>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 16 de março de 2015

17/03/2015 - terça-feira - OS 70 ANOS DE ELIS REGINA, UMA HOMENAGEM...


17/03/2015 - terça-feira

HÁ 70 ANOS NASCIA ELIS REGINA
 A "pimentinha" da MPB completaria 70 anos nesta terça.
Elis Regina - que muitos afirmam ter sido ser absurdamente perfeita na arte de cantar -, em sua curta carreira apadrinhou muitos novos compositores.

"A maior cantora brasileira de todos os tempos", escreveu Zuza Homem de Mello aobre Elis Regina no livro 'Música com Z'
"A maior cantora brasileira de todos os tempos", escreveu Zuza Homem de Mello aobre Elis Regina no livro 'Música com Z'
Voz marcante, risada espontânea, personalidade forte e voluntariosa. Essas são as características que sucintamente descrevem Elis Regina, a “pimentinha” da música brasileira que completaria 70 anos na próxima terça-feira. Mesmo depois de três décadas de sua morte, ela ainda é considerada por muitos a maior cantora brasileira, opinião esta endossada por ninguém menos que o crítico de música Zuza Homem de Mello.


“A maior cantora brasileira de todos os tempos”, escreveu ele no livro 'Música com Z' (Editora 34, 2014). Na obra, que reúne reportagens e entrevistas feitas por ele ao longo de sua carreira, está o artigo publicado em 13 de agosto de 1981 no jornal O Estado de S. Paulo, no qual escreveu sobre a última vez em que a viu no palco — ela morreu em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de overdose de cocaína e bebida alcoólica.


“Elis tem sido sempre, malgrado divergências de opiniões, uma cantora fora de série, taxada até, absurdamente, de perfeita demais. Suas atitudes paralelas aos espetáculos, isto é, suas declarações ou as interpretações delas é que geram posições variáveis em relação à sua figura, à sua postura, mas nunca à sua atuação”, escreveu na ocasião, abordando o que chamou de trepidante carreira de Elis Regina. E finaliza a crítica dizendo: “O que se ouve é a voz, o que se vê é a cantora, o que se quer e se ama é Elis Regina, é essa que ficará”.


Gostando ou não de Elis, é inegável a importância da artista para a música brasileira, pois dedicou mais da metade de sua curta vida — morreu aos 36 anos — à arte. A menina criada na Vila do IAPI, no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre (RS), fechou seu primeiro contrato na Rádio Farroupilha aos 12 anos, por 350 cruzeiros mensais; gravou o primeiro disco, 'Viva a Brotolândia', aos 15; e conquistou o País com a canção 'Arrastão', de Edu Lobo, no 1º Festival da TV Excelsior, em 1964.


Em duas décadas, gravou 27 LPs, 14 compactos simples e seis duplos, vendendo cerca de 4 milhões de cópias. “Apadrinhou” vários novos compositores, como João Bosco, Milton Nascimento e até mesmo Gilberto Gil. Se no início de carreira ela soava como uma jovem Angela Maria, há quem atribua a guinada e autenticidade da cantora a César Camargo Mariano, pianista e arranjador com trabalhou, se casou e teve dois filhos: os cantores Maria Rita e Pedro Mariano — seu filho mais velho, o produtor musical João Marcello Bôscoli, é fruto do primeiro casamento da cantora com o jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli.

Singular


Seja como for, Elis Regina fez-se notável, singular e deixou sua marca na história da música popular brasileira. Imortalizou canções como 'Águas de Março', de Tom Jobim; 'Maria, Maria', de Milton Nascimento e Fernando Brant; 'Como Nossos Pais', de Belchior; 'O Bêbado e o Equilibrista', de João Bosco e Aldir Blanc; e 'Romaria', de Renato Teixeira, entre outros clássicos. Além disso, estabeleceu paradigmas no showbiz brasileiro com o espetáculo 'Falso Brilhante', de 1975, apresentado no Teatro Bandeirantes, em São Paulo, com ingressos disputados a tapa, foi unanimidade de crítica e público. Não é pouco.


Site oficial


O site oficial de Elis Regina será lançado nesta terça-feira, 17 de março, data em que a cantora faria 70 anos. O espaço disponibilizará o conteúdo da exposição 'Viva Elis', que ocorreu em 2013, mais 500 fotos, vídeos desconhecidos do público, áudios exclusivos e o download gratuito do livro 'Viva Elis', uma biografia escrita por Allen Guimarães. O endereço é www.elisregina.com.br.

 SINOPSE:

Elis Regina
ELIS REGINA CARVALHO COSTA
Nascimento: 17/03/1945, 15:10 h, Hospital da Beneficiência Portuguesa, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Filiação: Romeu Costa e Ercy Carvalho Casamento: Tem relacionamentos conturbados; Ronaldo Boscoli (05/12/1967 a 11/03/1972, divórcio): filho João Marcelo (17/06/1970); César Camargo Mariano, pianista (1973 a 1981, separação): filhos Pedro (18/04/1975) e Maria Rita (09/09/1977) - ambos cantores Falecimento: 19/01/1982, 11:45 h, São Paulo, São Paulo, Brasil Causa: Parada cardíaca (por "overdose" de cocaína e whisky) Cantora popular; começa cantando na rádio FARROUPILHA (1956); primeiro contrato: rádio GAÚCHA (1959); radicada no Rio de Janeiro (1960), faz a primeira gravação: "Dá Sprte" e "Sonhando" (compacto simples, CONTINENTAL); primeiro LP: "Viva a Brotolândia" (1961, CONTINENTAL); volta à sua cidade, mas regressa definitivamente para o Rio (1964); canta no Beco das Garrafas (reduto da Bossa Nova, em Copacabana, 1964) e na TV RIO; vence o I Festival de MPB com "Arrastão" (1965, TV EXCELSIOR); apresenta o programa "Fino da Bossa" (1965 a 06/1967, com Jair Rodrigues, TV RECORD); sucesso com canções como "Canto de Ossanha", "Louvação", "O Bêbado e o Equilibrista", etc; faz turnês pela Europa e latino-américa (1968 a 1969) e tem 30 discos gravados. "Sempre vou viver como um 'kamikaze'. É isso que me faz ficar em pé."
.................................................................................................



Dia de São Patrício
Ireland-St Patrick.jpg
Celebrações do Dia de São Patrício na cidade de Cork, Irlanda.
DIA DE SÃO PATRÍCIO – PADROEIRO DA IRLANDA
17 de Março - 
O santo de hoje nasceu na Grã-Bretanha, no ano 380. Oração, penitência, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando São Patrício a responder em Cristo diante das tribulações da vida.


Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga, conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.
Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e na Irlanda. Já como bispo, salvou muitas almas através de seu testemunho de santidade, a ponto de tornar a antiga Irlanda toda católica, do empregado ao rei.
A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de São Patrício, que através da construção que fez de diversos mosteiros, deixou nesse lugar a fama de “ilha dos mosteiros”. Faleceu com cerca de 80 anos.
São Patrício, rogai por nós! (fonte:http://www.cancaonova.com)

............................................................................................................................................


O DIA 17 DE MARÇO, NO PAGANISMO
LIBERÁLIA - festival romano dedicado à Líbera, deusa da fertilidade e da vegetação. 
.....................................................................................
2º Dia do "Festival de Bacanal" - comemorado com o "Festival de Dionísio" (Baco, para os romanos), tido como deus do vinho, dos grãos, da fertilidade e da alegria na Mitologia greco-romana. 
 ...................................................................................................
NA HISTÓRIA:  
17/03/1901 - Uma exibição de 71 quadros de Vincent Van Gogh em Paris, onze anos após sua morte, causa grande sensação.

Em 17 de março de 1901, quadros do pintor holandês Vincent van Gogh são exibidos na galeria Bernheim-Jeune em Paris. Os 71 quadros, que capturavam seus objetos com fortes pinceladas e cores expressivas, causaram viva sensação no mundo da arte. Onze anos antes, enquanto vivia em Auvers-sur-Oise, arredores de Paris, van Gogh cometeu suicídio sem ter qualquer noção de que seus trabalhos teriam um destino: o de conquistar a consagração, muito além de seus enlouquecidos sonhos.    
Wikicommons

Em vida, van Gogh tinha conseguido vender apenas um quadro por míseros francos. Recentemente, uma de suas pinturas – Os Girassóis da Yasuda – foi vendida num dos leilões da Casa Christie de Londres em 1987 por exatos 40 milhões de dólares.
....................................................................................................
17/03/2009 - 
MORRE CLODOVIL - SAUDADES
Faleceu em 17 de março de 2009 – CLODOVIL HERNANDES, deputado federal, estilista, apresentador de televisão brasileiro (nasceu em 17/06/1937)
Consagrado como estilista nos anos 60 e 70, foi convidado a trabalhar na televisão, onde também alcançou sucesso, permanecendo por mais de quarenta anos; foi apresentador de inúmeros programas em diversas emissoras.
Lançou-se deputado federal nas eleições de 2006 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2.43% os votos válidos.
Foi conhecido principalmente pela postura de polemizar e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas.
Clodovil Hernandes nasceu no interior de São Paulo e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais. Foi educado em colégio interno por padres católicos; mudou-se para São Paulo para estudar Filosofia, embora nunca tenha seguido esta carreira. Falava francês e espanhol, além do português.
Nos anos 60 ganhou fama como estilista de alta costura, mantendo uma "rivalidade" com Dener.
A despeito da vida de "glamour" e fama, fazia questão de demonstrar sua espiritualidade, citando Deus de forma recorrente nos diálogos e entrevistas: "Eu não sou briguento. Como eu poderia ser? Eu sou temente a Deus."
Morte 
Ficheiro:Clodovil - 2009.jpg
Clodovil Hernandes morreu em 17 de março de 2009, após ser registrada sua morte cerebral causada por um acidente vascular cerebral (AVC). O velório ocorreu no Salão Nobre da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e o sepultamento teve lugar no dia seguinte à morte no Cemitério do Morumbi na capital paulista, onde já se encontravam os restos mortais de sua mãe adotiva. (fonte: wikipedia)

................................................................................................



PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 17/03/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
TERÇA, 17 DE MARÇO

fazendo 18 anos de idade

fazendo 15 anos de idade
fazendo 36 anos de idade

fazendo 21 anos de idade

fazendo 37 anos de idade
................................................................
Aniversariantes 17 de março (menos famosos) 

www.projetovip.net

HÁ 96 ANOS NASCIA NAT KING COLE 

Nat King Cole

NATHANIEL ADAMS COLES Nascimento: 17/03/1919, Montgomery, Alabama, Estados Unidos Filiação: Edward James Coles e Perlina Adams Casamento: Nadine Robinson (1936 a 1948); Maria Hawkins Ellington (28/03/1948 até 15/02/1965, sua morte): filha Stephanie Natalie Marie (06/02/1950); adota a sobrinha órfã Carol, Nat Kelly Cole (1959 a 1961) e as gêmeas Timolin e Casey Falecimento: 15/02/1965, Saint John Hospital, Santa Monica, California, Estados Unidos Causa: Câncer no pulmão (tabagista) Músico (pianista) e cantor, um dos maiores intérpretes do jazz, participa da transformação da "Idade de Ouro" para o "Swing", deixando o estilo mais próximo da juventude dos anos 40 e 50; primeira gravação de sucesso: "Straight Up and Fly Right" (1942); inspira estilos como o Frank Sinatra, Tony Bennett, Oscar Peterson e Daian Kral. ................................................................................................



HÁ 83 ANOS NASCIA IVAN MESQUITA

Ivan Mesquita

IVAN MESQUITA Nascimento: 17/03/1932, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil Falecimento: 01/08/2011, à noite, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil Causa: Falência múltipla dos órgãos (internado há mais de um mês, sofre de diabetes) Ator de TV (estréia em "A Loja de Antiguidades", 1963) e cinema (estréia em "O Anjo Assassino", 1967) e diretor (estréia em "A Ilha dos Sonhos Perdidos", 1965); começa a carreira em telenovelas da Rede EXCELSIOR; depois de atuar nas TV RECORD e TUPI, entra para a GLOBO (início anos 1970); destaca-se em filmes como "Anuska, Manequim e Mulher" (1968), "Um Caipira em Bariloche" (1973), "Gabriela, Cravo e Canela" (1983), etc. e em seriados de TV como "O Pulo do Gato" (1978), "Sinhá Moça" (1986), "Rainha da Sucata" (1990), etc; último trabalho: minisérie "Os Maias" (2001).

................................................................................................



HÁ 77 ANOS NASCIA NUREYEV

Rudolf Nureyev

RUDOLF KHAMETOVICH NUREYEV Nascimento: 17/03/1938, Irkutsk, perto do Lago Baical, Rússia Casamento: Tem sua vida sexual ainda mantida em segredo, mas muitos estudiosos afirmam que era homossexual Falecimento: 06/01/1993, Paris, França Causa: Complicações decorrentes da AIDS ("Acquired Immune Deficiency Syndrome") Bailarino e coreógrafo; estréia no Balé Kirov (1961) e asila-se em Paris (17/06/1961); dá um novo impulso à dança clássica e torna-se o primeiro superstar homem do balé (desde Vaslav Nijinsky); de volta do exílio, retorna aos palcos soviéticos (1989); interpreta mais de 100 personagens, sendo a última aparição pública "La Bayadère" (10/1992, Paris); na apresentação de um balé de Stravinsky no Teatro Municipal (Rio de Janeiro), pára de dançar para reclamar do andamento do Maestro Isaac Karabtchevsky e, sob um silêncio sepulcral, aproxima-se do fosso da orquestra e grita para o regente estarrecido: "Follow me!" ("Siga-me!").
................................................................................................
 





PERLA FAZ 63 ANOS

Perla

ERMELINDA PEDROSO RODRIGUEZ D'ALMEIDA Nascimento: 17/03/1952, Caacupé, Paraguai Filiação: Pais músicos Cantora popular; começa cantando no grupo LAS MARAVILLAS DEL PARAGUAY, até mudar-se para Santos (início dos anos 1970, São Paulo) e, depois, Rio de Janeiro; canta em casas noturnas ("O Bigode do Meu Tio", em Vila Isabel, etc.) com um repertório de guarânias e boleros a músicas "pop" românticas; primeiro LP: "Palavras de Amor" (1976); sucesso com canções como "Fernando", "Pequenina", "Galopeira", etc; apresenta-se ao longo dos anos 1980 e 1990 em shows e programas de TV; vende mais de 15.000.000 de discos e ganha 11 discos de ouro, 2 de platina e um de platina duplo.



................................................................................................

JAIR OLIVEIRA FAZ 40 ANOS

Jair Oliveira

JAIR OLIVEIRA Nascimento: 17/03/1975, São Paulo, São Paulo, Brasil Filiação: Jair Rodrigues e Claudine Casamento: Tânia Khalil (10/12/2005): filha Isabela (10/07/2007) Ator, cantor, músico, compositor popular e produtor; começa na TV como "Jairzinho" no programa infantil "Turma do Balão Mágico" (anos 1980, Rede Globo, com Simony); continua em dupla com Simony, mas dedica-se aos estudos de música nos Estados Unidos; segue carreira solo com o primeiro disco: "Dis'ritmia" (último trabalho como "Jairzinho"); autor de sucessos como "Canção de Ninar", "A Ladeira Leva", "Dor de Ressaca", etc; reconhecido como um dos principais produtores de sua geração.

................................................................................................






SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.

  DOMÊNICO de MONGAGUÁ (em memória)

"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário