>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

31/10/2014 - sexta-feira - BRUXAS, SACI-PERERÊ, DONAS DE CASA e muito mais...

31/10/2014 - sexta-feira  


Dia das BRUXAS (HALLOWEEN) – Significava o Ano Novo Celta.
Os celtas, um povo que viveu há muito tempo na região onde hoje ficam a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, bem antes do nascimento de Jesus Cristo, comemoravam o Dia de Samhain (pronuncia-se "so-in") em 31 de outubro. Era o final de um ano e começo de outro, o fim da "temporada do sol" e o começo do frio, quando chegava o inverno e a terra congelava. A data significava também a abertura do portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos.
As pessoas acreditavam que nesse dia, as almas dos mortos vinham à procura dos vivos e tinham muito, muito medo dessas “visitas" anuais. Daí resolveram se vestir da forma mais estranha possível nessa data, para não parecerem humanos e despistarem os espíritos (leia mais em: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u22.jhtm)
MAGIA: Neste dia, as portas para o mundo mágico estão abertas, deixando o trânsito livre para todos os seres encantados e facilitando assim o contato com várias entidades. O cristianismo lutou para acabar com esta festa pagã, que ficou conhecida como o Dia das Bruxas, que acabou ficando conhecido popularmente como uma festa de fantasias em que bruxas e seres encantados festejam sua liberdade com guloseimas e brincadeiras. Neste dia, escreva seus pedidos para o próximo ano e coloque-os em um caldeirão de ferro. À meia-noite do dia 31, queime o papel, pedindo que os seres encantados realizem seus desejos. (fonte: bruxaguinevere.blogspot.com).


............................................................................................

DIA DO SACI - Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci  (31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura norte-americana em nosso país. (saiba mais em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm)

............................................................................................

31 de outubro - Dia da dona de casa
Ninguém se lembra das donas de casa e seu status andou mudando de nome para ver se não ficava pior na terminologia legal: prendas domésticas, do lar...
Prendas, no sentido de qualidades, sim, elas têm muitas. Têm diploma e pós-graduação em administração, economia, psicologia, nutrição, geriatria, pediatria, ciências sociais, nutrição, geriatria, direito, relações internacionais, artes, comunicação, teologia, educação física e tantos outros títulos de grande valor.
Prenda, no sentido de presente, sim, elas oferecem muitos: a casa com jeito de lar, a comida sem gosto de refeitório, a ordem sem ares de quartel, mas harmoniosa, bonita, acolhedora, o abraço na hora de partir e voltar, a escuta paciente, a presença segura.
Dizer que ela é do lar é pouco, porque ela é de todos que a rodeiam, que dela dependem para formar uma família. Ela é das pessoas – de todos, incluindo bebês, adolescentes, adultos e idosos -, mas também dos vizinhos, dos parentes que pedem ajuda, conselho, companhia, socorro.
No dia da dona de casa, nem a mídia, nem o comércio farão propaganda ou homenagem...http://www.fatima.com.br/


............................................................................................
Dia Mundial da Bíblia ou "World Day of the Bible" - comemoração de alguns Cristãos evangélicos, relacionada com a Reforma Protestante promovida pelo teólogo alemão, Martinho Lutero, com a fixação das "95 Teses" que deram ensejo à grande cisão da Igreja, que foram expostas na porta do castelo em Wittenberg, na Saxônia em 31 de outubro de 1517.  http://datascomemorativas.info/


............................................................................................
Dia mundial da Poupança (World Savings Day) - No dia 31/10 comemora-se no Brasil e no mundo, o dia da Poupança. O dia mundial da Poupança foi estabelecido em 1924, durante um congresso internacional de Economia, na Itália. No Brasil, a mesma data foi escolhida, a partir de 1933, para ser o dia Nacional da Poupança. Apesar de o dia 31 de outubro ser "O DIA DA POUPANÇA", lembre-se de poupar todos os dias. Seu futuro agradece. (saiba mais em: http://www.edufinanceira.com.br/curiosidades.php?tp=16)


............................................................................................
Dia Nacional de Brincar de Bate-Bate ou "National Knock-Knock Jokes Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, principalmente com as crianças. http://datascomemorativas.info/


............................................................................................
Eventos históricos:
31/10/1984 - A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa.

Indira Gandhi
 INDIRA GANDHI (INDIRA PRIYARDARSHINI NEHRU)-
Nascimento: 19/11/1917, Allahabad, Pradesh, nordeste da Índia
Filiação: Jawaharlal Nehru (Primeiro-Ministro) e Rajiv Gandhi
Casamento: Feroze (26/03/1942 a 08/09/1960, viúva): filhos Rajiv (1944) e Sanjay
Falecimento: 31/10/1984, Nova Delhi, Índia
Causa: Assassinada por extremistas sikh de sua guarda pessoal
Política; estrategista e pensadora, filia-se ao Congresso Nacional Indiano (1939); presa por mais de um ano por atividades subversivas durante a II Guerra Mundial; única mulher a governar a Índia, torna-se Primeira-Ministra (segunda no mundo, 24/01/1966 a 24/03/1977 e 14/01/1980 a 31/10/1984); cria seu próprio partido no Congresso (após a cisão de 11/1969); vence a guerra indo-paquistanesa (1971, apesar do apoio dos Estados Unidos ao inimigo); nacionaliza os bancos, realiza a Revolução Verde (auto-suficiência alimentar em cereais), inicia o Programa Nuclear (primeiro teste: 1974) e governa sob Estado de Emergência (1975 a 1977); reduz em 70% os índices de pobreza no país.

Helena Macuco MoscaNOTA, POSTADO POR HELENA MACUCO MOSCA EM 2013: - "Uma das cenas mais impressionantes transmitida ao vivo pela TV foi a de cremação do corpo de Indira Gandhi. Seu corpo num tipo de balsa coberto de flores e madeiras especiais, que começaram a arder... E a multidão a tudo assistindo, orando... hel mac mos"

............................................................................................
31/10/1996 – Supremo Tribunal Federal determinou o arquivamento de inquérito, por falta de provas, contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello.
A requerimento do Procurador-Geral da República, o Tribunal determinou, em relação ao ex-Presidente Fernando Collor de Mello, o arquivamento de inquérito instaurado para a apuração dos fatos concernentes a pagamentos que teriam sido feitos pela empresa Credicard em benefício de Paulo César Farias e seu grupo, visando à renovação de contrato de exploração de serviços de cartão de crédito com a Caixa Econômica Federal, ressalvada a possibilidade prevista no art. 18 do CPP ("Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas tiver notícia."). Não mais se justificando a competência do STF (CF, art. 102, I, b), determinou-se a devolução dos autos do inquérito à 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF. Inq 1030-DF, rel. Min. Néri da Silveira, 20.06.96. (fonte: http://www.stf.jus.br/arquivo/informativo/documento/informativo36.htm)

............................................................................................

31/10/1996 - Avião da TAM cai em São Paulo, no Jabaquara. Todos os 96 passageiros e 3 moradores faleceram no acidente. O acidente ocorreu por um problema no reverso da turbina. A aeronave caiu em cima das casas no bairro de Jabaquara, após decolar.

............................................................................................
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 31/10 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico
.................................................................
ANIVERSARIANTES 31/10 - (menos famosos):   
www.projetovip.net
 ETHEL WATERS
Ethel Waters
 ETHEL WATERS
Nascimento: 31/10/1896, Chester, Pennsylvania, Estados Unidos
Casamento: Merritt Purnsley (1910 a 1911, divórcio); Clyde Edward Matthews (1929 a 1934, divórcio); Ed Mallory (1938 a 01/09/1977, sua morte)
Falecimento: 01/09/1977, Chatsworth, California, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Cantora de "blues" e "jazz" e atriz cinematográfica (estréia em "On with the Show!" (1929) e de TV (estréia em "Beulah" (1950); destaca-se em filmes como "Tales of Manhattan" (1942, "Seis Destinos"), "The Member of the Wedding" (1952), "Carib Gold" (1957), etc. e em seriados de TV como "Route 66" (1961), "The Great Adventure" (1963), "Daniel Boone" (1970), etc; último trabalho: o seriado "Owen Marshall: Counselor at Law" (1972); indicada ao OSCAR de Coadjuvante por Pinky" (1949 - segunda afro-descendente a sê-lo); entra para o GMA (Gospel Music Hall of Fame, 1984).

.................................................................................. 

HÁ 112 ANOS NASCIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 
Carlos Drummond

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Nascimento: 31/10/1902, Itabira de Mato Dentro, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade
Casamento: Dolores Dutra de Morais (1925); filhos Carlos Flávio (22/03/1927-poucos meses depois) e Maria Julieta (04/03/1928-05/08/1987)
Falecimento: 17/08/1987 (12 dias depois da filha), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca
Escritor, poeta, professor, jornalista e cronista; funcionário público e Chefe de Gabinete do Ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema; primeiras publicações: Seção "Sociais" do "Diário de Minas" (1921); funda "A Revista" (1925), porta-voz do modernismo mineiro publica seu primeiro livro em 1930: "Alguma Poesia"; diretor do jornal comunista "Tribuna Popular" (1945, a convite de Luis Carlos Prestes).
"Acho o Brasil infecto. Não tem atmosfera mental; não tem literatura; não tem arte; tem apenas uns políticos muito vagabundos."
 
................................................................................



HÁ 76 ANOS NASCIA FELISBERTO DUARTE, O FELIZ
Feliz
FELISBERTO DUARTE
Nascimento: 31/10/1938, Brasil
Casamento: Dalva (2 filhos, inclusive Caio)
Falecimento: 10/08/2008, à noite, Hospital Beneficência Portuguesa, Santos, Sâo Paulo, Brasil
Causa: Infecção intestinal causada por câncer e depressão (em coma desde o dia anterior)
Humorista e comunicador; conhecido como "Feliz" e pelo bordão "Piriri, Pororó"; é o primeiro "Homem do Tempo" da TV brasileira (anos 1980, nos jornais da Rede SBT); participa de programas humorísticos de TV como "Reapertura" e "Alegria 81", além de "Show da Simony", "Aqui e Agora" (1991), etc.
................................................................................
HÁ 52 ANOS NASCIA RAFAEL RABELLO
Raphael Rabello
 RAFAEL BAPTISTA RABELLO
Nascimento: 31/10/1962, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Família musical
Falecimento: 27/04/1995, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Apnéia (distúrbio congênito; internado para desintoxicação; há versões de AIDS, overdose e suicídio - nenhuma verdadeira)
Músico (violonista) e compositor popular; estuda com Jaime Florence "Meyra" e começa a tocar profissionalmente na adolescência; forma o conjunto OS CARIOQUINHAS (especializado em choros); primeira gravação: 1976 (com Turíbio Santos); estuda violão de 7 cordas com Dino 7 Cordas; primeiro álbum: "Raphael 7 Cordas" (1991); numa transfusão devido a um acidente de carro (1989), é contaminado pela AIDS e sua carreira começa a decair; envolve-se com drogas e vai para os Estados Unidos para expandir sua carreira (1994).


................................................................................
 
BUD SPENCER FAZ 85 ANOS
Bud Spencer
CARLO VICENTE PEDERSOLI
Nascimento: 31/10/1929, Nápoles, Campania, Itália
Casamento: Maria Amato (1960); filhos: Giuseppe (1961), Christine (1962) e Diamy (1972)
Atleta, graduado em Direito e ator cinematográfico (estréia em "Quo Vadis", 1951, não creditado) e TV (estréia em "Noi Siamo Angeli", 1997); campeão de Natação, compete nas Olimpíadas de 1952, 1956 e 1960; destaca-se em filmes como "Al di là della Legge" (1968, "O Dia da Lei"), "Il Soldato di Ventura" (1976), "Banana Joe" (1982), etc. e em seriados de TV como "I Delitti del Cuoco" (2010), etc; sucesso com o personagem BAMBINO em dupla com Terence Hill e "westerns spaghetti" como "Lo Chiamavano Trinità..." (1970, "Trinity é meu Nome"), "... Continuavano a Chiamarlo Trinità" (1971, "Trinity Ainda é meu Nome"), etc.
................................................................................
CLAUDETE SOARES FAZ 77 ANOS
Claudete Soares
CLAUDETTE CLOUBERT SOARES
Nascimento: 31/10/1937, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Julio Cesar Figueiredo (1972 até divórcio, nos anos 1990)
Cantora popular, destaca-se com o gênero baião, chegando a ser eleita a "Princesinha do Baião"; primeira gravação: "Claudete É Dona da Bossa" (1964).





................................................................................
IARA JAMRA FAZ 59 ANOS
Iara Jamra
IARA FERREIRA JAMRA
Nascimento: 31/10/1955, São Paulo, São Paulo, Brasil
Atriz de teatro, cinema (estréia em "Asa Branca - Um Sonho Brasileiro", 1980) e TV (estréia em "Selva de Pedra", 1986); destaca-se em filmes como "Besame Mucho" (1987), "No Coração dos Deuses" (1999), "O Signo da Cidade" (2007), etc. e em seriados de TV como "O Rei do Gado" (1996), "Roda Viva" (2001), "A Lua me Disse" (2005), etc; KIKITO DE OURO de Coadjuvante no Festival de Filmes de Gramado por "Dedé Mamata" (1988); sucesso em peças como "Elas são do Baralho", "O Diário de Lory Lamb", etc.
................................................................................
DUNGA FAZ 51 ANOS
Dunga
CARLOS CAETANO BLEDORN VERRI
Nascimento: 31/10/1963, Ijuí, a 400 km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Jogador de Futebol (volante), estréia no INTERNACIONAL/RS (1981 a 1984), joga no CORINTHIANS/SP (1984 a 1985), SANTOS/SP (1986), VASCO/RJ (1987), PISA/ITA (1987 a 1988), FIORENTINA/ITA (1988 a 1992), PESCARA/ITA (1992 a 1993), STUTTGART/ALE (1993 a 1994); participa da Seleção (1994, 96 partidas, 7 gols); Campeão da Copa de 1994 (Capitão); ídolo no JAP jogando pelo JUBILO IWATA (1994 a 1998); polêmico, encerra a carreira demitido do INTERNACIONAL (1999); funda o Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão; técnico da Seleção.
"Estão acostumados com o político, que fala o que as pessoas querem ouvir. Eu não sou político, eu falo o que as pessoas precisam ouvir. Às vezes não agrada". 
................................................................................

SIDNEY REZENDE FAZ 46 ANOS
Sidney Rezende
 SIDNEY NOLASCO DE REZENDE
Nascimento: 31/10/1958, Campo Grande, Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), Brasil
Jornalista e apresentador; muda-se para o Rio de Janeiro ainda criança e forma-se na PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) em 1983; começa como repórter do programa da rádio ROQUETE PINTO "Gente da Tera, Terra da Gente" (1985), além de fazer a pauta da rádio MEC e repórter do jornal "Tribuna da Imprensa"; atua no programa "Encontro com a Imprensa" da rádio JB (1986), assumindo a apresentação no ano seguinte; ganha o troféu GOLFINHO DE OURO (1988) e cria o programa "Panorama Brasil" na rádio PANORAMA (o primeiro programa jornalístico em FM); contratado pelo Sistema Globo de Rádio (1991), é âncora do "Jornal da CBN", apresenta o programa "Show de Notícias da CBN" e o jornal local (1996 a 2008); trabalha na Rede MANCHETE, BANDEIRANTES e integra a primeira equipe da GLOBO NEWS (1997); apresenta o programa "Conta Corrente" (2001), o "Bom Dia Rio" e o RJ TV-2ª Edição" (2005); é autor dos livros "Ideário de Glauber Rocha" e "Deve Ser bom Prá Você".
................................................................................
MARCELO DUARTE FAZ 50 ANOS
Marcelo Duarte
MARCELO DUARTE
Nascimento: 31/10/1964, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Demerval Antônio Duarte
Casamento: Marisa (filhos Antônio e Beatriz)
Jornalista, apresentador, escritor e editor; forma-se na ECA da USP (Universidade de São Paulo) e funda e edita o "Panda Books"; trabalha nas revistas "Placar", "Playboy" e "Veja" (São Paulo) e apresenta o programa "Loucos por Futebol" (ESPN BRASIL); na rádio BANDEIRANTES apresenta os programas "Você é Curioso?" e "Fanáticos por Futebol"; cobre as Olimpíadas de Pequim (2008) e apresenta o quadro "Pequim de A a Z"; tem uma página semanal - "Curiocidade" - no "Jornal da Tarde" e é autor de vários livros, incluindo os da série "O Guia dos Curiosos".
 ................................................................................
LARISSA MACIEL FAZ 37 ANOS
Larissa Maciel
LARISSA MACIEL KUMMER
Nascimento: 31/10/1977, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Casamento: André Surkamp, administrador de empresas (2009, namoram há 9 anos)
Atriz de teatro e TV (estréia no seriado "A Ferro e Fogo", 2005, RBS TV); radicada no Rio de Janeiro, destaca-se na Rede GLOBO na mini-série "Maysa - Quando Fala o Coração" (2009) e na novela "Passione" (2010).
................................................................................
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário