>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

10/10/2014 - sexta-feira - EDITH PIAFF, UMA HOMENAGEM...

10/10/2014 - sexta-feira 
EDITH PIAFF

A vida nada rosa de Edith Piaf

A grande voz da música popular foi abandonada pela mãe, criada em um bordel, dependente química e infeliz no amor. Mas tinha uma grande capacidade de superação

Ivan Claudioimg.jpg  EMOÇÃO
Piaf em foto de Maurice Seymour, de 1955: dores curadas com morfina


A cantora Edith Piaf (1915-1963), “a voz” da França, foi a Amy Winehouse de sua época. Como Amy, a intérprete de “La Vie en Rose” morreu relativamente jovem (47 anos), vítima de uma equação mal resolvida e de variáveis clássicas: infância de abandono e privações, decepções amorosas e fuga no alcoolismo e nas drogas. Isso tudo é sabido – a própria Piaf tratou desses assuntos em dois livros “ditados” a escritores. 

A novidade da biografia “Piaf – Uma Vida” (Leya) é que a autora, Carolyn Burke, tenta desfazer o clichê do gênio consumido pela própria chama e traçar um perfil de uma artista disciplinada cuja luta pela sobrevivência – e pelo sucesso na carreira – falou mais alto que o impulso autodestrutivo.

Só mesmo a força vital e criativa justifica a superação de tantos obstáculos: filha de um contorcionista e de uma cantora de cabaré que a trocou pela boêmia, Piaf foi criada no prostíbulo de sua avó e, quando o seu pai percebeu que ela tinha uma voz acima do normal, passou a utilizá-la em seus espetáculos mambembes. A convivência com o universo de párias sociais ajudou a sua emancipação precoce. Aos 16 anos, lá está o pequeno pardal (significado de Piaf) vivendo sozinha com uma amiga e cantando em espeluncas de Pigalle, a “zona ver­melha” de Paris. Casou-se com um entregador (de quem logo se separou), teve uma filha que morreu aos dois anos de meningite (moléstia mortal na época) e buscou abrigo nos braços de um cafetão, Ali-Babá, cujo comparsa atendia pelo nome de Tarzan. Ao ouvir dele que mulher de bandido tem que “rodar a bolsinha”, Piaf respondeu que conhecia uma forma mais rentável de trabalhar nas ruas. Ou seja: cantando.
img1.jpg
INTIMIDADE 
Piaf com a amiga Marlene Dietrich: segundo a atriz, ela se achava feia
e insegura, mas tinha um charme ao qual os homens não resistiam
img2.jpg
Nesses primeiros tempos, ela tinha rendas extras, tipo “colecionar rolhas”: fazia companhia a homens solitários e os incentivava a entornar garrafas e garrafas de champanhe. Ganhava depois pelas rolhas acumuladas. Embora evitasse falar desse período, segundo Carolyn a cantora chegou a se prostituir. Precisava de dez francos para custear o enterro de sua filhinha; e o cliente, sensibilizado, pagou mais. 

Movida pela impulsividade que a fazia afastar-se de pessoas negativas, Piaf logo saiu desse ambiente – em direção à fama. Faz parte da mitologia moderna o encontro da cantora com o dono de cabaré Louis Leplée, que a viu cantando numa esquina, deu-lhe cinco francos e um palco iluminado. Daí para a plateia seleta do Playhouse de Nova York, em 1947, quando foi paparicada por Gene Kelly, Greta Garbo e Marlene Dietrich, não foi mais uma questão de sorte. Apesar de detestar a companhia feminina, Piaf ficou íntima de Marlene. Segundo a atriz alemã, ela se achava feia e insegura, mas “seu carisma era tão grande que podia ter qualquer homem que quisesse”. E foram muitos. 
Um deles marcou a sua vida e a deixou devastada quando morreu num acidente de avião: o lutador de boxe Marcel Cerdan. Ela passou a exagerar na bebida e a se drogar com morfina, vício adquirido para aplacar as dores após dois acidentes de carro. Ao final, com muitas complicações, voz falha e aparência de “mariposa agonizante”, começou a esquecer letras de músicas que conhecia de cor. Entre elas o seu hino: “Não me Arrependo de Nada”.  
img3.jpg(extraido do site http://www.istoe.com.br/reportagens/167818_A+VIDA+NADA+ROSA+DE+EDITH+PIAF
Edith Piaf
 EDITH GIOVANNA GASSION
Nascimento: 19/12/1915, Hospital Tenon (dizem que nos degraus, sob um poste da Rue de Belleville 72), Paris, França
Filiação: Louis Alphonse Gassion (acrobata de circo) e Anetta Giovanna Maillard (cantora ambulante)
Casamento: Jacques Pills (07/1952); Theophanis Lamboukas (09/10/1962); tem relacionamentos com Louis Dupont (1932; filha Marcelle, 02/1933-19335), Paul Meurisse (1940 a 1941), Henri Contet, Norbert Glanzberg, Yves Montand, Charles Aznavour, Eddie Constantine, Douglas Davies, Charles Dumont e com o cantor e compositor Georges Moustaki (até 09/1962, sua morte)
Falecimento: 10/10/1963, 13:30 h, em sua casa do Boulevard Lannes, Enclos de la Rorrée, Plascassier, planalto de Grasse, Alpes Marítimos, França
Causa: Hemorragia interna (motivada por câncer)
Cantora popular; começa cantando nas ruas da área de Pigalle, onde é descoberta por Louis Leplée (1935); primeira gravação: "Les Mômes de la Cloche" (1936, 78 rpm); durante a II Guerra Mundial é acusada de colaborar com os nazistas na Paris ocupada; faz sucesso com canções como "La Vie en Rose" (1946), "Milord" (1959), "Non, Je ne Regrette Rien" (1960), etc; torna-se dependente de álcool e morfina.
 ..............................................................................................

Dia da Honestidade – Não tenha vergonha, seja honesto(a), faz bem  à sua saúde.  

O brasileiro Rui Barbosa, grande jurista e diplomata, notável escritor, além de extraordinário orador, deixou um escrito que nos faz refletir sobre a atual situação da nossa sociedade.
Escreveu ele: "de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto..."
A indignação de Rui Barbosa, ainda que tenha sido há muito tempo, faz sentido e é digna de nossas reflexões. 


...................................................

Dia do Empresário Brasileiro - O dia de hoje rende uma homenagem ao homem de negócios do país, que mostra a que veio no competitivo mercado atual. O empresário brasileiro tem a fibra de todos os cidadãos do país: luta em condições adversas, tenta crescer em meio aos "gigantes internacionais", e contribui enormemente para a economia do Brasil

.....................................


Dia Mundial contra a Pena de Morte - comemorado desde 2003, quando foi lançado pela Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, com a participação de várias ONGs em nível internacional, 
entre elas a Anistia Internacional, contra essa
categoria de punição que foi extinta no Brasil
desde 1855 pelo então imperador brasileiro, Dom Pedro II. (olocutor.com)
.......................................


Dia Mundial da Saúde Mental - Criado pela Organização Mundial da Saúde. – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 450 milhões de pessoas sejam atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento. As notícias positivas são que tratamentos adequados e de bom custo-benefício estão disponíveis, e que soluções para lidar com os problemas de desordens mentais existem. (fonte: portalsaofrancisco.com.br)

..............................................
Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher -comemorado desde 10 de outubro de 1980 por brasileiros, para marcar a data em que inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo-SP, como parte de um movimento de caráter nacional, em protesto contra o então índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil, que, além de exigir a implementação de políticas públicas e a reformulação do Código Penal, também buscava dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros e assassinatos bárbaros,  esquecidos no anonimato da esfera doméstica,  por serem na sua grande maioria, cometidos por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso também, não denunciados. (olocutor.com). 
.....................................................

Dia Nacional da Guarda Municipal – a atuação das guardas se resume a uma atividade comunitária de segurança urbana, apoiando os órgãos policiais estaduais e federais quando solicitadas.

.........................................................

 PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 10/10 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico
...................................................
EM MEMÓRIA DE
CLAUDETE SUELI DE SOUZA,
QUE NOS DEIXOU EM 
23/09/2013
....................................................
ANIVERSARIANTES FAMOSOS DE 10 DE OUTUBRO
www.projetovip.net
LEMBRANDO VERDI
Verdi
 GIUSEPPE FORTUNINO FRANCESCO VERDI
Nascimento: 10/10/1813, 20:00 h, Le Roncole, perto de Busseto, Departamento de Taro, Parma, Itália
Filiação: Carlo Verdi (dono de uma taberna) e Luisa Utini
Casamento: Margherita Barezzi (até 1840, viúvo): 2 filhos; Giuseppina Strepponi (29/08/1859 a 1897, viúvo)
Falecimento: 27/01/1901, num hotel de Milão, Itália
Causa: Trombose
Músico e compositor romântico-clássico; católico, é reprovado no exame para entrar no Conservatório por ter má posição de mãos no piano; primeira ópera: "Oberto, Conte di San Bonifacio" (11/1839); autor de cerca de 26 óperas, como "Il Corsaro" (1848), "La Traviata" (1853), "Aida" (1871), etc.
...........................................................

PEDRO LUIZ RONCO FAZ 64 ANOS
Pedro Luiz Ronco
 PEDRO LUIZ RONCO
Nascimento: 10/10/1950, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Vicente Ronco
Casamento: Cleide (3 filhos)
Radialista e apresentador; repórter da Rádio Bandeirantes (1972 a 1991); cobre a visita do Papa João Paulo II ao Brasil (1980); passa para a Band FM, apresentando o programa humorístico "A Hora do Ronco" (1991); corinthiano, é um dos fundadores da torcida Gaviões da Fiel (com Flávio da Selva).
........................................................

MIGUEL FALABELLA FAZ 58 ANOS
Miguel Falabella
 MIGUEL FALABELLA DE SOUZA AGUIAR
Nascimento: 10/10/1956, Ilha do Governador, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Edmo e Maria Arminda
Dramaturgo, apresentador, diretor, ator e comediante de teatro e TV; autor de peças como "Submarino", "A Partilha", "Império", etc; estréia em novelas em "Sol de Verão", 1982); destaca-se em novelas da Rede Globo como "Selva de Pedra" (1986), "As Noivas de Copacabana" (1992), "Cara e Coroa" (1995), etc.
.......................................................

FERNANDA MACHADO FAZ 34 ANOS
Fernanda Machado
 FERNANDA ARRIAS MACHADO
Nascimento: 10/10/1980, Maringá, Paraná, Brasil
Casamento: Tem relacionamentos com o ator Jorge Pontual, o fotógrafo Marcelo Faustini e o norte-americano Robert Riskin
Atriz de TV (estréia em "Começar de Novo", 2004, da Rede GLOBO) e cinema (estréia em "Inesquecível", 2007); destaca-se em filmes como "Tropa de Elite" (2007), "Flordelis: Basta uma Palavra para Mudar" (2009), "Amanhã Nunca Mais" (2011), etc. eem telenovelas como "Alma Gêmea" (2005), "Caras & Bocas" (2009), "Insensato Coração" (2011), etc.

Fernanda Machado

  • Nome completo Fernanda Arrias Machado
  • Idade 34 anos
  • Data de nascimento 10/10/1980
  • Signo Libra
  • Twitter @realfemachado




...........................................................

IN MEMORIAM
LEMBRANDO JÚLIO CÉSAR
Germânico
 JULIUS CAESAR GERMANICUS
Nascimento: 15 a.C, Roma, Itália
Filiação: Nero Cláudio Druso e Antonia, "a Jovem"; tem o irmão Cláudio (futuro imperador)
Casamento: Agripina (9 filhos, 3 dos quais morrem antes de adultos, sobrevivendo Julia Livila, Drusila, Agripina, Druso César e Nero César - ambos assassinos por Tibério - e Gaius César, futuro imperador Calígula)
Falecimento: 10/10/19, Alexandria, Egito
Causa: Subitamente (provavelmente envenenado por Gneu Calppúrnio Pisão, governador da Síria, a mando do Imperador Tibério, de quem é filho adotivo)
Militar e governante; primeiramente chamado Nero Claudius Drusus Germanicus, é membro da família imperial romana, da Dinastia Júlio-Claudiana; Militar e governante; popular, é feito Cônsul por Augusto, após 5 mandatos como Questor (12); vence várias batalhas nas províncias da Panónia e Dalmácia e torna-se comandante do exército da Germânia Inferior (14); proclamado Imperador por suas legiões, prefere respeitar a ascensão de Tibério ao trono; derrota os reinos da Capadócia e Comagena na Ásia Menor (18).
........................................................

LEMBRANDO PAPA URBANO IV
Papa Urbano IV
 JACQUES PANTALÉON
Nascimento: cerca de 1200, Troyes, França
Falecimento:10/10/1264, Perugia, Itália
Patriarca de Jerusalém (1255); Papa (04/09/1261), nunca entrou em Roma, estabelecendo o pontificado em Perugia; começa a assinar documentos com números ordinais; confirma Corpus Christi 60 dias após a Páscoa na bula "Transiturus" (11/08/1264).



..........................................................

LEMBRANDO DO SUPER-HOMEM

Christopher D'Olier Reeve - Ator
Nova Iorque, 25/09/1952
Mount Kisco, 10/10/2004
Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes. Após sofrer um acidente à cavalo, passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células tronco. Faleceu de uma grave infecção, em virtude do seu estado de saúde.
 Iniciou sua carreira com pequenas participações no teatro e televisão, obtendo seu primeiro bom papel em Alerta Vermelho: Netuno Profundo, em 1977. Mesmo tendo participado de outros bons filmes, como Em Algum Lugar no Passado e Vestígios do Dia, nunca conseguiu se livrar do estereótipo do Homem de Aço.
Morreu a 10 de outubro de 2004 vítima de um infarto. Era casado desde 11 de abril 1992 com a atriz Dana Reeve. Dana, desde o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do esposo, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade de sua condição médica.
Ela também veio a morrer, a 6 de março de 2006, vítima de um câncer pulmonar. Desta união nasceu um filho, Will. Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior de dez anos com a modelo inglesa Gae Exton.
CURIOSIDADE: Seu último filho, Will, foi adotado pelo ator Robin Willians, com quem Christopher foi sempre muito amigo. No início da carreira de ambos Christopher fez mais sucesso a ajudou Robin, que após a o acidente começou a retribuir a antiga ajuda, com a morte de Christopher e logo após a morte de Dana Robin adotou Will e o cria hoje como se fosse seu próprio filho. (fonte: wikipedia)


..........................................................................
 


UM SORRISO SINCERO, UMA PALAVRA CARINHOSA, UMA ATITUDE CONSTRUTIVA.
É COM PEQUENAS AÇÕES QUE CADA UM DE NÓS CONTRIBUI PARA FAZER UM MUNDO MELHOR.
PENSE !!!
O SENHOR DO UNIVERSO ESTÁ EM CADA ATO SEU PRATICADO COM AMOR!
DOMÊNICO
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário