>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

27/11/2014 - quinta-feira - CÂNCER, CONSCIENTIZE-SE,,,

27/11/2014 - quinta-feira

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

O câncer é uma doença que se manifesta através do desenvolvimento de células desordenadas, que invadem os tecidos causando novos focos da doença através da metástase.
A doença possui características que invadem as células sadias, além de disseminar as células contaminadas, rapidamente, através da corrente sanguínea.
Em razão dos problemas causados pela doença, a partir de 1988 o Brasil estabeleceu um dia de tentativa e luta contra a mesma, o dia 27 de novembro. Nessa data são desenvolvidos projetos educativos, de conscientização da população acerca da doença e dos riscos em adquiri-la. Nesse dia, são distribuídos laços vermelhos para serem afixados nas roupas como broches, como símbolo da campanha.
Várias campanhas são realizadas para combater o câncer, os principais fatores que levam à doença são: fumaça de cigarro (químico), radioatividade (físico), infecções virais (biológicos).
Nos últimos anos, os tumores malignos, como também são chamados, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo.
Os tratamentos da doença evoluíram muito e, hoje em dia, diagnósticos feitos precocemente podem auxiliar na cura do paciente em até 100%. (http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-do-combate-cancer.htm) 
A doença
Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
.......................................................................................................
NOSSA SENHORA DAS GRAÇASEm 1830, no dia 27 de novembro, Catarina de Labouré, noviça da congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo em Paris, presenciou uma aparição de Nossa Senhora.  A Virgem de Nazaré apareceu-lhe sobre um globo e seus pés esmagavam uma serpente.  De suas mãos saiam raios de luz, que disse ser as graças que Maria alcançava para os homens.
Após a Virgem proferir essas palavras, a frase “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” apareceu ao redor da imagem, formando um quadro.  A imagem virou, então, e em seu verso apareceu um a letra “M”, com uma cruz e os corações de Jesus e de Maria.  A Virgem pediu, então, que fosse cunhada uma medalha com o modelo da aparição (frente e verso) e que todas as pessoas que a usassem receberiam graças especiais.
Esta medalha passou a ser conhecida como Medalha Milagrosa e a devoção a Nossa Senhora das Graças estendeu-se ao mundo inteiro, persistindo até aos nossos dias.
Oração a Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças, medianeira entre os homens e vosso Divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvi propícia a prece que vos faço.  Auxiliai-me, Senhora, socorrei-me na aflição.  Pelo Sangue derramado na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso amantíssimo Filho, peço-vos, Senhora, a graça de... (pedir a graça).
Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para nossa advogada e protetora.  Desde que subistes ao céu, jamais cessastes de operar milagres e de atender às orações dos que recorrem a vós, Nossa Senhora das Graças.  Maria Santíssima possuís um inesgotável tesouro de graças.  Tenho fé, Senhora, que não me faltareis com o vosso auxílio e que, apesar dos meus pecados, me concedereis a graça que, cheio de confiança em vós, vos rogo.  Assim seja! (Rezar 3 Aves Marias)
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=9551&cod_canal=32



............................................................................................
Dia Nacional da Educação à Distância - comemorado desde 2003 no Brasil e instituído pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, com o objetivo de informar a sociedade sobre a grande importância da educação a distância para a inclusão social no Brasil. http://www2.abed.org.br/


............................................................................................
Dia do Técnico da Segurança do Trabalho – para marcar a data da sanção da lei de 1985, que regulamentou a profissão de Técnico da Segurança do Trabalho no Brasil.


............................................................................................

Dia da Deusa Parvati, a deusa da beleza, do amor e da devoção na mitologia Indiana -  Não falamos da Índia de hoje, mas de uma antiqüíssima, lendária, mais romântica, espiritual e amorosa, já quase esquecida pelos próprios indianos. Ela é considerada como a derradeira Divina Shakti - a encarnação da energia total do Universo. Ela é considerada a filha do Himalaia.  Parvati era a esposa de Shiva na Índia e dividia-se em três aspectos: Lakshimi, Sarasvati e Kali. Celebre hoje o amor de Parvati (Mãe-terra) por Shiva (Pai-Céu) e atraia amor jogando pétalas de rosas ao vento. (saiba mais: http://divindadesvedicas.blogspot.com/2009/01/parvati.html)


............................................................................................

  
 COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia de Alfinetes e Agulhas ou "Pins and Needles Day" - comemoração dos Estados Unidos da América, relacionada com um ditado sobre apreensão pela espera, que pode ter a ver com a ansiedade pelo prazer da época natalina com seus presentes e comidas especiais. (datascomemorativas.info).


............................................................................................
NA HISTÓRIA:
27/11/1907 - Fundação da Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa no Distrito de Pedras, Município de Morada Nova, Estado do Ceará, Brasil. 
............................................................................................
27/11/1983Diretas-já: manifestação na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
............................................................................................
27/11/1985 Cometa Halley, o mais famoso dos cometas, atinge o ponto mais proximo ao Planeta Terra.
O cometa mais famoso - Em 27 de novembro de 1985, cruzou pelo céu da Terra o cometa Halley. Ele passa em intervalos que variam entre 75 e 76 anos pela órbita terrestre. Esse espaço de tempo foi calculado pelo astrofísico Edmond Halley, que, em 1682, previu sua próxima passagem em 1758. A próxima será no ano de 2061.
............................................................................................
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 27/11 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória). 
27 de novembro


R L Glass Vidracaria Almeida -fazendo 39 anos de idade

Ludmilla Vieira Dos Santos -fazendo 20 anos de idade

Monalisa Rocha -fazendo 29 anos de idade

Mc Triumph Triumph -fazendo 22 anos de idade
Eliana Fumero - fazendo 53 anos de idade


Milena Paiva - fazendo 29 anos de idade
Braz Antonio Gonsalez
.....................................................................................
ANIVERSARIANTES 27/11 - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 313 ANOS NASCIA CELSIUS
Celsius

ANDERS CELSIUS
Nascimento: 27/11/1701, Ovanaker, Uppsala, Suécia
Falecimento: 25/04/1744, Uppsala, Suécia
Causa: Tuberculose
Astrônomo, matemático e físico; professor da Universidade de Uppsala (1730 a 1744), visita observatórios na Alemanha, Itália e França (1732 a 1735); publica uma coleção de 316 observações da Aurora Boreal feitas de 1716 a 1732 (1733); participa da expedição da Academia Francesa de Ciências que pesquisa a medida do arco de meridiano na Lapônia (1736, dirigida por Pierre Louis Maupertius); um dos fundadores do Observatório Astronômico de Upsala (1741) e cria a escala de temperatura Celsius (100 partes iguais, cada uma correspondendo a 1 grau), proposta à Academia Real das Ciências (1742 - seria revisada por Carolus Linnaeus em 1745 e torna-se padrão até hoje); autor de obras como "De Observationibus pro Figura Telluris Determinanda" (1738), "De Constellatione Arietis" (1740), etc.

..............................................................................................................................


HÁ 109 ANOS NASCIA AFONSO ARINOS
Afonso Arinos
AFONSO ARINOS DE MELO FRANCO
Nascimento: 27/11/1905, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Afrânio de Mello Franco e Silvia Cesário Alvim; tem o irmão Virgílio
Falecimento: 27/08/1990, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Professor, jurista, político, ensaísta e historiador; muda-se para o Rio de Janeiro (1914) e estuda no Colégio Pedro II; colabora na revista estudantil "Primavera" e forma-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (1927); torna-se Promotor Público em sua cidade e publica seus primeiros livros no Rio de Janeiro: "Introdução à Realidade Brasileira" (1933), "Preparação ao Nacionalismo" (1934) e "Conceito de Civilização Brasileira" (1936); autor de mais de 60 títulos, é professor da Universidade do Distrito Federal (1936, atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro), do Instituto Rio Branco e da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro); assina o manifesto dos mineiros contra o Estado Novo (1943), é Deputado Federal (1947), sendo autor da lei Afonso Arinos contra a discriminação racial (03/07/1951); pronuncia o célebre discurso de 09/08/1954, sugerindo que Getúlio Vargas renuncie e é Senador pelo Distrito Federal (1958 a 1966); membro da ABL (Academia Brasileira de Letras, 1958), opõe-se a Jango, temendo o populismo e apóia o Golpe Militar (03/1964); relator da declaração de direitos humanos (1967), é um dos organizadores da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e Senador pelo PFL-RJ (1987 a 1991, Partido da Frente Liberal).
 .........................................................................................
HÁ 83 ANOS NASCIA ABELARDO FIGUEIREDO
Abelardo Figueiredo
ABELARDO FIGUEIREDO
Nascimento: 27/11/1931, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: filha Mônica
Falecimento: 13/02/2009, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Derrame (após AVC - acidente vascular cerebral)
Diretor artístico e empresário; funda o Teatro de Alumínio (com Nicete Bruno); à frente de casas como PALLADIUM, BECO e URSO BRANCO, é um dos responsáveis pela profissionalização do "show biz" brasileiro; atua nas TVs TUPI, RIO, EXCELSIOR, CONTINENTAL e BANDEIRANTES.



..............................................................................................

HÁ 74 ANOS NASCIA BRUCE LEE
Bruce Lee
JUN FAN YUEN KAM
Nascimento: 27/11/1940, San Francisco, California, Estados Unidos
Casamento: Linda Lee Cadwell (17/08/1964 a 20/07/1973, sua morte): filhos Brandon e Shannon
Falecimento: 20/07/1973, Hong Kong
Causa: Edema cerebral
Mestre de Artes Marciais, campeão de Kung-Fu e ator cinematográfico (estréia em "Golden Gate Girl", 1941) e de TV (estréia no seriado "Batman", 1966 a 1967); destaca-se em filmes como "Marlowe" (1969), "Enter the Dragon" (1973), "Game of Death" (1978), etc. e em seriados de TV como "The Green Hornet" (1966 a 1967), "Blondie" (1969), "Longstreet" (1971), etc; ateu confesso, ao ser perguntado sobre qual era sua religião pelo jornalista Alex Ben Block, responde: "Absolutamente nenhuma!" (1972).
..............................................................................................

HÁ 72 ANOS NASCIA JIMI HENDRIX
Jimi Hendrix
JOHNNY ALLEN HENDRIX
Nascimento: 27/11/1942, Seatle, Washington, Estados Unidos
Filiação: James Allen Hendrix e Lucille I. Jetter
Falecimento: 18/09/1970, LOndres, Inglaterra
Causa: Sufocado por vômito durante o sono, intoxicado por "overdose" de barbitúricos
Músico (guitarrista), cantor e compositor de "rock"; primeira gravação: single "Hey Joe" e "Stone Free" (1966) com o THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE; tido como o reinventor da guitarra elétrica.
..............................................................................................

ROBERTO LEAL FAZ 63 ANOS
Roberto Leal
ANTONIO JOAQUIM FERNANDES
Nascimento: 27/11/1951, Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, Trás os Montes, Portugal
Cantor popular radicado em São Paulo (1963), começa a carreira cantando fados e músicas românticas; estréia na TV no "Programa do Chacrinha" (1971); primeiro disco: "Arrebita" (1973); sucesso nos anos 1970, torna-se um embaixador da cultura portuguesa no Brasil; 15 LPs pela RGE, passa para a POLYGRAM; mais de 300 canções gravadas.




..............................................................................................

VERA FISCHER FAZ 63 ANOS
Vera Fisher
VERA LÚCIA FISHER
Nascimento: 27/11/1951, 16:00 h, Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Filiação: Emil Fisher e Hildegard
Casamento: Perry Salles (1971 a 1987, divórcio): filha Rafaela 1979; Felipe Camargo (1989 a 1995, divórcio): filho Gabriel (1993)
Modelo, "sex-symbol" e Miss Brasil (1969); atriz de cinema (estréia na pornochanchada "Sinal Vermelho - As Fêmeas", 1972), TV (estréia na novela "Espelho Mágico", 1977) e teatro (estréia em "Negócios de Estado"); destaca-se em telenovelas da Rede Globo).


..............................................................................................

IN MEMORIAM:
Jornalista e humorista brasileiro
Aparício Torelly, Barão de Itararé
9/01/1895, São Leopoldo (RS)
27/11/1971, Rio de Janeiro (RJ)
Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly , também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé, foi um jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro. (saiba mais: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u630.jhtm)
Algumas frases: 
. De onde menos se espera, daí é que não sai nada.
. Quem empresta, adeus...
. Pobre, quando mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos.
. Cleptomaníaco: ladrão rico. Gatuno: cleptomaníaco pobre.
. Quem só fala dos grandes, pequeno fica.
. Depois do governo ge-gê, o Brasil terá um governo ga-gá. ( Ge-gê: apelido de Getulio Vargas. Ga-gá: referia-se às duas primeiras letras no sobrenome do novo presidente, Eurico Gaspar Dutra).
. Neurastenia é doença de gente rica. Pobre neurastênico é malcriado.
. O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim , afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato.
. Urçamento é uma conta que se faz para saveire como debemos aplicaire o dinheiro que já gastamos.
. Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados.
. O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.
. Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai.
. Senso de humor é o sentimento que faz você rir daquilo que o deixaria louco de raiva se acontecesse com você.
. A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana.
. Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato.
. Quem não chora, não mama.

..............................................................................................

HÁ 1 ANO MORRIA NILTON SANTOS AOS 88 ANOS
Nilton Santos
 NILTON DOS SANTOS
Nascimento: 16/05/1925, Ilha do Governador, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 27/11/2013, Fundação Bela Lopes, Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infecção pulmonar
Jogador de Futebol (zagueiro); jogador exclusivo do BOTAFOGO/RJ (1948 a 1964, 729 jogos, 11 gols); atua pela Seleção (1949 a 1962, 75 jogos, 5 gols), paricipa das Copas do Mundo de 1950 (Brasil), 1954 (Suíça), 1958 (Suécia) e 1962 (Chile); campeão carioca (1948, 1957, 1961 e 1962), brasileiro (1962 e 1964), Rio-São Paulo (1962), Intercontinental de Clubes (1963) e bi-campeão mundial (1958 e 1962); tido como "Enciclopédia do Futebol", inova, saindo das funções defensivas para atacar.
..............................................................................................


DOMÊNICO INFORMOU EM 2013:
 A guerra contra a dengue não terminou. Vivemos em uma terra em que chove o ano inteiro ocasionando água empoçada em vários pontos, em bueiros, em calhas, e em muitos outros locais.
Combater a dengue deve ser uma preocupação constante de todos, munícipes, autoridades públicas e principalmente nossa, cuidando de nosso canto.  
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
 
 ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário