nascimento: 06/07/1948, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Tem 2 irmãos: Cláudio César e Sérgio Dias
Casamento: Rita Lee; Lucia Barbosa
Músico (baixista e tecladista), compositor e cantor; começa a carreira formando a banda THE THUNDERS (1962, com seu irmão Cláudio); atua na banda SIX SIDED ROCKERS (1966 a 1973, já com Rita Lee - futuramente OS MUTANTES); primeiro disco com a banda: "Os Mutantes" (1968); torna-se produtor musical mas, com o insucesso, segue carreira solo com o disco "Lóki?" (1974); toca na banda "underground" PATRULHA DO ESPAÇO (1977 a 1978); internado na ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público, devido a comportamento agressivo pelo uso excessivo de LSD (1982); tenta suicídio (atira-se do 4* andar), passando 4 meses e 11 dias em coma; participa do retorno dos MUTANTES (2006 a 09/2007).

BABI FAZ 40 ANOS
Babi

ANNA BARBARA XAVIER DE FONTOURA

Nascimento: 06/07/1974, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Modelo, apresentadora e atriz, destaca-se na TV por assinatura SKY, MTV e depois na TV aberta, na Rede SBT. 












Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                DOMÊNICO

Um comentário:

  1. RADAMÉS MACUCO MOSCA6 de julho de 2014 21:08

    ''MONGAGUÁ FM 92,5Mhz NO BLOGSPOT!'' SOU MUITO GRATO POR LANÇAREM AO AR,. 4ª.-f. 2.7.2014, VARIANDO, ''ITANHAÉM: DO ABAREBEBÊ''; 5ª 3.7; ''PRAIA GRANDE: DA FORTALEZA DE ITAIPU'' E 6ª 4.7 E POR SEMPRE ME AJUDAREM A DIVULGAR O PRODUTO DE MEU CORAÇÃO, ATRAVÉS DO MEU CÉREBRO EM HOMENAGEM OU VALORIZANDO NOSSO POBRE LITORAL, SOBRESSAINDO-SE SOMENTE ''GUARUJÁ: A PÉROLA DO ATLÂNTICO''. 'SOU FELIZ POR TER TUDO DE QUE PRECISO' COMO DIZ NOSSO AMIGO DOMÊNICO! PORÉM! SEMPRE HÁ UM PORÉM, E ESTE ME ENTRISTECE! A HOMENAGEM AO 'MONSTRO SAGRADO DO JAZZ' ***** LOUIS (DANIEL) ARMSTRONG ***** , CANTOU E TOCOU NO SEU TROMPETE AO MUNDO ''WHAT A WONDERFUL WORLD'' DE: *****ROBERT) BOB THIELE***** E *****GEORGE DAVID WEISS***** NA DIALÉTICA DE SENTIMENTOS CONTRA A TRISTEZA DO *****(ANTÔNIO FREDERICO DE) CASTRO ALVES***** NOSSO ''POETA DOS ESCRAVOS'' QUE LUTOU TANTO PELA ABSURDA POSTURA DE UM SER HUMANO QUE SE VANGLORIAVA POR ENRIQUECER À CUSTA DOS SEMELHANTES NEGROS DOS ''NAVIOS NEGREIROS'', UMA DE SUAS BELAS OBRAS! AQUI EM ''MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR" ESTÃO USANDO CRIANÇAS PARA MENDIGAR, PIOR , PEDIR DINHEIRO PARA VIGIAR AUTOMÓVEIS ESTACIONADOS EM FRENTE AOS PORTÕES DE CASAS ALHEIAS! TODOS FAZEM QUE NÃO VEEM EM 'AGENOR DE CAMPOS' OS DONOS DE AUTOMÓVEIS POR DEPLORÁVEL COMODISMO INCENTIVAM ESTE COMPORTAMENTO DE FLANELINHAS MIRINS QUE COLABORAM COM ADULTOS PROVAVELMENTE! DOMINGO EM LUGAR DE PASSEAR, ESTUDAR, PRATICAR UM ESPORTE OU UMA ARTE! E CONTINUAMOS CANTANDO ''WHAT A WONDERFUL WORLD'' OU ''WUEN THE SAINTS GO MARCHINING IN'' DE *****JAMES MÍLTON BLACK***** ... EM ''MONGAGUÁ: DE VERDE E MAR''...QUE NÃO ME CANSO DE OLHAR! COMO CEGO! OS QUE ENXERGAM FAZEM QUE NÃO VEEM! "POBRES MENINOS.. NÃO TÊM NINGUÉM ... '' MÚSICA ANTIIIGA!

    ResponderExcluir