>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

*03/11/2011 - quinta-feira* - DIA DO CABELEIREIRO, DO DIREITO DE VOTO PARA MULHERES...e +


*03/11/2011 - quinta-feira*



Dia da Instituição do Direito de Voto para Mulheres - No Brasil, a luta  pelo sufrágio universal teve início em 1910, com a fundação do Partido Republicano Feminino, por Deolinda Daltro, na Cidade do Rio de Janeiro, e com a criação da Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, por Bertha Lutz, em 1919. Em 1928, o direito de voto das  mulheres é conquistado no Rio Grande do Norte e depois estendido a nove estados brasileiros, até que, em 1932, é incorporado ao Código Eleitoral e, em 1934, à Constituição Brasileira.
Foi o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, quem instituiu o Código Eleitoral Provisório, o qual em seu artigo 2º disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma do Código. É de ressaltar que as disposições transitórias, no artigo 121, dispunham que os homens com mais de 60 anos e as mulheres em qualquer idade podiam se isentar de qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Logo, não havia obrigatoriedade do voto feminino. As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório  o voto feminino. Apenas o masculino.
O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946. Em termos mundiais, o primeiro país a permitir o sufrágio feminino foi  a Nova Zelândia em 1893.  http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/32/1293


Dia do Guarda Florestal - Apesar de ser um grande fã da caça, Santo Humberto acabou escolhido como o patrono dos guardas florestais, e é homenageado no dia 3 de novembro. Nascido na Holanda por volta do ano de 656, Humberto descobriu sua missão religiosa ao ver um crucifixo entre os chifres de um cervo que tentava caçar. Ele foi bispo de Maestricht e também de Liège. Morreu na Bélgica, de causas naturais, no dia 30 de maio de 727.
Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas -Autor: Marcelo Duarte 


Outra versão:
No dia 3 de novembro se comemora o Dia do Guarda Florestal: Perfeito pra homenagear o Guarda Chico, do desenho do Zé Colméia
Hoje é um dia de festa para turma da ecologia, que batalha constantemente pela defesa da natureza, e para a turma da nostalgia, que assistia aos desenhos antigos da Hanna-Barbera, em especial, do Zé Colméia e Catatau. Essas duas tribos se unem perfeitamente na figura do Guarda Chico (Ranger Smith, no original, e “Seu Gualda” como dizia o Catatau).
Embora ele fosse um espinho para o Zé Colméia, ele cuidava da fauna e flora do parque Jellistone sozinho, ou seja, deveria ter (falta de) recursos no mesmo nível que o nosso Ibama.
Além de manter os turistas na linha, ele enfrentava toda sorte de perigos, desarmado e trabalhando 24 horas por dia, sete dias pro semana! Isso tudo sem o reconhecimento das autoridades, do Zé Colméia ou mesmo do público! Tentei montar uma galeria de visões artísticas do personagem, mas não existe nada nesse sentido (pelo menos nada que não seja restrito “18+”!) (fonte: http://newserrado.com/2010/11/03/3-de-novembro-dia-do-guarda-florestal/


NO ESTADO DE SÃO PAULO:
Dia da Solidariedade - para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa (conhecido como Betinho), que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida".

Betinho


HERBERT JOSÉ DE SOUZA
Nascimento: 03/11/1935, Bocaiúva, norte de Minas Gerais, Brasil
Filiação: Tem 2 irmãos: Henfil (cartunista) e Chico Mário (violonista) - ambos morrem de AIDS (1988)
Casamento: Irlês Carvalho (filho Daniel); Maria Nakano (filho Henrique)
Falecimento: 09/08/1997, em sua casa, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Insuficiência hepática, decorrente de hepatite C (depois de 26 dias internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, com uma infecção oral; hemofílico como seus irmãos (herança da mãe), contraíra AIDS - "Acquired Immune Deficiency Syndrome" - em 1986, numa transfusão de sangue)
Sociólogo; influenciado pela formação dos padres dominicanos (anos 1950), integra a JEC (Juventude Estudantil Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica); funda a AP (Ação Popular, 1962); ativista dos direitos humanos, é um dos principais nomes na luta pela justiça social no país; defende as Reformas de Base e Agrária (governo de João Goulart); luta contra a Ditadura militar (1964), sendo obrigado a exilar-se no Chile (1971), assessorando Salvador Alende até à sua deposição por Pinochet (1973); refugia-se no Panamá, Canadá e México; lidera diversas campanhas comunitárias e é autor de diversos livros; ateu confesso, funda o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e cria o projeto "Ação da Cidadania Contra Fome, a Miséria e pela Vida"; nos anos 1990, sua popularidade é tanta que costuma ser aplaudido de pé ao entrar em teatros ou bares.



COISA DE NORTE-AMERICANOS:
Dia dos Homens Fazerem o Jantar ou "Men Make Dinner Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América que, carinhosamente, poderia ser definida como: "Dia Nacional do: “Que diabo é isso no meu prato" ou "National What The Heck is That on My Plate Day": 1ª quinta-feira de novembro.

Dia Nacional do Sanduíche ou "National Sandwich Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do estadista inglês e 4º conde do Sanduíche,
John Montagu, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1718 e é tido como o inventor do conceito do sanduíche moderno, ao pedir a seu servo que lhe trouxesse um pedaço de carne entre dois pedaços de pão, para que ele pudesse comer usando uma mão, enquanto jogava com a outra. (datascomemorativas.com).
John Montagu, 4º Conde de Sandwich (1718 - 1792), herdou o título de seu pai, Edward Montagu, 3º Conde de Sandwich, em 1729, quando tinha a idade de apenas dez anos. Viajou pelo mundo inteiro, e ostentou diversos títulos importantes, como o de Primeiro Lord do Almirantado da Marinha Real Britânica e o de Secretário de Estado.
A Montagu é atribuída a invenção do sanduiche, porém essa afirmação nunca foi comprovada.
As ilhas Sandwich (agora Havaí) e as ilhas Sandwich do Sul foram nomeadas pelo capitão James Cook, em homenagem ao Conde. (wikipedia)



ANIVERSARIANTES 03/11 - (AMIGOS DO ORKUT):

Marcelo J. Rocha
Binho Sensação - Os Evolution



ANIVERSARIANTES 03/11 - (menos famosos):  
www.projetovip.net


Osamu Tezuka
..OSAMU TEZUKA
Nascimento: 03/11/1928, Toyonaka, distrito de Osaka, Japão
Filiação: Tem um casal de irmãos mais novos
Casamento: Okada Etsuko (1959): um filho e 2 filhas
Falecimento: 09/02/1989, Tóquio, Japão
Causa: Câncer no estômago (após ser internado com dores no abdomen)
Escritor, desenhista, músico (pianista), médico e animador; muda-se para Takarazuka (1994), sempre sendo incentivado nas artes pelos pais; cedo começa a desenhar e a criar personagens, influênciado pelo mundo de Walt Disney; trabalha numa fábrica nos últimos anos da II Guerra Mundial e começa no mundo dos quadrinhos desenhando para o jornal Shokokumin Shumbun (1946, Jornal das Crianças da Escola de Mainichi); forma-se médico (1951) e, já em Tóquio, cria JUNGLE TAITEI (1950, KIMBA, O LEÃO BRANCO); monta seu próprio estúdio (1961): TEZUKA OSAMU PRODUCTION (futuramente MUSHI PRODUCTION); cria ATOM (uma das primeiras animações da TV nipônica); é autor de obras como TETSUWAN ATOM (1952, ASTRO BOY), RIBBON NO KISHI (1953, A PRINCESA E O CAVALEIRO), HI NO TORI (1956, PÁSSARO DE FOGO), etc; tido como o criador do moderno mangá (histórias em quadrinhos), é amigo do cartunista e editor brasileiro Maurício de Sousa; sua obra reune cerca de 700 volumes e mais de 150.000 páginas.



Chrystian
... JOSÉ PEREIRA SILVA NETO
Nascimento: 03/11/1956, Goiânia, Goiás, Brasil
Filiação: Mário Pereira da Silva e Eunice Jesus Silva; tem um irmão: Ralf (cantor)
Casamento: Key: filhos Flávio, Chrystian, Yan, Yuri, Jimmy e João Pedro
Músico, compositor e cantor da dupla sertaneja CHRYSTIAN & RALPH (seu irmão); radicado em São Paulo, estréia no programa radiofônico de Vicente Leporace; gravam sob diversos nomes: OS PÁSSAROS, CHARLES & RALF, etc; sucesso com canções como "A Melhor Mentira", "Amar Não é Paixão", "Cama Fria", etc.


Eike Batista
EIKE FUHRKEN BATISTA
Nascimento: 03/11/1957, Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Eliezer Batista
Casamento: Luma de Oliveira (1991 a 2004): filhos Thor (01/08/1991) e Olin
Empresário das áreas de mineração, petróleo, etc; conhecido pela ousadia nos negócios, cria enorme conglomerado de empresas terminadas com "X": EBX (a "holding"), TVX, MPX, etc. (segundo ele, o "x" representa a multiplicação e acelera a criação da riqueza); adquire a concessão para explorar a Marina da Glória; tido como o brasileiro mais rico (US$ 17.500.000.000, conforme revista "Época Negócios", 2009), é a 61* pessoa mais rica do mundo (segundo a revista "Forbes").


Sonia Bridi

SÔNIA MATILDE BRIDI
Nascimento: 03/11/1963, Caçador, Santa Catarina, Brasil
Casamento: Paulo Bormann Zero
Jornalista e repórter de TV; correspondente da GLOBO em Pequim, Paris, etc; autora do livro "Laowai" ("Estrangeiro", 07/2008, sobre suas aventuras na China, entre 2005 e 2006).






Luciana Gimenez
LUCIANA GIMENEZ MORAD
Nascimento: 03/11/1969, 16:45 h, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: João Alberto Morad (empresário) e Vera Gimenez (atriz)
Casamento: Marcelo de Carvalho (19/08/2006): filho Lorenzo Gabriel (24/02/2011); tem um filho - Lucas Maurice (18/05/1999) - com Mick Jagger (volcalista da banda THE ROLLING STONES)
Modelo, atriz cinematográfica (estréia em "Xuxa e os Duendes", 2001) e apresentadora de TV (estréia com o programa "Superpop", 15/01/2001, Rede TV); radicada no Rio de Janeiro, começa a carreira como modelo da ELITE (1982); na Europa, desfila para grifes como KATHERINE HANETT, CHANEL, LISA HO, MYERS, etc; mora em Milão, Paris, Hamburgo, Londres e New York; sucesso com o programa "Mega Senha" (2010, Rede TV).
"Sou fiel, porém já não fui diversas vezes".



Anjo do Dia: 

 
Anjo do Dia: 

Categoria: QUERUBIM
Príncipe: RAZIEL
Pessoas que suportam qualquer coisa para conseguir alcançar sempre um resultado positivo. Extremamente emotivos, sentimentos profundos e estáveis. Compreendem o mundo de maneira própria, dão grande importância à família. Tímidos, generosos, carinhosos, amigos leais, bons confidentes. Perdoam sempre. Têm boa saúde e mãos para cura. Constroem coisas permanentes, inclusive casamento e amizades.
10º Gênio - ALADIAH(29/Mar - 10/Jun - 22/Ago - 03/Nov - 15/Jan) - SALMO 32

IN MEMORIAM:
www.projetovip.net


Marquesa
de Santos
 MARQUESA DE SANTOS (DOMITILA DE CASTRO CANTO E MELO) - 
Nascimento: 27/12/1797, São Paulo, Brasil
Filiação: João de Castro Canto e Melo e Escolástica Bonifácia de Oliveira Toledo Ribas
Casamento: Felício Pinto Coelho de Mendonça (13/01/1813 a 21/05/1824, divórcio): filhos Francisca, Felício e João; Rafael Tobias de Aguiar (14/06/1842): filhos Rafael Tobias de Aguiar Jr, João Tobias de Aguiar e Castro, Antonio Francisco de Aguiar e Castro e Brasílico de Aguiar e Castro; do relacionamento com D. Pedro I tem os filhos Isabel Maria de Alcântara Brasileira (1824), Pedro de Alcântara Brasileiro (1825), Maria Isabel de Alcântara Brasileira (1827) e Maria Isabel II de Alcântara Brasileira (1830)
Falecimento: 03/11/1867, São Paulo, Brasil
Causa: Enterocolite
Baronesa (1824), Viscondessa (12/10/1825) e Marquesa de Santos (12/10/1826), jamais morou em Santos; conhece o Imperador D. Pedro I (29/08/1822), tornando-se amantes (até 1829); passa a morar no RJ (1823, Rua Barão de Ubá, Estácio); muda-se para a "Casa Amarela" (1826, na Rua D. Pedro II 293, perto da Quinta da Boa Vista); dedica-se a obras beneficientes, ficando conhecida por sua ajuda aos miseráveis e famintos, além de incentivar a cultura.



Gonçalves Dias
ANTONIO GONÇALVES DIAS
Nascimento: 10/08/1823, Maranhão, Brasil
Filiação: João Manuel Gonçalves Dias e Vicência Ferreira
Falecimento: 03/11/1864, Coroa dos Ovos, perto da Baía de Cumã, litoral do Maranhão, Brasil
Causa: Naufrágio do brigue VILLE DE BOULOGNE, ao retornar de Havre, França para o Brasil
Escritor e poeta clássico na forma e no estilo, cria o indianismo romântico; Patrono da Cadeira 15 da ABL (Associação Brasileira de Letras).




Henri Matisse
HENRI ÉMILE BENOIT MATISSE
Nascimento: 31/12/1869, Cateau Cambrésis, norte da França
Filiação: Émile Hyppolite Matisse e Anna Heloise Gerard
Casamento: Noelle Parayre (1896 a 1958, viúvo): filhos Jean (1899) e Pierre (1900); tem ainda uma filha - Marguerite (1894) - de um relacionamento com Caroline Joblau
Falecimento: 03/11/1954, em sua casa, Cimiez, subúrbio de Nice, França
Causa: Ataque cardíaco
Pintor contemporâneo; tido como primeiro representante da escola fauvista (embora tenha rompido com todos os estilos formais desde o início da carreira); vítima de câncer, fica dependente de uma cadeira de rodas; prêmio da Bienal de Veneza (11/06/1950).
"A composição deve visar à expressão, modificar-se com a superfície a cobrir."



Asa Billings
ASA WHITE KENNEY BILLINGS
Nascimento: 08/02/1876, Omaha, Nebraska, Estados Unidos
Filiação: Albert Stearns Billings e Abbie Althea Park
Casamento: Edna Peabody (filho Asa); Josephine (filhos Mary Warner e John)
Falecimento: 03/11/1949, em sua casa (poucos meses depois de ter-se aposentado), La Jolla, California, Estados Unidos
Engenheiro; formado em Harvard (1896), torna-se comandante do Corpo de Engenheiros Civis da Marinha Americana (1918); chega ao Brasil como engenheiro da empresa canadense LIGHT (02/1922), já reconhecido especialista em obras hidrelétricas; projeta e constrói a Usina da Ilha dos Pombos (Rio de Janeiro), Usina do Rasgão (São Paulo), linha de transmissão Rio-São Paulo (primeira grande interligação de sistemas elétricos do país) e Usina Hidrelétrica de Cubatão (futura Represa Billings, com o original desvio das águas da Bacia do Tietê para a vertente atlântica).



Jonathan Harris
JONATHAN CHARASUCHIN
Nascimento: 06/11/1914, Bronx, New York, Estados Unidos
Casamento: Gertrude Bergman (1938 a 03/11/2002, sua morte): um filho
Falecimento: 03/11/2002, Encino, California, Estados Unidos
Causa: Coágulo de sangue no coração
Ator de teatro, TV (estréia no "The Chevrolet Tele-Theatre", 1949) e cinema (estréia em "Botany Bay", 1953); destaca-se com o personagem Dr. Zachary Smith, no seriado de TV "Lost in the Space" (1965 a 1968).




Maestro Cipó
 MAESTRO CIPÓ (ORLANDO SILVA DE OLIVEIRA COSTA) - 
Nascimento: 24/11/1922, Itapira, São Paulo, Brasil
Casamento: Carmen Costa (2 filhos)
Falecimento: 03/11/1992, Hospital Silvestre, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Músico e arranjador; começa na capital paulista na Rádio Tupi (1950); o apelido vem do fato de ser traquinas e magricela; diretor musical da TV TUPI (por 15 anos) e TV GLOBO; forma a Orquestra do Maestro Cipó (atuando por mais de 20 anos) e povoando suas partituras com sonoridades sugestivas; funda a gravadora de "jingles" TAPE SPOT e é reconhecido internacionalmente.



Paul Mauriat
PAUL MAURIAT
Nascimento: 04/03/1925, Marselha, França
Falecimento: 03/11/2006, 1:00 h (internado no hospital há 2 dias), Perpignan, França
Músico erudito, compositor e maestro; monta sua banda na época da II GM e, nos anos 1950 é acompanhado por Charles Aznavour; autor de sucessos como "L'Amour est Bleu" (1968, de André Popp), "El Bimbo" (de C. Morgan), "Penelope" (de Augusto Alguero), etc; encerra a carreira num show em Osaka, Japão (1998).




Domênico informa:
Denúncias de infrações de pesca e outros danos ao mar da Polícia Ambiental. (13) 3341-6145
SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO, CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.
"QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE"
                    DOMÊNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário