>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

05/11/2014 - quarta-feira - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA HOMENAGEIA O NACIMENTO DE RUI BARBOSA...

05/11/2014 - quarta-feira
Dia Nacional da Língua Portuguesa - A data foi escolhida por ser aniversário de nascimento de Rui Barbosa (05/11/1849), grande defensor do idioma, que o empregou com maestria na abolição da escravatura e na proclamação da República.
OBS: O idioma português é falado por cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, em oito países: Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. (fonte: www.patriotismo.org.br)

Rui Barbosa
 RUI BARBOSA DE OLIVEIRA
Nascimento: 05/11/1849, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: João José Barbosa de Oliveira e Maria Adélia
Casamento: Maria Augusta Viana Bandeira (até 01/03/1923, sua morte): filhos Maria Adélia (1878), Alfredo Rui (1879), Francisco (1880), João (1890) e Maria Luisa Vitória (1894)
Falecimento: 01/03/1923, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Paralisia bulbar
Jornalista, escritor, Deputado, Senador, republicano, abolicionista e diplomata; Ministro da Fazenda, articula quase toda a primeira Constituição (24/02/1891); muda-se do Flamengo para o casarão neo-clássico em Botafogo (1895, um oásis verde de 9.000 m2), lá morando por 28 anos; representa o Brasil na II Conferência da Paz, na Holanda (1907), onde ganha o apelido de "Águia de Haia"; um dos fundadores e Presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), é o primeiro brasileiro reconhecido internacionalmente.
"A chave misteriosa das desgraças que nos afligem, é esta e só esta: a ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria".


POSTADO EM 2013 POR HELENA MACUCO MOSCA EM NOSSO BLOG: Essa última reforma, sem fundamentação, desvalorizou "... a linda flor do Lascio, inculta e bela", como disse o poeta! Língua Portuguesa! CAMÕES, RUY BARBOSA, MACHADO DE ASSIS, FIDELINO DE FIGUEIREDO e muitos outros menosprezados pela política adotada sem critério linguístico! Triste comemoração! hel mac mos
...............................................................................................


Dia Nacional da Cultura e da Ciência Brasileira -  foi instituído através de Lei Federal de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil - Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, membro fundador da Academia Brasileira de letras, que nasceu em 5 de novembro de 1849.
A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia. (fonte: http://www.bv.am.gov.br/)
 ...............................................................................................
Dia do Nacional do Design/Designe- Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.  Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.
Aloisio Magalhães sempre defendeu conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira e foi sem dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.(leia mais em: http://www.allysandra.com.br/noticia.php?id=18)

Queremos parabenizar nossa WEB-DESIGNER, Daniela Da Silva Holtz, que desenhou o banner do nosso blog e de nosso site. Fale com ela:
- https://www.facebook.com/FazendoArteEstudios

...............................................................................................

Dia do Cinema Brasileiro - para marcar a data da morte do cineasta brasileiro, Humberto Mauro, que é tido como "Pai do Cinema brasileiro.

Humberto Mauro
 HUMBERTO DUARTE MAURO
Nascimento: 30/04/1897 Volta Grande, Zona da Mata, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Gaetano Mauro e Teresa Duarte
Casamento: Lola Lys (02/1920 a 15/11/1983, sua morte): 3 filhos
Falecimento: 05/11/1983, Volta Grande, Minas Gerais, Brasil
Músico (violinista e bandolinista) e diretor e roteirista cinematográfico (estréia em ambos em "Valadião , o Cratera", 1925); tido como "Pai do Cinema Brasileiro", faz filmes de 1925 a 1974; funda a produtora de cinema PHEBO SUL AMERICANA (1925, com Agens Cortes de Barros); autor de sucessos como "Tesouro Perdido" (1927), "Sangue Mineiro" (1929), "Barro Humano" (1929),
etc.
...............................................................................................
Dia do corpo de Saúde da Marinha - para marcar a data da fundação do corpo de Saúde da Marinha brasileira, ocorrida em 5 de novembro de 1849, além da data do nascimento do médico cirurgião e político brasileiro, Joaquim Cândido Soares de Meireles, que nasceu em 5 de novembro de 1797 e é tido como o patrono do Serviço de Saúde da Marinha do Brasil.  

Soares Meireles
 JOAQUIM CÂNDIDO SOARES DE MEIRELES
Nascimento: 05/11/1797, Sabará, Minas Gerais, Brasil
Falecimento: 13/07/1858, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Médico cirurgião e político (Deputado); um dos fundadores da Academia Imperial (atual Academia Nacional de Medicina); Patrono do Serviço de Saúde da Marinha; membro do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro).
 ...............................................................................................

Dia do Técnico em Eletrônica O Dia do Técnico em Eletrônica é comemorado no Brasil em 5 de novembro,  para marcar a data da promulgação da Lei  que regulamentou a profissão de Técnico Industrial de Nível Médio no Brasil. (saiba mais sobre a profissão em: (http://www.dgrh.unicamp.br/profissaoemfoco/tecnico_eletronica.html)
...............................................................................................
  
Dia do Protético Dentário - para marcar a data da promulgação da Lei federal de 5 de novembro de 1979, que então dispôs sobre a profissão de Técnico em Prótese Dentária no Brasil, além de determinar outras providências. 
 ...............................................................................................
Dia do Radioamador Brasileiro - para marcar a data da publicação do Decreto nº 16.657 no Diário Oficial da União de 5 de novembro de 1924, regulamentando as estações brasileiras de radioamadores existentes (até então consideradas como clandestinas), a partir de representação da Academia Brasileira de Ciências em 1923, que reconhecia a existência do radioamadorismo no Brasil e solicitava que fosse oficializado esse serviço para que o mesmo fosse tirado da clandestinidade. http://datascomemorativas.info/

...............................................................................................
Dia Mundial de Combate à Caça de Baleias ou "Worldwide Anti-Whaling Day" - comemorado com várias manifestações de repúdio e protesto contra a matança de baleias, cuja depredação natural tem sido protagonizada principalmente por japoneses. http://datascomemorativas.info/
...............................................................................................
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 05/11 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico
...............................................................
 
ANIVERSARIANTES 05/11 - (menos famosos):  www.projetovip.net
HÁ 199 ANOS NASCIA MARTINS PENA
Martins Pena
 LUÍS CARLOS MARTINS PENA
Nascimento: 05/11/1815, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 07/12/1848, Lisboa, Portugal
Causa: Tuberculose
Dramaturgo e escritor; começa na carreira diplomática, mas logo se dedica ao teatro; criador da comédia de costumes no teatro brasileiro, é um dos primeiros a retratar o processo de urbanização do século XIX; satiriza os desmandos políticos e a hipocrisia do clero, critica os serviços públicos e ironiza o uso da religião em proveito próprio; autor de obras como "O Judas em Sábado de Aleluia" (1844), "O Noviço" (1845), "Quem Casa Quer Casa" (1845), etc; escreve 20 comédias e 6 dramas, sendo o patrono da Cadeira 29 da ABL (Academia Brasileira de Letras).

...................................................................................................................................................

HÁ 116 ANOS NASCIA FREI DAMIÃO
Frei Damião
PIO GIANNOTTI
Nascimento: 05/11/1898, Bozzano, Itália
Filiação: Félix Giannotti e Maria (camponeses)
Falecimento: 31/05/1997, Hospital Português, Recife, Pernambuco, Brasil
Religioso capuchinho; estuda em colégio de padres e luta na I Guerra Mundial; diploma-se em Teologia na Universidade Gregoriana (1925, Roma); ordenado Sacerdote (25/08/1923), radica-se no Brasil (início dos anos 1930), no Convento de São Félix; faz peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos e passando a ser venerado pelos nordestinos como um Santo; tido como sucessor do Padre Cícero, só para poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral.



...................................................................................................................................................

HÁ 107 ANOS NASCIA RUBEN BERTA
Ruben Berta
RUBEN MARTIN BERTA
Nascimento: 05/11/1907, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Martin Félix Berta e Helena Maria Lenz
Casamento: Wilma Weber (filhas Ivone e Eliete)
Falecimento: 14/12/1966, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Empresário; estuda Medicina, mas é contratado por Otto Ernst Meyer, tornando-se o primeiro funcionário da VARIG (1926); chega a Diretor-Presidente (1942 a 14/12/1966, sua morte), promovendo a expansão da empresa; propõe a criação da Fundação dos Funcionários da Varig (1945, reunindo mais da metade das ações da companhia - futura Fundação Ruben Berta); em sua homenagem são batizados um bairro da região norte, uma pinacoteca e um colégio público (todos em Porto Alegre), além de um hospital em São Paulo.



...................................................................................................................................................

HÁ 102 ANOS NASCIA ROY ROGERS
Roy Rogers
LEONARD FRANKLYN SLYE
Nascimento: 05/11/1912, Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
Casamento: Dale Evans
Falecimento: 06/07/1998, ao lado da esposa, em sua casa de Victorville, California, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Cantor, músico (violonista) e ator cinematográfico (estréia em "Gallant Defender", 1935); vai para a California para colher frutas (1929), é motorista de caminhão durante a Depressão e apresenta-se em duo com um primo, cantando músicas caipiras; toca em rádios com o grupo THE SONS OF THE PIONEERS; "cowboy" cantor, faz 98 filmes (quase todos para a REPUBLIC: 87 com seu cavalo TRIGGER e o cachorro BULLET e 37 com Dale); astro de faroeste de maior bilheteria de 1943 a 1954, faz sucesso com o seriado de TV "Roy Rogers" (1951 a 1957); empresário, investe no setor imobiliário, numa cadeia de restaurantes (ROY ROGERS ROAST BEEF) e numa produtora de TV, além de fundar o "Museu Roy Rogers" (06/1967), em seu rancho Apple Valley, California. 
  


...................................................................................................................................................

HÁ 101 ANOS NASCIA VIVIEN LEIGH
Vivien Leigh
VIVIAN MARY HARTLEY
Nascimento: 05/11/1913, Darjeeling, West Bengal, Índia (então domínio britânico)
Casamento: Herbert Leigh Holman (20/12/1932 a 19/02/1940, divórcio): filha Suzanne (10/12/1933); Laurence Olivier (31/08/1940 a 02/12/1960, divórcio)
Falecimento: 07/07/1967, Belgravia, Londres, Inglaterra
Causa: Tuberculose crônica
Atriz cinematográfica (estréia em "The Village Squire", 1935) e de TV (estréia em "ITV PLay of the Week", 1959); destaca-se em filmes como "Fire Over England" (1937), "A Yank at Oxford" (1938), "Waterloo Bridge" (1940), etc; OSCAR de Atriz por "Gone with the Wind" (1939) e "A Streetcar Named Desire" (1951); indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz por "A Streetcar Named Desire" (1951); tem uma estrela na Calçada da Fama (6773 Hollywood Boulevard).



...................................................................................................................................................

HÁ 83 ANOS NASCIA IKE TURNER
Ike Turner
IZEAR LUSTER TURNER JÚNIOR
Nascimento: 05/11/1931, Clarksdale, Mississipi, Estados Unidos
Filiação: Izear Luster Turner e Beatrice Cushenberry
Casamento: Lorraine Taylor (divórcio): filhos Michael e Ronald; Bonnie Mae Wilson (1953 a 1955, divórcio); Tina Turner, cantora (1962 a 29/03/1978, divórcio): filho Ike Jr; Margaret Ann Thomas (11/04/1981 até divórcio): filha Mia; Jeanette Bazzell (04/07/1995 a 2001); Audrey Madison (08/10/2006 a 01/08/2007)
Falecimento: 12/12/2007, San Marcos, California, Estados Unidos
Causa: Overdose de cocaína
Músico e cantor "pop"; forma dupla IKE & TINA TURNER, de sucesso nos anos 1960 e 1970; destaca-se com músicas como "I'm Blue The Gong-Gong Song", "Proud Mary", "Workin' Together", etc; envolve-se com drogas e é eleito para o Hall da Fama do Rock and Roll (1991, com Tina Turner).


...................................................................................................................................................


HÁ 81 ANOS NASCIA PAULO CESAR SARACENI
Paulo Cesar Saraceni
PAULO CESAR SARACENI
Nascimento: 05/11/1933, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Descendente de italianos
Casamento: Isabella Cerqueira Campos, modelo e atriz (anos 1960): filho André Ricard); Ana Maria Nascimento e Silva (1977 a 14/04/2012, sua morte): filho João Paulo
Falecimento: 14/04/2012, à tarde, Hospital Federal da Lagoa, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos (internado há 8 meses após um AVC - Acidente Vascular Cerebral)
Diretor cinematográfico (estréia em "Arraial do Cabo", 1960); esportista, joga futebol juvenil do FLUMINENSE/RJ (anos 1950), pratica natação e pólo aquático, mas acaba abraçando a carreira artística; ganha uma bolsa para o Centro Experimental de Cinematografia (1961 a 1962, Roma); de volta, torna-se um dos fundadores do Cinema Novo e destaca-se dirigindo filmes como "Capitu" (1968), "Anchieta, José do Brasil" (1977), "O Viajante" (1999), etc; indicado ao KIKITO de Filme no Festival de Filmes de Gramado por "A Casa Assassina" (1974) e "Ao Sul do Meu Corpo" (1982); é um dos primeiros cineastas do país a ter reconhecimento internacional e é-lhe atribuída (por Glauber Rocha) a frase "Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão".



...................................................................................................................................................

HÁ 76 ANOS NASCIA ENÉAS
Enéas Carneiro
ENÉAS CARNEIRO
Nascimento: 05/11/1938, Rio Branco, Acre, Brasil
Casamento: Adriana Lorende
Falecimento: 06/05/2007, cerca das 14:00 h, em casa (Edifício Solar da Marquesa), Laranjeiras, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Leucemia (desenganado há uma semana, depois de autosuspender o tratamento)
Médico (1965) e Político (1989); funda o PRONA (Partido de Reedificação da Ordem Nacional, 1989) e, com apenas 17" na TV, cria o bordão que lhe rendem 360.000 votos nas eleições presidencias: "Meu nome é Enéas!"; propõe o aumento do efetivo militar, a fabricação da bomba nuclear, etc; em 1994, com pouco mais de 1' na TV, fica em 3* lugar na disputa presidencial (4.670.000 votos); recorde de votação para Deputado Federal, com mais de 1.570.000 votos (2002, por São Paulo); reeleito em 2006.



...................................................................................................................................................

ART GARFUNKEL FAZ 73 ANOS
Art Garfunkel
ARTHUR IRA GARFUNKEL
Nascimento: 05/11/1941, Forest Hills, New York, Estados Unidos
Casamento: Linda Grossman (1972 a 1975, divórcio); vive com Laurie Bird até 1979 (seu suicídio); Kim Garfunkel (19/09/1988): 2 filhos (inclusive James Garfunkel)
Cantor e compositor "folk" da dupla SIMON & GARUNKEL (com Paul Simon); primeiro disco: "Wednesday Morning" (1964); sucesso com canções como "The Sound of Silence" (1964), "America", "Bridge Over Trouble Water", etc; a dupla é desfita em 1970.  

...................................................................................................................................................


NILTON BATATA FAZ 60 ANOS
Nilton Batata
NILTON PINHEIRO DA SILVA
Nascimento: 05/11/1954, Londrina, Paraná, Brasil
Jogador de Futebol (ponta-direita); começa no ATLÉTICO/PR (1972 a 1976 e 1984) e joga no SANTOS/SP, AMÉRICA/MEX (1980 a 1983) e FORT LAUDERDALE/EUA (1985 a 1988), encerrando a carreira; radicado nos Estados Unidos, é diretor das categorias de base do CHICAGO SOCCERS; Campeão paulista (1978); na Seleção joga na Copa América (1979).





...................................................................................................................................................

KEVIN JONES FAZ 27 ANOS
Kevin Jonas
PAUL KEVIN JONAS II
Nascimento: 05/11/1987, Teaneck, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Paul Kevin Jonas e Denise
Músico (guitarrista), cantor (faz parte da banda "pop" THE JONAS BROTHERS, com seus irmãos Nick e Joe) e ator; primeiro álbum: "It's About Time" (2006); sucesso com músicas como "Eternity", "Don't Tell Anyone", "B B Good", etc






...................................................................................................................................................


Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO
 Domênico informa:

Denúncias de infrações de pesca e outros danos ao mar da Polícia Ambiental. (13) 3341-6145

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário