>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sexta-feira, 17 de junho de 2011

*18/06/2011 - sábado* - DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

 *18/06/2011 - sábado* 
Dia Nacional da Imigração Japonesa - para marcar a data em que chegou no Brasil o navio japonês, Kasato-Maru. O Kasato Maru realizou algumas viagens como navio de imigrantes, e em 1908 realiza a famosa travessia para o Brasil. No dia 28 de abril daquele ano, com 781 imigrantes a bordo, o Kasato Maru partiu de Kobe com destino ao Brasil com escalas em Cingapura e na Cidade do Cabo, chegando no dia 18 de junho, às 09:00 horas da manhã, atracando no cais 14 do porto de Santos em uma viagem de 52 dias.
Recém chegados a um país de idioma, costumes, clima e tradição completamente diferentes, os imigrantes pioneiros trouxeram consigo esperança e sonhos de prosperidade. 


Dia da Assembléia de Deus - comemorado no Estado  de São Paulo, conforme Lei de 2003, para marcar a data da fundação da Missão de Fé Apostólica (atualmente Igreja Assembléia de deus) de orientação Pentecostal, que foi constituída na cidade de Belém do Pará-PA, em 18/06/1911. (www.olocutor.com).

Dia do "Orgulho Autista" ou "Autistic Pride Day" - comemorado para marcar a data da criação da Aspies/Autistas para a Liberdade ou "Aspies for Freedom", que foi constituída em 18/06/2004 e converteu-se na 1ª instituição mundial a utilizar o termo "orgulho" relacionado ao autismo, cuja terminologia foi aproveitada por um grupo de direitos dos autistas, com o fim de educar o público em geral sobre o desconhecimento das questões relacionadas com o autismo.  (www.olocutor.com).
Data celebrada mundialmente, reúne familiares e simpatizantes que desejam expressar o orgulho que sentem por seu filho ou amigo autista, e também seu apoio à luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e de suas famílias.

Dia Nacional do Químico - comemorado por brasileiros e instituído pelo Conselho Federal de Química, para marcar a data de 18/06/1956, em que foram criados os Conselhos de Química em nível Federal e Regional no Brasil. (www.olocutor.com).

CURIOSIDADES PELO MUNDO:
Dia do Concurso Nacional da Gritaria ou "National Hollering Contest Day" - Comemoração móvel de norte-americanos, realizada desde 1969 no Corpo de Bombeiros de um pequeno bairro chamado sono's Corner Spivey [pop. 49], que fica próximo do cruzamento da auto-estrada 13 e Hwy 421, entre as cidades norte-americanas de Dunn e Clinton na Carolina do Norte-EUA, com várias disputas durante todo o dia, na extravagante arte de gritar até o máximo dos pulmões dos competidores, além da venda de alguns dos melhores churrascos do leste-norte-carolinense, para um público de 5 a 10 mil pessoas, que tem sido bastante divulgada por programas nacionais de televisão, como "Late Night with David Letterman" e "The Tonight Show" com Jay Leno: 3º sábado de junho. (www.olocutor.com).

Eventos históricos



18/06/1908 – Aporta em Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.
O Kasato-Maru é considerado pela historiografia oficial como o primeiro navio a aportar no Brasil com imigrantes japoneses. A viagem de 52 dias começou no porto de Kobe e terminou no Porto de Santos em 18 de junho de 1908. Vieram 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista.

                    Influência da imigração japonesa no Brasil:
Os imigrantes japoneses aperfeiçoaram as técnicas agrícolas e de pesca dos brasileiros. É notável o seu trabalho na aclimatação ou desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais antes desconhecidos no Brasil, no total trouxeram mais de 50 tipos de alimentos, entre os quais o caqui, a maçã, mexirica poncã e o morango

Além dos alimentos trazidos pelos imigrantes japoneses no Brasil destaca-se também a grande expansão da avicultura brasileira que só cresceu de vez quando foram trazidas aves-matrizes do Japão e com a experiência dos imigrantes japoneses nas granjas.

A diáspora japonesa forneceu uma porta de entrada para a influência cultural japonesa no Brasil que se destaca na tecnologia agrícola, culinária, esportes (judô, aikidô, jiu-jitsu, caratê, kendo,sumô, gateball  e apesar de o baisebol já ser praticado antes da chegada dos imigrantes japoneses foi através desses imigrantes que se deve o desenvolvimento do Baisebol no Brasil.
O bairro paulistano da Liberdade representa um pedaço do Japão com vários pórticos vermelhos de templos xintoístas. Restaurantes de yakisoba, suchi e sashimi competem com os karaokê e supermercados nos quais se pode comprar o nattõ e vários tipos de molho de soja.
Até mesmo o drinque brasileiro mais famoso, a caipirinha, ganhou uma versão japonesa com saquê: a sakerinha.

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES de 18/06 (amigos do Orkut e Facebook)

. VANESSA BORGES DE ARAÚJO
. MÁRCIO BARROS  (www.marciobarros.adv.br ) 
. MÁRCIO MENEZES  
. ELOYSA DE CALAZANS FERREIRA 
. RAFAELA MARTINS LIMA  
. OSMAR JR (TO PODENDO!!!) 
. KARINA  
. KARINA E RÉGIS = PIPITA 
. MANU MARINELLI
. ELAINE E ED CARLOS





ANIVERSARIANTES 18/06 (menos famosos) 

1931 – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil.
1942 – Paul McCartney, cantor e compositor inglês.
1946 – Maria Bethânia, cantora.
1959 – Hélio de la Peña, humorista.
1974 – Lúcio Mauro Filho, ator.
1979 – Milene Domingues, futebolista e modelo.  

Anjo do Dia:
Categoria: TRONOS
Príncipe: Tsaphkiel (Auriel) 
Características: Pessoas que são extremamente sentimentais e estão sempre prontos a ajudar. Mesmo que não tenham tido oportunidades para estudar, sabem falar com perfeição sobre qualquer assunto. Passam a idéia de retraídos e tímidos, mas são desconfiados e procuram evitar situações que lhe possam causar sofrimentos. Questionam sobre tudo, principalmente as religiões. Têm o grande defeito de não saberem se impor, por isso, sentem dificuldade em dizer "não", ficando magoados com facilidade e sofrendo calados com certas atitudes das pessoas que querem bem. São românticos e gostam de ficar sozinhos, ouvindo música ou apenas em silêncio. Doces, ternos só conseguem produzir no trabalho quando está tudo bem; principalmente o lado afetivo. Não gostam de agir de forma instintiva, imprensada; ouvem sempre sua voz interior, seu coração.
18º Gênio - CALIEL(06/Abril - 18/Jun - 30/Ago - 11/Nov - 23/Jan)
                 SALMO 7 
Este anjo auxilia contra as adversidades, ajuda a conhecer a verdade nos processos, a triunfar os inocentes e a confundir as pessoas malvadas. Quem nasce sob esta influência é inteligente, irreverente, carismático, e possui forte magnetismo pessoal. Não gosta do que é vago, abstrato, querendo sempre entender tudo em todos os detalhes. Grande sagacidade, enorme paciência e perseverança, analisa qualquer situação de forma fria e objetiva. É incorruptível, ama a justiça, a verdade e a integridade, analisando com amor cada pequena manifestação da vida cotidiana. Profissionalmente, poderá ter sucesso como advogado, jornalista, escritor e em atividades relativas à magistratura.
Gênio Contrário: domina a intriga, a magia negra, a perversidade e o gosto pelo escândalo. A pessoa sob a influência deste gênio contrário, pode ser um grande mentiroso, autor de cartas anônimas e escritos caluniadores ou difamadores. A justiça será pretexto, para manifestações de raiva ou vingança. Poderá envolver-se em processos escandalosos, para atender altos dignatários.(comamor).  

IN MEMORIAM:


 MALBA TAHAN (JÚLIO CÉSAR DE MELO E SOUZA) - Nascimento: 06/05/1895, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: João de Deus de Melo e Sousa e Carolina Carlos; família pobre, com renda apenas suficiente para criar os 8 filhos
Falecimento: 18/06/1974, em seu quarto de hotel, Recife, Pernambuco, Brasil
Causa: Enfarte
Matemático, professor e escritor; desde cedo demonstra sua personalidade original e imaginativa e seus dotes de escritor; vive a infância em Queluz (São Paulo), retornando ao Rio de Janeiro (1905); cursa o Colégio Militar e Colégio Pedro II e gradua-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica; publica seus contos no jornal "O Imparcial" (1918); interessa-se pela cultura árabe e oriental e torna-se um dos maiores divulgadores da Matemática no Brasil, através de suas fábulas; edita a revista "Damião" por mais de 10 anos; autor de cerca de 120 obras entre livros de matemática e contos juvenis, como "Contos de Malba Than" (contos), "O Homem que Calculava" (romance), "A Caixa do Futuro" (romance), etc; escreve sobre recreação e matemática até ao fim da vida.
"O professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo."

PROCÓPIO FERREIRA -
(JOÃO ÁLVARO DE JESUS QUENTAL FERREIRA)
Rio de Janeiro, 8/7/1898
Rio de Janeiro, 18/6/1979
Foi ator, diretor de teatro e dramaturgo. É considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro.
Em 62 anos de carreira, Procópio interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.
Seu maior sucesso no teatro foi o espetáculo Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, com o qual viajou o país inteiro e foi para o exterior. Participou de mais de quatrocentas peças e teve uma carreira de mais de 60 anos.
                             Procópio, Aída e Bibi Ferreira 
Um homem que vivia intensas paixões. foi pai de 06 filhos.
De seu primeiro casamento com a artista Argentina Aida Izquierdo nasceu uma das mais importantes atrizes e diretoras brasileiras, BIBI FERREIRA. (wikipedia).

Dircinha Batista

 DIRCINHA BATISTA (DIRCE GRANDINO DE OLIVEIRA) - 
Nascimento: 07/04/1922, São Paulo, Brasil
Filiação: Batista Júnior (João Batista de Oliveira, humorista e ventríloquo)
Falecimento: 18/06/1999, madrugada, Hospital São Lucas, Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca
Cantora e compositora de sucesso nas décadas de 30 a 50; primeiro sucesso: "Periquito Verde" (1938).


José Saramago

JOSÉ DE SOUZA SARAMAGO
Nascimento: 16/11/1922 (apesar do registro fixar dia 18; o sobreno é acrescentado pelo escrivão por razões desconhecidas), aldeia de Azinhaga, Ribatejo, Concelho de Golegã, Portugal
Filiação: José de Souza e Maria da Piedade - família pobre de analfabetos; tem um irmão mais velho: Francisco
Casamento: Ilda Reis, pintora (1944 a 1970, divórcio): filha Violante (1947); María del Pilar del Río Sánchez, jornalista e tradutora espanhola (1988 até sua morte)
Falecimento: 18/06/2010, ao lado da esposa, em sua casa de Tías, Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha
Causa: Leucemia crônica (doente há algum tempo)
Jornalista, escritor, argumentista, dramaturgo, contista, romancista e poeta; primeiro livro: "Terra do Pecado" (1947, romance); sem nunca frequentar uma faculdade, começa a fazer traduções (1955) e fica sem nada editar até 1966; Diretor do "Diário de Notícias" (1975, poesias) e crítico literário da revista "Seara Nova"; funda a FNDC (Frente Nacional para a Defesa da Cultura) em 1992 (com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues); Nobel de Literatura (1998 - único lusófono); Prêmio Camões, é tido como responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa; autor de romances como "Levantado do Chão" (1980, com o qual decola a carreira), "Memoria do Convento" (1982), "Ensaio Sobre a Cegueira" (1995), etc; ateu e membro do PCP (Partido Comunista Português), defende a unidade ibérica e a ditadura de Fidel Castro.
"Deus existiu sempre? Que é sempre? Deus criou-se a si próprio para depois começar a criar o universo? Onde é que estava deus quando se criou a si próprio? E como é que alguém se cria a si próprio? Do nada, passando do nada ao ser? Se o nada existiu, tudo que veio depois estava contido no nada. Mas se estava contido no nada, então o nada não existia" (Playboy de Out/98).

AGRADEÇO A TODOS QUE, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, ABRILHANTARAM AS PALESTRAS E EXPOSIÇÕES DA NOSSA SEMANA DE MEIO AMBIENTE EM MONGAGUÁ - AmbientAÇÃO..
NOSSO TRABALHO NÃO ACABA AQUI, CONTINUAREMOS A CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CUIDAR DA NATUREZA.             
DOMÊNICO
                            "Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário